Equipe Centro de Estudos e Formação
13/12/2017

Planejamento e ferramentas para se especializar em marketing digital

Conquistar a atenção do público na internet não é uma tarefa fácil. Além da concorrência, a agilidade nas informações e tendências contribui para que as mudanças sejam cada vez mais maiores, o que obriga qualquer profissional a se reinventar e renovar seus negócios constantemente.

Para isso, existe o marketing digital e todas as suas técnicas. Essa área tenta acompanhar as tendências da web e se moldar aos hábitos dos internautas, seja para aumentar as vendas em um e-commerce, conseguir mais seguidores em um canal, promover uma página ou perfil em rede social, entre outros objetivos. Com tantas variáveis e metas, um curso de marketing digital contribui para que as principais questões sejam sanadas e ajude aqueles que pretendem ganhar dinheiro na internet.

Não é uma tarefa fácil se destacar na web, mas também não é algo impossível. Temos vários exemplos, como lojas virtuais conhecidas, páginas renomadas, youtubers famosos e blogueiros que são referência para milhões de pessoas. Tudo isso demanda muito trabalho, planejamento e macetes que são listados em um bom curso de marketing digital online.

Atento a essa demanda, o Centro de Estudos e Formação oferece o Curso Online Marketing Digital, um conteúdo atualizado e estruturado com os melhores tópicos sobre esse tema. Estudando com esse curso online, você entende o que é marketing digital e como utilizá-lo em seus planos e metas no vasto universo das redes. Ficou animado?

Para saber mais e conferir uma prévia desse e de outros cursos online relativos, leia nosso artigo completo sobre o assunto. Com certeza você vai se surpreender com todo o poder e popularidade do marketing digital. Vamos começar?

Planejamento estratégico de marketing digital

Aproveitar todas as tendências do marketing é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Sempre surgem novas técnicas e planos para se destacar frente à concorrência e sobreviver aos inúmeros desafios do mercado. Mais do que se tornar uma referência é manter a boa fase e os resultados positivos. Conforme a internet cresce e se alia a tantos canais e dispositivos, molda os hábitos do consumidor e obriga qualquer negócio a se reinventar também - se antes as estratégias eram voltadas exclusivamente ao desktop, hoje o foco principal é o mobile. 

Para sobressair no ambiente online, antes de tudo é necessário se planejar. A questão, porém, é que o digital tem algumas características particulares que precisam ser estudadas, como a demanda de divulgação, tempo, linguagem, resposta e interação com o público, etc. Mas, então, como esse cronograma se estrutura? Em linhas gerais, é necessário se atentar a essas ações:

Análise da situação atual da empresa - Qual ramo se enquadra? Qual produto ou serviço a ser destacado? Qual mercado pode atingir?

Pesquisa e definição de objetivos - Como aprimorar a comunicação e se posicionar nas redes? Qual o cenário ideal e o público alvo?

Reconhecimento do público e seu comportamento - Como meus atuais clientes procuram meus serviços na web? Eles acessam meu site por qual dispositivo e rede social?

Identificação de oportunidades do mercado - O que a concorrência está fazendo? Quais nichos e redes eu posso investir?

Estudo das melhores técnicas - Será que um e-commerce é uma boa ideia? Investir em um blog é interessante? Como estão as estratégias de SEO? Preciso criar novos conteúdos?

Estabelecimento de um plano de ação bem estruturado - Preciso marcar presença em todas as redes sociais? As técnicas mais usuais (e-mail marketing, Google Adwords, anúncios patrocinados, parceriais) são realmente funcionais? Como aproveitar ao máximo todos os canais online?

Executação, acompanhamento e correções - estabelecido um projeto de acordo com as respostas para essas e outras questões que podem surgir, é necessário manter uma frequência, acompanhar o trabalho, corrigir as falhas e fortalecê-lo. Não existe uma fórmula perfeita, tudo depende da resposta do público e dos resultados mensurados.

Monitoramento frequente de todas as métricas - cabe aos responsáveis pelo setor de marketing e comunicação monitorar variáveis como: número e origem de visitas, páginas mais acessadas, necessidades dos clientes, interação nas redes, taxa de cadastro, conversões e vendas, etc.

