Instituições de educação infantil, ensino fundamental, médio e profissionalizante precisam lidar com diversos pontos relacionados ao processo de aprendizagem. Não basta apenas oferecer um excelente conteúdo e bons materiais de estudo. Muitas vezes os alunos não alcançam seus objetivos, sendo esta uma questão que não envolve somente o perfil pessoal do aluno mas, também, as metodologias e ferramentas de aprendizagem adotadas pelas instituições. Quando falamos em cursos online, por exemplo, é necessário entender como funcionam as principais metodologias de aprendizagem e escolher a mais adequada para melhor absorção do conteúdo. Na educação infantil também há essa preocupação, que deve estar relacionada à metodologia utilizada pela escola – a escola construtivista, por exemplo, aposta na metodologia ativa

Além de um planejamento bem alinhado, é interessante que os alunos tenham acesso às ferramentas e recursos modernos e tecnológicos, que não somente os motivem mas, principalmente, otimizem o aproveitamento dos conteúdos disponibilizados dentro da sala de aula. Por outro lado, cabe aos alunos apostarem na organização dos estudos, de modo que seja possível aprender melhor e conquistar novos conhecimentos. Existem inúmeras técnicas - que podem ser adotadas principalmente por alunos inscritos em cursos online – que auxiliem bastante nesse ponto. 

Elaboramos este artigo para todos os interessados em aprender melhor: profissionais de educação infantil e pais que desejam contribuir com seus pequenos; inscritos em cursos a distância de formação profissional; e também aqueles que estão em fase de preparação para concursos públicos, vestibulares e ENEM. Pegue caneta, papel e não perca as nossas dicas. Pronto? Vamos lá! 

 

Metodologias de ensino-aprendizagem 

No sistema educacional há pelo menos uma dezena de metodologias de ensino, cada uma delas com características próprias. A metodologia construtivista, por exemplo, é baseada nas teorias de Piaget e valoriza a aprendizagem de novos conceitos partindo não somente do educador, mas também do próprio aluno. Na escola construtivista os alunos são observados individualmente, cada um seguindo o seu próprio tempo de aprendizagem. Os trabalhos em grupos são bem valorizados.  

Há ainda a metodologia tradicional (a mais utilizada nas escolas públicas do Brasil, inclusive) que prevê o professor como figura central e transmissor do conhecimento. Oriundo ainda no século 18, época do Iluminismo, o sistema tradicional é caracterizado pela realização de atividades contendo metas e prazos para conclusão, com análise e avaliações realizadas pelo educador ao longo do ano. Na escola tradicional, alunos que não atingem as notas mínimas exigidas pelo sistema não seguem para as próximas etapas. 

Metodologia bastante popular nos últimos tempos, há escolas que trabalham com a pedagogia Montessoriana. Semelhante à escola construtivista em alguns aspectos, o método Montessori consiste na aprendizagem pelo próprio aluno de acordo com seu tempo natural; na utilização do espaço como facilitador e estimulador do processo de aprendizagem, considerando as necessidades de cada criança e, principalmente, na sensibilidade do educador para entender tais necessidades. 

Até aqui falamos sobre ensino-aprendizagem em escolas de nível infantil, fundamental e médio. Quando falamos em cursos de graduação e cursos EAD de formação e qualificação profissional, por exemplo, outras metodologias são utilizadas e devem ser observadas.  

A autonomia de aprendizagem – aliada à metodologia ativa - é a metodologia mais utilizada nas melhores plataformas de cursos online com certificado. Consiste em figurar o aluno como principal responsável pelo seu processo de aprendizagem. Não existem prazos de conclusão para cada etapa do conteúdo; o próprio aluno decide sobre o seu ritmo de estudos. O interessante, neste caso, é que o inscrito amadureça bem os conhecimentos obtidos e, sentindo-se seguro, proceda ao processo de certificação. 

Estímulo para aprender melhor na Educação Infantil 

Na Educação Infantil, especialmente na faixa etária dos 5 aos 6 anos, fases mais próximas do Ensino Fundamental, as crianças mostram-se bem interessadas e curiosas sobre tudo o que acontece ao redor.  Pais e educadores podem reparar bem: a criança tende a querer se sentir útil às pessoas próximas, seja ajudando na cozinha, na organização das roupas, tentando entender uma conversa mais adulta etc. É exatamente neste momento que os pais e professores devem estimular o aprendizado, garantindo o interesse pelos novos conhecimentos. 

