A educação é um direito dos brasileiros, sejam adultos, jovens ou crianças. Independente de cor, raça ou gênero, todos os cidadãos devem ter acesso gratuito à boas condições de estudo, tanto em caráter pedagógico quanto estrutural. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é dever da Federação oferecer atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com necessidades especiais dentro da rede regular. Resumindo: as unidades de ensino devem estar capacitadas para atender a todas as demandas, incluindo as especiais. Apesar da alta oferta de capacitação, como cursos online relacionados à Educação Inclusiva, por exemplo, muitos profissionais ainda não entendem a real necessidade de investir nos projetos de inclusão, bem como os principais conceitos desta demanda.

Ao recorrer à capacitação através de cursos a distância, workshops e palestras, é possível entender um pouco mais sobre os processos de inclusão escolar, seus benefícios sociais às crianças, o avanço em seu desenvolvimento intelectual e, principalmente, como garantir que o direito à Educação Inclusiva seja garantido.

Para que você, profissional ou aspirante à área da Educação, entenda de uma vez por todas o que é Educação Inclusiva, preparamos este artigo com informações altamente relevantes. Acompanhe nosso conteúdo e entenda os principais objetivos da Educação Especial Inclusiva dentro das escolas, os grandes desafios relacionados ao tema e a importância da formação e capacitação de professores. Pronto para  mergulhar de cabeça em nosso guia? Boa leitura!

Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

Criado no ano de 2003 pelo Ministério da Educação, o “Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” tem como objetivo garantir que todas as crianças e adolescentes com necessidades especiais de Educação tenham acesso ao sistema público. Além disso, também prevê o estímulo à criação de sistemas cada vez mais inclusivos, alcançando o maior número possível de cidades brasileiras. Atualmente, o Programa Educação Inclusiva conta com 144 municípios-pólo, responsáveis pela multiplicação da formação em outros 4.646 municípios.

Dentre os principais objetivos do programa, podemos destacar:

  • Promover uma ampla reflexão sobre as necessidades dos processos de inclusão na rede pública e privada.

  • Auxiliar e subsidiar, tanto em caráter técnico quanto filosófico, a transformação do ambiente escolar tradicional em um ambiente totalmente inclusivo.

  • Formar os gestores/educadores dos municípios-pólo para que estes possam seguir as políticas propostas pela Educação Inclusiva.

  • Formar, também, os gestores/educadores dos municípios pertencentes às áreas de abrangência, de modo que atuem ativamente como multiplicadores.

  • Criar projetos para a formação curricular dos gestores e educadores.

Panorama Geral da Educação Inclusiva

Através de algumas estatísticas, é possível entender qual o real cenário da Educação Especial no país. As informações que traremos a seguir foram extraídas do último Censo Escolar da Educação Básica, divulgado no ano de 2016.

  1. Ao longo de 2015, mais de 750 mil alunos com necessidades especiais físicas, sensoriais ou intelectuais conseguiram efetivar suas matrículas na rede regular de ensino.

  2. Em 2015, 57,5 mil unidades escolares receberam obras básicas de acessibilidade por meio de repasses do Governo Federal. Além das obras, cerca de 42 mil unidades receberam investimento em salas de aula com recursos multifuncionais, facilitadores do processo de aprendizagem.

  3. Aproximadamente 50 mil alunos tiveram acesso ao transporte escolar de qualidade, podendo se deslocar com tranquilidade às unidades de ensino. Em 1.511 municípios, os investimentos resultaram na aquisição de 2,3 mil veículos adaptados.

  4. Para que os professores estejam cada vez mais qualificados para suprir as demandas, foram criados 30 cursos de tradutores e intérpretes de Letras com habilitação em Libras.

  5. Na educação básica, estudantes com deficiências visuais e auditivas receberam um grande aporte didático com 114 títulos em braile + 523 títulos em formato digital, 13 em libras-língua portuguesa e 11 mil exemplares de dicionário trilíngue (libras–português e inglês).

  6. Foram criadas, nas universidades públicas brasileiras, quase 99 mil vagas em cursos de qualificação voltados à Educação Inclusiva, com foco na educação de crianças com deficiência.