Análise de resultados, revisão e definição de novas metas - marketing digital depende de testes, pois não existe um caminho único e perfeito. Em todas as alternativas, sempre terão pontos "incríveis" e aqueles a melhorar. As respostas mudarão, afinal, a internet é extremamente mutável - o que é tendência hoje pode nem ser lembrado amanhã. 

Registro do planejamento estratégico - sempre dá para tirar boas lições dos projetos realizados e, assim, diagnosticar quais serão os próximos objetivos e investimentos. 

Parece muita coisa? Fique tranquilo que tudo isso demanda um trabalho de inúmeros profissionais, mas começa com a dedicação e vontade em dar consistência a seu projeto na web. Há muitas ideias a seguir e para tudo é necessário decisões bem fundamentadas e ótimos artifícios. No fim, lidar com as ferramentas do marketing digital acaba sendo bem prazeroso e instigante. Que tal começar recorrendo a um curso de marketing digital e a outras fontes avançadas de informação, como os cursos online com certificado?

Tipos de redes sociais

O conceito geral de rede social é definido como "uma relação mútua entre indivíduos que tem os mesmos gostos e interesses". Porém, com novas propostas e sistemas com características diferenciadas, rede social ganhou um sentido mais amplo, que inclui todas as relações online entre pessoas com gostos e visões diferentes que se expõem, interagem, trocam experiências e criam toda essa rede interligada e consistente – como era nas comunidades do Orkut e acontece atualmente com o Facebook.

Aqui no Brasil, o Facebook é a rede social preferida dos internautas, com mais de 100 milhões de usuários, segundo a última Pesquisa Brasileira de Mídia. Tanto por isso, empresas voltam grande parte de seu marketing digital para essa rede social, criando páginas, promovendo anúncios, atendendo clientes, criando vínculos com internautas, etc. – em nossos cursos a distância de comunicação e marketing, há grande espaço para as tendências do Facebook e de todas as redes sociais.

Também é importante citar outras redes sociais além do Facebook, cada uma com suas dinâmicas. Alguns exemplos: Google Plus, SnapChat, Instagram, Linkedin, Pinterest, WhatsApp, entre outras.

Outro ponto a destacar é a diferença de rede social e mídia social. A mídia se encaixa como uma ferramenta digital que difunde uma mensagem de forma descentralizada, criando conteúdo e permitindo a interação direta com os usuários, seja pelas redes sociais ou outros canais. Os blogs são os maiores exemplos, assim como o Youtube, Slideshare e até o Twitter – nesse último caso, ainda há muitas discussões sobre a categorização correta do microblog.

Ademais, independente desses debates, cada sistema tem suas peculiaridades e abre espaço para formas distintas de fazer marketing digital. O ideal é criar campanhas voltadas para cada um deles, planejando todos os passos necessários, executando o projeto corretamente, realizando testes e correções e mensurando os resultados.

Fique atento: todas essas etapas são importantíssimas para alcançar boas metas. São necessários muitos estudos prévios e um bom conhecimento sobre a área, que pode ser adquirido tanto no Curso Online Marketing Digital quando em outros cursos a distância do Centro de Estudos e Formação.

Monitoramento das redes sociais

Mais importante do que a criação de uma campanha é o seu monitoramento. É nessa fase que se verifica aquilo que funciona e os pontos a trabalhar, como está a reputação da marca e quais caminhos seguir para melhorar seu posicionamento e credibilidade. Essa ação é essencial não apenas para grandes projetos, mas em qualquer promoção e interação nas redes.

Avaliam-se tanto as opiniões do público quanto a percepção do mesmo acerca de suas postagens e promoções. Entender o comportamento dos seguidores e clientes é o ponto-chave para saber qual a melhor linguagem para usar, os serviços mais interessantes para mostrar e os assuntos que são mais aceitos. É nesse trabalho que se constrói uma boa imagem e, com o tempo, se torna um referencial – isso serve tanto para empresas quanto personalidades.

