Se tem um programa considerado indispensável para qualquer profissional de engenharia, arquitetura, urbanismo, design, construção civil e áreas correlatas é o AutoCAD. Na hora da entrevista de emprego, quem tem um curso de AutoCAD online de referência no currículo ganha as atenções do recrutador e possui mais chances de conquistar a vaga dos sonhos. Este é o seu intuito? Então este artigo é para você. Vamos explanar por aqui os conceitos e as ferramentas principais do software de desenho gráfico mais utilizado no mundo.

Para complementar o que você já aprendeu naquela aula da faculdade ou curso técnico ou ainda lhe capacitar por completo a respeito do programa, sugerimos o Curso Online AutoCAD‍ aqui do Centro de Estudos e Formação, referência quando se trata de cursos online. Formulado por um departamento pedagógico exclusivo, ele exibe um panorama abrangente da plataforma, perpassando por sua criação, evolução e a versão atual e mais modernizada.

Quer conhecer mais a respeito do tema e se preparar para aprender bastante em nosso curso de AutoCAD? Acompanhe o presente material e anote todas as dicas.

AutoCAD: principais ferramentas e um curso online para aprender mais

Criado em 1982 pela AutoDesk, o AutoCAD é considerado um dos programas para projeção de desenhos técnicos mais sólidos do mercado - afinal, já são 35 anos de estrada, com versões atualizadas a cada ano. É um software que supera todas as expectativas dos usuários, pois caminha juntamente com a modernização do mundo. Lançado inicialmente para criar peças em 2D, logo viu que seria ainda mais interessante englobar ferramentas para uso em três dimensões também, e assim foi feito já em 85. E durante muitos anos, só esteve disponível para Windows, hoje, ele roda também no Mac, computador da Apple tido como o sonho de consumo para qualquer cadista.

Tal programa é do tipo CAD (Computer Aided Design - em português livre: computador próprio para desenhar, ou algo semelhante) e apresenta funções altamente técnicas. Desta forma, somente estudantes e profissionais bem habilitados conseguem desenvolver projetos bem-sucedidos nele. É por isso também, que o mercado valoriza quem possui conhecimentos amplos, ainda mais após realizar cursos online com certificado para comprovar tudo o que foi aprendido.

As vantagens são inúmeras tanto para a qualidade quanto para a produtividade dos projetos. Quem mais se beneficia com as ferramentas incríveis do AutoCAD são aqueles que trabalham ou pretendem ingressar nos setores de:

  • Engenharia elétrica, civil, mecânica, eletrônica, automobilística, produto, entre outras;
  • Arquitetura e urbanismo; 
  • Design de interiores; 
  • Design de produto;
  • Animação;
  • Construção civil;
  • Hidráulica;
  • Elétrica;
  • E diversas áreas que fazem uso de desenhos técnicos.

Para você entender todo o dinamismo proporcionado pelo programa, vamos elencar abaixo as principais ferramentas disponibilizadas pela maioria das versões e que podem ser aprendidas de forma aprofundada em bons cursos a distância relativos. Fique de olho.

Edição de Cotas

Uma das primeiras lições de uma boa aula de autocad é sobre as cotas de medidas. Elas consistem em todas as medições de largura, altura, espessura, comprimento de quaisquer objetos que constem em um projeto. Por exemplo, se você estiver criando uma planta baixa de um escritório, a porta terá uma cota, o piso terá uma cota, as janelas, os móveis, e assim por diante. É imprescindível que você identifique todas as medidas do que estiver desenhado, principalmente se o trabalho tiver fins profissionais e acadêmicos.

Com os elementos do desenho já definidos, você inserirá as cotas, que funcionarão como marcação para cada um deles. Antes de colocá-las no projeto, será preciso escolher o estilo delas, ou seja, a aparência que elas terão. Para fazer isso, basta ir na seção "annotation" e clicar no ícone equivalente a "dimstyle" ou DST para abrir a janela de edição de cotas. Nesse gerenciador, bem semelhante ao que edita textos, você verá todos os estilos disponíveis na plataforma e ainda um preview de como ficará seu trabalho todo dimensionado.

Quer criar um novo estilo de cota ou modificar alguma já existente? É só clicar no botão "new". Uma dica bacana para o projeto dar certo é escolher a opção "annotative", que permite que os estilos variem em função da escala de anotação.

