O tema de nosso artigo de hoje é Relações Públicas, área da comunicação social bem abrangente e que oferece oportunidades variadas para os profissionais que buscam se qualificar quanto às transformações do mundo atual. Nesse viés, um curso de relações públicas a distância pode ser uma ótima pedida, pois reúne conceitos e técnicas em aulas práticas e dinâmicas, perfeitas para o dia a dia contemporâneo.

Curso Online Relações Públicas‍, elaborado por uma equipe pedagógica competente do Centro de Estudos e Formação, é uma alternativa interessante para estudantes, profissionais e demais pessoas focadas nesse nicho do mercado. Com um conteúdo abrangente, esse curso online pode ajudar na compreensão de diferentes tópicos relacionados à carreira de RP, desde o seu surgimento até sua aplicação no contexto atual. É uma base completa para quem visa se aperfeiçoar, atualizar ou capacitar para se dar bem em entrevistas de emprego, concursos públicos ou testes para progressão continuada. 

Elaboramos o presente artigo para lhe deixar inteirado sobre o assunto e mostrar como o nosso curso de relações públicas online, bem como os diversos cursos online com certificado aqui do portal, são os melhores do mercado. Acompanhe-o do começo ao fim para tirar todas as suas dúvidas.

Relações públicas e marketing

Para compreender o papel das relações públicas atualmente, é preciso conhecer um pouco de sua origem e porque ela ganhou destaque no universo da comunicação e do marketing, pontos abordados em nosso curso online. O surgimento das relações públicas se deu pela necessidade que as corporações norte-americanas do século XIX tinham de se explicar publicamente após acontecimentos negativos. Era uma época de alta exploração operária, em que os empregadores visavam o lucro acima de tudo e de todos. Sendo assim, houve um boom de manifestações e da classe trabalhadora e até massacres resultantes dessas ocasiões, fatores cruciais para que nascesse a profissão de relações públicas.

Ivy Lee é conhecido como o principal responsável para o início da jornada do RP nos Estados Unidos e, consequentemente, no mundo. Ele propôs um novo olhar para a comunicação organizacional nesta mesma época de protestos de trabalhadores, sugerindo que os empresários se aproximassem mais do povo, se desculpassem pelos feitos depreciadores e, ainda, respeitassem os jornalistas e veículos de comunicação. Tais mudanças ascenderam a função primordial do profissional de relações públicas: construir e preservar a imagem de empresas e pessoas públicas.

Logo depois, no início do século XX, apareceu em cena o que é considerado o pai das relações públicas, Edward Bernays. Sobrinho de Sigmund Freud e com uma bagagem de conhecimentos sobre comunicação e marketing, Bernays criou um planejamento estratégico tão poderoso, que conseguiu modificar a imagem de nada menos do que a indústria do cigarro nos EUA. Claro que todos já sabiam que o fumo era algo viciante, porém, os estudos sobre seus malefícios ainda engatinhavam. Nesse mote, o especialista se aproveitou e elaborou campanhas que atraíssem tanto o público masculino quanto feminino, disseminando a ideia de que fumar era sinônimo de sofisticação, sensualidade e até de saúde.

Viu só como RP e marketing se relacionam? Conheça tudo sobre essa abordagem em nosso curso de relações públicas online e outras ideias incríveis de cursos a distância para complementar seu currículo com eficiência. Uma dica bacana é o Curso Online Comunicação e Marketing‍, que explora todos os conceitos pertinentes a estas disciplinas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

A valorização das relações públicas pelas organizações

Se já no século XIX o relações-públicas era bem visto pelos barões do petróleo e banqueiros, hoje em dia, em que há uma disputa acirrada em quase todos os setores de produção, a presença desse profissional se torna indispensável. Os conhecimentos passados em um curso de relações públicas online de excelência ajudam no sentido de garantir as melhores vagas do mercado e se estabelecer em uma área que se mantém em constante crescimento. A renovação desse setor é inegável e bate de frente com a qualificação de quem quer se inserir nele: não tem jeito, é preciso buscar saberes em livros, periódicos, treinamentos e cursos online com certificado sempre.

A globalização e ascensão da tecnologia são os responsáveis por fazer do mercado atual uma entidade tão exigente. Ele precisa acompanhar o ritmo do crescimento global e também das necessidades pessoais de cada sociedade. Se tratando de relacionamentos interpessoais, não há mais como manter uma estratégia de comunicação somente via veículos físicos, como jornais e revistas, ou até mesmo por televisão. Apesar de ainda muito requisitados, estes meios de comunicação não promovem mais tanto impacto sobre a vida do público - a menina dos olhos agora é a internet.

