Mesmo com as melhores estratégias de marketing, sejam estas direcionadas ao mercado online ou offline, uma empresa somente atinge os melhores resultados quando possui um time de vendas afiado, acompanhado por uma boa equipe de pós- venda. Com os cursos online na área de atendimento ao público o profissional obtém as qualificações necessárias para garantir um atendimento de excelência e, consequentemente, a elevação no número de negócios fechados. Ou seja, destacam-se nesta corrida aqueles que trazem em seus currículos os melhores cursos, sejam estes presenciais ou curso à distância.
Os cursos online são uma boa pedida para aqueles que buscam por qualificação na área de atendimento ao público. E nós, do Centro de Estudos e Formação, disponibilizamos muitas opções para quem já atua na área ou pretende iniciar uma nova carreira!
Pronto para entender um pouco mais sobre como oferecer qualidade no atendimento ao público? Acompanhe nosso artigo, conheça os 10 passos para um atendimento de excelência e, de quebra, conheça os melhores cursos online na área de Atendimento ao Público. Aliás, você sabia como é possível se qualificar, sem sair de casa e com qualidade, apostando nos cursos EAD?
Pilares do bom atendimento ao público
Com a utilização de técnicas avançadas de marketing, temos cada vez mais acesso a informações relacionadas ao produto ou serviço que estamos adquirindo. Basta realizar uma busca simples nos mecanismos de busca. Por isso, para voltar a consumir determinado item o cliente necessita de fatores fortes e altamente relevantes. E estão relacionados a esta relevância os 3 pilares do bom atendimento ao público, os quais destacamos abaixo:
Qualidade
Um canal de atendimento ao público não deve ser encarado somente como uma ferramenta para sanar possíveis dúvidas e eventualidades. Os SAC’s devem possuir uma elevada qualidade no atendimento ao público e, para isso, é preciso que os empregadores acreditem, invistam e façam uma boa gestão do capital humano. Alguns cursos como o curso online de Gestão de Recursos Humanos podem auxiliar os empresários nessa questão.
Seguindo o conceito de endomarketing, as companhias devem, antes de tudo, se qualificar e aprender a vender seus produtos e serviços aos seus funcionários. Uma vez atingida a excelência a excelência nestes grupos, abrem-se as portas para ofertar ao público.
Velocidade
É quase que unânime: nenhum cliente, independente do segmento, gosta de esperar. Principalmente quando se trata de uma segunda compra, sendo que na primeira ocasião o cliente teve suas expectativas superadas. Ninguém se sente confortável em receber todas as informações padrão que seguem determinados scripts. Segmentar os clientes pode ser bem interessante neste processo de velocidade e excelência no atendimento ao cliente.
Analisando o perfil dos clientes e potenciais clientes, bem como seus históricos de consumismo, a empresa consegue estar atenta às ações, mantendo-se presente no momento ideal para satisfazer determinado cliente, sem chances de cortes no relacionamento.
Flexibilidade
O grande segredo, principalmente das grandes empresas, é atuar com uma margem especial para negociações, permitindo flexibilidades nos prazos, valores e descontos promocionais. Este pilar é interessante não somente para demonstrar ao cliente a vontade da empresa em elevar seus negócios mas, também, em agradá-lo. Ser bem tratado é um desejo unânime entre todos os clientes.
Na prática, unir os três pilares do bom atendimento ao público pode parecer impraticável para a maior parte dos profissionais, porém, buscando qualificação profissional e específica na área com cursos online com certificados, inclusive, é possível fortalecer os conhecimentos e conquistar um atendimento de excelência.
Atendimento de excelência em 10 passos
Junto aos pilares comentados até aqui, a conquista da qualidade no atendimento ao público pode ser atingida através de passos simples, listamos a seguir os 10 passos básicos. Veja só!
1. Seja educado, cortês e gentil: atenda bem qualquer potencial cliente que visite o seu comércio. Esteja livre de preconceitos e impressões precipitadas. A máxima de dirigir-se aos clientes sempre com ‘senhor’ ou ‘senhora’ deve ser respeitada, mesmo para clientes mais novos; ao menos que o próprio cliente lhe dê liberdade para trata-lo por ‘você’.
2. Cumprimente os clientes: dar as boas vindas, sempre com um sorriso no rosto, demonstra agradabilidade, facilitando o contato com o cliente. Pra demonstrar ainda mais conforto, sempre chame o cliente pelo nome.
