Quando falamos em comunicação e marketing, podemos até pensar que ambas as nomenclaturas, em âmbito profissional, exercem as mesmas atividades. Porém, apesar de relacionadas, as duas áreas possuem objetivos distintos. Em definições bem sucintas, o departamento de Marketing é responsável pela venda do produto ou serviço, enquanto o setor de Comunicação define como este produto ou serviço será anunciado e vendido ao público. Quem faz cursos online de marketing, ou outros cursos online relacionados, por exemplo, obtém formação profissional para atuar nos dois departamentos. Agora, se você pretende direcionar suas atividades em um ou outro setor, vale apostar em cursos específicos para cada área.

Para lhe orientar melhor sobre os principais tópicos relacionados ao curso de Comunicação de Marketing, preparamos este artigo contendo informações sobre os conceitos da área de Comunicação e Marketing, perfil profissional e opções em cursos online com certificado que possibilitam qualificação profissional e melhores oportunidades de emprego. Pronto para começar? Vamos lá! 

Relações entre Comunicação e Marketing

Apesar de as duas áreas possuírem definições distintas, uma caminha ao lado da outra. Só existe boa Comunicação se houver um bom estudo de Marketing. Sem Comunicação, as ações de Marketing tornam-se dispensáveis, uma vez que o processo de venda não será concluído com êxito. Veja abaixo os conceitos de Comunicação e Marketing.

Marketing: o conceito de Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias relacionadas à criação, desenvolvimento e planejamento de produtos e serviços direcionados às necessidades de um determinado público-alvo.

Comunicação: o significado de Comunicação é claro – “interação entre duas ou mais pessoas visando à troca de informações sobre determinada situação, produto ou serviço.” Neste sentido, Comunicação pode ser interpretada como a troca de mensagens com o objetivo de concluir uma ação predeterminada.

A relação entre Marketing e Comunicação reflete a combinação entre a necessidade de precisão e a preferência de determinado público por alguma marca. É de responsabilidade do setor de Marketing criar soluções que satisfaçam o público-alvo. Já o departamento de Comunicação trabalha para que as informações relacionadas a essas soluções cheguem ao público desejado, concretizando com sucesso a jornada de compra. 

Perfil dos profissionais de Comunicação e Marketing

O profissional de Comunicação e Marketing é bem requisitado, e disso não há dúvidas. As projeções para a carreira são animadoras: segundo o Linkedin, no ano de 2015, profissionais com habilidades em SEO, SEM e Marketing – diretamente relacionadas ao marketing digital - foram os mais procurados, à nível global. Porém, para aproveitar todas estas chances, os recrutadores analisam características específicas, como:

• Boa comunicação: Saber comunicar-se bem é o pré-requisito principal pra quem pretende atuar na área. No dia a dia do profissional de marketing há um intenso relacionado com os departamentos de criação, técnicos e jurídicos – também envolvidos no processo – o que exige uma excelente comunicação oral. Há cursos EAD que trabalham boas técnicas, como o curso online Como Falar em Público.

• Fluência em pelo menos um segundo idioma: ter inglês fluente é quase que obrigatoriedade no mercado de Comunicação e Marketing. Isso porque os principais conceitos e terminologias utilizados nos processos são de origem inglesa. Além disso, cabe salientar que os melhores cursos EAD na área de Comunicação e Marketing são em inglês. O espanhol também se torna interessante, uma vez que estamos localizados na América do Sul. Optar por um curso online de idiomas é uma decisão acertada.

• Conhecimento em redes sociais: ter uma boa presença em redes como Facebook e Twitter é indispensável para uma estratégia de marketing eficiente. Como se trata de uma mídia relativamente nova, poucos profissionais dominam de forma intensa as ferramentas disponibilizadas. Além de entender acerca dos algoritmos de cada rede - que são atualizados de tempos em tempos – o profissional da área deve ser capaz de criar bons conteúdos a fim de conquistar o consumidor da marca.

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

8 estratégias de Comunicação e Marketing que fazem toda a diferença

Uma vez dominando os conceitos teóricos relacionados aos cursos online de marketing, cabe ao profissional analisar os cenários e definir o conjunto de estratégias ideal para a obtenção dos melhores resultados. Relacionamos a seguir um mix de estratégias contendo 8 caminhos de sucesso que facilitarão o processo de persuasão e informações dos potenciais clientes rumo ao consumo do produto ou serviço. Seguem:

1. Propaganda: o principal objetivo de uma campanha de propaganda é fazer com que a marca, produto ou serviço seja constantemente lembrado pelo consumidor, principalmente em momentos de necessidade e precisão devido à repetição de exibições. As propagandas podem ser disponibilizas através de mídia impressa, mídia e marketing digital ou mídia expositiva. Entende-se por mídia impressa os jornais, revistas e similares; por mídia digital (ou eletrônica) rádio, telefone, internet e televisão; e mídia expositiva os cartazes, outdoors, placas e similares.