Portanto, a valorização do RP pelas instituições, sejam elas privadas ou públicas, está naquele que segue as tendências do momento e se atualizam sempre de diversas maneiras, incluindo em cursos online relativos à área. A principal ferramenta de domínio é o marketing digital, que pode ser realizado de inúmeras formas na web, mas com conhecimentos específicos em cada uma delas para que nada saia errado.

Em busca da identificação de públicos estratégicos, o RP se utiliza bastante das pesquisas de opinião pública. Elas podem ser feitas presencialmente, mas atualmente, o principal meio é através da internet, nas redes sociais, e-mail e sites voltados para elaboração de questionários. Para promover a divulgação da marca e o estreitamento das relações entre a mesma com seus públicos, sites como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube estão entre os mais utilizados. Há inúmeros artifícios que podem ajudar a alavancar o nome de qualquer empresa ou pessoa de forma positiva e manter assim por muito tempo.

Além da internet, é necessário permear por diversos meios de comunicação, fazendo planos determinados para cada um, visando atrair o maior número de pessoas. A dica é saber ser versátil e se destacar em meio à concorrência. No curso de relações públicas a distância aqui do portal você tem a chance de descobrir quais as maiores potencialidades de um bom RP e o que as empresas querem desse profissional.

Atribuições do profissional

Para você ter uma ideia do quão o relações-públicas precisa se manter antenado a multidisciplinas, é só conhecer quantas tarefas são de sua alçada dentro de uma agência ou setor de comunicação de uma empresa. Seu campo de trabalho permeia áreas que vão além das habilitações de comunicação, como a administração, o RH e o marketing, como já foi citado. 

O mercado atual procura pessoas que estejam aptas para navegar sobre nichos diferentes dentro de uma só função, colaborando para o alcance de metas, prospecção e fidelização de clientes e manutenção da imagem corporativa. Trouxemos abaixo as principais atribuições do RP, mas lembrando que você pode saber tudo sobre o tópico em nosso curso online relações públicas. Veja só:

  • Planejamento estratégico de atendimento e de comunicação;

  • Definição e leitura de públicos-alvo;

  • Construção, divulgação e manutenção de marcas e nomes;

  • Estreitamento do relacionamento dos clientes com diversas mídias;

  • Manutenção da imagem positiva dos clientes;

  • Gestão de conflitos internos ou externos;

  • Gestão de crises de reputação dos clientes;

  • Promoção de eventos (patrocinados ou voluntários);

  • Engajamento com ações de responsabilidade social;

  • Criação de pesquisas de opinião que auxiliem em processos internos da organização.

Claro que essas funções variam de acordo com a empresa em que se trabalha e com o cliente atendido. Cada marca ou pessoa tem sua necessidade intrínseca e é missão do relações-públicas conhecer o passo a passo direcionado. Um atendimento de qualidade é construído dia a dia, com brainstorming, contatos diários, elaboração de planilhas e relatórios, troca de informações pertinentes, reuniões, entre outros.

Aproveite todo o conteúdo extraído deste artigo, mas também de nosso curso online relações públicas para se tornar um profissional mais completo. Entender as obrigações de sua função é um dos primeiros pontos que você deve destrinchar.

curso de relações públicas a distância

Assessoria Política e Governamental

Além de todas as atribuições citadas no tópico anterior, é preciso saber também que o RP tem a opção de estabelecer uma carreira autônoma - e esse conceito também é explorado em nosso curso de relações públicas a distância. Isto é, em vez de atuar em empresas ou agências como empregado, ele pode desbravar o mundo do empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio voltado para comunicação e assessoria de imprensa, por exemplo, ou até mesmo se lançar como um potencial assessor político e governamental. 

Esse ramo das relações públicas é um dos mais antigos da profissão e também um dos mais bem remunerados, por isso atrai muita gente. Os políticos são pessoas públicas e todos nós sabemos que o que eles querem é manter uma imagem correta perante a sociedade. E não há profissional mais capacitado do que um RP para tal façanha. Aliás, essa função já provocou inúmeras polêmicas no mundo da política, incluindo eventos lastimáveis da história mundial, como a Segunda Guerra Mundial, na qual havia Joseph Goebbels, braço direito de Hitler e mestre em oratória e propaganda.

A Ditadura Militar brasileira (1964-1985), que também é retratada em muitos cursos online de qualidade, além de aniquilar a liberdade de expressão da nação, conseguiu modificar um pouco a trajetória das relações públicas no país. De tão potentes, as estratégias de RP foram adaptadas para divulgar as ideologias dos militares que estavam no poder, a fim de trazer novos adeptos e, claro, exibir os traços do governo tirano para todos os brasileiros. Nessa época já havia o curso de relações públicas em diferentes faculdades, só que a maioria dos alunos eram militares. Por conta disso, mesmo com o fim da Ditadura, as relações públicas foram associadas a uma profissão militar e que tinha um viés manipulador.

