Hoje vamos explanar sobre o que é comunicação empresarial, quais suas principais aplicações e a real importância que ela tem para o desenvolvimento corporativo. Não podemos negar que a boa comunicação é fator essencial para qualquer negócio decolar, afinal, essa prática é a responsável por melhorar os relacionamentos interpessoais, a compreensão dos objetivos, da missão e dos valores da empresa e, ainda, por aumentar a produtividade.

O Curso Online Comunicação Empresarial‍ do Centro de Estudos e Formação é uma excelente dica de estudos acerca desta área. Estudantes e profissionais de marketing, recursos humanos e comunicação social de um modo geral podem se engajar em cursos online relativos para dar um plus no currículo e conquistar novas oportunidades para a carreira.

Com um curso online completo como este, você compreenderá como esta ramificação da comunicação evoluiu com o passar dos anos, sobretudo com a ascensão da internet e de outros adventos tecnológicos. Antigamente, as estratégias eram mais destinadas ao público externo, visando as vendas e o lucro. Agora, são aplicadas técnicas ainda mais complexas a fim de melhorar o ambiente organizacional, antes de completar outras metas.

Acompanhe nosso artigo do começo ao fim para descobrir como o curso de comunicação empresarial pode agregar a seus conhecimentos. Vamos lá?

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Entenda o que é comunicação empresarial

Pode-se dizer que a comunicação empresarial é aquela que unifica diversas formas de se comunicar aos objetivos das corporações. A partir disso, é feita uma junção de estratégias para lidar com inúmeras questões, partindo do núcleo interno para o externo. Ou seja, é trabalhado o diálogo que ocorre dentro da empresa, afim de melhorar também o atendimento ao cliente.

Os profissionais do setor de comunicação devem trabalhar ativamente na elaboração de um plano de comunicação empresarial, que necessariamente precisa conter a criação de ações, produtos e serviços voltados para melhorar a imagem corporativa.

Esta repartição pode atuar juntamente com com outras, como a de recursos humanos, por exemplo. É todo um conjunto de processos que pode ser benéfico para a saúde organizacional como um todo - quando a empresa aprende a utilizar todas as técnicas de comunicação, melhoram em 100% seu rendimento.

Interessados em aprender mais sobre esta pauta podem aproveitar a versatilidade dos cursos online com certificado relacionados. Aqui no portal, temos muitas outras opções que atendem a demanda por esse tipo de conhecimento, como o Curso Online Comunicação Interna‍, considerado um dos tipos de comunicação empresarial, vale a pena investir.

Uso e aplicação dos principais elementos

O processo de comunicação dentro de uma empresa precisa ser múltiplo. Ou seja, além de se comunicar, os gestores, colaboradores e demais participantes devem priorizar o ato de ouvir/ler e compreender aquilo que está sendo transmitido. Tanto o emissor quanto o receptor devem estar em sintonia para que a comunicação empresarial interna seja eficiente.

Para auxiliar na importante missão de aplicar os elementos comunicacionais de forma correta, o Curso Online Comunicação Empresarial oferece o passo a passo completo, com inúmeras dicas e técnicas ensinadas por especialistas no assunto.

Além de conhecer o que é comunicação empresarial, você verá quais são os elementos que compõem esse planejamento. O setor responsável por aplicar estas técnicas deve saber utilizar a comunicação a favor do empreendimento, melhorando o clima organizacional, o entendimento total do que a empresa faz, das tarefas que devem ser realizadas, da resposabilidade de cada setor, etc. 

Conheça as principais tendências inseridas em um bom plano de comunicação empresarial, explicadas detalhadamente em cursos online específicos.

Escrita

A escrita ainda é o meio de comunicação mais utilizado no dia a dia corporativo. Todavia, muitos se esquecem que existem técnicas próprias para serem seguidas, a fim de deixar a escrita mais profissional e inteligível por diversos públicos.

