Dominar um segundo idioma pode ser o grande diferencial do seu currículo profissional, comparando-se aos demais candidatos. Com a disputa por um lugar ao sol cada vez mais acirrada, saem na frente aqueles que dominam o inglês, tanto oral quanto escrito. Neste sentido, uma boa maneira de obter a qualificação necessária para conversar com aquele cliente estrangeiro ou até mesmo responder a um e-mail gringo são os cursos online. Além de economizar com o investimento - já que é possível se inscrever em uma plataforma EAD com um investimento único, sem mensalidades - você também não se prende ao congestionamento, pode utilizar as horas livres e não comprometer os demais compromissos. 

Assim como funciona com outros cursos a distância, existem algumas dicas especiais que podem te auxiliar a aproveitar ao máximo os cursos de inglês online. Além de interesse e vontade em aprender, serão necessários foco, organização e alguns macetes. Fique tranquilo que te daremos o caminho das pedras.  

Pronto para se tornar um profissional bilíngue e iniciar os seus estudos partindo do curso básico de inglês? Então pegue papel, caneta e anote nossas dicas. Boa leitura! 

Como estudar inglês com cursos online? 

Diferente do que ocorre com os cursos presenciais, nas aulas de inglês online os alunos inscritos não possuem um cronograma com datas a seguir. Toda a rotina de estudos é elaborada pelo próprio aluno, levando em consideração suas necessidades pessoais e tempo disponível. Por isso, além de optar pelo melhor curso de inglês, o interessado deve organizar sua rotina de estudos, de modo que o aproveitando beire sempre os 100%. Além disso, vale rever a forma como algumas atividades do dia a dia são realizadas – isso pode turbinar o seu aprendizado. Selecionamos algumas dicas de estudo da língua inglesa – com foco nos cursos EAD – e também informações extras sobre planejamento, motivação e organização no ensino a distância. Veja só! 

Escolha cursos online renomados 

Antes de qualquer coisa, a primeira tarefa que você deve ter em mente é escolher o melhor curso de inglês online. Realizando uma pesquisa rápida pela web você encontrará centenas de plataformas, porém, é interessante analisar o que cada uma delas têm a oferecer. O interessante é avaliar o conteúdo pedagógico oferecido pela instituição, se ela fornece certificados de conclusão, se um bom ambiente virtual de aprendizagem é disponibilizado, se a plataforma permanece disponível 24 horas por dia, dentre outros pontos. 

Um conselho: o Centro de Estudos e Formação, referência em cursos online, oferece em sua cartela de cursos o curso online Inglês Básico, ideal para quem está iniciando sua jornada no idioma. Pensando exatamente para quem não tem muito tempo disponível mas deseja se qualificar com qualidade, o curso permite que o inscrito se comunique de forma simples, utilizando frases curtas e pertinentes às situações do dia a dia. Além de abordar conteúdos relacionados à gramática, o interessado recebe dicas sobre como apresentar pessoas, fornecer dados pessoais e discutir sobre profissões. 

Também é necessário atentar-se à outros pontos que garantem a qualidade dos cursos EAD

  • Inscrição no CNPJ, o que atesta a formalização da empresa; 

  • Inscrição na ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), que atua no estímulo e desenvolvimento de processos de qualidade, garantindo total aproveitamento dos cursos a distância

  • Conteúdo de qualidade, que pode ser obtido através de ações propostas por departamentos pedagógicos exclusivos; 

  • Carga horária adequada ao volume de conteúdo proposto; 

  • Emissão de certificados válidos em todo o país. 

Organize o seu ambiente de estudos 

Quando decidimos por realizar cursos EAD, é interessante que seja preparado um bom ambiente de estudos – fugindo do clichê de estudar na mesa da cozinha ou na cama. Organizar o seu espaço lhe trará mais conforto e, acima de tudo, funcionalidade e produtividade. 

Reserve um espaço para chamar de seu: mantenha sob a mesa de estudos apenas os acessórios e equipamentos necessários para os cursos de inglês online: notebook, lápis ou caneta, bloco de anotações, um fone de ouvido e uma garrafinha de água são suficientes. Quanto mais itens desnecessários permanecerem à sua vista, mais distrações você terá ao seu alcance  - afetando diretamente o seu aproveitamento durante as aulas de inglês online

A iluminação também deve ser conferida: ambientes com pouca luz ou iluminados excessivamente afetam a visão e atrapalham o acompanhamento do material. Outra dica importante é acertar na escolha da cadeira: como certamente você ficará alguns bons minutos sentado, é interessante optar por modelos confortáveis e ergonômicos, evitando assim possíveis dores das costas e outras lesões que podem atrapalhar seus estudos. 

