Mesmo com a tecnologia latente em nossa vida e a disponibilidade de tantos dispositivos modernos, ainda há um velho hábito que persiste entre muitas pessoas: a leitura. "Devorar" um ótimo livro é uma sensação incrível. Usar esse aparato para estudar, consultar várias fontes e até coleciona-lo também são ações tradicionais que perduram desde que o mundo é mundo.

Mesmo com a ascensão de aparelhos portáteis de leitura e outros recursos novos, é um costume que dificilmente terá fim. Nesse contexto, o tema do artigo de hoje trata de um universo bastante interessante e comum em escolas, universidades e várias cidades: as bibliotecas e todos seus componentes, bem como um profissional inerente a esse local: o auxiliar.

Esse ramo chama atenção de muitas pessoas, já que o auxiliar de biblioteca desempenha um papel muito importante e pode ascender na carreira desde que se qualifique. Para isso, há muitos cursos online ideais, como o Curso Online Auxiliar de Biblioteca do Centro de Estudos e Formação, um conteúdo excelente para quem está ou pretende entrar nessa área.

Em nosso texto, vamos abordar tudo que é pertinente a essa função: a rotina de trabalho, o campo de atuação, os tipos de biblioteca e como aprender com ótimos cursos online com certificado. Prepare-se para se surpreender e boa leitura.

Auxiliar de biblioteca: abordagem completa sobre a profissão

O que faz um auxiliar de biblioteca?

As funções de um auxiliar de biblioteca são bem delimitadas e definidas. Cabe a esse profissional ser o "braço direito" do bibliotecário. Segundo o Ministério do Trabalho, "os auxiliares de biblioteca são técnicos do nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa".

Sendo assim, ele pode ajudar a identificar demandas de serviços, controlar e observar o uso de todos os espaços da biblioteca, diagnosticar as dificuldades de acesso à informação e ao acervo, propondo melhorias, entre outras tarefas mais direcionadas, como:

  • Atendimento geral ao público da biblioteca, orientando sobre os livros e materiais disponíveis, realizando cadastros, agendamentos, empréstimos, conferindo devoluções, entre outras coordenadas necessárias;
  • Controle de entrada e saída de materiais e recursos do local;
  • Auxílio na catalogação, classificação e seleção de coleções e materiais documentais gerais;
  • Manutenção do acervo, organização e conservação de todo o espaço da biblioteca;
  • Atuação na parte administrativa, ajudando o setor em eventuais tarefas burocráticas;
  • Apoio nos serviços informatizados, audiovisuais e de processamento de dados.

Essas são apenas algumas funções gerais, que se alteram, complementam ou modificam de acordo com o tipo de biblioteca. Nesse contexto, é importante estar sempre preparado para os desafios e capacitado com bons materiais a respeito do assunto, fazendo tanto um curso de auxiliar de biblioteca quanto demais cursos a distância que agregam muito conhecimento e valorizam o currículo.

Auxiliar de biblioteca x bibliotecário

É importante esclarecer que o cargo de auxiliar de biblioteca não é o mesmo que o de bibliotecário. Muita gente ainda faz essa confusão, mas ambos, embora complementares, não realizam as mesmas tarefas e contam com qualificações diferentes. No caso do bibliotecário, é necessária a formação superior (bacharelado, mestrado ou doutorado) em biblioteconomia. A partir desse conhecimento, ele transformará o espaço mais acessível para os usuários, além de tomar as decisões necessárias que ajudam no desenvolvimento das bibliotecas – analisando os títulos, montando as coleções e seguindo tendências primordiais.

Já o auxiliar de biblioteca atua como um apoio para o bibliotecário. Para essa função, não é exigida a graduação, geralmente os profissionais precisam ter somente o ensino médio completo. A seleção é feita de modo tradicional, com todos aqueles métodos comuns no mercado, e o trabalho é rotineiro, seguindo as orientações do responsável, dando suporte aos frequentadores e tornando a biblioteca mais organizada.

Sendo assim, o funcionamento do local só será eficiente caso haja um trabalho conjunto desses dois profissionais e dos demais indivíduos que formam a equipe. Com o aprendizado e a experiência, o auxiliar pode se inspirar e pensar em se aperfeiçoar por meio de um curso de bibliotecário, seja na graduação ou em demais alternativas.

No Curso Online Auxiliar de Biblioteca, há um tópico interessante que trata da biblioteconomia e ciência da informação, para que os interessados tenham noção dos desafios e vantagens desse cargo. Trata-se de um ótimo curso de bibliotecário a distância que todos podem estudar e conhecer detalhadamente o campo que desejam seguir, por meio de cursos EAD excelentes e atualizados.