  7. Além dos investimentos em âmbito escolar, houve – ao longo de 2015 – um grande investimento na criação de 30 centros de formação de profissionais da educação e de atendimento a pessoas com surdez (CAS), além de 55 centros de apoio pedagógico a pessoas com deficiência visual (CAP)

Principais desafios da Educação Inclusiva no Brasil

Mesmo com os grandes esforços praticados pela sociedade para que a educação seja, de fato, uma condição igualitária, muitos são os desafios encontrados dentro dos processos de implementação da Educação Especial Inclusiva. Segundo um estudo realizado por Marian Ávila de Lima Dias, Simone Conceição Rosa e Patrícia Ferreira Andrade, pesquisadoras do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, podemos classificar os desafios da Educação Inclusiva em três principais classes:

  • Relações individuais: cujo foco é direcionado à formação individual dos professores e da educação continuada, além das atitudes, emoções e referências consideradas nas tomadas de decisão relativas aos processos de inclusão.

  • Relações intraescolares: construção de um ambiente escolar de qualidade, com valores focados na socialização, compartilhamento de experiências, discussão e reflexão.

  • Relações sociais: participação e contribuição da sociedade e do poder público através da criação de políticas públicas direcionadas ao tema, bem como modelos sociais e econômicos.

curso de educação inclusiva

Principais atribuições dos Professores na Educação Inclusiva

O artigo 13 da Resolução 04/2009, que institui Diretrizes Operacionais para o. Atendimento Educacional Especializado, prevê algumas atribuições específicas para os profissionais que atuam na Educação Inclusiva, das quais podemos destacar:

  • Elaboração e execução do plano de atendimento educacional especializado (AEE), analisando a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos de acessibilidade;

  • Identificação e elaboração das estratégias e recursos de acessibilidade, de modo que sejam aproveitados satisfatoriamente pelos alunos da Educação Especial;

  • Controle e organização dos atendimentos dos alunos nas salas se recursos especiais e multimídia;

  • Orientação especial às famílias dos alunos da Educação Especial através do compartilhamento de informações relacionadas aos recursos pedagógicos e ferramentas de acessibilidade utilizadas durante as aulas.

Formação Específica Para Professores

Para oferecer atendimento educacional especializado, os profissionais da área da Educação devem possuir, além de uma formação inicial que os habilite a lecionar, formações específicas direcionadas à Educação Especial. O principal intuito destas formações é capacitar os professores para a correta aplicação dos recursos e ferramentas pedagógicas especiais disponibilizadas pelas unidades escolares.

Visando atender às demandas relacionadas à Educação Especial Inclusiva, os profissionais de Educação devem então priorizar suas atenções às formações extracurriculares, tanto a partir de cursos de extensão quanto às formações conquistadas através de cursos online com certificado. Junto ao grande leque de cursos de qualificação, incluindo aí cursos a distância, os professores devem possuir a sensbilidade aguçada, de modo que consigam identificar as necessidades de cada aluno, em caráter individual, para então adotar as melhores estratégias que otimizem os processos de aprendizagem. Devem, ainda, definir os melhores processos para avaliação, identificando o real nível de desempenho individual.

Dica: Optando pelo portal ideal, é possível qualificar-se em dezenas de cursos específicos na área da Educação. No Centro de Estudos e Formação por exemplo, você pode realizar diversos cursos EaD direcionados à Educação Especial. Listamos para você alguns dos cursos disponíveis em nosso portal. Acompanhe:

Educação Inclusiva

Ao realizar o curso de Educação Inclusiva, os interessados que atuam ou desejam atuar na área da Educação terão acesso à abordagens relacionadas ao desenvolvimento e execução de práticas pedagógicas voltadas para alunos com necessidades especiais, tanto em âmbito escolar quando fora dele. Ao longo de cursos online desta temática também são disponibilizados conceitos  históricos, legislativos e político-públicos. O curso também trata de questões relacionadas ao convívio social, suporte e estrutura social necessárias para que o processo de aprendizagem das crianças com necessidades especiais ocorra de forma satisfatória.

Contar com o curso de Educação Inclusiva é uma excelente escolha não somente para quem não deseja se destacar no mercado da educação, mas também para quem busca refletir sobre os grandes obstáculos travados pela Educação Especial no Brasil. Em suma, conteúdo de grande valia para  professores que desejam se especializar nesta área.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Educação Especial – Condutas Típicas

As condutas típicas são caracterizadas por manifestações de comportamento características de indivíduos com necessidades especiais psiquiátricas, neurolígicas e psicológicas. Tais condições influenciam no atraso do desenvolvimento e afetam também o relacionamento social. Neste sentido, o atendimento educacional especializado faz-se necessário. Cursos online focados nas condutas típicas qualificam os profissionais da área para planejar, implementar e avaliar projetos e metodologias que otimizem os processos de Educação Inclusiva.

