Trabalhar com crianças é inspirador para muitas pessoas. Lidar com a inocência e todos aqueles sentimentos puros rende um grande aprendizado, fora que, participar da formação delas é uma satisfação incrível. Sendo assim, o que não faltam são meios para fortalecer essa relação entre adultos e pequenos e tornar tudo mais fácil para ambos os lados. É aí que entra o tema do nosso artigo, a psicomotricidade na educação infantil.
O nome é complexo e pode confundir algumas pessoas em um primeiro momento, mas não é difícil entendê-la e compreender o quanto pode ser importante nesse contexto. Para isso, educadores, estudantes e profissionais que lidam com crianças podem recorrer a uma série de materiais interessantes, tanto para se atualizar quanto se certificar sobre esse assunto com os cursos online e propostas práticas e eficientes para todos.
Nessa linha, o Curso Online Psicomotricidade na Educação Infantil, do Centro de Estudos e Formação, é um dos melhores cursos à distância para se informar e qualificar a respeito de um tema que é cada vez mais objeto de estudo e pesquisas de muitos especialistas. Com essa opção, há vários benefícios na educação e formação das crianças de diversas idades, com valores e talentos que podem ser desenvolvidos sempre.
Neste artigo, preparamos alguns dados gerais sobre a psicomotricidade na educação e atividades que podem ser feitas considerando esse conceito como base. É um guia interessante com parte do que você encontra nos cursos EAD do portal. Vamos começar?
O que é psicomotricidade?
A psicomotricidade é definida como a integração das funções motoras com as funções psíquicas, basicamente, a ligação e relação entre corpo e mente. Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade, trata-se de uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento, em relação com o mundo interno e externo. Mas não apenas de movimento é composta, mas também de intelecto e afeto (emoção), três pilares que, basicamente, formam as capacidades humanas.
Desde que está na barriga da mãe, o bebê já começa a conhecer os primeiros movimentos e se desenvolver conforme o tempo, passando por diferentes estágios de maturação até o nascimento. Quando vem ao mundo, está exposto ao novo e precisará se adaptar a ele, lidando com os aspectos e influências dispostos ao seu redor em diversos momentos, que vão se integrando aos desejos, necessidades e pensamentos, mudando e se alterando conforme sua evolução.
Sendo assim, o papel da psicomotricidade é, por meio das individualidades, expressões e experiências de determinada pessoa, incluí-la em um contexto psicossocial, facilitando sua integração e aprendizado com o mundo (ambiente) e outros sujeitos. Baseada em muitas ciências constituídas, como a biologia, psicologia, psicanálise, sociologia, linguística, é definida como um complemento de todas elas, um ‘’campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade’’.
Para ficar mais claro, vale a pena definir o que é psiquismo e motricidade. No primeiro caso, contempla todas as atividades psicológicas humanas, que referem-se aos processos mentais. A partir dos pensamentos, as pessoas criam objetivos, desejos e tudo que é pertinente à sua consciência. Já na motricidade estão os movimentos, biologicamente dizendo, o conjunto de nervos e músculos que funcionam para permitir todas as ações automáticas e voluntárias. É a partir desse entendimento que você pode saber exatamente o papel da psicomotricidade e como ela pode afetar o desenvolvimento humano por meio da integração de corpo e mente.
Dentre as inúmeras linhas de atuação da psicomotricidade, está a educativa, um dos principais meios em que é utilizada, sobretudo para as crianças, afinal, é nas primeiras fases da vida que é possível e preciso trabalhá-la para ajudá-las em diversas atividades. Para isso, há uma gama de processos interessantes, indicados para todos os educadores que visam fazer a diferença em seu ramo, crescendo profissionalmente e ajudando na formação benéfica de muitas pessoas. Vamos tratar desse assunto agora, lembrando que está descrito passo a passo no Curso Online Psicomotricidade na Educação Infantil, um dos melhores cursos EAD sobre esse tema tão necessário.
O que é psicomotricidade na educação infantil?
Quando se pensa no papel de um educador, logo vem à cabeça de muitas pessoas aquela figura disposta a transmitir conhecimento por meio de muitas situações e materiais. No caso da educação infantil, torna-se algo ainda mais direcionado, já que lidar com crianças de determinadas faixas etárias pede uma abordagem diferenciada.
O desenvolvimento nessa fase se dá de forma muito rápida, logo, é necessário acompanhar esse ritmo de modo a equilibrar tanto os meios motores quanto intelectuais da criança para que, juntos, possam fortalecer diversos aspectos de sua formação, sobretudo social. Sendo assim, a psicomotricidade na educação é trabalhada por meio de metodologias avançadas e aparatos que consideram a percepção dos desejos tanto individuais quanto de grupos.