O monitoramento também é fundamental para identificar tendências e mapear tudo o que está bombando nas redes. Geralmente, há sempre um assunto em alta e dá para tirar muito proveito disso para sua marca. Só é preciso se atentar às particularidades de cada sistema, pois o que é bom para o Facebook não necessariamente fará o mesmo sucesso no Pinterest, por exemplo.

Os profissionais precisam analisar as métricas e resultados, que podem ser coletados por ferramentas direcionadas e aplicações próprias por meio de um trabalho especializado. O social media é o mais requisitado para essa função, uma carreira que está em alta e é buscada por muitas pessoas interessadas em trabalhar de modo autônomo ou em agências – em todo caso, a qualificação é primordial, sobretudo com um bom curso de marketing digital online.

Mídias Sociais: como usá-las em campanhas de marketing online

Nessa abordagem sobre o que é marketing digital, seus atributos e cursos online com certificado relativos, já explicamos os conceitos de rede e mídia social, tipificando o primeiro caso. Agora é bom dar foco às mídias, da produção e disseminação de conteúdo.

O Youtube é uma das mídias mais famosas, considerado a maior plataforma de vídeos do mundo. Pertencente ao grupo de produtos da Google, inovou a forma de gerar e transmitir conteúdo, abrindo espaço para todos os usuários postarem materiais das mais variadas pautas. Atualmente, há canais com muitos seguidores e vídeos que alcançam milhões de visualizações em minutos, sobretudo aqueles ligados ao entretenimento.

Aproveitar essa ascensão é imprescindível para pessoas e empresas de todos os portes. O vídeo é um formato que gera empatia, tem expressão passiva e requer pouco esforço do receptor, embora seja mais técnico que outras opções. Mas, em associação com um blog ou qualquer outro canal, pode ajudar a alavancar muitos projetos - artifício utilizado em larga escala por muitas empresas atualmente. 

Falando em blog, essa é outra mídia que gera muitas conversões, sobretudo em complemento a um e-commerce. Entre as vantagens dessa plataforma está a convergência e a facilidade de integração com todos os formatos: você pode produzir conteúdos de texto, áudio, vídeo e imagem tranquilamente em um único lugar – além de divulga-los em canais como e-mail e redes sociais.

Qualquer ação de marketing digital que envolva essas mídias garante a interação com os clientes e mostra que uma corporação está disposta em fornecer informação de qualidade para seus seguidores. Isso aproxima, gera autoridade, encanta e fideliza, fortalecendo o marketing de relacionamento e sua reputação online.

É sempre bom lembrar: cada mídia e rede possuem suas peculiaridades e as campanhas devem ser estruturadas, analisadas e monitoradas. Quer uma dica de curso online bacana para conhecer mais detalhes sobre empreendedorismo na web? Conheça o Curso Online Estratégias de Negócios na Internet‍.

Assessoria de imprensa digital

Parte inerente à comunicação de toda empresa, a assessoria de imprensa digital é um campo que trabalha em paralelo com o marketing, com o intuito de fortalecer a imagem de uma empresa/pessoa perante a mídia e a opinião pública. Além de planejar e criar releases a respeito das ações e responsabilidade social do contratado, essa área também faz uso das redes sociais e presta suporte em diferentes plataformas.

É importante salientar que, para aqueles que desejam seguir a carreira em jornalismo digital, relações públicas, publicidade e comunicação em si, conhecer as ferramentas para a assessoria é garantia de destaque em qualquer campo de trabalho – em agências especializadas, alocado nas corporações ou em regime autônomo. Para esse objetivo, o curso de marketing digital também é bem-vindo e esclarece muitos pontos.

