Desde o mês de janeiro de 2013, com a sanção da Lei nº 12.796 pela então Presidente da República Dilma Rousseff, todas as crianças maiores de 4 anos devem, obrigatoriamente, estar matriculadas na rede de Educação Infantil, seja esta pública ou privada. Com a regulação desta faixa etária escolar, é cada vez maior o número de profissionais que buscam por cursos online de formação profissional, com o intuito de se qualificar a atender, com qualidade, as demandas na área da educação.

A Lei dita que as crianças nesta faixa etária devem trazer em seus históricos escolares uma carga horária anual mínima de Oitocentas horas/aula, distribuídas em 200 dias letivos. Para crianças que frequentam a pré-escola em horário parcial (ou pedagógico), o período mínimo é de 4 horas. Já para aqueles que frequentam as jornadas integrais, a obrigatoriedade é de 7 horas diárias.

Existem muitas dúvidas sobre o momento ideal de matricular uma criança na Educação Infantil. Alguns iniciam seus anos escolares ainda bebês, com meses de idade, em berçários. Outros começam a dar os primeiros passos rumo à escola com 2, 3 e 4 anos. A principal dúvida é quanto ao processo de aprendizagem nesta fase da vida. Existem pais que imaginam que seus filhos passam 4, 5, 6 horas apenas brincando. Mas será mesmo?

A realidade diz o contrário: é na Educação Infantil, através de atividades lúdicas e atividades de alfabetização e letramento que as crianças começam a reconhecer as primeiras letras, iniciando o processo de alfabetização. Pode parecer que não, mas existem grandes diferenças entre os conceitos de Alfabetização e Letramento, que se confundem facilmente entre si.

Acompanhe nosso artigo, que está bem completo, e tire todas as suas dúvidas sobre este processo. Relacionamos dicas e informações sobre o curso de alfabetização e letramento, além da Alfabetização e Letramento na Educação Infantil com apoio de outros cursos EAD. Ao final do texto, esperamos que você seja capaz de realizar um projeto de alfabetização e letramento atendendo aos principais requisitos propostos pelos planejamentos de educação infantil, com o auxílio de cursos à distância na área da educação. Vamos começar?

Alfabetização e Letramento na Educação Infantil

Antes de discutir sobre as propostas e atividades relacionadas à Alfabetização e Letramento na Educação Infantil, é preciso saber, em detalhes, como diferenciar estes dois conceitos, que mesmo parecendo bem similares, diferenciam-se muito – tanto na teoria quanto na prática. Muitos cursos na área da educação também abordam este tema! Continue lendo e confira.

Em termos simples, podemos definir a Alfabetização como a aquisição do domínio linguístico, que possibilita a criança ler e escrever. Já o Letramento pode ser explicado como a função social das habilidades de leitura e escrita, relacionadas ao meio de convívio. Um exemplo bem simples: no jardim de infância, é comum as crianças saberem escrever seus nomes, dos amiguinhos da sala, dos pais, familiares. Tudo isso sem serem totalmente alfabetizadas. Neste caso, são trabalhadas atividades de letramento na Educação Infantil, junto a um projeto de Alfabetização e Letramento específicos para a faixa etária. Apenas conhecendo as letras pertencentes aos nomes de pessoas presentes em seu convívio social, conseguem escrevê-los corretamente.

Os processos de Alfabetização e Letramento devem caminhar juntos e em parceria, mesmo que seus aspectos fundamentais se diferenciem. Afinal, quando uma criança é Alfabetizada e Letrada ela é capaz não somente de conhecer a letras, mas, também ler, escrever e desenvolver técnicas de compreensão exigidas ao longo da vida.

Atividades de Alfabetização e Letramento

Como vimos até aqui, o processo de Alfabetização e Letramento é relacionada à atividades lúdicas, ou seja, com foco no brincar. Tais atividades devem ser pensadas e projetadas para que crianças até os seis anos de idade desenvolvam suas habilidades linguísticas sem grandes pressões, de forma natural e leve.

Selecionamos a seguir 8 exemplos de atividades de Alfabetização e Letramento que podem ser aplicadas no dia a dia escolar das turmas de Educação Infantil, em diversas faixas etárias. Acompanhe!

1. Música para bebês (a partir de 1 mês de idade): Através de sessões de cantoria, acompanhadas de massagens relaxantes, o desenvolvimento oral dos bebês é estimulado. Podem ser cantadas canções de ninar, cantigas antigas, canções que acalentem os bebês ou, até mesmo, um cd gravado com músicas pertinentes ao projeto.