Qual o campo de atuação desse profissional?

Trabalhar como auxiliar de biblioteca rende muitas possibilidades, já que há bibliotecas de todos os tipos presentes em praticamente todas as cidades, seja em escolas, em faculdades, às públicas e até mesmo às de iniciativa independente. Logo, é importante entender que o campo de atuação está sempre em atenção e o mercado de trabalho acolhe bem esse profissional, sobretudo quando há uma boa qualificação.

Como dissemos, para trabalhar nesse cargo, normalmente é exigido apenas o ensino médio. O processo seletivo se dá pela análise curricular dos candidatos, entrevista e demais dinâmicas, geralmente com a participação do bibliotecário responsável. E, como em todo procedimento desses, será levado em consideração as competências do interessado, então não dá para ficar estagnado e se contentar com a baixa capacitação.

Uma pessoa que conta com bons cursos de idiomas, cursos online relacionados com o ramo e demais opções profissionalizantes, com certeza chamará atenção dos gestores e pode conseguir a vaga que tanto almeja. Nesse contexto, antes de se candidatar a uma vaga, vale a pena revisar o currículo e, se for o caso, pensar em alimentá-lo com alguns cursos online com certificado renomados, como as opções do Centro de Estudos e Formação.

A partir daí, o profissional adquire conhecimentos que reforçam sua formação técnica que lhe permite atuar em muitos lugares, em bibliotecas de todos os tipos e portes. É importante saber também que, quanto maior for o local, mais auxiliares serão contratados. Em uma biblioteca gigantesca de uma grande cidade, por exemplo, há vagas para muitos interessados, aumentando a demanda e o campo de trabalho. Além disso, há centros de cultura e conhecimento e espaços não governamentais que também necessitam do auxiliar para que funcionem de forma eficiente.

Por fim, é definido pela Lei 12.244/10 que "instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas". Ou seja, toda escola, universidade e ambiente similar de educação deve ter um espaço desses à disposição de seus alunos. Nesse caso, para conseguir uma vaga, a contratação geralmente é feita por meio de concurso público.

Na prova para o cargo de auxiliar de biblioteca, sempre há questões específicas sobre esse universo, logo, é necessário estudar bastante para ser aprovado e conseguir se estabilizar nessa função. Para isso, investir em um curso de bibliotecário e demais cursos a distância informativos com todos os detalhes dessa área é fundamental, pois são opções que contam com conteúdos essenciais e matérias que sempre são tratadas em concursos de todo o país.

Se você deseja investir nessa modalidade para ter um emprego mais estável e um salário maior, além de realizar bons cursos EAD ligados à biblioteconomia, é primordial também consultar o edital do concurso e ficar ligado nas regras gerais, ainda mais quanto à prova de títulos e outros termos obrigatórios. Assim, dá para estudar tranquilamente e ter muito sucesso nessa meta.

curso online auxiliar de biblioteca

Bibliotecas: muito além do que imaginamos

Você sabia que existem vários tipos de bibliotecas? Esse ambiente tão inspirador e até terapêutico tem algumas classificações bem específicas, tanto para que os profissionais interessados em entrar nessa área quanto os usuários não se confundam. Além de 5 perfis convencionais, há ainda alguns que estão chamando atenção atualmente, como a biblioteca inclusiva e a comunitária. Conheça claramente e com detalhes cada um deles:

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional é a mais importante de um país, responsável por armazenar e preservar toda sua memória bibliográfica. No caso do Brasil, a BN já tem mais de 200 anos de história e está localizada no Rio de Janeiro, recebendo diversos visitantes de todos os cantos da nação.

Além de contar com mais de 9 milhões de publicações, ainda realiza o registro de obras de autores de todo o Brasil, segundo a Lei 10.994. Para se ter ideia, o acervo da BN é composto por itens modernos e históricos, de tempos remotos da história de nosso país. Por toda essa estrutura, é considerada uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo pela UNESCO.

Biblioteca Escolar

É o espaço obrigatório em toda escola, seja pública ou privada. Os alunos precisam ter uma biblioteca sempre à disposição com materiais que ajudem em seus estudos e formação, além de servirem como base para todo o projeto pedagógico dos professores.

Localizada sempre dentro das instituições, algumas ainda podem servir tanto ao corpo docente da escola quanto para uma comunidade. Há exemplos de projetos que visam estimular a leitura dos interessados por meio da abertura livre (porém controlada) dessas bibliotecas, sobretudo quando se trata das crianças.