O primordial é seguir a norma culta da língua portuguesa e a linguagem formal apropriada para se comunicar com clientes, sócios, chefes e até mesmo os fornecedores. Importante também saber diferenciar a escrita de e-mails, comunicados e documentos oficiais daquela utilizada em canais de comunicação empresarial interna, como as redes sociais e a intranet.

O curso online sobre Redação Oficial é uma das sugestões para estudantes e profissionais que desejam se profissionalizar neste tipo de escrita, muito requisitada também em concursos públicos de diferentes áreas e em processos seletivos.

Oratória

Outro elemento que deve fazer parte do plano de comunicação empresarial é a oratória. Esta prática exerce um papel importante em qualquer tipo de corporação, desde as menores às de grande porte. Pessoas que estão em posição de liderança devem estar preparadas para momentos em que precisarão ser eloquentes, seja em palestras, workshops, treinamentos, reuniões internas ou externas e apresentações variadas.

O setor de comunicação pode oferecer um suporte nesse sentido, promovendo ações de mídia training para que estes profissionais de gestão sejam bons oradores. Os cursos a distância podem ser fontes de conhecimento sobre este assunto, ensinando métodos exclusivos para quem deseja falar e ser compreendido no ato.

Curso de oratória: dicas valiosas e técnicas teatrais para desinibição‍ - este é um dos artigos de muito sucesso aqui em nosso portal. Confira seu conteúdo para ficar craque nesta pauta!

Linguagem corporal

A linguagem corporal está inserida em muitos tipos de comunicação empresarial. Os gestos, os movimentos corporais, o vestuário, o jeito de caminhar, a postura e muitos outros sinais compreendidos visualmente também devem ser estudados por quem deseja melhorar a comunicação realizada dentro da empresa.

É muito comum que presidentes de empresas e outros gestores importantes façam treinamentos para poder falar em público, para se aprensentarem em congressos ou em discursos para seus públicos externos, como os clientes. No entanto, não pode-se esquecer que esse mesmo treino deve ser feito para se comunicar internamente.

Além de estudar a oratória, é primordial considerar a linguagem corporal para discursar para seus próprios funcionários e/ou colegas de trabalho, seja em eventos de grandes proporções ou em reuniões do dia a dia.

Preparando-se fisicamente para não suar, não tremer as mãos e a voz, não gaguejar, não se mexer excessivamente, entre outros, o profissional consegue passar uma imagem mais séria para seus interlocutores, adquirindo reconhecimento e respeito.

o que é comunicação empresarial

Planejamento e roteirização de argumentações e apresentações

Entre as estratégias contidas em um plano de comunicação empresarial, estão os melhores tipos de argumentações e apresentações que os profissionais de uma corporação podem adotar como ferramentas de trabalho. Conhecendo os materiais expostos em cursos a distância como o nosso, é possível ter noções gerais sobre as ideias mais persuasivas e que facilitam a comunicação e compreensão.

Vamos elencar alguns dos fundamentos passados pelo curso de comunicação empresarial aqui do portal. Conheça e considere se aprofundar nesta temática.

Seleção e estruturação de conteúdos

Antes de divulgar cartas, comunicados, discursos, textos em revistas e jornais corporativos e quaisquer outros conteúdos para o público interno, é necessário selecionar o que será dito ou escrito.

Não é todo assunto que merece ser abordado para os colaboradores de uma empresa, além disso, o material deve ter um foco para ser compreendido facilmente, se contiver assuntos variados pode se tornar algo superficial.

Portanto, a equipe responsável por elaborar esses conteúdos deve escolher bem os temas tratados e estruturá-los para que se conversem e criem uma linha de raciocínio coerente.

Concisão e objetividade

Uma palestra ou um aviso a ser fixado na parede pode perder a credibilidade se for muito longo, tiver uma linguagem muito rebuscada ou tratar de diversos assuntos ao mesmo tempo, sem focar no principal. Por isso, é imprescindível que o responsável pela comunicação empresarial interna preze pela concisão e objetividade - ele deve ir direto ao ponto e falar a língua do receptor.

