O mercado esportivo está cada vez mais grandioso, gerando uma renda anual que chega a trilhões de reais. Com tantas modalidades, atletas, eventos, clubes e uma série de oportunidades de negócios, muitas empresas e organizações se interessam em investir nesse campo. Essa relação ganha força e exalta um segmento específico conhecido como marketing esportivo.
Atrair clientes, fortalecer transações comerciais, agregar valor a marcas... são muitos objetivos quando se trata do marketing no esporte. Essa é uma "indústria" que cresce e sempre abre espaço para novos conceitos e profissionais. Assessores, empresários, empreendedores e comunicadores de todos os ramos podem se especializar nessa área e investir pesado na gestão esportiva. Para isso, existem diversos cursos online fundamentais.
Quem visa entender tudo sobre esse tema pode começar realizando o Curso Online Marketing Esportivo, destaque do Centro de Estudos e Formação. Com esse conteúdo completo, é possível aperfeiçoar seus conhecimentos para seguir uma carreira de sucesso. Além disso, o portal disponibiliza centenas de cursos a distância que podem fortalecer seu aprendizado.
Por meio deste artigo, preparamos alguns tópicos gerais que fazem parte da grade desse curso online. Compreenda de vez o que é marketing esportivo e toda sua estrutura, com certeza você irá se surpreender com tantas informações interessantes.
A Indústria do Esporte
Há muito tempo o campo da sociologia estuda o esporte e o impacto que causa na vida das pessoas. Além de atrair indivíduos interessados em seguir carreira em uma modalidade ou qualquer função relativa, o esporte abraça cada vez mais adeptos em ter vida saudável ou aqueles que dedicam seu lazer essencialmente para acompanhar torneios relativos a esse campo tão vasto.
O esporte se tornou uma verdadeira indústria que vive em ascensão, movimentando muito dinheiro e gerando diversos tipos de negócios. Podemos listar uma série de fatores: patrocínios, vendas de ingressos, transmissões, lançamentos de artigos e produtos esportivos, eventos de todos os portes, entre outros. Esse é um campo que mexe com o fator emocional do público e abre espaço para diversas estratégias de marketing esportivo – como a promoção de serviços, ideias, responsabilidade social e, claro, artifícios comerciais.
É extremamente vantajoso para qualquer empresa investir nesse segmento. Um "simples" patrocínio ou licenciamento pode render muitos ganhos. Temos como exemplo as gigantes Nike e Adidas, duas marcas que já estão consolidadas nesse cenário e são vistas como referência em marketing esportivo, promovendo parcerias com muitos clubes e atletas de ponta.
Além disso, imagine a importância da divulgação em um evento mundial como as Olimpíadas? O benefício é que um comercial e qualquer tipo de publicidade atingirão grande parte da massa, pessoas de todas as idades, gêneros, poder aquisitivo e demais características. Quem não se lembra da propaganda da Coca Cola durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro? O método principal utilizado pela empresa foi criar um slogan fácil de decorar (Taste the feeling), assim como uma música que faz as pessoas lembrarem da marca.
Esses são alguns exemplos gerais para que você entenda o poder do marketing no esporte e porque está cada vez mais valorizado. É um segmento que alimenta toda essa indústria e atrai inúmeros indivíduos prontos para tornarem-se potenciais consumidores. Quem nunca comprou a camiseta ou algum produto relacionado a seu time de futebol do coração, ainda mais quando a equipe se torna campeã de algum torneio? Pois é.
Segundo a psicologia do esporte, essa é uma área de entretenimento que usa a paixão dos torcedores para criar a necessidade de consumir determinado serviço ou produto ligado àquilo que ele mais gosta (atleta, clube, time, modalidade). Quem é fã do jogador de futebol Messi, por exemplo, estará disposto a comprar um produto relacionado ao atleta (por isso ele é garoto propaganda de várias empresas), tem mais interesse em comparecer a um evento em que ele estará presente, entre outras situações.
Atrair, convencer e fortalecer esse sentimento do público pelo esporte são objetivos fundamentais do marketing esportivo, por isso são estudadas e praticadas diversas artimanhas. Você pode conhecer as principais tanto em nosso curso de marketing esportivo quanto em outros cursos online com certificado do Centro de Estudos e Formação.
Dica: em nosso curso online ligado à área de marketing você confere muitas informações valiosas, vale a pena conhecer.