Biblioteca Universitária

Esse tipo serve aos propósitos de uma universidade, seja particular ou pública, estruturada por três vertentes básicas: ensino, pesquisa e extensão. O acervo geralmente é grandioso e deve servir para todos os cursos disponíveis na instituição.

Em alguns casos, há uma biblioteca central e diversas ramificações (biblioteca setoriais), que juntas formam um Sistema de Bibliotecas (SIBI). Não é à toa que, para atuar em faculdades, é necessário que o profissional se qualifique sempre, seja com um curso de bibliotecário a distância ou com demais cursos online de aperfeiçoamento.

Biblioteca Especializada

É aquela que tem como foco um ramo ou público específico, conhecida também como biblioteca especial. Um exemplo desse tipo é uma biblioteca jurídica, que conta com recursos ligados essencialmente às áreas que necessitam desse material.

Portanto, especialistas, pesquisadores, estudantes e demais indivíduos de campos correlatos podem frequentar esses centros direcionados a fim de se informar e consultar seu acervo. Nesse caso, também pede-se que os funcionários estejam a par dos temas associados ao local, buscando sempre especialização por meio de um curso de auxiliar de biblioteca e outras opções interessantes.

Biblioteca Pública

Esse é um espaço oferecido pelos governos estaduais e municipais gratuitamente à população, em parceria com o Ministério da Cultura. O objetivo é atender às demandas e necessidades da comunidade em questão, promovendo o hábito de ler e a consulta por meio de materiais excelentes. O foco de seu acervo são fontes de informação geral, como enciclopédias e dicionários, além de livros ligados à literatura em geral e entretenimento, sempre com foco na democracia e cultura para todos os públicos.

No Brasil, diversas cidades possuem sua biblioteca pública que fica a serviço da população. Além disso, áreas mais vulneráveis e afastadas ganham projetos de bibliotecas comunitárias e pontos de leitura, que funcionam por meio da administração de organizações não governamentais ou da própria população local, com foco na cooperação, troca e recebimento de livros e materiais.

Essas propostas são inspiradoras e responsáveis por levar a informação para locais mais pobres, garantindo que a comunidade possa desenvolver o hábito da pesquisa e da leitura desde cedo, promovendo, assim, a educação igualitária.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Biblioteca Inclusiva

A biblioteca inclusiva tem ganhado muita força em diversos países. Por aqui, ainda precisa crescer e ter mais autonomia, já que em diversos lugares ainda é apenas um espaço em bibliotecas escolares, públicas, entre outras.

Trata-se de um local voltado às pessoas com deficiência, que precisam de métodos acessíveis para ler, como livros em Braille (para cegos) ou direcionados para deficientes intelectuais e outros grupos.

Promover a educação inclusiva é papel de todos, portanto, ao realizar tanto um curso de bibliotecário quanto demais cursos a distância do gênero, é importante se atentar a essa pauta e buscar engajamento para ser um auxiliar de biblioteca pronto para atender a esse público também.

Como aprender mais e seguir essa carreira?

Em nosso artigo, abordamos tudo que é pertinente à função de auxiliar de biblioteca e como seguir essa carreira tão encantadora. Como você pôde perceber, para se tornar um bom profissional, é preciso ir além das qualificações gerais e investir sempre no conhecimento, seja com um curso de auxiliar de biblioteca, entre outras opções que agregam valor à formação.

Entender todo o contexto das bibliotecas é essencial, por isso, além do Curso Online Auxiliar de Biblioteca, você pode apostar em demais cursos online do Centro de Estudos e Formação, como o Curso Online Organização de Bibliotecas‍ e o Curso Online Dinamização e Uso da Biblioteca Pública‍. 

Mas, será que dá para fazer todos esses cursos online com certificado sem gastar uma fortuna? Com certeza! Ao se matricular no portal, você investe apenas uma taxa única de R$ 99,70 e tem acesso a todos os cursos ead por um ano. Assim, pode estudar tanto por meio de um curso de bibliotecário a distância quanto com alternativas incríveis, todas com conteúdos atualizados por uma equipe pedagógica exclusiva.

Vale muito a pena dar um plus em seus conhecimentos tanto para conseguir uma boa vaga de auxiliar de biblioteca quanto para fazer um ótimo trabalho e, quem sabe, até se tornar um bibliotecário. Que tal? Só depende de você. Inscreva-se no Centro de Estudos e Formação e comece já.

Aproveite e deixe um comentário em nosso artigo também, além de compartilhá-lo com os amigos. Até mais.