Quem visa empreender na internet, dar relevância a uma página, site ou canal, bem como promover os serviços e produtos de uma empresa, deve saber o que é inbound marketing e qual sua importância para qualquer negócio. Formada por um conjunto de estratégias, essa tendência está cada vez mais popular e já faz parte de muitos planejamentos. Mas, para entender tudo sobre as ferramentas de inbound, é essencial recorrer a boas fontes de estudo, como cursos online com certificado.
Aqui no Centro de Estudos e Formação temos um ótimo conteúdo para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto: o Curso Online Inbound Marketing, preparado por um setor pedagógico exclusivo, formulado por tópicos abrangentes e completos.
Com esse curso online, profissionais de várias áreas podem aprender o que é inbound marketing e todas suas características. Para saber mais sobre essa opção, leia nosso artigo e desvende todas as questões.
Guia completo: entenda o que é inbound marketing
Pilares do Inbound Marketing
Atrair pessoas de modo orgânico e natural, sem precisar recorrer a métodos diretos de interrupção – essas são as principais características do inbound marketing, tão valorizado atualmente por uma série de empreendedores e corporações. Definitivamente, conhecer o público e atentar-se as suas necessidades é primordial, por isso cabe pensar em novas formas de interação, negociação e fidelização.
Formado pela metodologia da atração, conversão, fechamento e encantamento, essa área vai muito além dos meios convencionais e foca mais em um bom marketing de conteúdo e relacionamento, conhecendo realmente as personas interessadas em seus produtos, serviços e ideias, bem como seu comportamento na hora de pesquisar, negociar e comprar. Nesse contexto, vale destacar os principais pilares do Inbound marketing para você se familiarizar com essa tendência:
Atração de tráfego
Atrair visitantes de modo orgânico é crucial para qualquer plataforma. Quanto maior o tráfego mais as chances de conversão e fechamento de leads, seja no cadastro, na venda ou na tão sonhada fidelização. Os mecanismos de busca (como o Google e o Bing) são as principais ferramentas de atração de tráfego para uma página, porém, é essencial que desenvolvedores e conteudistas usem uma série de artimanhas para manter um site bem colocado nos buscadores. Conforme indica o especialista Seth Godin, quem não está nas primeiras páginas pode ser considerado "invisível", por isso o esforço deve ser frequente - usando boas estratégias de SEO, marketing de conteúdo, entre outras.
Dica: conheça o Curso Online Marketing Digital e outros cursos online coligados e familiarize-se com essas práticas.
Princípios básicos de otimização de SEO
Além de destacar sua página para melhorar a geração de tráfego, a otimização de SEO auxilia diretamente em todo o plano de inbound marketing. Se a ideia é atrair, torna-se fundamental usar métodos para destacar seu site e garantir que seja visto pelo máximo de pessoas - com um conteúdo que realmente tire suas duvidas e supra suas necessidades.
SEO (Search Engine Optimization) é definido como um conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca, gerando tráfego orgânico e resultados naturais. Assim, é possível conquistar mais visitantes e conversões.
Para se ter ideia, segundo uma pesquisa divulgada pelo portal Vivial, mais de 80% do tráfego de um site vem dos buscadores, o que demanda métodos apurados de SEO que devem ser considerados em todo o conteúdo, de maneira frequente e atualizada. Vale lembrar que essa ferramenta sempre ganha novos termos, por isso é interessante ficar por dentro de suas mudanças com bons materiais, como cursos online com certificado.
Entre os princípios básicos de otimização de SEO estão:
- Auditoria no site: vale a pena contar com ferramentas específicas para saber como anda o posicionamento de seu site/blog. Essa análise de desempenho pode ser feita online mesmo, com o auxílio de plataformas como o QuickSprout.
- Escolha de boas palavras-chave: trabalhar uma ou mais palavras-chave é fundamental em qualquer estratégia de SEO. Essa é uma pesquisa na qual descobrimos como as personas estão buscando determinando assunto, ou seja, quais os termos mais populares relativos ou relacionados a tal tema. Além disso, é importante lembrar também que as palavras-chave devem ser trabalhadas corretamente no título, subtítulos, imagens e em todo o texto de modo orgânico.
- Atenção aos títulos: um bom título diz muito sobre o conteúdo e sua qualidade. Além de atrativo, deve ser direto, conter a palavra-chave e obedecer um número ideal de caracteres.
- Marketing de conteúdo nas landing pages: se uma landing page tem o objetivo de persuadir e converter, é indicado apostar em um bom conteúdo tanto para instigar seus visitantes quanto para "convencer" os buscadores de que se trata de uma página responsável. Além de palavras-chave, bons títulos, call-to-action (chamada para ação) e links de qualidade, é primordial um texto de qualidade, estruturado em tópicos e escrito de acordo com o público em potencial que irá acessá-lo.
- Mobile friendly: atualmente quatro entre cinco pessoas preferem fazer compras usando dispositivos móveis, sabia? Pois é. Quanto mais voltado ao mobile, com páginas responsivas que se adequam ao tamanho do aparelho e acesso dinâmico, mais aumenta o tráfego e a conversão, além, é claro, do posicionamento nos mecanismos de busca devido ao grande número de acessos. É bom destacar também que o Google já começou a punir sites que não são responsivos.
