Hoje vamos falar sobre a importância da comunicação interna nas empresas. Você sabia que os relacionamentos no ambiente organizacional influenciam diretamente nos resultados de uma corporação? Pois é. Por isso, antes de focalizar todas as atenções no atendimento ao cliente, é necessário alinhar os processos internos.
Estabelecendo um plano de comunicação interna, os colaboradores trabalharão com um propósito, terão uma meta em comum, estarão bem mais motivados e colaborativos no dia a dia. Por ser tão importante para o mercado atual, essa metodologia se tornou tema principal de diversos cursos online com certificado, que são ótimos para estudantes e profissionais da área compreenderem todos os procedimentos relativos a área e como colocá-los na prática.
O Curso Online Comunicação Interna, destaque do Centro de Estudos e Formação, surge como uma alternativa bacana de estudo sobre o assunto. Com um conteúdo esclarecedor preparado por um setor pedagógico exclusivo, este curso online pode ser o que você procurava para complementar sua formação e transformar o planejamento estratégico de seu negócio próprio ou da empresa para qual trabalha.
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Que tal descobrir mais sobre esta pauta e nosso curso de comunicação interna? Neste artigo você vai se deparar com tópicos essenciais e ideias bacanas de cursos online para qualificação. Leia e tire suas dúvidas!
Razões para alinhar a comunicação interna nas empresas
Qualquer empresa, seja ela de porte pequeno, médio ou grande, deve se atentar primeiramente ao seu público interno - da presidência aos estagiários. Esta atividade deve estar no topo da lista de prioridades, antes mesmo de começar a pensar nas estratégias de vendas, na lucratividade e no relacionamento com os clientes.
Quando uma empresa adere às ferramentas de comunicação interna e dá a real importância a elas, consegue deixar sua estrutura organizacional muito segura, pronta para atuar competitivamente no mercado. Os gestores reúnem e motivam as equipes, conferem orientações pertinentes e reiteram que é necessário o esforço de todos para atingir o sucesso. É esse o diferencial que as corporações atuais buscam, pois, além do investimento primordial em estratégias voltadas para o público externo, é preciso começar a adotar práticas para melhorar o ambiente organizacional e as relações interpessoais.
Além dos bons resultados financeiros e mercadológicos, uma das razões para se investir em comunicação empresarial contempla as necessidades sociais do ser humano. As pessoas não desejam somente um bom salário e uma posição de destaque em seu local de trabalho. Elas almejam reconhecimento de seus líderes, que suas funções sejam valorizadas e respeitadas, se sentirem úteis na rotina laboral, entre outras coisas. Tudo isso pode ser analisado e proporcionado por um bom projeto de comunicação organizacional.
Em um bom curso de comunicação interna é possível conhecer todos os planejamentos cabíveis a esta esfera. Afinal, como amarrar as ideias para solucionar problemas institucionais? Por onde você deve começar? Quais são as etapas desse plano? Há muito o que se conhecer para se tornar um expert na temática e participar do crescimento da empresa.
Outros cursos a distância podem fazer jus ao que estamos retratando por aqui. Um ótimo exemplo é o Curso Online Comunicação Empresarial, que retoma pontos imprescindíveis para qualquer estudante e profissional que queira potencializar as relações interpessoais no ambiente corporativo, priorizando as estratégias de comunicação.
Comunicação interna no mundo globalizado
A globalização é um fato inerente a qualquer espaço de convivência. Com a ascensão tecnológica e a rapidez com que a comunicação pode ser realizada hoje em dia, o ambiente interno das empresas precisou se adequar para acompanhar o ritmo de crescimento global e se destacar em mercados cada vez mais competitivos.
Há algumas características principais das corporações modernas que valem ser citadas. Uma delas seria a visível "substituição" dos chefes pelos líderes. Os primeiros, normalmente são caracterizados pela função intrínseca de dar ordens, muitas vezes sem se preocupar com a eficiência da tarefa, nem com a qualidade de vida de seus funcionários. Já os líderes, buscam a harmonização do trabalho em equipe, motivam os colaboradores e priorizam a comunicação organizacional e as relações humanas para atingir as metas.