2. Atividades experimentais e eventos: nesta estratégia, as empresas oferecem aos seus potenciais clientes participação em eventos e demais situações experimentais que propiciem a interação entre marca-consumidor. Mesmo não sendo uma ação massiva de vendas, é interessante, uma vez que possibilita a criação de referências ao consumidor. Para uma plataforma de cursos online, por exemplo, disponibilizar vídeo-aulas gratuitas aos seus potenciais clientes pode ser considerado parte desta estratégia.

3. Promoção: a promoção de vendas é buscada por empresas que desejam estimular de forma imediata a comercialização de um produto ou serviço. Geralmente as campanhas são de curta duração, oferecendo benefícios com validade pré-determinada. É interessante comentar que a promoção pode elevar de forma instantânea o volume de vendas, mas precisa ser respaldada por uma estratégia de longa duração para que os resultados positivos sejam mantidos.

4. Relações públicas e publicidade: contar com uma estratégia de publicidade e relações pública - aliada à formação de uma equipe que domine ações de comunicação empresarial – garante a boa imagem da empresa perante a impressa e ao público-alvo.

5. Marketing interativo: as ações de marketing interativo são realizadas através de ferramentas disponibilizadas pela mídia digital, de modo que os clientes obtenham conhecimento e informações acerca da marca e de produto ou serviço por ela oferecido. A estratégia pode ser utilizada para aumentar o número de vendas, apenas oferecer informação gratuita ou melhorar a imagem da marca.

6. Recomendações boca a boca: mesmo em tempos conectados, nos quais as empresas apostam cada vez mais no marketing digital, o marketing boca a boca ainda faz bastante sucesso e traz resultados positivos. Sabe-se que antes de comprar um produto ou adquirir um serviço, o consumidor leva em consideração opiniões de amigos próximos e familiares. As recomendações pessoais têm muito peso no processo de compra.

7. Marketing direto: alguns profissionais desacreditam do poder do marketing direto. Mas comunicar-se com os consumidores de forma rápida e direta – seja com o uso de correspondências, e-mails ou mensagens de texto – garante a possibilidade de oferecer informações diferenciadas para cada público, otimizando a comunicação. Aqui, bons conhecimentos em comunicação empresarial podem fazer a diferença no processo de contato com seus clientes!

8. Vendas pessoais: aliadas às estratégias de marketing direito, as vendas pessoais tornam mais próximas as relações entre empresa-cliente. Tal proximidade permite não somente a divulgação de seus produtos ou serviços, mas também o atendimento às dúvidas dos consumidores.



Cursos online mais buscados na área de Comunicação e Marketing

Engana-se quem pensa que fazer uma Faculdade de Marketing é sinônimo de qualificação eterna. Assim como ocorre em diversas áreas de atuação, profissionais bem capacitados são aqueles que seguem se qualificando ao longo de sua trajetória profissional, realizando bons cursos online de marketing.

Os cursos à distância são uma boa pedida para quem deseja se qualificar profissionalmente, mas não possui tempo hábil para se deslocar aos cursos presenciais. Além disso, como é o caso do portal Centro de Estudos e Formação, os cursos oferecem certificados de conclusão válidos não somente para valorização de currículo, mas prova de títulos e progressão na carreira.

Listamos abaixo os 10 cursos online com certificado mais buscados no Centro de Estudos e Formação. Conheça-os e escolha o que mais condiz com a sua necessidade profissional:

Marketing

O curso online Marketing é ideal para os iniciantes na área. Traz os principais conceitos de Marketing, Marketing Pessoal, Princípios de Liderança e Marketing direcionado para ONGs. Ao final do curso, os inscritos estarão aptos a atuar em departamentos de Comunicação e Marketing de empresas privadas, aplicando as estratégias ideais para cada campanha e ocasião. O curso é a ponta de partida para quem deseja uma qualificação completa através dos cursos EAD.

Comunicação Social

Além de obter informações sobre a história da Comunicação Social, o curso online Comunicação Social permite que o inscrito reflita sobre a revolução da Comunicação, as relações entre a sociedade e a comunicação e, também, os meios de comunicação relacionados à prática política. São abordados também os conceitos de Jornalismo e Ética na Comunicação Social.

Relações Públicas

O profissional de Relações Públicas é responsável por muito mais do que manter uma comunicação empresarial clara e direta: fica sob sua alçada manter a boa imagem da empresa em questões relacionadas à imprensa, sociedade, responsabilidade social, meio ambiente e clientes.

Ao longo dos cursos à distância na área os interessados conhecem um pouco mais sobre o dia a dia de quem trabalha como Relações Públicas, bem como as principais qualidades exigidas em um bom profissional. As ações de RP na internet também fazem parte do cronograma do curso. O curso online Relações Públicas é direcionado a quem atua nos setores administrativos e de comunicação, bem como àqueles que estão em busca de formação profissional.


Comunicação Esportiva

Em um país onde o Futebol tem grande poder midiático, é cada vez maior o fluxo de interessados em especializar-se em comunicação na área do Esporte. Para tanto, é essencial que seja realizado um curso online Comunicação Esportiva, que aborda os principais conceitos das transmissões esportivas via rádio e as relações entre as ciências da comunicação e do esporte. Trata-se também de uma boa complementação para quem já fez uma Faculdade de Marketing ou de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, por exemplo.