Fique atento: além do curso de inbound marketing, é bacana investir em cursos online com certificado voltados a cada ferramenta dessa área também, do SEO às mídias sociais, do ROI ao smarketing.
Mídias e redes sociais
Outro ponto que tem forte relação com a atração de tráfego é a divulgação em diferentes mídias e redes sociais. Essas plataformas são excelentes para levar o público até uma landing page otimizada e convencê-lo a aderir a um produto ou serviço, além de gerar resultados e feedbacks rapidamente, em tempo real.
Muitas campanhas voltadas a diferentes redes sociais dependem do trabalho de um social media que precisa encontrar boas estratégias de divulgar as ações. Conteúdos que têm potencial de viralizar, que agradem os seguidores e sigam as diretrizes de cada rede são algumas dicas interessantes que costumam gerar bons acessos no site divulgado.
Além de canais como o Facebook e o Instagram permitirem a utilização de anúncios patrocinados, a melhor forma de destacar uma página é realizando um trabalho natural e frequente, para conversões também orgânicas. Nesse ponto, é imprescindível direcionar o conteúdo a cada linguagem, ou seja, uma chamada no Twitter será bem diferente de um post no stories do Instagram, por exemplo.
Análise e acompanhamento de métricas
A análise de métricas - ação comum em todo trabalho voltado às mídias sociais e a todas as etapas do planejamento – também pode ser considerada um dos pilares do inbound marketing. Monitorar os resultados é importante para saber como está o ROI (retorno sobre investimento) e se é necessário promover ajustes e mudanças nas campanhas, o que é extremamente vantajoso e evita muitas adversidades.
Geração e nutrição de Leads
Por fim, citamos a geração e nutrição de leads como pilar máximo para você compreender o que é inbound marketing. Trata-se da estratégia permissiva e atrativa que leva as pessoas a encontrarem seu conteúdo. A cada novo visitante há a possibilidade de gerar um lead e até um cliente em potencial, caso boas técnicas sejam praticadas sequencialmente.
Se há o investimento em uma landing page bem estruturada, com marketing de conteúdo relevante que convença os visitantes a confiarem seus dados a sua página, o passo seguinte refere-se à nutrição desses leads. Tal processo pode ser desenvoolvido por meio da qualificação de leads – avaliando as personas e separando em níveis quais têm mais chance de conversão; newsletter, enviando e-mails interessantes, de acordo com seus gostos e com linguagem persuasiva; ou com ferramentas de CRM, o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, que servem para desenvolver tanto os leads qualificados quanto os consumidores de modo geral – método essencial no marketing de relacionamento.
A importância do ROI
Return over investiment ou retorno sobre investimento é o principal indicador que mostra o quanto uma empresa está ganhando ou perdendo em seus planejamentos de marketing, bem como em ações que envolvam treinamentos, novas ferramentas de gestão, retenção de clientes, mudança de identidade de produtos, entre outras. Quando se trata de marketing digital e inbound marketing, o ROI pode ser direcionado a cada fase ou prática específica, do blog às mídias sociais, do SEO ao e-mail, por exemplo:
- No blog, quais são os conteúdos que mais convertem?
- Quais canais e redes sociais são mais eficazes?
- O SEO está otimizado e ajuda no ranqueamento esperado da página?
- Como as campanhas de e-mail marketing estão influenciando nas vendas?
Essas são apenas algumas questões básicas, obviamente há muito que verificar. No geral, a aplicação da fórmula "receita – custo / custo x 100" é a principal e mais abrangente maneira de calcular um investimento específico ou geral. Nesses parâmetros, entende-se que receita é todo o valor de arrecadação por meio das vendas, já o custo são as despesas necessárias e viáveis para colocar as atividades em prática.
Aproveite o Curso Online Inbound Marketing para saber mais sobre ROI, assim como cursos a distância ligados aos ramos de contabilidade e economia que podem agregar ainda mais conhecimento nessa pauta.
Custo de Aquisição de Clientes
O CAC, por sua vez, é uma métrica específica que analisa o investimento para conquista de novos clientes em todas as etapas da metodologia inbound marketing, da atração e conversão de leads até a fidelização. Além de depender de um intenso trabalho da equipe de comunicação e marketing de uma empresa, ainda demanda a atuação de profissionais de vendas e até contabilidade.
Para calcular o CAC, divide-se a soma dos investimentos pelo número de clientes adquiridos – seja em uma campanha, em todo o plano de marketing ou qualquer parte que se deseja verificar o andamento dessa métrica. Embora pareça simples, é importante ponderar que todos os gastos devem ser considerados, dos maiores aos menores. Já os clientes inclusos são apenas aqueles conquistados por meio do canal monitorado, dispensando outras fontes.