Agora que você já sabe detalhes da indústria esportiva, vamos destacar o composto de marketing dessa área, os famosos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção.
Produto na Indústria do Esporte
Começamos por um dos principais compostos, o produto. Na gestão esportiva, é tudo aquilo que uma empresa utiliza em seu negócio visando atender uma demanda, necessidade ou desejo do consumidor. Os artigos esportivos são um exemplo geral, sobretudo aqueles ligados a algum clube – nesse contexto, inclui-se infinitas opções.
Geralmente o produto é ligado a uma marca que licenciada determina equipe ou atleta. Como já citamos, a Nike é uma corporação que tem contrato de exclusividade com vários times de futebol de elite, como Chelsea, PSG, Barcelona, Boca Juniors, Corinthians e Internacional.
É importante salientar também que tanto no segmento do marketing esportivo quanto em toda a área de marketing, produtos passam por um ciclo de vida que inclui variáveis como: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Embora seja comum na indústria do esporte, mesmo a última fase pode gerar boas oportunidades – é o caso das camisetas comemorativas, que dão sensação de nostalgia ao público e podem ser relançadas para gerar ainda mais lucro.
Preço na Indústria do Esporte
Já o composto preço é, obviamente, o valor cobrado por aquilo que está sendo negociado, ligado tanto aos atributos do produto quanto a percepção que o público tem da marca. Nesse caso, podemos verificar muitas situações interessantes, entre elas o status e até certa ostentação em ter um produto ligado aquilo que se admira, independente do valor que é cobrado.
Um exemplo prático é a camiseta personalizada com seu nome, um produto de sucesso que alcançou um boom aqui no Brasil. O mesmo vale para as camisetas comemorativas, da qual já citamos, que dá esse tom de exclusividade para seu usuário – sobretudo torcedores fanáticos e que não abrem mão de ter qualquer material relativo a seu time. O mesmo ocorre para campanhas com atletas ou eventos.
Em todo caso, cabe salientar que o preço deve seguir uma linha bem estudada e padronizada, avaliando sempre o comportamento do consumidor frente a esse composto, além de realizar comparativos com os principais concorrentes. Eis um trabalho que necessita de profissionais preparados, aqueles que entendem tudo sobre marketing e não abrem mão de se qualificar com bons cursos a distância ligados ao ramo.
Você sabia? Além do curso de marketing esportivo, você também pode dar um plus em seus estudos com cursos online ligados à comunicação esportiva e todo o plano de marketing.
Praça na Indústria do Esporte
O terceiro P refere-se à praça, conhecido também como canal de distribuição, o método como o cliente encontra e compra seus produtos e serviços. No caso do esporte, as lojas especializadas são o principal caminho, seja física ou online – podemos citar grandes e-commerces como a Netshoes e Centauro.
Já uma tendência que se popularizou nos últimos anos são as lojas oficiais dos clubes, um método de marketing no esporte ligado diretamente a determinada equipe. Times de futebol de São Paulo investem pesado nessa estratégia e conseguem uma boa renda alternativa nesse canal de distribuição.
Para uma empresa que deseja investir em marketing esportivo, é necessário analisar todos os pontos referentes à praça e quais são os melhores métodos de venda e amostragem de seus produtos, assim como o melhor local para promover um evento, fator que também se relaciona a esse composto.
Promoção na Indústria do Esporte
Por fim, temos a promoção, tema de um dos tópicos de nosso curso de marketing esportivo e um dos recursos mais preponderantes em todo o campo do marketing. Trata-se dos artifícios para promover uma marca, algo que vai muito além das liquidações que vemos recorrentemente nas publicidades dos canais de mídia.
A ideia principal desse composto é tornar seu negócio/produto essencialmente importante para o consumidor, uma verdadeira solução para seus problemas. Para isso, é necessário passar mensagens efetivas, atrativas, convincentes e persuasivas, bem como avaliar os melhores canais de distribuição, público alvo, estratégias da concorrência, sazonalidade e demais conceitos mercadológicos.
Em relação ao esporte, a promoção se encaixa nos patrocínios e nos comerciais que aparecem durante uma transmissão. Em jogos de futebol televisionados, que atingem um público variado e enorme, é conveniente promover marcas populares, que apresentam serviços ligados a toda a massa em si – como telefonia, bancos, entretenimento, entre outros.
