Como ser um empreendedor?” Se essa é uma pergunta que também faz parte da sua rotina, saiba que você não está sozinho. O empreendedorismo faz mesmo a cabeça dos brasileiros. De acordo com um estudo realizado pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em parceria com o SEBRAE no ano de 2015 e divulgada no início de 2016, 3 em cada 10 brasileiros que abriram um negócio próprio ou estão em processo de abertura identificaram uma boa oportunidade de mercado.

Esse alto índice de empreendedorismo pode ser explicado: além da alta gama de cursos online que auxiliam o empreendedor oferecendo conhecimentos práticos e teóricos, como o curso online Empreendedorismo, a legislação brasileira está mais maleável para a formalização de empreendedores individuais, pequenas e médias empresas. Resultado: muito mais empresas novas nascendo!

Mas nem tudo são flores: para que o seu negócio voe de vento em popa, é necessário muito trabalho, dedicação e, é claro, estudo. Listamos no artigo de hoje dicas valiosíssimas para que empreendedores iniciantes comecem a trilhar sua jornada de sucesso da forma correta, sem erros fatais. Distribuiremos nosso conteúdo em 2 partes: você verá 8 dicas de empreendedorismo com foco em gestão e, para complementar, 10 opções em cursos à distância que são essenciais para a formação de qualquer empreendedor de sucesso. E então, pronto para começar? Boa leitura!

Dicas de gestão para empreendedores iniciantes

Ainda segundo estudos realizados pelo SEBRAE na área do empreendedorismo, a cada 100 empresas abertas no Brasil, aproximadamente 25 encerram suas atividades ainda no primeiro ano de vida. Dentre os fatores responsáveis pelo insucesso, muitas vezes está a falta de planejamento financeiro e estratégico. Para que sua empresa não pertença a estas estatísticas, veja a seguir 8 dicas de gestão para empreendedores iniciantes. Se curtir, não deixe de compartilhá-las com seus amigos que também vivem o empreendedorismo!

  1. Compartilhe sua ideia

Pensar que se você compartilhar sua ideia com outros empreendedores, amigos e familiares é “dar o ouro a outro” é um grande equívoco. Quando você está pensando em abrir um novo negócio, é interessante que discuta suas ideias com outras pessoas, principalmente com outros empreendedores que trabalham em mercados semelhantes ou já vivenciaram uma experiência similar.

Quando falamos em empreendedorismo digital, que foca suas atividades no cenário web, tal compartilhamento é ainda mais interessante, já que todos os dias surgem novos negócios na internet, porém, nem todos são efetivamente rentáveis. Discutir para depois analisar faz parte do processo.

  1. Elabore um plano de negócios

Não há como fugir dele. O plano de negócios pode ser considerado o coração do empreendedorismo. Engana-se quem pensa que pequenos negócios não exigem um bom planejamento. Lembre-se que quanto antes você colocar todos os planos no papel, menores serão os prejuízos caso seja necessário reinventar o negócio e mudar de estratégia devido a uma dificuldade de execução.

 Se você não sabe como fazer um, não se preocupe: o SEBRAE disponibiliza um modelo de plano de negócios em PDF bem bacana, que facilitará bastante o seu trabalho!

Cursos relacionados que podem te interessar:

  1. Conheça seus clientes

Para que você ofereça serviços que realmente possuem demanda, é preciso conhecer detalhadamente o seu público. E quando falamos deste detalhamento, vai muito além de gênero e quantidade. É preciso apostar na criação de personas. Personas são personagens fictícios que representam o seu cliente ideal. O termo pode parecer inovador, mas já é bastante utilizado em campanhas de marketing de conteúdo e empreendedorismo digital, focadas em aproximar o cliente e a empresa.

Não sabe como criar uma persona? Procure respostas para as questões a seguir:

  • Quem é seu potencial cliente, fisicamente e psicologicamente?

  • Quais suas principais atividades profissionais e pessoais?