Publicidade - Fundamentos Essenciais

Cursos livres de publicidade são essenciais para a formação completa dos profissionais de Comunicação e Marketing. Os cursos online com certificado disponibilizam conhecimentos extras sobre desenvolvimento de campanhas de publicidade, plano de mídia, contratação de fornecedores, dentre outros. Todas estas questões são abordadas ao longo do curso online Publicidade – Fundamentos Essenciais, direcionado não somente às áreas de Comunicação, Publicidade e correlatas, mas, também, aos demais interessados em adquirir tais conhecimentos.

Além dos conhecimentos técnicos e teóricos que listamos acima, os inscritos também recebem dicas relevantes sobre como criar slogans e anúncios claros, objetivos e capazes de criar impacto.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Marketing Cultural


Engana-se quem pensa que para atuar na área da Cultura não são exigidos conhecimentos sólidos em Marketing. As duas vertentes caminham juntas. O profissional desta área deve dominar tópicos como plano de mídia e patrocínios culturais, indispensáveis para o sucesso de qualquer ação cultural.

Especializando-se com o curso online Marketing Cultural, os interessados terão acesso a conteúdos que abordam os conceitos de Marketing Cultural, a relação entre o Marketing Cultural e o cinema brasileiro, a possibilidade de criar marcas institucionais em parceria com o cinema e, também, informações acerca da responsabilidade social e cultural das empresas.


Semiótica - Fundamentos Essenciais

A Semiótica é definida como a ciência que estuda todas as linguagens possíveis, avaliando as possibilidades de produção de sentido e significação. Para atuar na área de Comunicação e Marketing, é interessante que o profissional domine o conceito de Semiótica, já que através dela torna-se mais simples estudar e entender os fenômenos e ações relacionados à Comunicação. O curso online Semiótica – Fundamentos Essenciais traz estes e outros questionamentos sobre o tema, com foco para a visão semiótica de Peirce.

Jornalismo Impresso

Mesmo com o avanço da mídia digital, o jornalismo impresso ainda possui sua marca na sociedade. Espera-se que os profissionais da área estejam preparados não somente para atuar em canais digitais, mas, também, nos jornais impressos. E é exatamente o que propõe o curso online Jornalismo Impresso.

Os cursos à distância neste segmento oferecem aos interessados os principais conceitos e história do Jornalismo Impresso, com foco na questão científica e transformações históricas. Aborda também a produção dos jornais impressos e como estes se posicionam e são analisados em meio à era da internet. Principalmente para profissionais que não são familiarizados com o jornalismo impresso, o curso garante informação relevante e possibilita capacitação profissional adequada.


Jornalismo na atualidade

Todos sabem que a linguagem atual do jornalismo não é mesma daquela utilizada há 50 anos. Para os canais digitais, são consideradas linguagens mais leves, diretas e que levem a informação ao leitor de forma bem mais próxima. Pode soar estranho para os acostumados com o jornalismo impresso e tradicional, porém, é uma realidade.

O curso online Jornalismo na Atualidade é uma boa ferramenta para qualificação profissional. Além de trazer os conceitos do Jornalismo, por exemplo, o curso aborda a questão ética no jornalismo e a construção do conhecimento e influências. Também traz dicas de como escrever notícias e conteúdos ricos para a web.


Marketing Pessoal

Para alcançar os melhores objetivos em sua carreira na área de Comunicação e Marketing, é imprescindível que a imagem do profissional, bem como sua carreira, sejam minuciosamente planejadas. Neste sentido, apostar em técnicas de Marketing Pessoal é interessante. Para quem não entende como aplicar tais estratégias no dia a dia, o curso online Marketing Pessoal pode ajudar.

Além de aprender como utilizar o Marketing Pessoal em sua vida profissional e pessoal, o curso disponibiliza dicas de como fazer e desenvolver o seu próprio plano de marketing pessoal. Para completar, o conteúdo oferece ainda 10 bons motivos para apostar no Marketing Pessoal.

Agora que você sabe como dar um up em sua carreira na área de Comunicação e Marketing, mesmo depois de concluir a Faculdade de Marketing, chegou a hora de valorizar o seu currículo com os cursos oferecidos pelo Centro de Estudos de Formação. Possuímos centenas de cursos livres e já formamos mais de 120 mil alunos. Ainda tem dúvidas de que aqui é o seu lugar?

Nossos cursos online possuem cargas horárias entre 5h e 360h, com opção de certificado. Outro grande diferencial é que você investe apenas R$69,90 e tem acesso não somente a um único curso, mas, sim, a todos os cursos do portal. Suas oportunidades de qualificação são enormes, basta escolher os cursos que mais se identificam com a sua carreira.

Para iniciar em qualquer um dos cursos, faça hoje mesmo sua inscrição em nosso portal! Em caso de dúvidas, não deixe de enviar o seu comentário. Nos vemos durante as aulas. Bons estudos!


Baixe agora mesmo o e-book Comunicação e Marketing. O perfil do profissional 3.0:
https://goo.gl/9772sE