Um exemplo da psicomotricidade na educação infantil e suas atividades é usar a ludicidade para ajudar no desenvolvimento físico e mental de uma criança. Primeiramente, porque os meios usados nesse contexto sempre atraem, pois expõem situações que já fazem parte de um universo interessante ao pequeno. Assim, com destaque para a criatividade e imaginação, consegue unir tanto os recursos de diversão quanto de aprendizado, essencial para sua alfabetização. Entenda que, a psicomotricidade como complemento fundamental para a educação infantil pode se dar, em aspectos básicos, quando ela realiza uma atividade que pede movimento e, ao mesmo tempo, expõe o indivíduo a novos conhecimentos.
Não é à toa que, hoje em dia, esse é um dos instrumentos mais utilizados por pedagogos, professores e psicólogos que trabalham com crianças, justamente porque considera o meio, as características e o ‘’mundo’’ que ela cria e tem identidade/afinidade, para que aprenda e se desenvolva de modo orgânico, com total naturalidade e eficiência.
Assim, ela começa a se sentir mais confiante e segura, libertando-se de bloqueios, encontrando espaço para suas mais infinitas expressões e conhecendo seu próprio ‘’eu’’ (desejos, sentimentos, necessidades), se vendo como um cidadão social em meio à relação com demais sujeitos e ambientes, com consciência de seu papel e sua posição no mundo.
É exatamente esse pensamento que permeia muitos profissionais que começam a lidar com crianças e visam participar de seus melhores momentos e formação de aspectos que consideram desejos e necessidades. Com tantas mudanças significantes e o entendimento do que é e quais as melhores atividades de psicomotricidade na educação infantil, ocorre tanto o desenvolvimento quanto a impressão de uma série de descobertas, utilizando elementos essenciais que são capazes de definir e ajudar nessa missão.
Antes de falar desses elementos, uma dica legal, baseada nesse contexto e que pode te ajudar a entender a atividade, é realizar o Curso Online Ludicidade, que aborda esse conceito de modo específico e ainda apresenta atividades interessantes que podem ser utilizadas por pais e professores. A vantagem de fazer cursos online com certificado como esse é que você se qualifica por meio de um ambiente virtual moderno, no tempo em que achar conveniente e com as melhores ferramentas disponíveis a hora em que quiser. Vale a pena investir.
Elementos da psicomotricidade
Em um artigo sobre o tema, a especialista da área definiu os elementos mais comuns da psicomotricidade na educação. Além de caracterizar essa ciência, são os mais utilizados pelos profissionais e educadores no Brasil atualmente.
Esquema Corporal
Indica o saber pré-consciente quando se trata de seu próprio corpo e partes, em meio às descobertas que são feitas conforme o relacionamento humano com os espaços, objetos e pessoas a seu redor. A medida que se modifica, cresce e passa por ajustes, a pessoa começa a ter noção de informações proprioceptivas ou cinestésicas (de localização, orientação e posição espacial do corpo em si), sentidas sem o uso da visão.
Imagem Corporal
Preliminar ao esquema corporal, trata-se da representação mental inconsciente que as pessoas começam a fazer de seu corpo a medida que ele cresce, torna-se desejado e conta com as primeiras marcas/identidades de uma história singular e de acordo com as inscrições afetivas da família.
No artigo Ludicidade e Psicomotricidade, esquema corporal e imagem corporal são considerados os aspectos globais dentro de uma perspectiva social, pois por meio deles há as impressões e percepções dos sentidos que ditam a forma como um indivíduo percebe o mundo interno e externo, logo, serve como uma das principais bases para o entendimento de o que é psicomotricidade na educação infantil e como esse processo começa desde cedo nas crianças.
Tônus
Entender o que é psicomotricidade na educação infantil remete muito a esse elemento, já que ele refere-se à tensão fisiológica dos músculos, responsável pelo equilíbrio estático e dinâmico, coordenação e postura em qualquer posição adotada pelo corpo, seja parado ou em movimento. É o momento em que dá para perceber diversas peculiaridades e características analisando cada criança, desde fatores físicos (manias e hábitos) até emocionais (ansiedade, timidez, entre outros).
Coordenação Global ou Motricidade Ampla
Esse elemento mostra a ação simultânea de grupos musculares distintos na execução de diversos movimentos, dos voluntários até mais amplos e complexos. É um dos pilares principais quando se trata de atividades de psicomotricidade na educação infantil.
