Chegar ao mercado o mais pronto possível, deixa qualquer profissional mais perto de conquistar a vaga de emprego desejada. Estar preparado também ajuda a conseguir uma promoção de carreira onde já se trabalha e a ficar em uma ótima colocação em concursos públicos. Em qualquer uma dessas hipóteses é essencial buscar qualificação. Uma das melhores opções hoje em dia são os cursos online, que oferecem toda a praticidade, eficiência e segurança que você precisa.

Além disso, existem os cursos online com certificado, ideais para pessoas que visam comprovar todo o aprendizado para empresas ou instituições de ensino. A documentação conferida pode ajudar muito na hora de requisitar um novo trabalho, um cargo superior ou cumprir as horas complementares na faculdade. Mas por ser um documento tão importante, muitas pessoas se questionam sobre qual o melhor modelo a ser utilizado: online ou impresso?

Se você também tem essa dúvida, acompanhe este artigo. Nós vamos explicar tudo sobre certificados, assim como dar dicas para não errar na escolha deles. 

Cursos EAD com certificados: a escolha certa

Segundo o censo da ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância, de 2015, cerca de 4 milhões de pessoas optaram por estudar em cursos online no Brasil. Os números mostram que os brasileiros estão cada vez mais apostando em meios práticos para garantir qualificação e melhorar o currículo. Por que não experimentar também?

Entre as modalidades oferecidas estão os profissionalizantes, as graduações, pós-graduações e os cursos livres, aqueles que disponibilizam conteúdos completos para atualizar, capacitar e aperfeiçoar os alunos, mas com cargas horárias menores.

Há inúmeros diferenciais nessa modalidade de ensino, como a flexibilidade permitida aos participantes. Eles podem ser acessados por meio de uma plataforma virtual em computadores e/ou dispositivos móveis quando e onde você desejar. É uma das vantagens mais atraentes, pois a correria do dia a dia muitas vezes impede que tenhamos uma dedicação maior aos estudos.

A validade dos certificados de cursos online

Uma das principais dúvidas vindas de usuários de cursos online da modalidade livre é sobre a validade de seus certificados. Por se tratar de cursos com duração menor que a de um curso técnico ou uma pós-graduação, por exemplo, eles já foram vistos como capacitações recreativas, sem muita funcionalidade para a carreira.

No entanto, essa visão mudou completamente. Hoje, os cursos onine com certificado são supervalorizados pelas empresas, órgãos do governo, faculdades, escolas técnicas, e pela sociedade em geral. Isso aconteceu por que eles ficaram mais conhecidos do grande público, assim como as leis que os amparam. Sim, os cursos livres também são regidos pela legislação brasileira, e por isso têm a mesma validade que os cursos presenciais.

Sua existência é determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mais conhecida como LDB nº 9.394. Portanto, não é preciso ficar com receio ao apresentar seus diplomas obtidos em cursos a distância, pois eles são aceitos como qualquer outro. O que sempre indicamos é que os alunos chequem as regras de cada organização, pois mesmo a lei dando a permissão, vai de cada uma aceitar ou não.

cursos online com certificados

Opte pelo melhor modelo de certificado

Certificados Impressos 

Muitas escolas de cursos online com certificado oferecem a opção de entrega do diploma impresso para seus alunos. Apesar de parecer algo prático e de ser convencional, esse tipo de documento hoje em dia já não oferece mais tanta vantagem. Com inúmeros setores da economia funcionando bem pela internet - como bancos, comércios, etc -, o uso do papel para tudo, como antigamente, já está ficando obsoleto. O que estamos querendo dizer é que deixar de lado documentos impressos para apostar nos digitalizados pode ser mais viável atualmente.

Quando você escolhe o certificado em papel é preciso guardá-lo em um local adequado, sem riscos de mofar, rasurar, amassar, sujar, etc. E caso faça inúmeros cursos online com certificado, consequentemente você terá à frente um montante de papel considerável. Você terá condições para armazenar todos eles? Pense nisso.

É preciso saber ainda que o diploma impresso dá a possibilidade para perdas, o que gera um problemão. Você terá que solicitar outro exemplar para a instituição e provavelmente precisará pagar uma taxa adicional. Fazer essa escolha pode te causar trabalho em muitos sentidos, como para armazená-los, carregá-los na bolsa, escaneá-los para participar de um processo seletivo, entre outros.

Além de tudo isso, não podemos nos esquecer de citar o gasto de papel que essa atitude impõe. Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira, milhões de litros de água e muita energia. Você pode até pensar que é apenas um certificado, mas já pensou reunir todos os que são emitidos por escolas de cursos online por aí?

Portanto, se você se preocupa com o futuro do planeta, é melhor repensar seu desejo de pendurar o diploma na parede. Aliás, está em completo desuso o hábito de expor certificados por estabelecimentos. Antigamente até podíamos falar que isso era valorizado, mas hoje está super ultrapassado. 

Certificados Online

O mundo digital está em voga. Assim como os cursos a distância chamam bastante atenção por sua esfera tecnológica, os certificados online dos mesmos também surgem como opções mais atrativas. Ter tudo ao seu alcance por meio de computadores, tablets ou smartphones é a tendência no atual século e promete continuar por muito tempo. Afinal, isso transforma nosso dia a dia em algo muito menos complicado, não é mesmo?

Se você já ingressou em algum portal para realizar cursos online com certificado ou está pensando em investir neles, saiba que a melhor escolha a se fazer é pedir o modelo online de certificação. É uma maneira muito mais funcional e moderna de comprovar o que foi estudado nos cursos online. A maioria das empresas e órgãos já adotaram o âmbito digital para armazenar dados e documentos, e você pode fazer parte desse grupo.

Pense consigo que ter seus certificados digitalizados será muito melhor para adotar uma rotina mais objetiva, algo imprescindível para o mundo atual. Você não precisará ficar levando ele em entrevistas ou processos de progressão de carreira, por exemplo. Também não ocupará espaço em casa e nem correrá riscos de ter o papel danificado.

Ah! E os certificados online também são mais seguros do que os impressos, sabia? Quando são em papel, eles estão mais passíveis a sofrerem alterações e falsificações. Infelizmente, há pessoas que são especialistas em emitir documentos falsos, mas muito semelhantes aos originais. Para não ser enganado, verifique se o certificado possui um QR code, que fará a identificação de segurança dele.

Estude em cursos online e garanta seus certificados

Você viu neste artigo que os cursos online livres são mantidos por lei e têm seus certificados válidos. Eficientes e versáteis, eles podem agregar muito ao conhecimento de estudantes, profissionais e demais pessoas interessadas.

Aqui no Centro de Estudo e Formação, o aluno paga um valor única pela inscrição e tem acesso a todos os cursos presentes no Pacote Master por 1 ano inteiro. São mais de 1.200 cursos para você se capacitar, atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos, tornando-se um profissional preparado e disputado pelo mercado de trabalho.

Se você gostou de conhecer mais sobre essa modalidade, não perca a chance de preencher seu currículo com aprendizados em sua área de atuação. Inscreva-se em nosso portal e dê um passo à frente em sua carreira. Qualquer dúvida, deixe um comentário para a gente. Até uma próxima!