3. Tenha boa vontade: o ato de cumprimentar a todos deve se estender não somente aos colaboradores da empresa, mas também a todos os clientes. Demonstrar boa vontade e gentileza garante clientes satisfeitos, que gostam de ser notados, reconhecidos e cumprimentados.
4. Atenda com rapidez: sempre recepcione e atenda os seus clientes de imediato, sem brechas para espera. Quando o atendente está realizando uma tarefa pertinente ao atendimento, como anotações relacionadas a venda, vale solicitar que o cliente aguarde por alguns minutos, já que logo será atendido. Mas este contato inicial é primordial, pois após o primeiro contato, espera-se que o cliente aguarda o atendimento com mais calma.
5. Dê muita atenção ao cliente: os clientes gostam de se sentir importantes para a empresa e, por isso, merecem muita atenção. Sempre que possível vale a máxima de inserir comentários agradáveis em meio ao diálogo, mas claro que sem exageros. O atendimento atencioso também é um dos muitos tópicos abordados nos cursos EAD relacionados à área.
6. Dispense termos técnicos: você, enquanto atendente, deve conhecer detalhadamente todas as expressões e termos técnicos relacionados ao produto ou serviço em questão. Mas nem sempre o cliente entende, de fato, tais expressões. Muitas vezes, quando desconhecem as informações, os clientes podem se sentir constrangidos e confusos. É importante que todas as informações sejam repassadas de forma clara e precisa, mas utilizando termos populares e de fácil entendimento.
7. Nunca dê ordens aos clientes: apesar de estarem aberto e apto a receber informações repassadas pelos atendentes, os clientes jamais devem receber ordens – até porque não gostam. Indicações cordiais sempre são mais valiosas do que ações impostas, como por exemplo: “O senhor pode me passar o cartão de crédito, por favor?”. Ao invés de “Me passe o cartão de crédito.”
8. Dispense atitudes negativas: em várias situações, as expressões negativas resultam em um clima desfavorável no atendimento ao público. Utilizar frases como “Não pode” ou “Está errado” tende a bloquear a relação entre consumidor e empresa.
9. Seja verdadeiro: o que todo cliente espera de uma empresa é, principalmente, sinceridade. Quando se trata de questões negativas, a transparência deve ser ainda maior. É mais satisfatório um cliente que recebeu informações verdadeiras a respeito de falhas e omissões durante o atendimento do que informações irreais e enganosas.
10. Garanta qualidade no atendimento ao público: a excelência no atendimento somente é possível quando o ambiente de trabalho é organizado e funcional. Para isso, é imprescindível que a empresa e os atendentes mantenham o ambiente limpo, organizado e tenham sempre à mão todos os objetos e ferramentas necessárias para um bom atendimento.
Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
Cursos online de Atendimento ao Público
Para colocar em prática os 10 passos do atendimento de excelência, os profissionais da área ou interessados devem buscar por cursos online com certificados que os qualifiquem teoricamente para que, na prática, seja mais simples aplicar e executar as exigências de qualidade no atendimento ao público. Um curso de atendimento ao cliente gera grande destaque para os profissionais em meio à concorrência, que é cada vez mais acirrada.
Listamos para você alguns dos principais cursos na área de atendimento ao cliente, todos disponibilizados pelo portal Centro de Estudos e Formação:
Excelência no Atendimento ao Público
O curso online Excelência do Atendimento Público garante aos interessados conhecimentos plenos que permitem analisar e entender a importância esse serviço e ensina como obter a excelência no atendimento ao público. São abordados temas como aspectos legais do atendimento ao público, ações para atendimento, dicas de como falar em público e, ainda, o atendimento como estratégia.
Operador de Telemarketing
Muitas empresas concentram suas vendas e atendimentos através de centrais de atendimento ao cliente, utilizando equipes de telemarketing. Sabe-se que o primeiro atendimento telefônico, independente do setor de atendimento, pode representar o sucesso e, ao mesmo tempo, o fracasso dos negócios.
Existem alguns cursos online específicos para esta demanda. Para quem deseja aprimorar suas habilidades em call center, o curso online Operador de Telemarketing oferece ao cursista dicas e informações relacionadas a entonação e fraseologia, postura e Código de Ética. Promover um excelente atendimento telefônico é uma das noções básicas de atendimento ao público.
Qualidade no Atendimento ao Cliente
Um interessante curso de atendimento ao cliente, que se inserido no currículo profissional representa um grande destaque perante os recrutadores, é o curso online Qualidade no Atendimento ao Cliente. O curso à distância foca o seu conteúdo na busca pela satisfação dos clientes, independente do segmento da empresa, através do aperfeiçoamento e personalização de técnicas de atendimento, de acordo com o perfil da companhia.