Mesmo em meio aos traumas que tal período deixou no Brasil, o RP como principal fonte para assessoria política ganhou notoriedade. Há ainda quem relute em adentrar nessa área, muito por conta dos eventos de corrupção que acontecem no país, sobretudo aqueles ligados a campanhas eleitorais - fase em que o relações-públicas mais trabalha e protagoniza.

Você verá em cursos a distância sobre a área, que o assessor político tem como prioridade definir estrategicamente técnicas e ações para favorecer a imagem de candidatos a cargos eletivos e políticos de modo geral. Ele trabalha com a identificação e valorização de características específicas, justamente aquelas que chamam a atenção do povo e que são responsáveis por garantir o voto e a credibilidade. Tanto durante as campanhas pré-eleição quanto os mandatos, o relações-públicas elabora planos de ação para o atendimento do cliente, considerando o contexto sócio-político e econômico do momento, o partido do candidato e o perfil do mesmo.

Nesse sentido as pesquisas de opinião são extremamente válidas, as quais exibem tudo aquilo que o público deseja para a política atual, o que acha dos candidatos, dos políticos já eleitos, os níveis de aprovação e desaprovação, as críticas pontuais, entre muitos outros feedbacks, importantes para promover melhorias na governabilidade de forma democrática.

Para fazer esse tipo de atendimento, é imprescindível conhecer amplamente a política brasileira, as leis eleitorais, os órgãos responsáveis e tudo que se relaciona com o Poder Executivo. Cursos online com certificado também podem contribuir nesse viés. Por aqui temos o Curso Online Gestão Pública Participativa‍, perfeito para ensinar conceitos da participação ativa do povo nos processos políticos, e o Curso Online Fundamentos da Ciência Política‍, que destrincha tópicos essenciais. 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Comunicação visual

Quando se pensa em RP logo vem à cabeça a facilidade com os relacionamentos interpessoais e a oratória. Mas o que muita gente não sabe, é o uso de comunicação visual entre suas atividades principais. A maioria das pessoas imagina que essa disciplina tem a ver estritamente apenas com as funções de publicitários e designers. Eleita para vigorar um dos tópicos de nosso curso de relações públicas, essa forma de comunicação se faz altamente presente no dia a dia do relações-públicas. Isso se dá principalmente porque sua estratégia fundamental é promover e alimentar boas imagens, sejam de empresas ou de pessoas, e os elementos visuais fazem parte disso: fotografias, gráficos, vídeos, painéis, folders, etc. 

A era digital exige campanhas com forte apelo visual, que por sua vez, precisam de um planejamento muito bem pensado, para proporcionar a identificação do público através dessas estratégias. O RP trabalha no sentido de descobrir quem é o público estratégico, o que ele procura e todas as suas características por meio de pesquisas de opinião, já abordadas por aqui e contidas em nosso curso online. O esforço é todo voltado para fazer com que a marca seja conhecida também pelos elementos visuais, e mais que isso, ajudando ela a ser lembrada por eles.

Além da construção e manutenção da imagem de marcas, o relações-públicas pode fazer uso da comunicação visual para suas apresentações no dia a dia do trabalho. Relatórios para apresentar ao chefe ou um esquema físico para mostrar em reuniões para prospectar um cliente, por exemplo, podem ser ótimas ideias para complementar tudo aquilo que está sendo falado. Um gráfico bem elaborado ou folder que encha os olhos são, às vezes, determinantes para fechar um bom negócio.

Ficar por dentro do que a comunicação e suas interfaces podem oferecer é uma maneira de se destacar no mercado de trabalho e os cursos online proporcionam isso com maestria. Nosso portal também tem uma opção para suprir essa sede de conhecimento: Curso Online Formas de Comunicação . Vale a pena aprender.

Curso de Relações Públicas a distância para crescer na carreira

O que achou de nossa abordagem para este artigo? A área de relações públicas é muito mais amplificada do que isso e por isso a sugestão contínua que damos é o aprendizado completo em cursos a distância. Aqui no Centro de Estudos e Formação você aprende de verdade, no tempo que você tem disponível e por meio de um ambiente virtual exclusivo. São inúmeras vantagens para você que deseja elevar seu nível de conhecimento e atrair as melhores oportunidades de trabalho.

Faça sua inscrição no portal e garanta o acesso para o curso de relações públicas e a todos os outros cursos do Pacote Master que tiver interesse. O investimento único é de apenas R$ 99,70 e vale para um ano inteiro, uma ótima proposta, não acha? 

Caso tenha dúvidas, deixe um comentário abaixo, responderemos o mais breve possível. Não deixe seu futuro profissional de lado, comece agora a investir nele, boa sorte!