  • Qual seu nível de instrução?

  • Quais são os meios de comunicação mais consumidos por ele?

  • Quais seus principais objetivos?

  • Quais os maiores desafios e obstáculos?

Definindo os principais interesses de sua persona, é preciso criar, de fato, o personagem. A ficha de persona pode seguir a estrutura abaixo:

  • Nome fictício

  • Sexo

  • Idade

  • Cargo/Ocupação

  • Ramo de atividade

  • Nível de escolaridade

  • Meios de comunicação utilizados

  • Objetivos da persona

  • Desafios da persona

  1. Formalize-se

Empreendedorismo digital - ou físico - não devem ser encarados com informalidade. É justamente o contrário. Para que sua empresa tenha acesso às melhores oportunidades, como contas e créditos em banco, emissão de notas fiscais e participação em processos de licitação, é imprescindível possuir um CNPJ. Sair da informalidade é essencial a qualquer empreendedor.

Para quem empreende sozinho ou pretende ter até 1 funcionário contratado, vale apostar no registro como MEI – Microempreendedor Individual. Todo o cadastro é feito pela internet e o CNPJ é emitido em questão de minutos. Além disso, há ainda o suporte contábil sem custos pelo período de 1 ano.

  1. Obtenha conhecimentos em Administração

Para que empreendedores iniciantes alcancem o sucesso, conhecimentos em Administração são necessários. Seja um curso online Empreendedorismo ou cursos ead focados em Administração, conhecimento é a chave do sucesso. Para quem deseja se certificar, além de se qualificar, os cursos disponibilizados pelo Centro de Estudos e Formação são uma mão na roda. Fique atento que mais adiante daremos alguns exemplos de excelentes cursos online com certificado.

  1. Organize sua vida financeira

Viver no vermelho não é um caminho saudável para o empreendedor. Afinal, fica impossível prever possibilidades de crescimento. A melhor maneira de sair desta situação é criar uma rotina no fluxo de caixa. Alguns aplicativos podem auxiliar neste processo. Há ainda a opção de organizar as despesas em planilhas simples de Excel. O controle deve reunir informações sobre as despesas a vencer, os valores que devem entrar e qual o montante disponível.

  1. Separe as despesas profissionais e pessoais

Um grande erro dos empreendedores: misturar as contas pessoais e as contas da empresa. Desta forma, torna-se impossível saber quais as reais despesas e receitas do negócio. O recomendado é abrir uma conta bancária jurídica, depositando nela todos os rendimentos oriundos do negócio. A organização pode ser otimizada com a definição de uma retirada fixa mensal para o proprietário, o pró-labore.

  1. Comunique-se com seus clientes

Manter uma boa comunicação com seus clientes é uma das grandes estratégias que fazem o negócio dar certo. E não é preciso desembolsar grandes montantes de dinheiro (sabemos que vida de empreendedor iniciante não é fácil!): vale apostar no uso de redes sociais e envio regular de e-mails sobre novidades da empresa, opções totalmente gratuitas e muito eficazes.

Curso Online Empreendedorismo: 10 opções para quem está começando a empreender

Agora que você já acompanhou nossas dicas de empreendedorismo, é hora de se qualificar. Relacionamos a seguir 10 cursos à distância para empreendedores iniciantes. Veja como é possível turbinar o seu espírito empreendedor!

  1. Liderança

Você é um bom líder? Ou então, sabe como exercer uma boa liderança? Trata-se de uma qualidade essencial aos empreendedores novatos para que levem adiante, e com muito sucesso, sua jornada empresarial. Com o curso online Liderança é possível rever os conceitos de liderança e despertar o líder que há dentro de você.

No curso, os inscritos navegam pelos conceitos estratégicos de liderança e são expostos a tópicos que abordam a motivação de equipes, técnicas de persuasão e comunicação. Também são apresentados aos alunos modelos de habilidades e competências, princípios de liderança e marketing pessoal. Faz parte do material, ainda, um raio-x com o perfil do líder moderno, de modo que os empreendedores sintam-se ainda mais motivados a exercer uma liderança de excelência.

