Arte é um assunto que rende muita discussão, independente de quem são as pessoas que se propõem a conversar sobre o tema. Uma coisa, contudo, muita gente sabe: seja as artes plásticas, artes cênicas ou mesmo desenho artístico, podemos aprender muito quando ela entra em nossa vida. Há diversos cursos online que abordam essa discussão de muitas maneiras. Você encontra desde cursos EAD que tratam o assunto pelo seu viés teórico até aqueles cursos online com certificado para quem quer ter uma prática em algum tipo de arte e poder trabalhar com ela.

Independente da abordagem que procura para a arte, se for um educador – ou mesmo alguém que se interessa muito pela educação das crianças, um pai ou responsável, por exemplo – você pode usá-la na educação infantil. Existem várias maneiras de ter uma visão mais artística inserida na nossa vida, seja por terapias que utilizam algum tipo de arte – temos a musicoterapia para exemplificar – ou mesmo como uma maneira de deixar o aprendizado mais fácil e divertido, que é mais o caso que vamos falar neste artigo. A arte não é apenas algo que é externa ao indivíduo, ela mexe com a individualidade das pessoas, ativa o cérebro e ajuda na percepção de mundo dos sujeitos. Tê-la inclusa na educação das crianças faz toda a diferença e você precisa saber como ela pode fazer parte da sua escola.

Entenda como é a relação do Brasil com a arte na escola

É ótima a iniciativa de inserir arte dentro da sala de aula. Um trabalho de artes sempre tem o potencial de ensinar ainda mais do que aquilo que pensamos que eles conseguem. Despertar a sensibilidade nas crianças é um poder muito grande. Já pensou quantas pessoas conseguem se expressar somente por meio de um desenho artístico? Podemos perceber estados de espírito por causa da arte e um curso online de artes visuais ensina isso, mas existe um outro aspecto que precisa ser explorado: como a arte é tratada no nosso país.

Algumas nações – seja do nosso continente ou de outros – já carregam uma cultura artística há tempos. Quando dizemos isso não estamos falando como se o Brasil fosse um país sem expressão artística, muito pelo contrário. O nosso Estado tem vários expoentes da arte, tanto no nosso território quanto internacionalmente, e além disso não podemos deixar de lembrar da arte que o próprio povo cria e espalha com o passar dos anos. Estamos falando, por exemplo, das festas do norte do Brasil que colocam o Boi Caprichoso e Garantido em disputa; também do frevo do Nordeste que leva a identidade das pessoas para vários cantos do mundo ou na expressão contemporânea da arte de alguns estados. O Brasil é continental e sua extensão territorial permitiu que o desenvolvimento artístico se tivesse uma heterogeneidade incrível. Entretanto, temos que estar cientes de que isso não significa necessariamente um reconhecimento da arte brasileira, mesmo que pelo próprio povo.

É com esse cenário em mente que precisamos estudar o histórico do ensino de arte visual no Brasil. Ele esteve presente desde os primórdios da educação infantil ou ganhou espaço décadas depois? Quais foram os primeiros ambientes escolares que abriram as portas para as artes cênicas e outros tipos de arte no ensino fundamental? Como a diferença entre o ensino público e o privado trilhou caminhos diferenciados para a arte que seria desenvolvida de uma maneira em um e de outra forma no outro? Todas essas reflexões precisam ser feitas e só conseguimos pensar sobre elas quando nos aprofundamos na história do nosso país. É sempre importante olharmos para a sociedade e pensarmos no desenvolvimento dela quando exploramos certos assuntos e os cursos à distância podem ensinar muito, por isso pense constantemente em procurar cursos online com certificado que dessa maneira você terá ainda mais segurança no conhecimento que está sendo repassado.

Existe uma linguagem na arte visual e você precisa compreendê-la antes de trabalhar com ela

A linguagem é muito importante na relação que construímos com as pessoas. É por meio dela que desenvolvemos o mundo e evoluímos enquanto sociedade. Um educador tem a necessidade de dominar as linguagens que usa para se comunicar com os alunos e nas artes visuais isso não é diferente. Assim como o português pode ser apreendido de formas variadas e cada uma delas traz uma característica própria – por exemplo: as gírias, a norma culta, o coloquialismo, entre outros – as artes visuais também funcionam de maneira parecida. Existe um conceito linguístico que nos leva a perceber tudo como um texto. Ou seja, há informações que são passadas para outras pessoas de maneiras constantes quando usamos determinado apanhado de códigos linguísticos.