Aqui no Centro de Estudos e Formação disponibilizamos para você o curso online Educação Especial – Condutas Típicas, que aborda tópicos relacionados aos tipos e características das condutas típicas, legislação envolvida na temática, os desafios enfrentados ao longo dos processos de inclusão e ao dispositivo de normalização da alteridade surda. Aborda também as principais e mais atuais questões da Educação Inclusiva, bem como o transtorno de condutas e o comportamento antissocial.

Ao final destes cursos online com certificado, espera-se que os incritos dominem as principais metodologias e ferramentas que auxiliem no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades, sendo a atuação direcionada não somente à educação das crianças, mas também de jovens e adultos.

Atendimento Educacional Especializado

Possuir no currículo cursos EaD como o curso online Atendimento Educacional Especializado favorece a capacitação dos interessados no assunto quanto à educação de pessoas com deficiência. Temos como definicação de AEE o uso de técnicas e dinâmincas especializadas e diretas à crianças e jovens com deficiência intelectual, de modo que ele se desenvolva dentro e fora do âmbito escolar. Este tipo de atendimento promove, ainda, a integração família-escola através de ações coletivas voltadas para a conscientização e orientação sobre o tema.

Valorizando o currículo com o curso online Atendimento Educacional Especializado, os inscritos serão expostos a temas e conceitos relacionados à história da Educação Inclusiva no Brasil, às leis que abordam o Atendimento Educacional Especializado, às práticas educacionais na Educação Infantil e às perspectivas históricas relacionados ao tema. A fim de complementar a qualificação dos profissionais, o curso traz também um projeto de brinquedoteca.

Deficiência Física

Apesar de todos os cursos online que mencionamos anteriormente serem igualmente essenciais à formação de professores para Educação Inclusiva, é recomendado que os profissionais optem também por se qualificarem através de um curso direcionado à Deficiência Física. Através de cursos neste segmento, os interessados trabalham conteúdos que desmitificam o assunto, proporcionando conhecimento prático e teórico sobre os muitos tipos de Deficiência Física.

O curso online Defificência Física aborda todos os tipos e principais características da Deficiência Física, bem como suas causas. Além disso, traz informações relevantes sobre políticas de inclusão, bem como apresenta os direitos das pessoas com deficiências físicas, que são garantidos e assegurados pela legislação. Também fazem parte do curso questões sobre a necessidade e importância da sala de aula adaptada no processo de inclusão. Os interessados também trabalham as melhores didáticas, técnicas e metodologias de ensino para estudantes com deficiência.

Aliando o curso online Deficiência Física ao curso de Educação Inclusiva e demais correlatos, o profissional de educação estará apto a aplicar, em salas de aula inclusivas, todas as metodologias e práticas que facilitem o processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Além destes cursos (todos disponibilizados pelo nosso portal), os interessados têm acesso a centenas de outros cursos online com certificado em áreas como Informática, Idiomas, Meio Ambiente, Administração, dentre outros. Trata-se de uma excelente oportunidade para quem busca por qualificação sem a necessidade de grandes investimentos.

Curso de Educação Inclusiva: Capacitação com qualidade

Aqui no Centro de Estudos e Formação temos um grande diferencial: ao contrário de outras plataformas, você se inscreve no portal e não em um curso específico. Vou explicar: por um investimento de R$ 99,70 você tem acesso, durante 1 ano, a todos os cursos do portal. Sim, você pode fazer vários cursos investindo uma única vez. Além disso, oferecemos a possibilidade de emissão de certificado em todos os cursos a distância, com cargas horárias que vão de 5 à 420 horas.

Ainda há outra vantagem bem interessante: enquanto sua matrícula estiver em vigência é possível sugerir a criação de outros cursos online. Caso a sua sugestão seja aprovada pelo departamento de pedagogia, você poderá acessar o conteúdo gratuitamente, sem custo adicional. Muito legal, não é mesmo? Mais uma oportunidade para ampliar o seu leque de qualificações profissionais e se destacar entre os demais profissionais.

E então, pronto para se qualificar com nossos cursos EaD e se destacar no segmento datrabalho? Faça sua inscrição em nosso portal o quanto antes e tenha acesso a todos os conteúdos, que são elaborados por um criterioso departamento de pedagogia. Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo que lhe responderemos em breve.