Quando você inserir as cotas de dimensão, aparecerão linhas adicionais em seu desenho. Elas, especificamente, delimitarão o espaço que está sendo medido: há as linhas que determina o valor dimensionado e as linhas referenciais de extensão, que mostram qual é o objeto que está recebendo a cota.

São muitos pormenores que precisam ser entendidos para que você consiga realizar um projeto bem feito. Em cursos online sobre o tema dá para aprender tudo sobre cotas e deixar o desenho muito mais profissional, que tal experimentar?

Trabalhando com Tabelas

Outro conhecimento essencial para maquetes eletrônicas de arquitetura e diversos âmbitos da engenharia é sobre como criar tabelas. Em um primeiro momento essa função pode parecer difícil de ser aplicada, mas com um bom curso de AutoCAD tudo é esclarecido de forma didática. 

Tanto a criação quanto a edição de tabelas pode ser feita através do quadro "annotate", no qual estará o ícone "tables". Partindo do princípio de que você quer aprender a fazer uma nova tabela, deve começar criando o estilo da mesma. Vale saber que toda tabela conta com três elementos: os dados que constarão nela, o título dela e o de cada coluna. Além disso, você terá à disposição algumas propriedades para definir: gerais, de texto e de borda. 

Bom, a tabela é de uso opcional, contudo, todo bom curso online autocad discorre sobre esse tópico, pois é algo bastante facilitador, sobretudo quando está se desenhando um projeto de construção civil. Ao inserir as colunas, você terá um espaço destinado para fazer cálculos diversos, especificar a quantidade ou o tipo de materiais ou até mesmo preparar um cronograma para a obra, interessante, não é mesmo?

Se você visa facilitar seu dia a dia e gerar mais produtividade dentro da empresa ou em seu projeto pessoal de construção, considere realizar um curso online que ensine tudo sobre autocad. Esse programa cairá como uma luva para o que você tem em mente e se tratando de cursos online com certificado, vão valorizar ainda mais o seu currículo.

curso de autocad online

Comando Array e Stretch

Instrumentos de modificação são alguns dos mais importantes para quem precisa trabalhar com AutoCAD, pois no processo de criação sempre surge a necessidade de mudar algo ali ou aqui. Para copiar objetos, o software disponibiliza a ferramenta copy, que geralmente é ensinada na aula de autocad inicial. Mas além dela, há outra ainda mais eficiente, a qual não precisa ser utilizada muitas vezes: o comando array. Através dele, você terá segurança para multiplicar desenhos quaisquer para diversas áreas e posições de uma só vez.

Há os arrays retangulares e os polares, que são utilizados conforme a sua necessidade. Sendo assim, compreendemos que o array pode ser utilizado para objetos de variadas geometrias, basta você saber selecionar a ferramenta corretamente e fazer quantas cópias desejar. É possível também determinar distâncias relativas para cada objeto ficar, sendo em posições retas ou em arco. O comando array é super válido para projetos que precisam de elementos iguais, com as mesmas dimensões e características, como por exemplo, colunas de um prédio ou algo semelhante.

Outro comando bem importante, também ensinado em cursos a distância sobre autocad, é o stretch, que tem a função de esticar algum objeto para fazer correções ou modificações. Esse ícone está presente no quadro de edição "modify" e você também consegue ativá-lo pelo teclado, apenas digitando S. Uma dica bacana para não errar ao utilizar o stretch é selecionar não só o objeto que você quer prolongar, mas também os demais que estiverem relacionados a ele. A seleção correta para isso é a verde.

Quer mais sugestões legais para se tornar um mestre dos desenhos técnicos? Faça o curso de autocad online e também outros voltados para esse segmento como o Curso Online Desenho Mecânico‍, interessante para profissionais de muitas área de engenharia mecânica, mecatrônica, aeronáutica, etc.

Comandos LTSCALE e Match Properties e a Exportação de Arquivos em Outros Formatos

Neste tópico vamos explanar sobre comandos importantes e que geram muitas dúvidas entre usuários de AutoCAD. O primeiro é o comando LTSCALE, que é ativado para modificar as escalas das linhas, ou seja, ajustar a dimensão delas para que saiam perfeitamente na impressão. Acionando essa ferramenta, você deverá informar para o programa qual é o tamanho da linha que você deseja. O que ele fará é o seguinte: em vez de mudar o tamanho de todo o desenho, mudará a proporção do tracejado em relação ao restante. Tudo se encaixará depois que você usá-lo.