2. A letra é (para crianças de 2 a 5 anos): As crianças devem se sentar em um círculo e, no meio dele, a professora retira de um saco alguns itens comuns do dia a dia, como escovas de dente, escovas de cabelo, copos plásticos, garfos, colheres etc. Com letras emborrachadas ou em papel localizadas à sua frente, as crianças são estimuladas e entregar a letra inicial que representa o nome de cada item.

3. Bingo dos nomes: (para crianças de 3 a 5 anos): uma das principais atividades de alfabetização e letramento para esta faixa etária, para realizar o bingo dos nomes são necessárias placas com os nomes das crianças, tampinhas de garrafa de refrigerante e um saco contendo todas as letras do alfabeto. A professora sorteia uma letra e pede que os alunos localizem a letra sorteada nas placas com seu nome. Uma vez encontrada a letra, as crianças devem colocar a tampinha de garrafa sobre ela.

4. Quando falo isso você lembra de? (para crianças de 3 a 5 anos): a atividade visa desenvolver o raciocínio lógico das crianças desta faixa etária, além da significação das palavras. A organização é bem simples, utilizando apenas comunicação oral. A professora diz uma palavra qualquer, como bola. Em seguida, o aluno diz a palavra parquinho. Em seguida, ela pergunta “E quando eu falo parquinho, você lembra de?”. Logo, o aluno responde “Lembro de escorregador”. E a brincadeira segue envolvendo outros alunos que, enquanto brincam, descobrem novas palavras e significados.

5. Dominó com nomes dos amigos (para crianças de 2 a 5 anos): além de trabalhar o desenvolvimento junto ao letramento, a atividade aposta em projetos sustentáveis. Aqui, a professora e os alunos criam um dominó produzido com caixas de leite e forrados com papel camurça. Em vez de pontinhos representando números, como nos dominós tradicionais, o ‘dominó pedagógico’ traz as fotos dos amigos e os nomes dos colegas. Para otimizar ainda mais o processo de aprendizagem, é possível substituir as fotos das crianças pelas letras iniciais de cada nome.


6. Contação de histórias (para crianças de 2 a 5 anos): a contação de histórias é um projeto de alfabetização e letramento que perdura por anos a fio, mesmo antes do surgimento de conceitos e fundamentos da Alfabetização e Letramento. O foco principal é a dramatização de personagens, que é realizada pelos alunos ao final da leitura da história. Vale dizer que deve ser dada uma grande liberdade às crianças, permitindo que modifiquem falas, o final da história ou, caso queiram, repitam os diálogos que mais gostaram e se identificaram. Um bom curso de Alfabetização e Letramento geralmente aborda a contação de histórias como uma excelente opção de atividade pedagógica!

7. Festival de poesias (para crianças de 3 a 5 anos): a atividade consiste na participação dos alunos em um pequeno festival em sala de aula, onde declamarão poesias previamente escolhidas pelo professor, em parceria com os amigos. Além de fortalecer e treinar a memória, a atividade desenvolve qualidades como concentração e memória.

8. Como é que se escreve (para crianças de 4 a 5 anos): podendo ser realizado junto à atividade de contação de histórias, o projeto consiste em, após a leitura de um conto, que os alunos sejam estimulados a escrever nomes de objetos e personagens que estiverem presentes na história. Em seguida, os alunos recortam em revistas as letras que forma todas as palavras, colando-as em uma folha e, por fim, ilustrando através de um desenho. Ao final da atividade, e com apoio do educador, os pequenos buscam no livro de história todas as palavras trabalhadas por eles.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Profissionalize-se com cursos online na área da Educação

Agora que você já obteve conhecimentos bem interessantes sobre como aplicar atividades de Alfabetização e Letramento, é essencial que escolha bons cursos EAD na área da Educação, como o curso de Alfabetização e Letramento, por exemplo. Além de oferecerem o respaldo necessário para projetar as atividades de acordo com as necessidades e exigências do cronograma escolar, os cursos possibilitam a valorização do currículo – destacando os profissionais em meio aos concorrentes no acirrado mercado de trabalho – comprovação de titulação em concursos públicos e processos seletivos, principalmente na área da educação, e garantem, também, a complementação de cargas horárias em cursos técnicos ou de graduação.