Viu só quanta coisa podemos desvendar ao estudar a fundo esses conceitos? Essa é apenas uma visão geral. No Curso Online Marketing Esportivo há tópicos completos e detalhados que te dão um ótimo embasamento para seguir esse ramo, assim como outros cursos online com certificado presentes no portal.
Marketing Esportivo: casos de sucesso
O marketing no esporte já mostrou muitos casos de sucesso inspiradores, sobretudo aqui no Brasil. Selecionamos os 5 mais famosos para você conhecer:
Palmeiras e Parmalat
A parceira entre o Palmeiras e a empresa italiana Parmalat entrou para a história, graças à gestão esportiva competente do grupo nas atividades do clube, que contratou jogadores de peso, investiu em um forte marketing esportivo e tornou a década de 1990 uma das mais vitoriosas para a equipe. Entre 1992 e 2000, período em que durou a associação, foram 11 títulos conquistados, entre eles a Copa Libertadores da América e dois Campeonatos Brasileiros. Nessa época a Parmalat tinha muita força no Brasil, sobretudo com o comercial dos mamíferos, visto como uma das propagandas mais bem sucedidas do mundo.
Penalty e Vitória
Por meio da campanha "Meu Sangue é Rubro-Negro", a famosa marca esportiva Penalty usou o patrocínio ao Vitória para divulgar uma ação social voltada à doação de sangue. A empresa substituiu o vermelho característico do uniforme pela cor branca. Conforme o número de doações alcançava as metas, a coloração voltava ao tom original. Para se ter ideia, houve um aumento de quase 50% das ofertas de sangue no Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), mostrando que o marketing no esporte também abraça a responsabilidade social.
Zurich Seguros
Já a Zurich Seguros é conhecida por uma ação extremamente bem sucedida e surpreendente quando se trata de marketing esportivo. O episódio ocorreu em 2012 durante o clássico entre Santos e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, ocasião em que a torcida presente no estádio do Pacaembu ficou confusa ao ver as equipes do Corinthians e São Paulo entrando em campo em vez dos times anunciados.
Após a surpresa, os jogadores mostraram uma faixa de propaganda e o locutor revelou que se tratava de uma ação promocional. "Ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário. Mas você pode contar com a Zurich Seguros para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro", revelava a publicidade. Assista ao vídeo da campanha e veja como aconteceu.
Guaraná Antarctica e Seleção Brasileira de Futebol
Desde o início da década de 2000 a marca Guaraná Antarctica se tornou uma das principais patrocinadoras da seleção brasileira de futebol e tem investido bastante na parceria, promovendo diversos eventos, propagandas e produtos licenciados voltados à promoção de jogadores e de tudo que é referente à equipe. Uma das situações a se destacar aconteceu em 2011, quando a empresa usou a imagem dos craques Neymar e Lucas para estampar suas latas de refrigerante, uma artimanha publicitária que fazia parte da preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Vôlei Nacional
A ascensão do vôlei brasileiro em grandes competições começou em meados dos anos 1990 e atingiu o ápice nas décadas de 2000 e 2010. As seleções feminina e masculina ganharam uma porção de títulos importantes e consolidou o país como uma das maiores potências da modalidade. Nesse cenário, as competições e equipes de vôlei locais começaram a ser extremamente valorizadas, ganhando muitos patrocínios e parcerias duradouras.
A Superliga de Vôlei obteve um ótimo status e já movimenta uma multidão de fãs. A final do torneio já é comparada a grandes eventos esportivos e não fica atrás das decisões mais importantes do futebol. Assim, várias empresas aproveitam para destacarem suas marcas nas transmissões dos jogos, nas quadras, no uniforme das equipes, entre outras estratégias. Canais de TV como a Rede Globo e corporações como o Banco do Brasil são as que mais aproveitaram a evolução do vôlei nacional para promoverem seus produtos e serviços.
Aproveite o cenário favorável e especialize-se em marketing esportivo
Com esses cases percebemos o quanto o marketing e a gestão esportiva podem render ótimos frutos para organizações, equipes, personalidades e todo o público em si. São muitas perspectivas e vantagens que chamam atenção e levam diversas pessoas a investirem nessa área. Para isso, o primeiro passo é recorrer a conteúdos excelentes e estruturados, como o Curso Online Marketing Esportivo.
Esse curso online apresenta todos os detalhes referentes a esse campo, uma opção fundamental para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar, por isso serve para iniciantes e experientes. Assim, você estuda com total autonomia, na hora e no local em que achar mais conveniente.
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