Além de uma tática que auxilia na administração de um negócio, o CAC faz toda a diferença em bons planejamentos e mostra se as estratégias estão no caminho certo. Tema de um dos tópicos do nosso curso de inbound marketing, tal cálculo pode ser realizado em períodos – a cada mês, semestralmente e até anualmente.
Preparar lead para a venda através das estratégias de relacionamento
Além da nutrição de leads, algumas estratégias de relacionamento são fundamentais para torná-lo qualificado e prepará-lo para boas vendas, conversões e fidelizações. Nesse contexto, a primeira ação a ser realizada é a avaliação de cada persona, classificando os leads de acordo com seus preceitos – um lead pode ser simples, em nutrição, inativo, em reciclagem ou qualificado.
Para cada nível é exigido uma estratégia de relacionamento diferente, porém sempre direcionada aos seus hábitos e interesses. O objetivo é tornar um lead simples em qualificado, para que seja, com o tempo, um potencial admirador e promotor de sua marca, além de contar com boas vantagens nessa relação. Portanto, de modo geral, vale a pena recorrer a algumas técnicas – detalhadas no curso online de inbound e demais materiais correlatos do Centro de Estudos e Formação:
- Informações personalizadas: não basta investir apenas em propagandas, esse cenário já é exclusivo do outbound. No inbound, a ideia é personalizar as informações de acordo com as necessidades, desejos e questões de cada pessoa. Quem nunca se deparou com um blog bacana que tirou uma dúvida pontual e ainda oferecia outros conteúdos interessantes relacionados? Investigue as características de cada lead, faça uma segmentação e use o e-mail marketing para mostrar o que mais pode encantá-lo.
- Conteúdos de qualidade, como e-books: além de artigos otimizados, e-books são perfeitos para atrair e aumentar a conversão de leads. Além disso, webinars também são cada vez mais tendência – palestras e eventos online que abordam diferentes assuntos, como dicas pertinentes ao ramo da empresa e até entrevistas com especialistas. Tudo isso pode ser oferecido por meio de formulários estruturados.
- CTAs otimizadas e benefícios exclusivos: Chamadas para ação são indispensáveis em qualquer conteúdo, da home de um site até no meio dos textos dos blogs, das chamadas nas redes sociais às mensagens personalizadas do e-mail marketing. Se um visitante responde a uma CTA, pode ter certeza que suas estratégias estão seguindo um bom caminho.
O poder do smarketing (sales + marketing)
Em meio às estratégias de inbound marketing mais preponderantes e essenciais para o sucesso de qualquer negócio - listadas em cursos online e materiais que revelam tudo sobre essa tendência -, é interessante destacar que boas metas só serão atingidas caso haja um trabalho conjunto de vários setores, sobretudo o de marketing e vendas. É nesse ponto que devemos considerar o poder do smarketing.
Alinhar as duas equipes (que, sempre são vistas como "rivais") é o objetivo principal dessa técnica, visando sempre a ascensão da empresa. Além de mostrar que dependem das mesmas metas, é essencial melhorar a comunicação entre eles, um problema que ainda rende muitos conceitos negativos em ambos os lados. Interessante para toda corporação, o smarketing bem feito pode contribuir para médias positivas – com crescimento 20% maior em relação a empresas que não utilizam essa técnica, revela o Hubspot.
Outros artifícios interessantes para fortalecer o smarketing são: promover reuniões frequentemente entre as equipes, estabelecer metas baseadas na receita para os dois lados, alinhar cada nível do funil de vendas + estratégias de marketing para que se desenvolvam mutuamente, focar no conceito de buyer persona e suas características para vender e divulgar, realizar treinamentos de qualificação com os responsáveis pelas equipes, seja com especialistas ou com cursos a distância relativos.
Estratégias e cases de sucesso
Uma tendência vista até como revolucionária, o inbound marketing ainda crescerá bastante e passará por muitas alterações e melhorias com o tempo. Todavia, seu objetivo empírico com foco na atração e permissão permanecerá latente e utilizado por cada vez mais empreendedores e corporações.
Para se ter ideia de todo esse poder, já existem até alguns cases de sucesso para se inspirar, que aumentaram positivamente a receita de empresas como a Oracle, a Kraft, a EHS Insight e a Happy Marketer – com conversões de mais de 90%, aumento das visitas/tráfego e, claro, faturamento. O segredo: um bom plano de marketing e as técnicas corretas de inbound, que fazem parte até de um grande investimento da Coca Cola, divulgado como projeto Content 2020.
Buscar inspiração nesses cases e conhecer as melhores estratégias depende de um estudo recorrente por meio de um bom curso de inbound marketing e uma diversidade de cursos a distância ligados à área. Com essas opções, você estuda quando e onde quiser, com total autonomia e flexibilidade.
Um dos maiores portais de cursos online do país, o Centro de Estudos e Formação se diferencia pela possibilidade de acesso integral a todos os cursos do Pacote Master por um ano inteiro. Basta investir uma taxa única de R$ 99,70 no ato da inscrição e começar a estudar tranquilamente. Junte-se aos mais de 120 mil alunos que já atestaram a qualidade do portal, faça sua matrícula e escolha o curso online que mais te chama atenção.
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