  1. Empreendedorismo

Sem sombra de dúvidas, o empreendedorismo vem sendo o caminho mais buscado por quem deseja aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Para iniciar neste caminho, é interessante apostar no curso online Empreendedorismo, que aborda todos os passos do processo de criação e abertura do novo negócio, além de trazer dicas relacionadas às habilidades necessárias no currículo de um empreendedor de sucesso. Ao longo do curso, os inscritos também têm acesso a um completo guia para a elaboração de um plano de negócios, passo importante que destacamos ali nas dicas de empreendedorismo.

Cursos à distância sobre empreendedorismo não capacitam o empreendedor apenas para os obstáculos do dia a dia do mercado nacional, mas fornecem também ferramentas e dicas para que as fronteiras dos negócios sejam ultrapassadas.

  1. Gestão de Pessoas

Um bom empreendedor deve saber lidar com pessoas, sejam fornecedores ou funcionários. E esta não é uma tarefa das mais fáceis. Pare empreender com sucesso é preciso saber selecionar muito bem quem compõe sua equipe, avaliando de forma satisfatória as competências e habilidades. Afinal, você quer oferecer aos clientes aquilo que você gostaria de receber, correto?

No curso online Gestão de Pessoas os inscritos têm acesso às principais estratégias utilizadas nos processos seletivos, unindo dicas de atração e desenvolvimento de novos talentos. Além disso, os cursos online com certificado desta temática capacitam os interessados a gerenciar pessoas de forma eficaz em meio aos tempos de crise. Ótima qualificação para empreendedores que desejam expandir seus negócios.

  1. Controle e Arquivo de Documentos

Sabemos que as questões burocráticas fazem parte da vida de qualquer empreendedor. Em processo de abertura de negócio, por exemplo, muitos são os alvarás, autorizações, boletos de pagamento etc. Manter estes documentos organizados auxiliará e muito na organização da rotina. Para isso, vale contar com o curso online Controle e Arquivo de Documentos, curso disponível aqui no Centro de Estudos e Formação.

Além de abordar as melhores técnicas de gerenciamento de arquivo, os cursos EAD de controle e arquivo de documentos trazem informações sobre o gerenciamento eletrônico, qualidade dos documentos arquivados e o tratamento documental em arquivos permanentes.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

  1. Administrando Melhor o Tempo

Resolver questões urgentes, ou “apagar grandes incêndios”, é um dos resultados negativos obtidos por profissionais que não realizam uma gestão de tempo adequada. Além disso, podemos citar ainda o desequilíbrio entre saúde e bem-estar. Como ser um empreendedor desta forma? Sabemos que culpa não é pessoal: trata-se de uma grande dificuldade de pequenos empreendedores e profissionais de grandes empresas. Nestes casos, uma boa dica é realizar o curso online Administrando Melhor o Tempo.

Neste curso você descobrirá como planejar o seu dia e organizar as suas atividades para que seja possível, inclusive, reservar períodos para a prática de atividade física. Além disso, os tópicos abordam dicas de organização de tempo em 20 minutos – a famosa técnica ‘Pomodoro’, definição de objetivos diários e um guia completo para administrar melhor o seu tempo, seja nos estudos quanto no trabalho e vida pessoal. Com tantos afazeres no dia, fazer uma boa gestão de tempo é uma grande qualidade para qualquer empreendedor, não é mesmo?

  1. Marketing

Para que seu negócio deslanche, os empreendedores devem dominar as práticas e técnicas de Marketing. Antes de começar a empreender, por exemplo, é necessário criar um bom plano de negócios, o que se torna mais difícil sem conhecimentos na área. O curso online Marketing garante aos inscritos não somente dicas para elaboração de um plano de negócios, mas, também, oferece conhecimentos sobre marketing pessoal e princípios de liderança.