Nesta fase, as crianças devem ser estimuladas à leitura e à escrita, bem como à criatividade. Tais intervenções podem ser realizadas com ações simples, como: 

  • Estímulo à leitura de placas, rótulos, faixas e informações que sejam expostas no cotidiano da criança; 

  • Leitura de pequenos contos, perguntando à criança sobre a formação uma palavra ou outra; 

  • Análise dos sons emitidos por cada letra, como "sssssssss" sendo relacionado ao barulho do ar que sai de uma bexiga, por exemplo. Partindo deste exemplo, o adulto pode trabalhar palavras que iniciem-se com o mesmo som (de S, no caso); 

  • Estímulo à criação de colagens, pinturas e recortes, deixando a criatividade da criança livre – sem o uso de traços, pontilhados e formas pré-determinadas. 

Metodologias de Aprendizagem 

Teoria aliada à prática no Ensino Fundamental

Dizem que é durante o ensino fundamental que os alunos amadurecem seus interesses em relação aos estudos. E é neste período também que os educadores se deparam com as maiores dificuldades de cada indivíduo, seja nas disciplinas de exatas ou nas de humanas, por exemplo. É fato: cada aluno traz consigo suas preferências, competências e habilidades pessoais. Para facilitar o processo de aprendizagem, cabe aos educadores apostarem em algumas estratégias que facilitem todo o processo, principalmente sem grandes traumas.  

Aprendizado + diversão

Muito se fala sobre a modernização dos processos de aprendizagem, utilizando-se da tecnologia. O ensino híbrido, por exemplo, propõe que as aulas tradicionais e uso de gadgets sejam mesclados, a fim de garantir mais interesse e melhor aproveitamento dos alunos. Utilizando computadores ou o próprio smartphone, o aluno acaba se divertindo enquanto aprende – absorvendo de forma tranquila os conteúdos propostos. Reavaliar os planejamentos das aulas – inserindo as inovações tecnológicas no currículo- pode facilitar, e muito, o rendimento dos alunos. Existem alguns cursos EAD, como o curso online Informática Educativa, que abordam a relação entre tecnologia e educação e qualificam, de forma adequada, os profissionais da educação neste sentido. 

Visão dos estudos

O ato de "estudar" é, muitas vezes, relacionado à uma pressão obrigatória e negativa, pressão essa imposta por pais e professores. Quando uma criança está com tempo ocioso, por exemplo, logo é intimada a estudar mais e mais, mesmo que já tenha concluído todas as suas tarefas. E não é bem assim. Os educadores e pais devem trabalhar para desmistificar a ideia de que estudar é chato, valorizando a qualidade da informação e não a quantidade de horas estudadas. É preciso enaltecer os benefícios em obter novos conhecimentos - e como isso será útil a curto, médio e longo prazo. 

Conteúdo prático

É muito comum ver alunos – de várias séries - dizendo que nunca utilizarão informações x ou y na vida real. Quando os conteúdos propostos não são relacionadas de forma alguma com o cotidiano, tal pensamento toma força, mesmo. É preciso motivá-los e mostrar a aplicação prática de tudo o que é aprendido no dia a dia escolar. Um bom exemplo para demonstrar aos alunos a aplicação do conteúdo no dia a dia pode ser observada na área da matemática: trabalhando os preços cobrados em supermercados, o professor pode propôr atividades relacionadas à economia doméstica. Atividades deste tipo promovem uma reflexão quanto ao custo de cada alimento e possíveis substituições que se adequem à cada um dos orçamentos. Outra opção, agora na área de Língua Portuguesa, é observar matérias jornalísticas, analisando termos e palavras utilizadas, trabalhando-as em produções textuais próprias.

Concentração e foco no Ensino Médio 

As metodologias de aprendizagem diferenciam-se de acordo com o ano de estudo, dependendo muito também da instituição educacional na qual você está inserido. No ensino médio, mais especificamente falando, há as escolas cujo foco principal são o ENEM e os vestibulares – isso desde o primeiro ano do ensino médio. Por outro lado, existem as mais suaves, cujas atenções são direcionadas de forma principal aos conteúdos pertencentes às grades curriculares, sem tanta pressão para os exames que são realizados no terceiro. Entendendo qual é o foco da sua instituição, o aluno passa a organizar melhor sua rotina e, consequentemente, aprende melhor. 

No geral, é interessante que o estudante do Ensino Médio planeje-se da seguinte forma: 

  • Revisar os materiais e livros oriundos do Ensino Fundamental: muitos destes materiais não serão úteis ao longo do Ensino Médio. É interessante manter aqueles livros paradidáticos que o aluno considera mais legais, passando o restante para frente.

