Iniciar os estudos em uma universidade é o sonho de muitas pessoas. O ensino superior chama muita atenção justamente porque é um dos pontos principais para conquistar e seguir uma profissão, por isso dura bastante tempo e é cheio de desafios. Dentre as principais ações que fazem parte da graduação, estão as atividades complementares. Praticamente todos os cursos exigem que elas sejam realizadas paralelamente às acadêmicas, para enriquecer o currículo e trazer mais conhecimento ao aluno, seja em cursos online ou presenciais.

Assim, com esse processo, dá para conhecer diversos métodos e aspectos fora da grade fixa, tendo acesso a um conteúdo extracurricular mais variado, que vai desde workshops e palestras – muitas vezes realizados pela própria instituição – até cursos de extensão e cursos online com certificado, que têm sido, atualmente, a principal escolha de muitos estudantes.

Tais cursos possuem muitas vantagens interessantes e são perfeitos para quem não quer perder tempo e deseja contar com um ótimo aprendizado. Neste post, vamos definir o que são atividades complementares e como os cursos online podem auxiliar o aluno nesse contexto. Acompanhe e inspire-se.

Atividades complementares: aposte nos cursos online

Por que a faculdade exige atividades complementares?

A exigência de atividades complementares varia bastante de uma universidade para outra, assim como não são todos os cursos que precisam desse método. Já as regras, porém, são bem definidas pelo Ministério da Educação, responsável pelo reconhecimento, fiscalização e avaliação dos cursos superiores – presenciais e à distância – no Brasil.

Para o MEC, as atividades complementares têm com objetivo: "enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001".

Logo, elas são necessárias para dar maiores possibilidades ao aluno de aprender e enriquecer seu currículo final. Se para muitos torna-se maçante ficar sempre na sala de aula ou estudar os mesmos conteúdos engessados remotamente, essas ações paralelas ajudam a manter o aluno motivado, "privilegiando a vivência social, crítica, humana e profissional por meio de métodos além dos acadêmicos".

Imagine que você estuda Direito e tem a possibilidade de frequentar a palestra de um especialista renomado sobre o assunto. Ou, no caso de um estudante de Comunicação, visitar uma grande emissora de TV? Essas atividades chamam atenção e trazem muitos benefícios, tanto para conhecer e entender de perto os desafios de sua área de atuação quanto fazer contatos, compreender a realidade da profissão e ter em mente os meios práticos do mercado de trabalho.

Além disso, dá para se programar e realizar também cursos online com certificado para dar aquele upgrade tanto no conhecimento quanto nas horas complementares. Muitos cursos a distância possuem uma metodologia essencial e específica que não é abordada profundamente na graduação. Tanto por isso, eles também são alternativas perfeitas para os estudantes de todas as áreas.

Melhores atividades complementares

É sempre indicado ao aluno ter em mente como funciona o processo de atividades complementares em seu curso, pois o procedimento muda conforme o padrão da universidade. Em muitos casos, porém, a carga horária é medida em créditos: 15 horas equivalem a um crédito, por exemplo. Nesse caso, se você faz cursos online com certificado de 30 horas, já tem dois créditos em sua conta, e assim sucessivamente. A partir daí, é importante saber que tanto o MEC quanto as faculdades consideram como atividades complementares:

  1. Participação em eventos externos e internos, que têm ou não ligação com a universidade, como: atividades culturais, congressos, palestras, workshops, conferências, seminários, entre outros;
  2. Atividades de iniciação científica;
  3. Trabalhos alternativos que podem ser realizados na própria instituição, como a monitoria;
  4. Cursos de extensão ou de atualização acadêmica e profissional, como os cursos online – que se enquadram na modalidade de cursos livres e têm carga horária variada.

Ao optar pelas melhores práticas tanto para o conhecimento quanto para o enriquecimento do currículo acadêmico, o universitário deve pensar bem em quais se adaptarão a sua árdua rotina. Hoje em dia, o tempo está cada vez mais escasso e as atividades diárias intensas. Embora todas as alternativas tragam ótimos ganhos, não dá para deixar de destacar o poder dos cursos EAD nas atividades complementares. Atualmente, milhões de pessoas estão apostando nos cursos online para uma série de metas, sobretudo essa, pois contam com inúmeras vantagens indispensáveis para qualquer estudante.

cursos online atividades complementares

Vantagens dos cursos online para atividades complementares

Dentre os benefícios dos cursos online, podemos citar:

A otimização do tempo

Quem é universitário sabe que é preciso dar conta de uma rotina intensa, que inclui tanto a faculdade (provas, trabalhos, apresentações) quanto o trabalho e as atividades em casa. Nesse contexto, é necessário otimizar e aproveitar o tempo livre, optando por alternativas flexíveis e versáteis. É mais simples e proveitoso fazer cursos online na hora que quiser do que ter que marcar presença em uma palestra com horário determinado, não acha?

A liberdade e o conforto

A máxima dos cursos EAD é a possibilidade de estudar no conforto de casa, com a liberdade de escolher os melhores dias e horários para isso. Com os cursos a distância, o aluno é responsável por seus estudos e pode montar o melhor cronograma – seja estudando nos fins de semana, nas folgas, entre outros casos.

A economia

Não dá para negar que há muitos gastos quando se trata da graduação, seja com a mensalidade do curso, os trabalhos, a locomoção, alimentação, entre outros. Por isso, qualquer economia é bem-vinda. Sabia que, ao fazer cursos online com certificado, você evita grandes investimentos? Há instituições com ótimos planos e um conteúdo impecável, preparado por equipes pedagógicas de ponta em meio a ambientes virtuais de aprendizagem incríveis.

A adaptação e construção do conhecimento

Para todas as áreas existem diversos cursos online excelentes, da administração ao direito, da informática à saúde. Uma das vantagens dos cursos a distância é optar por aqueles direcionados a determinado assunto, que enriquecem o currículo acadêmico, se adaptam facilmente à grade da faculdade e fortalecem a construção do conhecimento do aluno. Nesse caso, pesquise por boas opções que realmente agregarão bastante como atividades complementares.

É impossível não se encantar com tantos pontos positivos que os cursos online trazem quando se trata de atividades complementares para a universidade. Vale muito a pena apostar nessa modalidade para se atualizar, capacitar e aperfeiçoar em uma diversidade de assuntos.

Para isso, faça uma boa pesquisa, verifique a idoneidade da instituição, a variedade de seus cursos a distância, a carga horária, as vantagens reais e se a escola faz parte da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Assim, você consegue optar pelo melhor para seus estudos, aprende muito e pode se formar com um ótimo currículo e conhecimento.

No Centro de Estudos e Formação você encontra todas as vantagens mencioadas neste artigo. São mais de 1.300 cursos a sua disposição. Basta realizar sua matrícula, começar a estudar nossos cursos e conquistar cada vez mais conhecimento e oportunidades em sua vida profissonal.

Boa sorte e continue acompanhando o nosso blog. Até mais.