Criando gatilhos para aquisição de clientes

Conseguir tráfego e acessos, conquistar e fidelizar os clientes são ações que todo empreendedor digital busca para seus negócios, sobretudo em lojas virtuais. Quando se trata de marketing digital, devem-se conhecer muito bem os hábitos dos consumidores e considerar sempre suas respostas às campanhas, um processo que envolve análises apuradas e recorrentes, bem como:

  • Alinhar as etapas do funil de vendas, para compreender as necessidades e desejos dos clientes para evitar a retenção e fideliza-los;
  • Conhecer o cliente e oferecer algo que realmente solucionará seu problema, atuando mais como um consultor do que como um vendedor propriamente dito;
  • Investigar e descobrir quais são os objetivos de seu público. O que é mais procurado? Quais artifícios são mais aceitos? O que enfrenta rejeição? A partir daí, escolher o canal ideal de divulgação e planejar um cronograma estruturado;
  • Focar em metas de acordo com cada campanha. Resultados são importantes e, na web, surgem cada vez mais rápido, o que demanda também em respostas e atitudes mais ágeis;
  • Criar uma boa relação com o cliente, agindo de modo natural e pouco forçado. Esse encantamento que todos buscam só acontece devido à integridade e a todo um marketing de relacionamento que se constrói aos poucos;
  • Repensar as campanhas, promover alterações e melhora-la sempre. Nada será perfeito, por isso é importante perceber as falhas e corrigi-las com o intuito de otimizar o processo.

Métricas e indicadores para medir o sucesso

Muito se fala do papel das métricas e indicadores para "medir" o sucesso de uma campanha de marketing digital. São dois conceitos complementares e elementares para qualquer projeto - seja de curto ou longo prazo, com metas discretas ou ambiciosas -, no qual as métricas referem-se à informação e os indicadores aos resultados. Um conjunto de métricas leva aos indicadores, conhecidos no marketing digital como KPI (Key Performance Indicator). Eles devem ser simples de entender, facilmente mensuráveis (por números) e levar a uma ação positiva.

Principais exemplos: ticket médio, taxa de cliques, taxa de conversão, prospecções, visitas no site/blog, taxa de abertura de e-mail, custo por clique, retorno sobre investimento (ROI), leads gerados, custo por aquisição.

Medir os resultados é a melhor forma de aprimorar os projetos, chegar a um ponto de equilíbrio e atingir as metas. Um dos maiores erros de qualquer profissional de marketing digital é ignorar as métricas e indicadores, pois eles abrem margem para decisões concretas e assertivas, identificação de oportunidades e prática de novas estratégias. 

No curso de marketing digital online do Centro de Estudos e Formação, abordamos de modo mais conclusivo esses dois conceitos e como analisa-los nas campanhas. Trabalhar com essas variáveis exige muito conhecimento e pensamento estratégico, para saber quais ações investir e como melhorar o posicionamento perante as mídias e redes. De qualquer forma, em cursos online você se qualifica e se mantém antenado nesse e em demais temas.

Especialize-se na área com um curso de marketing digital

Compreender o que é marketing digital e tornar-se um especialista é ótimo tanto para atuar no setor de comunicação e planejamento de uma empresa quanto em diversas organizações, em agências direcionadas e como empreendedor autônomo. Imagine ter seu próprio negócio ou trabalhar remotamente para uma série de clientes? Ou, então, dominar todas as ferramentas e se tornar um especialista disputado por várias empresas? A web abre espaço para todas essas possibilidades, mas só se destacam aqueles profissionais que têm uma ótima formação.

Como essa área apresenta muitas mudanças e atualizações, é sempre recomendado se qualificar com um curso de marketing digital e recorrer a boas fontes de informação, como cursos online com certificado ligados a tudo que envolve tecnologia, marketing, comunicação, administração, etc.

No Centro de Estudos e Formação, além do Curso Online Marketing Digital, oferecemos centenas de cursos a distância que já foram atestados por mais de 120 mil alunos. A grande vantagem é investir apenas R$ 99,70 e ter acesso a todos os cursos online do Pacote Master durante um ano, estudando com total autonomia e flexibilidade.

Realize o curso online que mais te chama atenção para se aperfeiçoar e fique sempre informado sobre as tendências de sua área. Matricule-se agora e, se tiver dúvidas, entre em contato que responderemos brevemente. Gostou do artigo? Aproveite também para baixar nosso e-book completo sobre comunicação e marketing e desvende ainda mais informações sobre essas áreas. É só clicar na imagem, fazer seu cadastro e desfrutar de todo o conteúdo. Até mais!

Equipe Centro de Estudos e Formação

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