Elabore um bom planejamento 

Talvez esta seja a parte mais importante e responsável pelo sucesso da missão "Quero ser bilíngue". Os cursos online de inglês não possuem prazo para conclusão, o que é maravilhoso! Você é quem define como, quando e onde que estudar. Por isso, o próprio aluno é responsável por definir em quanto tempo finalizará cada um dos módulos e finalizará - e é aí que entra o planejamento. 

Os inscritos devem definir quantas horas diárias de estudo poderão se dedicar às aulas de inglês online e, além disso, se o conteúdo será estudado todos os dias da semana ou apenas aos finais de semana. A partir daí, basta planejar a sua semana de estudos e calcular o prazo para conclusão do curso. No Centro de Estudos e Formação os cursos online com certificado possuem cargas horárias entre 5h e 420 horas. Fica à critério do inscrito escolher qual das opções se adequa melhor às suas necessidades. 

Para quem possui pouco tempo livre ao longo da semana, uma boa opção é dedicar 30 minutos diários para o acompanhamento do curso básico de inglês. Caso este não seja o seu caso e apenas os finais de semanas estão livres, a dica é dedicar 3 horas de estudos entre os dois dias, ficando 1h30 para sábado e 1h30 para domingo. 

Utilize bons dicionários online 

Com o ambiente organizado e o planejamento fechado, é hora de partir para o processo de aprendizagem. O curso online Inglês Básico utiliza textos e áudios para o ensino verbos regulares e presente contínuo. A metodologia é baseada no uso de frases cotidianas, trazendo o curso para o dia a dia do aluno – o que facilita bastante o aprendizado. Para turbinar a formação das frases e diálogos estudados, bons dicionários online são grandes aliados. Existem dezenas deles, disponibilizados gratuitamente na web. Selecionamos alguns a seguir: 

  • Linguee: excelente para tradução comum de expressões, já que demonstra exemplos de frases com a referida palavra em uso. Outro ponto positivo é a possibilidade de ouvir a pronúncia das palavras, podendo optar entre o inglês britânico e o inglês americano. 

  • Michaelis: talvez um dos dicionários mais acessados pelos brasileiros, o Michaelis é direcionado às traduções português/inglês. Apesar de bem popular, a ferramenta é um pouco mais limitada, restringindo-se apenas às traduções. 

  • Longman Dictionary of Contemporary English Online: indicado para quem deseja ir além das traduções, o Longman é todo em inglês e traz o significado de cada uma das palavras, com exemplos de uso em frases. 

curso online inglês básico

Assista filmes e séries legendados 

Temos certeza que você irá amar este tópico. Principalmente se você gosta de filmes e seriados americanos e ingleses. Você sabia que apostar nos filmes, programas e seriados legendados – deixando de lado as versões dubladas e sem legendas– pode dar uma boa turbinada no seu processo de aprendizagem em cursos de inglês online? Ouvindo os diálogos e acompanhando as traduções legendadas você não irá somente ampliar o seu vocabulário em inglês, mas também trabalhará a pronúncia das expressões. Você pode tanto assistir à um filme em português com legendas em inglês, assistir à um filme em inglês com legendas em inglês ou, ainda, assistir à um filme em inglês com legendas em português, também. Trata-se de uma dica excelente para quem deseja focar na conversação e na leitura e, de quebra, colecionar novas palavras no vocabulário inglês. 

Além dos filmes e seriados, outra forma de treinar o vocabulário é jogando videogame, ouvindo música e acompanhando sites internacionais, cujas editorias são em inglês. Além de complementar o conteúdo do curso básico de inglês e obter novos conhecimentos, você se diverte!

Utilize as redes sociais 

Você já pensou em utilizar as redes sociais como recursos de aprendizagem da língua inglesa? Pois é, saiba que além de lhe conectar com seus amigos, o Facebook e o Twitter, por exemplo, podem ser bons caminhos para aprender novas palavras e treinar o vocabulário do dia a dia. 

Utilizando o perfil no idioma inglês, você passar a enxergar a rede como um nativo na língua, já que todas as opções da conta serão disponibilizadas em inglês. Como você já sabe o que cada uma das funções significa, seu cérebro conectará os significados e traduções com muito mais facilidade. Outra opção de uso é participar de grupos dedicados à prática do idioma. Existem alguns grupos que possibilitam a troca de conhecimento entre estudantes do idioma, bem como a conversação direta com nativos (além das redes sociais que possuem usuários do muito inteiro, existem alguns sites específicos para praticar a conversação com nativos na língua). Vale dar uma pesquisada e utilizar as redes sociais ao seu favor, junto aos cursos EAD de inglês. 