  • Dar preferência para fichários, com abas separadas para cada disciplina: além disso, reservar plásticos para cada uma das matérias - neles serão guardadas provas, trabalhos e atividades referentes à disciplina. Será bem mais simples acessar qualquer conteúdo, coisa que muita vezes é dificultada com o uso dos cadernos. 

  • Concentrar-se durantes as aulas: deixe para conversar com os amigos durante ou intervalo ou após as aulas. Por mais clichê que seja, quando o aluno presta atenção no que o professor fala, faz anotações básicas durante a aula e revisa a matéria quando chega em casa, as provas e demais atividades deixam de ser assustadoras e tornam-se bem mais tranquilas. Evitar conversar com o professor durante as explicações também é essencial.  

  • Saiba o que cada professor quer: entender as metodologias de aprendizagem de cada professor facilita e muito os seus estudos, principalmente a alcançar boas notas. Pode reparar: existem aqueles professores que preferem textões completos, além daqueles que dão ênfase nas respostas mais sucintas e objetivas. Sabendo exatamente a preferência dos professores, você pode focar no que realmente interessa e obter melhores resultados. 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
 

Planejamento para Enem, vestibulares e concursos públicos 

Devido ao grande volume de conteúdos que geralmente são abordados em concursos públicos, exames vestibulares e ENEM, cabe ao aluno organizar a sua rotina de estudo e usufruir de técnicas que otimizem o aprendizado, sem causa grandes desgastes físicos e mentais. Há a necessidade de optar pelas melhores metodologias de ensino.

Para quem une a rotina de leituras e exercícios com cursos online em temas que são cobrados nestes exames, a dica é criar um bom planejamento, separando as horas diárias que serão dedicadas à cada uma destas atividades. Além disso, vale seguir as seguintes estratégias: organizar seu local de estudos; criar fichas de estudo, separando temas de estudo, espaço para informações relevantes e dicas de livros, sites ou publicações que devem ser checadas; ter boas noites de sono; não exagerar nos estudos às vésperas dos exames e utilizar apps para gestão de tempo, tarefas e conteúdos. 

Cursos online que ajudam o aluno a aprender melhor 

No Centro de Estudos e Formação oferecemos alguns cursos EAD que facilitam o processo de aprendizagem. Ao longo do cronograma do curso online Ajudando o Aluno a Aprender Melhor, por exemplo, os profissionais da área e demais interessados aprenderão, a partir de métodos indicados e testados, a melhorar o rendimento dos alunos e auxiliá-los em suas dificuldades durante o processo de aprendizagem.  

Durante o curso online, os inscritos recebem conteúdos que os possibilitem observar melhor os alunos durante as aulas, a fim de otimizar suas técnicas e práticas de ensino – seja utilizando novas tecnologias ou planejando melhor suas estratégias dentro de sala de aula. Um dos pontos mais importantes relacionado ao tema – que se trata do desafio de ensinar a aprender - também faz parte do cronograma deste curso online. São informações relevantes não somente aos profissionais da área e educadores mas, também, aos pais e responsáveis que desejam auxiliar seus filhos durante o processo de aprendizagem em várias fases da vida. 

Independentemente das metodologias de ensino, seja na autoaprendizagem, metodologia ativa, construtivismo ou educação tradicional, um educador bem qualificado faz toda a diferença, uma vez que saberá exatamente como otimizar a aprendizagem de seus alunos, além de estimulá-los. O mesmo vale para os demais interessados no tema: buscar conhecimento específico permite auxiliar os estudantes em casa, tornando os estudos ainda mais produtivos. Para tanto, os cursos a distância do Centro de Estudos e Formação são excelentes ferramentas de qualificação. 

Além de oferecer centenas de cursos online com certificado, o Centro de Estudos e Formação traz algumas vantagens para os inscritos: você tem acesso a todos os cursos a distância do portal por um investimento único de R$ 99,70, sendo que o acesso é livre por 1 ano; há a emissão de certificados de conclusão, cujas cargas horárias vão de 5h a 420 horas , cabendo ao inscrito escolher a certificação que mais atende às suas expectativas; os materiais utilizados nos cursos são selecionados por um departamento pedagógico exclusivo, que segue em busca das melhores referências e conteúdos e, além de tudo isso, o portal pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo – tablets, computadores, notebooks e smartphones - facilitando ainda mais o processo de apendizagem.

E então, com todas as vantagens que já citamos, por que não fazer agora mesmo sua inscrição no Centro de Estudos e Formação, referência nacional em cursos online com certificado? Corra, vá em busca do seu sucesso profissional e acadêmico. Estamos aqui para lhe auxiliar. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em deixar o seu comentário. Bons estudos!