Pode parecer um pouco complicado, mas não é. Imagine a seguinte situação: você vai ter uma entrevista de emprego e por isso decide fazer as unhas, cortar as pontas dos cabelos e escolhe usar determinada maquiagem. Para completar a arrumação antes da entrevista, abre o guarda-roupa e decide quais peças são as melhores para aquele momento. O que você fez quando se preparou foi dar preferência para alguns códigos em detrimento de outros, porque aqueles que foram escolhidos passam uma mensagem específica segundo sua percepção. Percebe como você se comunicou usando linguagem ao montar um texto visual em cima de sua aparência? Logo, a arte visual também é uma linguagem, e você precisa entender as nuances dela antes de começar a ensiná-la para seus alunos. Ninguém quer ter um professor que não domina o material com o qual trabalha.

Um bom curso online de artes visuais vai te falar sobre a caracterização das diferentes formas de linguagem dessa área e assim você poderá aplicá-las de acordo com a necessidade. Se vamos conversar com uma pessoa que tem por volta de 50 anos sobre internet, não usaremos as mesmas palavras que poderiam aparecer em um diálogo feito com alguém de 15 sobre esse assunto, correto? Com a arte você também precisa saber quando falar de um jeito ou de outro, somente assim a educação infantil terá terreno fértil para desenvolver o trabalho de artes que expresse o que cada criança quer repassar.

curso artes visuais educação infantil

Você precisa saber sobre o desenvolvimento infantil para depois pensar a arte junto a ele

Levar arte para as escolas é um passo muito grande no contexto da educação infantil, mas antes disso ser feito você tem que estudar melhor como se caracteriza o desenvolvimento das pessoas dessa idade. Cursos EAD na área da educação infantil dão uma base bem sólida para você se aprofundar no assunto – nossa sugestão é que você procura por cursos online com certificado para que esteja respaldado sobre a qualidade do que você aprendeu. E por que buscar se aprofundar nessa característica é tão importante? Porque o ensino da arte tem que estar lado a lado com o desenvolvimento da criança que tem contato com expressões artísticas.

Às vezes podemos ter dificuldade de compreender isso porque pensamos no ensino da arte como algo muito fluido, livre, que trabalha a percepção subjetiva de cada indivíduo. Claro, isso não é um pensamento equivocado por si só, já que vemos como um trabalho de artes leva a marca daquela pessoa que o desenvolveu. Contudo, vamos pensar em um cenário bastante comum e que muitas pessoas podem ter passado por ele: o estudante está no meio do primeiro fundamental e o professor de literatura e/ou português sugere Dom Casmurro como leitura. Claro, a obra é um ícone da literatura brasileira e deve ser conhecida por todos, mas será que a leitura completa do romance par alguém que ainda não completou a primeira fase do ensino fundamental é uma boa estratégia de ensino? Quando o educador faz algo nesse sentido, ele pode ter pecado por não ter pensar no desenvolvimento mental daquelas crianças.

Nesse cenário em que estamos é interessante apresentar uma obra literária de tamanha força o mais cedo possível, mas a abordagem precisa acompanhar a evolução do pensamento daquelas pessoas. Talvez fosse melhor tratar a história por meio de alguns episódios de série ou mesmo uma versão mais palatável do romance, reimaginado por outro autor. A arte visual é acessível a todos – no entendimento de que todos podem ter contato com ela, independente a idade –, mas é necessário também pensar em como atrelá-la ao desenvolvimento pessoal e coletivos dos alunos em sala de aula. Assim também você aprende até onde pode cobrar os seus estudantes e conseguirá analisar o progresso artístico deles com muito mais propriedade.