Os cursos EAD na área de Marketing são indicados para qualquer tipo de negócio, sejam privados ou ONGs – Organizações Não Governamentais. Lembre-se que, no início, podemos ter noções equivocadas sobre assuntos que não são tão familiares. Entender os conceitos de Marketing será essencial para a redução de erros e, consequentemente, sucesso nos negócios.

  1. Excelência no Atendimento ao Público

Você oferece um atendimento de qualidade aos seus clientes? Digo mais, sabe adequar o seu atendimento às características socioculturais, com base nos princípios éticos? Caso negativo, talvez esteja na hora de iniciar o curso online Excelência no Atendimento ao Público.

Além de atender de forma solícita e com excelência, um bom atendimento faz parte da estratégia de captação e fidelização de novos clientes. Para isso, o empreendedor precisa dominar os princípios de excelência no atendimento ao público, seus aspectos legais e, é claro, saber diagnosticar as falhas nos processos de atendimento. Todos esses pontos são abordados de forma completa nos cursos online com certificado relacionados ao atendimento ao cliente.

Como forma de complementação de conteúdo, os inscritos neste curso ainda recebem um guia com 7 passos para conquistar a excelência no atendimento ao cliente. Muito bom, não é?

  1. Pacote Office

Não há como fugir do Pacote Office. Este é o conjunto de softwares mais completo e utilizado no mundo. Praticamente todos os negócios contam com profissionais que dominam tais ferramentas. Você, enquanto empreendedor deve saber, por exemplo, como criar e editar textos, comunicados e outros documentos em Word; criar planilhas de controle de estoque e controle de caixa através do Excel; organizar os dados de clientes e fornecedores com o Access; criar apresentações sobre seu produto, empresa ou serviço utilizando o Power Point e, por fim, gerenciar o envio e recebimento de e-mails com o Outlook. Todas as tarefas podem realizadas de forma profissional por quem acompanhar cursos online que abordam o Pacote Office.

O curso online Pacote Office proposto pelo Centro de Estudos e Formação é dividido em 5 módulos, um para cada software. Ao final dos estudos, espera-se que os alunos saibam acessar e utilizar as ferramentas, que são tão úteis no dia a dia da empresa.

  1. Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Através dele, o empreendedor consegue definir metas e objetivos, planejar todas as etapas do negócio e traçar planos de ação. O curso online Planejamento Estratégico, em específico, aborda de forma completa o planejamento estratégico aplicado aos pequenos negócios. Trata-se de um conteúdo essencial aos empreendedores iniciantes.

Durante o curso os interessados também refletem sobre os conceitos de planejamento estratégico, tático e operacional, bem como o processo de viabilização destes planejamentos.

  1.  Fundamentos Empresariais

Como comentamos na primeira parte do artigo, um empreendedor de sucesso deve possuir conhecimentos em Administração de Empresas. E isso vale não só para questões práticas quanto teóricas. Tais conhecimentos podem ser conquistados por quem fizer o curso online Fundamentos Essenciais, direcionado para empreendedores iniciantes e demais interessados na temática.

Neste curso, o portal traz informações históricas sobre a evolução da Administração, definição de estrutura organizacional, planejamento, relações estratégicas e princípios da Administração Pública, finalizando com um guia completo sobre as Teorias da Administração. Conteúdo rico e detalhado para quem está em busca do sucesso no empreendedorismo com base nos conceitos da Administração.

Agora que você já descobriu como ser um empreendedor e, de quebra, conheceu 10 cursos incríveis para lhe auxiliar neste início de jornada, inscreva-se no Centro de Estudos. Você sabia que já formamos mais de 120 mil alunos? Nossas centenas de cursos online possuem cargas horárias entre 5h e 420 horas, todos eles com opção de certificado. Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, vamos responder o quanto antes.