Segundo a especialista em marketing e comunicação Carla Acquaviva, hoje em dia, independente do porte ou setor de atividade da empresa, a estratégia deve permear o diferencial competitivo de mercado. Neste campo, para ela, a comunicação exerce um papel fundamental, principalmente no sentido de promover a coesão interna em torno da qualidade do produto, dos valores e da missão da organização.
A profissional expõe também que a globalização instigou o aprimoramento do plano de comunicação interna em qualquer tipo de empresa, pois agora, os concorrentes podem estar no mesmo bairro de atuação ou até mesmo em outro país. Por conta do boom da internet e das redes sociais, a localização geográfica já não é mais um fator influenciador nas vendas. Por isso é preciso se engajar internamente ainda mais para promover produtos e serviços cada vez melhores.
Os cursos online podem auxiliar bastante em todo o planejamento empresarial, tanto interno quanto externo. No que se trata de atingir públicos específicos e ter uma boa rentabilidade, podemos indicar, além do Curso Online Comunicação Interna, a capacitação voltada para o Marketing Digital, que explora ferramentas da web para cativar clientes e se manter em alta no mercado. Quando os funcionários aprendem métodos como esses, garantem muito mais eficácia na produtividade, pode apostar.
Ferramentas de comunicação
As empresas, preocupadas em conquistar seus colaboradores, devem apostar em um conjunto de ferramentas de comunicação interna para que eles se engajem, vistam a camisa e enxerguem toda a trajetória da corporação de modo positivo. As estratégias traçadas devem sempre levar em consideração a visão, missão e os valores do negócio, e funcionar como uma base para que esses objetivos sejam alcançados.
Há diversas maneiras de manter uma equipe bem informada sobre a história da empresa, os anseios, as metas, os acontecimentos - sejam positivos ou negativos -, a contextualização no mercado, entre outros. Tais instrumentos de comunicação organizacional são extremamente importantes para qualquer corporação, porém, é preciso analisar qual se encaixa melhor no perfil dos colaboradores. Afinal, são produtos criados para envolver, atrair e motivar este tipo de público.
No Curso Online Comunicação Interna há um material completo sobre os principais canais de comunicação empresarial, com a explicação detalhada do papel de cada um neste planejamento. Abaixo, você confere alguns deles.
Jornal mural
O jornal mural é uma das ferramentas de comunicação interna mais utilizadas, destinada a um número maior de colaboradores. e não só a um setor específico. Produzido por profissionais de comunicação, como jornalistas e relações-públicas, este material é afixado nas paredes de locais de grande movimentação dentro da empresa.
O conteúdo, relevante para o público em geral, deve ser exposto em textos curtos, de fácil compreensão e com um bom número de imagens, que facilita a visualização rápida. Quanto a sua periodicidade, pode ser mensal, bimestral, trimestral, enfim, será definida pela própria empresa, seguindo suas necessidades.
O curso online sobre Jornalismo Impresso é uma sugestão interessante para aprender a elaborar um bom jornal mural. Nele você descobre conceitos e muitas técnicas para atrair a atenção dos leitores.
Intranet
A intranet é um sistema muito eficaz para a promoção da comunicação interna nas empresas. Os departamentos podem trocar informações, dados e arquivos importantes, e tudo isso por um baixo custo, uma das vantagens dessa ferramenta. Além de ser uma medida econômica, a intranet chama a atenção por sua segurança, já que somente os computadores corporativos estarão habilitados a acessá-la.
Uma das problemáticas que envolvem o ambiente organizacional é a dispersão que há entre os setores - um não sabe o que o outro está fazendo, prejudicando o andamento de qualquer projeto. O curso online sobre comunicação interna aqui do portal pode te ajudar a entender esta questão. Nele, você fica por dentro do sistema de intranet e todos os seus benefícios e mecanismos.
Newsletter digital
A newsletter digital, que antes também podia ser disseminada fisicamente, é uma das melhores maneiras de informar conteúdos e motivar colaboradores. Traz textos bem mais dinâmicos e curtos que os jornais e revistas internas, podendo inclusive, apresentar imagens, vídeos, gifs, links diversos, entre outras mídias.
