Marketing é uma área que abre espaço para diversos segmentos, sendo direcionada para um ramo específico de acordo com cada plano e objetivo. Existe marketing cultural, pessoal, político, social e também o marketing esportivo, para citar alguns.
Quando se trata desse último tipo, há muitas demandas, ferramentas e estratégias primordiais para destacar modalidades, eventos, atletas, clubes e tudo que se refere ao esporte em si. Essa é uma categoria que está em ascensão tanto no Brasil quanto no mundo, chamando atenção de muitas marcas e de profissionais interessados em se especializar.
Felizmente, hoje em dia existe uma série de fontes que explanam tudo sobre o marketing no esporte, como os cursos online. Um exemplo é o Curso Online Marketing Esportivo, do Centro de Estudos e Formação.
Preparamos esta capacitação para mostrar como se estrutura essa categoria de marketing, sua aplicação e todos os pontos voltados à gigantesca indústria do esporte. Vale a pena conhecer e estudar esse curso para se qualificar e trilhar uma carreira ascendente na área.
O que você vai estudar
Esse curso de marketing esportivo é um dos melhores cursos online que você encontrará no mercado, uma opção formada por uma variedade de materiais dinâmicos e interativos. São links, vídeos, pesquisas que abordam de forma teórica e prática todos os conceitos do marketing no esporte, desde o surgimento até os dias atuais.
O conteúdo é dividido em vários módulos que tratam de um assunto específico. Você pode estudar tópico por tópico para assimilar todas as informações e fortalecer seus conhecimentos para se tornar um expert nesse segmento tão aclamado e atrativo.
No início do curso, destacamos a definição de marketing esportivo e, ao longo do curso, discutimos a consolidação da indústria do esporte, meio formado por uma série de ações (como patrocínios, campanhas, anúncios e licenciamentos) relacionadas aos diversos eventos e ligas que ocorrem em todo o mundo, aos atletas de diferentes modalidades, às equipes que se formam e ganham cada vez mais seguidores, a um tipo de esporte propriamente dito e a toda interação do público nesses contextos.
É nesse cenário que o marketing se estabelece com seus quatro compostos principais: preço, produto, praça e promoção. Entenda como são aplicados nesse ramo com alguns exemplos pontuais, assim como os aspectos voltados à pesquisa, análise do consumidor esportivo, prospecções, plano de marketing esportivo, entre outras demandas primordiais para destacar uma marca.
Outros assuntos tratados no Curso Online Marketing Esportivo relatam os principais métodos promocionais com foco nas mídias tradicionais (rádio, TV e jornal) e nas plataformas digitais. Além disso, você pode saber mais sobre assessoria e gestão esportiva, como são realizados clippings e monitoramento de projetos, a segmentação e alguns tipos de merchandising e propaganda realizados nesse campo.
Por fim, o curso de marketing esportivo do Centro de Estudos e Formação destaca alguns casos de sucesso, como um projeto social muito efetivo realizado entre a marca Penalty e o Vitória Esporte Clube, os detalhes da famosa parceria entre a Parmalat e o Palmeiras na década de 1990 e demais exemplos interessantes que mostram toda a força e evolução do marketing esportivo.
Áreas de atuação
Indicamos o Curso Online Marketing Esportivo para todos os profissionais da área da comunicação. Indivíduos de diferentes campos podem aproveitar este título para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar:
- Jornalistas – quem é desse ramo pode recorrer ao curso para criar pautas e reportagens voltadas as mais diversas modalidades esportivas, realizar entrevistas com personalidades da área, cobrir eventos e ligas ao redor do país e do mundo, entre outras tarefas gerais relacionadas totalmente ao esporte.
- Publicitários – essa área atua conjuntamente com o setor de marketing e é responsável pela criação de peças, propagandas e ações de merchandising voltadas a um produto, serviço ou ideia. São muitas funções relevantes que podem ser estruturadas com base no marketing no esporte.
- Radialistas – esse público realiza trabalhos técnicos e trabalha junto com outros profissionais da comunicação, seja realizando gravações, roteirização, produção executiva, entre outras múltiplas atividades.
- Relações-públicas – já aqueles que atuam como RP podem representar empresas e organizações do ramo, auxiliar na produção de projetos e ações sociais, buscar ferramentas para valorizar uma marca, um evento ou uma personalidade, assim como prestar assessoria para esses casos.
- Audiovisual e multimídia – o marketing esportivo e sua relação com a internet pode ser explorada por meio desses profissionais. Cada vez mais as tendências digitais influenciam esse segmento, por isso é interessante entender melhor algumas ferramentas e conceitos que mostram toda a força e poder do esporte na web.
Vale destacar também que esse é um dos cursos online com certificado indicado para empreendedores e interessados em patrocinar, gerenciar e licenciar algum produto, atleta, projeto ou evento esportivo. Para todas essas atividades, é necessário ter uma noção básica da área, assim dá para saber qual o melhor caminho a seguir e quais decisões devem ser tomadas.
Avaliação e certificação
Melhor que aprender mais sobre marketing no esporte, que tal receber um comprovante ao final do curso? O Centro de Estudos e Formação oferece os melhores cursos online com certificado do mercado, aceito em todo o território nacional e perfeito para diversas metas – da prova de títulos de concursos às atividades complementares da graduação.
A contratação é opcional. Para garantir seu diploma, você deve se cadastrar no portal, iniciar o curso de marketing esportivo, estudar ao máximo para assimilar todo o conteúdo e realizar os exercícios modulares para testar seus conhecimentos. Depois disso, basta escolher a melhor carga horária (há opções de 5 a 420 horas) e fazer a avaliação final. Você tem 5 chances para acertar 70% das perguntas.
Após aprovado, você se torna apto para conquistar a sua certificação - consulte as condições do portal. E não para por aí: você pode continuar estudando outros cursos online com certificado para garantir ainda mais diplomas de excelência que serão ótimos para sua formação profissional e acadêmica.
Diferenciais
O Centro de Estudos e Formação é um portal EaD aclamado por mais de 120 mil alunos satisfeitos. Oferecemos mais de 1300 cursos online de 23 áreas do conhecimento. Além de aprimorar suas competências em marketing esportivo, você pode escolher outros títulos para se especializar quando e onde quiser.
Todos os cursos online são produzidos por uma equipe pedagógica competente e dedicada. Para ter acesso a todo o conteúdo do Pacote Master por um ano inteiro, basta investir uma taxa única de R$ 99,70. Não cobramos mensalidades e você tem total autonomia para se qualificar, seja via computador ou dispositivos móveis.
Não perca essa oportunidade e matricule-se agora, com certeza será muito instigante estudar com cursos online impecáveis. Bons estudos!
Conecte-se usando sua conta