Além de desenvolver técnicas que atraiam novos clientes, os cursos à distância neste segmento – este, em específico - possibilitam conhecimentos para que os clientes atuais sejam valorizados e, sendo assim, a carteira seja fidelizada.
Excelência no Atendimento ao Cidadão
Os cursos online também trazem opções para que busca se qualificar e se capacitar para promover a excelência no atendimento com foco no cidadão. É o que disponibiliza o curso online Excelência no Atendimento ao Cidadão, que conta com um cronograma relacionado à busca pela qualidade e efetividade nos atendimentos.
Durante o cronograma os alunos inscritos são dispostos a temas e reflexões relacionadas ao uso da tecnologia no atendimento ao público, diferenças entre atendimento e tratamento e, principalmente, a necessidade de manter uma boa estrutura pensada no cidadão. Também serão abordados tópicos como falhas no atendimento, gestão de qualidade no atendimento ao cliente e captação e fidelização de clientes.
Básico de Telefonista
As noções básicas de atendimento ao público são compostas por técnicas simples, porém, altamente eficazes. Com o curso online Básico de Telefonista, por exemplo, os inscritos recebem todo o treinamento necessário para atender bem, cor cordialidade e respeito ao cliente. Afinal, é voz da telefonista é a voz da empresa, correto?
Contemplando as noções básicas de atendimento ao público, os cursos EAD para telefonistas abordam todos os detalhes da profissão, rotinas de escritório, rotinas de recepção, erros e acertos neste tipo de atendimento e, ainda, oferece aos cursistas informações e dicas sobre o padrão mínimo de atendimento a ser seguido nas empresas.
Básico de Recepcionista
Outro curso de atendimento ao cliente essencial à formação básica de um bom profissional é o curso online Básico de Recepcionista. E engana-se quem pensa que os cursos online de recepção são direcionados apenas às mulheres: muito são os homens que ocupam cargos de recepção. Nele, os interessados acompanharão conteúdos que os capacitarão para atuação em empresas de pequeno, médio e grande porte.
No curso são abordados tópicos como recepção hoteleira, marketing pessoal, etiqueta, treinamento de recepcionistas telefonistas e informações sobre o perfil do profissional. Há ainda um módulo dedicado exclusivamente à excelência no atendimento, com 7 passos práticos.
Como Cobrar Inadimplentes
Uma das principais dificuldades dos profissionais de atendimento ao cliente é a cobrança de inadimplentes. Muitas vezes, há o medo de constranger o consumidor ou, até mesmo, não conseguir realizar as tarefas por dificuldades em abordar um assunto tão delicado. Mas ao realizar o curso online Como Cobrar Inadimplentes, tais questões são esclarecidas, facilitando o trabalho do dia a dia.
Obtendo excelência no atendimento, empresas e empregadores fortalecem suas relações empresariais e, simultaneamente, elevam suas vendas e prospecções de negócio. Cabe aos empresários incentivar – e até mesmo investir – na capacitação dos colaboradores, sejam através de cursos presenciais ou cursos à distância. Bons exemplos são os cursos de idiomas, atendimento, estratégias de vendas, dentre outros. Os cursos online com certificados servem tanto para qualificar profissionais como para valorizar o currículo e comprovar titulação em concursos públicos e processos seletivos.
No portal Centro de Estudos e Formação você encontra centenas de cursos online, cuidadosamente e constantemente atualizados por um departamento pedagógico exclusivo, em áreas como Administração, Comunicação e Marketing, Formação Profissional, Agricultura, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, dentre outros. São cursos com cargas horárias entre 5h e 420 horas, de acordo com a necessidade de cada cursista.
Nosso portal possui um grande diferencial: aqui, você se matricula no portal e tem acesso simultâneo a todos os cursos à distância, pelo prazo de 1 ano, pelo pagamento único de R$ 99,70, sem mensalidades. Assim, é possível se qualificar em dezenas de áreas gastando muito pouco! Todos os cursos possibilitam a emissão de certificados de conclusão e, caso o aluno queira, podem ser utilizados como composição de currículo, complementação de carga horária em cursos de graduação, cursos técnicos ou titulação em concursos públicos e processos seletivos.
E então, que tal começar a escolher um dos nossos cursos online, começar a estudar hoje mesmo e garantir um atendimento ao público de excelência? Inscreva-se. Caso você tenha alguma dúvida, deixe seu comentário.