O corpo docente e a necessidade de se aproximar da arte

Os cursos online são uma maneira de fazer com que os educadores expandam mais seus horizontes e com isso incluam em seu dia a dia ensinamentos que não consideraram inicialmente quando desenvolviam um plano de ensino. A característica mais proveitosa desse tipo de busca pelo conhecimento é a maneira com que os professores se aproximam de assuntos apenas vislumbrados durante sua graduação em pedagogia ou mesmo daqueles que são apenas citados e não vistos. Com a arte não é diferente. Um bom curso online de artes visuais permite que esse assunto seja muito mais explorado. Como dissemos no tópico anterior, a pessoa interessada em arte que quer levá-la para a educação infantil precisa estar ciente do desenvolvimento daquelas crianças e o contrário também se faz necessário: o educador que se interessa pela arte precisa buscar modos de entendê-la dentro do contexto da educação.

Com isso algumas perguntas podem ser levantadas: como trabalhar com artes visuais na educação infantil? A técnica do desenho artístico é muito difundida, principalmente se as crianças precisam de um incentivo em se expressar mais – e a arte é uma ótima maneira de fazer isso. É possível inserir todo tipo de arte visual ou isso depende dos alunos? A arte necessita de uma disciplina fechada ou pode ser inserida de maneira mais fluida no meio do desenvolvimento mental e social dessas crianças? Procure por cursos à distância que te amparem nessas dúvidas e te mostrem um caminho que você pode seguir.

Como sugerir atividades de artes visuais para os seus alunos da educação infantil

Já falamos que o desenho artístico é aquela técnica mais recorrida quando o assunto é arte visual. Contudo, ele não é o único modo de colocar esse tipo de arte em prática. Temos que sempre ter em mente que o conceito de arte é grande, como por exemplo a diferenciação de artes cênicas com as plásticas. Isso acontece porque realmente há um afastamento das técnicas e habilidades que cada uma dessas artes propõe e a tendência do pensamento é ficar mais complexo quando pensamos que dentro de cada arte há ainda subdivisões de materiais tangíveis ou intangíveis que são resultados de determinada visão artística. É por isso que quando formos pensar em atividades artísticas para a educação infantil temos que estar cientes de que não precisamos apostar somente nas ilustrações. É isso que vamos fazer agora abaixo.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

As formas da arte visual

Há um quê de manifestação pessoal quando estamos trabalhando artisticamente, seja ela qual arte for. Se você é um educador e quer estimular a proximidade da arte visual com seus alunos comece por algo que eles compreendem muito bem: fotografia. A visualidade de uma foto diz muito sobre a pessoa que registrou determinada cena, mas também sobre aquela que se fascina com o resultado encontrado. Em termos de dificuldade em colocar em ação a arte visual, a foto é muito tangível para as crianças. Estimule os estudantes a ir além da selfie em suas fotografias nos smartphones e pensar essas imagens artisticamente.

A pintura e a gravura também podem fazer parte da sua escola de maneira bem fácil. Por mais que talvez seja necessário um incentivo para que os pais invistam em materiais de pintura para os filhos, não é obrigatório que as ferramentas sejam profissionais. O que importa nesse momento é a relação que será construída entre os estudantes e a arte. O mesmo vale para a gravura, que trabalha com colagens e é uma forma de fazer com que a imaginação voe. Há muitas classificações dentro do contexto das artes visuais e algumas delas, por causa de sua grandiosidade, exigem uma aproximação maior de corpo docente e administração porque se caracteriza como investimento. Por exemplo: ter aulas de escultura ou produção cinematográfica exige materiais que podem ultrapassar o espaço da sala de aula e o poder do educador e/ou dos pais.

Gostou do nosso artigo? Entendeu como a arte pode fazer parte da educação infantil? Tenha sempre esses ensinamentos em mente quando você começar a pesquisar cursos online que falem sobre o tema. Se você se interessou pelo curso online de artes visuais, saiba que ele está disponível no Centro de Estudos e Formação ao lado de diversos outros cursos EAD. O diferencial é que você pode fazer quantos cursos quiser investindo apenas R$ 99,70 por ano. Dessa forma, você ainda pode procurar cursos à distância sobre, especificamente, educação infantil e complementar seu conhecimento. Matricule-se agora e não perca tempo. Se tiver alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto que abordagem aqui no artigo, deixa um comentário nessa postagem.