A newsletter pode destacar eventos que já aconteceram ou que ainda estão por vir, agradecer os funcionários pela participação em atividades, sugerir algum material pertinente ao trabalho, entreter a equipe, enfim, é uma infinidade de assuntos rápidos que podem ser tratados e que funcionam muito bem para movimentar o ambiente organizacional.
Rede Social
Outra dica digital é a utilização das redes sociais, que podem ser restritas ao ambiente interno, como um grupo no Facebook, por exemplo, ou abertas, como um canal no Youtube. Há quem diga que o conteúdo produzido para o público de dentro da empresa, desde que de qualidade, pode ser visto também pelos clientes e demais pessoas interessadas. Assim, a organização fica também conhecida por sua comunicação empresarial bem estruturada e pela interação e motivação de sua equipe.
Hoje, uma simples página Facebook pode ajudar a estreitar os relacionamentos entre os funcionários e também entre os segmentos de uma empresa, o que reduz bastante os custos do plano de comunicação interna. As mídias sociais são atrativas também pelo fato de permitirem que sejam compartilhados conteúdos em diferentes formatos e podem ser acessadas de qualquer lugar e horário.
TV corporativa
Outra ferramenta exposta no curso de comunicação interna é a TV corporativa, que é um canal de televisão exclusivo para os componentes do ambiente organizacional. Com a ajuda de uma equipe especializada em TI, os profissionais de comunicação criam o sistema personalizado e ainda elaboram um planejamento de veiculação de informações pertinentes e interessantes para o público interno.
A TV corporativa atrai bastante as empresas, pois costuma chamar a atenção dos colaboradores com bastante facilidade, utilizando conteúdos dinâmicos, sempre em movimento, com entrevistas, informativos, avisos, aulas, curiosidades, entre outros. É um artifício interessante, eficaz, porém, que demanda um custo mais elevado para ser implementado.
Importância da comunicação face a face
As dicas que demos acima, carregadas de tecnologia de uma forma ou de outra, não anulam a necessidade ampla de se investir na comunicação face a face. As reuniões periódicas, as dinâmicas de grupo, os treinamentos e até mesmo as sessões de coaching não podem ficar de fora de um bom plano de comunicação interna nas empresas.
Devem ser criadas estratégias tanto para os líderes interagirem com seus funcionários, a fim de descobrir suas opiniões, sugestões, reclamações, etc, e para que as equipes se comuniquem entre si, buscando sempre a eficiência do trabalho realizado e o cumprimento das metas.
Essa é a hora de investir pesado nas comunicações verbais para proporcionar momentos de descontração, descobrir como a equipe está se sentindo em relação à empresa, trocar ideias e criar soluções criativas. Um cuidado que se deve ter, no entanto, é com a quantidade de reuniões que realmente são necessárias. Muitos chefes se perdem, imaginando que encontros diários podem ajudar nos processos internos, mas por tomar muito tempo podem prejudicar a produtividade.
Outra dica interessante é prestar a atenção além das palavras: ficar de olho na comunicação não verbal - gestual, vestimentas, olhares, sorrisos. Os líderes e até mesmo profissionais de RH podem utilizar técnicas para observar como os colaboradores reagem e se expressam.
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São muitos assuntos que merecem ser discutidos sobre comunicação organizacional, além destes que trouxemos neste artigo. Os interessados em entrar de cabeça neste tema, podem aprender todos os processos detalhadamente em cursos online, sem prejudicar sua rotina de trabalho ou estudos.
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O portal também dá a opção para o aluno escolher os cursos online com certificado, que podem ter cargas horárias que variam de 5 a 420 horas, de acordo com a necessidade de cada um. Ao final do aprendizado, será aplicada uma avaliação com questões múltipla escolha e, dependendo da nota, será gerada a certificação. O documento pode ser utilizado para preencher as atividades complementares da faculdade, em entrevistas de emprego ou até para somar pontos em provas de títulos de concursos públicos, caso o edital permita.
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