O LTSCALE é uma das lições mais complexas de uma aula de autocad e por isso merece sua atenção. Conhecer sobre tal comando será uma "mão na roda" quando você precisar passar seu desenho da tela "model" (na qual você trabalha digitalmente no programa), para a tela "layout" (que é aquela que mostra como ficará seu trabalho no papel). E ao escolher linhas tracejadas para limitar alguma área, por exemplo, no model elas ficam bem visíveis, mas no layout podem ficar muito unidas e não proporcionar o efeito que queremos. Por isso é imprescindível descobrir como utilizar esse instrumento.

Além deste, há também o comando Match Properties, que é utilizado quando você quer copiar as propriedades de uma layer para outras que já estiverem criadas. Por exemplo, se você quiser transformar a cor e o formato de uma linha que consta em uma nova layer, e essas características já estão presentes em uma layer antiga, não precisará ter todo o trabalho de novo. Basta acionar esse comando para modificar instantaneamente. É uma dica básica e que pode agilizar muito o processo de seu trabalho, que tal aprender mais em um curso online sobre o tema?

Em um curso online autocad você aprende os comandos essenciais para deixar seu projeto mais profissional e, claro, muitas dicas para prepará-los para o armazenamento ou impressão. Afinal, quando trabalhamos com criação de desenhos técnicos, precisamos mostrá-los para os clientes, parceiros, fornecedores, etc, e para isso ser feito da melhor forma eles devem estar muito bem apresentáveis.

Pensando nisso que os cursos online com certificado sobre programas gráficos mostram também sobre a exportação dos arquivos para outros formatos. No caso do AutoCAD, o local para exportar se encontra na aba "output", sendo que o formato mais requisitado para tal é o PDF, mas também há possibilidade de transformar em DWF e DWFx. Nesse processo o usuário deve escolher se quer salvar somente um dos layouts ou todos os que constam no projeto.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Impressão e Escala

Além de aprender a salvar arquivos em PDF e demais formatos, obviamente em um bom curso de autocad você saberá tudo sobre os ajustes para impressão de seus desenhos. É comum pensar que, como qualquer outro programa de computador, como o Word e Excel, por exemplo, basta clicarmos no ícone de impressão, escolher as páginas e imprimir. Mas quando se trata de autocad, que cria projetos gráficos de alta performance, é preciso saber deixar o layout proporcional para que cada coisa fique em seu lugar no papel impresso. Conheça a seguir algumas dicas para você fazer isso corretamente, mas não deixe conhecer o passo a passo completo em cursos a distância sobre o software.

Ajustando o desenho e a escala do Layout para a Impressão

Primeiramente, você deve se atentar ao formato correto de layout para impressão. As normas técnicas para essa ação no autocad definem medidas ideais desde folhas A0 até A4, e por isso é necessário conhecer quais são as proporções para cada projeto, dependendo do tamanho da impressão que desejará fazer. Em um curso online sobre o programa você descobrirá a tabela oficial de dimensões específicas, capacitando-se para atuar na área profissionalmente, inclusive como um cadista especialista.

Terminou o projeto e quer prepará-lo para impressão? Escolha um dos formatos de layout para criar um padrão. Vale saber que conjuntos e montagens, nos quais há inúmeros desenhos em um mesmo quadrante, ficam melhores quando impressos em folhas A1. Para projetos pequenos, no entanto, você pode imprimir em A4 mesmo. 

Ao configurar seu novo layout, você deve nomear conforme sua necessidade e escolher as características do projeto em si. Entre as opções que deverão ser definidas estão a marca e modelo da impressora, o tamanho do papel baseado no padrão ISO, a área de impressão e a escala, entre várias outras. 

Ficou animado para se qualificar em nosso curso de autocad online? Saiba que além desse, você pode aprender com outros cursos online da área, como essas três dicas: Curso Online Projetista Mecânico‍, Curso Online Montagem de Projetos Arquitetônicos‍ e Curso Online Maquete‍. São ideias interessantes para complementar o seu currículo com excelência e disparar nas entrevistas de emprego ou concursos públicos.

Inscreva-se agora no Centro de Estudos e Formação e tenha acesso às centenas de cursos investindo apenas R$ 99,70. Esperamos que tenha gostado de nosso artigo, caso tenha dúvidas, envie-as para nós que responderemos o mais rápido possível. Até uma próxima!