Forma versus conteúdo

O conceito de forma e conteúdo deve ser valorizado no contexto da elaboração de textos variados para promover a comunicação corporativa. Sendo assim, os materiais produzidos, sejam e-mails, comunicados, discursos, atas, editais, declarações, etc, precisam seguir certas "etiquetas" para serem considerados de qualidade.

A forma de um texto equivale à aparência geral que ele apresenta: começo, meio e fim; vocabulário rico e adequado; escrita correta, sem erros gramaticais; zelo pela pontuação, indicando emoções e ações; estética favorável, com uma fonte de fácil leitura, sem muitas cores e símbolos, entre outros.

Já o conteúdo representa a própria mensagem que o emissor passará. Como o texto está sendo abordado? Ele tem um foco? Há consistência e coerência no que está escrito? Ao lermos, o texto flui, com fácil entendimento? Todas estas questões devem ser ponderadas antes de finalizar e divulgar um texto para um ou mais setores da empresa.

Vale lembrar que para se ter um bom texto, a forma não pode ser separada do conteúdo, o autor deve trabalhar estes dois conceitos juntos. Você pode aprender mais sobre esta disciplina tanto no curso de comunicação empresarial quanto em muitos outros cursos a distância relacionados.

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Construção de documentos empresariais nas esferas pública e privada

O setor de comunicação de uma empresa, juntamente com o administrativo, deverá redigir documentos diversos voltados tanto para a esfera pública quanto para a privada. Há também a necessidade de elaborar conteúdos oficiais de um âmbito para o outro, como as licitações, por exemplo.

A construção de documentos em todos os tipos de comunicação empresarial deve ser feita com cautela e ser bem revisada, a fim de não trazer problemas para a corporação.

Conheça alguns exemplos de documentos que são construídos por empresas do setor público e privado:

  • Ata: este tipo de documento é gerado a partir de reuniões ou assembleias, sendo específico para registrar tudo o que foi conversado e/ou o que aconteceu nestes eventos. Qualquer empresa, seja ela pequena, familiar, média ou grande, deve elaborar atas para deixar o trabalho mais organizado e datado.

  • Declaração: toda declaração precisa ser escrita formalmente. Profissionais de comunicação e de recursos humanos devem saber como redigir este tipo de documento, que precisa seguir algumas normas, aprendidas em cursos online com certificado de qualidade. Resumidamente, ele precisa ter o objetivo principal da declaração exposto logo no início do texto, a mensagem propriamente dita, e ao final, o local, a data, a assinatura do declarante e seu respectivo cargo.

  • Comunicado: hora ou outra precisarão ser enviados comunicados às equipes, sejam impressos ou digitais. É imprescindível que o tema tratado tenha relevância e seja bem escrito, adequado a cada tipo de público. Isso ajuda a chamar a atenção de todos os funcionários. É importante também não expor os funcionários a situações constrangedores por meio deste documento, o mais indicado é ser formal e tratar o receptor com educação, mesmo que ele tenha cometido alguma falha.

  • E-mail: este é o documento mais corriqueiro de todos, elaborado todos os dias na rotina de qualquer empresa atual. Antigamente, as corporações recorriam ao fax e às cartas físicas, mas hoje, com os recursos diversos dos servidores de e-mail é muito mais fácil enviar avisos, convocações, contratos, entre outros documentos. Todavia, o setor de comunicação deve ficar atento quanto ao teor dos assuntos tratados por e-mail, pois quando se trata de algo muito delicado ou que demanda uma explicação mais aprofundada, é mais indicado que se faça uma reunião presencial.

  • Padrão ofício: as repartições públicas devem seguir o que chamamos de padrão ofício ao redigir três tipos de documentos: memorando, aviso e ofício. Apesar de possuírem finalidades diferentes, eles devem seguir normas de diagramação, bem como tipo de papel. Estas regras são estabelecidas pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República e são válidas somente para empresas estatais.

Há muitas outras especificações que precisam ser estudadas e seguidas no exercício de funções de administração e comunicação. Em nosso curso online você tem a chance de obter informações completas acerca da produção de documentos, da adaptação deles para a comunicação oral, entre outros aspectos importantes.

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