Motricidade Fina
É a capacidade de realizar movimentos coordenados e ensaiados por meio de pequenos grupos musculares das extremidades, com forte ligação com exercícios de coordenação motora. Nesse aspecto, é interessante entender que, durante uma atividade, pode-se perceber tanto uma habilidade quanto uma dificuldade que precisa ser trabalhada dependendo da criança.
Você sabia que, segundo o MEC, a psicomotricidade na educação infantil é essencial para aulas de Educação Física, desde os primeiros anos da criança e sua convivência no meio escolar? Pois é. A partir de exercícios, educadores podem fazer grandes descobertas e levar essa ciência ao auge de sua essência. Nossa indicação para esse caso é o Curso Online Psicomotricidade e Educação Física Adaptada, que trata definitivamente dessa relação interessante e seus ganhos. Por meio de cursos online com certificado como esse, você como professor e especialista pode, além de se qualificar e dar um plus em sua carreira profissional, ajudar no desenvolvimento de muitos alunos. Quer recompensa melhor?
Organização espaço-temporal
Trata-se da capacidade de orientação exata no espaço-tempo, com a compreensão e noção de longe, perto, dentro, fora, em cima, embaixo, antes, depois e ao lado de, elemento usado com frequência nas atividades de psicomotricidade na educação infantil.
Ritmo
Através da organização espacial vem o ritmo, que é definido como a ordenação periódica e constante de um ato motor realizado por qualquer pessoa, crianças ou adultos.
Lateralidade
A lateralidade refere-se à capacidade de vivenciar os movimentos utilizando os dois lados do corpo, ou seja, por completo, indo além da dominância lateral que indica se esquerda ou direita serão os principais meios para o desenvolvimento de habilidades, como ocorre normalmente.
Equilíbrio
Por meio de ações musculares combinadas, seja parado ou em movimento, trata-se da capacidade de um indivíduo de se manter sobre uma base mínima de sustentação. Quando se trata de psicomotricidade na educação infantil, é uma das primeiras atividades realizadas.
Perceba que todos esses elementos são inerentes à formação e, como conjunto, garantem que a psicomotricidade na educação infantil seja completa e parte de um todo que, ao ser observado e considerado, ajuda no desenvolvimento de muitas crianças. Essa base é geral e, para um melhor entendimento, pode ser aprofundada por meio dos cursos à distância do Centro de Estudos e Formação, que conta com diversas opções de cursos online ligados a esse tema como parte da educação de crianças e adolescentes. É uma proposta interessante para todos os profissionais e pessoas que gostam de ficar a par, se atualizar e qualificar sobre tudo que é pertinente a esse meio.
Atividades de psicomotricidade na educação infantil
Agora que você já sabe basicamente o que é psicomotricidade na educação infantil, vale a pena saber quais são as atividades e como administrá-las na sala de aula e em qualquer ambiente necessário para as crianças. Por meio de exercícios, é possível estimular e garantir ótimos resultados.
Em geral, dentre as atividades de psicomotricidade na educação infantil mais utilizadas estão aquelas que envolvem: engatinhar ou rolar para vencer obstáculos, amassar papéis, dar cambalhotas, tentar se equilibrar parado usando um dos pés ou andando sobre uma linha no chão, empilhar e desempilhar coisas, dançar, cantar e ouvir música, brincar e colocar toda criatividade à tona.
Esses são alguns dos exercícios mais populares e que rendem ótimos momentos tanto para a criança quanto para o educador já que, além de trabalhar a psicomotricidade na educação infantil, rende valores essenciais para os pequenos, como a convivência em grupo e a noção de diferenças. Nesse contexto, também temos dicas de cursos online com certificado: o Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil e o Curso Online Atividades com Crianças. Ambas opções são perfeitas para quem busca unir o útil ao agradável e fazer com que elas aprendam brincando, uma proposta essencial. O material é feito exatamente para essa proposta e para ajudar diversos educadores a fazer essa gestão para um melhor ensino.
Como aprender mais sobre psicomotricidade?
Embora a abordagem do artigo tenha mostrado pontos fundamentais de o que é psicomotricidade na educação infantil, educadores, psicólogos, pedagogos, estudantes da área, pais e demais interessados no assunto podem aprender muito mais sobre esse tema tão primordial no Curso Online Psicomotricidade na Educação Infantil, um guia exclusivo, marca da qualidade dos cursos à distância do nosso portal.
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Comece agora e, além disso, aproveite para nos dizer o que achou do artigo. Até mais!