Dica: além de modificar o idioma das redes sociais, você também pode alterar o idioma de outros equipamentos, como o smartphone, tv, notebook ou computador. Assim, estará totalmente imerso no idioma inglês, facilitando e muito do processo de aprendizagem com os cursos online com certificado

Anote todas as informações 

Com um mar de ferramentas e recursos que podem auxiliar o seu processo de aprendizagem da língua inglesa, nada mais certeiro do que manter um caderninho de anotações sempre à mão - seja enquanto faz o curso online Inglês Básico, para registrar o conteúdo dos módulos estudados, ou enquanto troca dicas com amigos, assiste à um filme ou ouve uma música.  

Se você não gosta de escrever à mão, não há problema! É possível substituir o caderninho pelo bloco de notas do celular ou outro aplicativo. O que realmente importa, neste caso, é não deixar as boas informações e dicas passarem despercebidas. As dicas lhe poderão ser úteis em avaliações futuras ou, até mesmo, no momento em que você for concluir os cursos online com certificado e realizar a validação do documento.  

Isso é bem interessante: algumas pessoas que estudam idiomas têm o costume de anotar a forma como a palavra é pronunciada, a fim de facilitar a memorização da pronúncia (ex: table/têibou). Pode parecer engraçado, mas surte bastante efeito, principalmente quando o processo de aprendizagem ainda está no início e há a necessidade de memorizar muitas palavras propostas pelo conteúdo dos cursos online.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Considere fazer um intercâmbio

Outra excelente maneira de fortalecer o seu inglês, seja você um iniciante no idioma ou um expert, é fazendo um intercâmbio. Além de vivenciar a língua de maneira rotineira e intimista, o intercâmbio agrega uma bagagem cultural considerável à sua vida. Quem volta de um intercâmbio sempre diz que se trata de uma experiência única! Já imaginou, por exemplo, fazer um intercâmbio em San Diego, na Califórnia? Analise essa possibilidade. Pode ser a sua chance de se tornar um profissional bilíngue e, acima de tudo, super disputado pelas empresas. Lembre-se: um currículo no qual consta a experiência de um intercâmbio chama ainda mais a atenção dos recrutadores.

Motive-se diariamente 

Não há nada mais prazeroso do que finalizar cursos a distância - independente da área de estudos - e, ao final da jornada, receber a tão sonhada certificação de conclusão. No caso dos cursos de idiomas, o documento - seja virtual ou impresso – traduz sua dedicação, comprometimento e sucesso no aprendizado de um novo idioma. Para tanto, uma dica que damos é: concentre-se nos estudos e pense nos frutos que serão colhidos no futuro, ao finalizar o curso online Inglês Básico. Você poderá prosseguir com o estudo da língua e tornar-se um profissional – ou estudante - bilíngue! Depois do curso básico, você pode apostar no curso online Ler, Escrever e Interpretar em Inglês ou no curso online Interpretação de Textos em Inglês. Bacana demais, não é mesmo? São várias opções em cursos EAD para fortalecer ainda mais a sua qualificação na língua inglesa. Manter-se motivado e interessado é a chave do sucesso, sem sombra de dúvidas.

Aqui no Centro de Estudos e Formação nós disponibilizamos centenas de cursos a distância, nas mais diversas áreas. Além de oferecer o melhor curso de inglês online, você tem acesso à cursos nas áreas de Administração, Educação Infantil, Meio Ambiente, Direito e muito mais. É ou não é um excelente caminho para uma qualificação profissional de sucesso? 

Além da diversidade de segmentos, possuímos outro diferencial: no Centro de Estudos e Formação os inscritos são livres de mensalidade. Com um único investimento de R$ 99,70, o acesso é liberado a todos os cursos do portal, pelo período de 1 ano. Ao finalizar qualquer um dos cursos online, o inscrito tem direito ao certificado de conclusão - que pode ser virtual ou impresso. 

Depois de conhecer todas essas vantagens, nada mais certeiro do que você fazer sua inscrição no curso online Inglês Básico e começar a dominar um segundo idioma, não acha? Afinal, sabemos que você está ansioso para inserir aí no seu currículo que você possui conhecimentos na língua inglesa. Caso você tenha alguma dúvida ao longo do processo, seja relacionada aos cursos em si ou aos processos de inscrição ou certificação, deixe seu comentário que responderemos assim que possível, ok? Bons estudos e até a próxima. Bye bye!