Selecionamos a seguir alguns dos principais cursos online com certificados relacionados à Alfabetização e Letramento. Confira as principais informações acerca de cada um deles e escolha o que mais se adequa à sua necessidade profissional:

Alfabetização e Letramento

Carro chefe da qualificação na área, o curso online Alfabetização e Letramento permite que os profissionais de educação infantil tenham subsídios suficientes para estimular a leitura escrita dos alunos, através do uso de recursos atualizados. Ao final dos cursos à distância, os cursistas serão capazes de criar projetos atrativos e dinâmicos, que despertem interesse aos alunos da Educação Infantil.

Durante o curso de Alfabetização e Letramento, os inscritos analisarão tópicos relacionados aos conceitos de Alfabetização e Letramento, dificuldades de aprendizagem, métodos para alfabetização e letramento e alfabetização através de sopa de letrinhas – todos criados especialmente para promover a formação de educadores que já atuam na área ou que pretendem ingressar no segmento da educação infantil.

Métodos e Processos de Alfabetização

Com ampla ação nos processos de Alfabetização e Letramento, o curso online Métodos e Processos de Alfabetização oferece aos interessados na temática informações, dicas e aplicação de técnicas direcionadas à efetivação da leitura, compreensão e escrita. Dentro deste contexto, os cursos online relacionados abordam, também, a interferência das emoções internas e aspectos psicológicos no processo de Alfabetização.

O cronograma dos cursos à distância oferecidos nesta área são completos e favorecem a formação profunda do inscrito, uma vez que disponibiliza um Manual de Alfabetização e conteúdos relacionados aos Métodos Lúdicos de Alfabetização. Ao longo do curso são abordados tópicos como as concepções e metodologias da Alfabetização, Leitura e Escrita na Educação Infantil e a importância da Escola Ativa.

Alfabetização Infantil

Discute-se bastante sobre os desafios da alfabetização na Educação Infantil. Os novos conceitos e processos educacionais devem ser priorizados, deixando de lado os princípios tradicionais? Ou ambos devem caminhar em harmonia? O curso online Alfabetização Infantil permite que os interessados promovam essa reflexão interna através da análise de tópicos como o surgimento da escrita, as formas de Alfabetização, o papel do educador infantil e brincadeiras e jogos direcionados à Educação Infantil.

Projeto de Leitura e Escrita e curso de Alfabetização e Letramento

Nem sempre é simples desenvolver as habilidades de leitura e escrita, tanto em crianças na fase de educação infantil quanto em jovens adultos matriculados nos sistemas EJA – Educação de Jovens e Adultos. Para que os profissionais da área dominem tais conceitos de desenvolvimento, é imprescindível buscar qualificação profissional através de cursos específicos.

Com o curso online Projeto de Leitura e Escrita na Alfabetização e Letramento, por exemplo, os cursistas aprendem a diferenciar de forma correta os conceitos de Alfabetização e Letramento, a elaborar um bom projeto de Alfabetização e Letramento nas escolas e, também, obtém informações relevantes sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Ao longo do cronograma destes cursos online com certificados os interessados podem se atualizar quanto aos novos conceitos de alfabetização, processos de aquisição da leitura e escrita, princípios e processos do letramento.

Desde muito pequenos, ainda no jardim de infância, os alunos podem se beneficiar da Alfabetização e Letramento na Educação Infantil. Porém, para que todos os conceitos que discutimos aqui no artigo sejam aplicados na prática de forma eficaz, os profissionais da área da educação devem manter seus currículos atualizados com cursos de graduação, especializações e cursos online com certificados.

Neste sentido, o Centro de Estudos e Formação pode ser grande aliado: oferecendo centenas de cursos com cargas horárias que vão de 5 a 420 horas, o portal é destaque entre as plataformas. Nosso grande diferencial é o método de matrícula nos cursos: diferente do que acontece em outras escolas, aqui o você se matricula no portal, realizando o pagamento único de R$ 99,70. A partir daí, tem acesso a todos os cursos online do Pacote Master, pelo prazo de 1 ano.

Ao finalizar os cursos EAD, os matriculados podem, inclusive, solicitar a emissão de certificado de conclusão, o qual pode ser utilizado para complementar o currículo, cargas horárias de cursos de graduação, titulação em concursos públicos e muito mais!

É hora de escolher um dos cursos online disponibilizados pelo Centro de Estudos e Formação e se preparar para o futuro! Afinal, mais de 120 mil alunos já comprovaram a excelência dos nossos cursos. Ficou com alguma dúvida, seja com relação aos cursos a distância ou ao processo de inscrição? Solicite atendimento em nossa central ou deixe um comentário abaixo!