O setor de recursos humanos é o responsável por oxigenar as organizações com talentos, ou seja, encontrar e avaliar os profissionais mais adequados aos cargos disponibilizados pela empresa. Parte vital de qualquer organização, a gestão de recursos humanos tem uma missão estratégica, pois é a área responsável pela harmonia entre os interesses dos funcionários e da corporação.
A área de recursos humanos (RH) é geralmente confundida com a de departamento pessoal (DP). As duas lidam com o capital humano das organizações, mas o DP cuida da parte burocrática dos funcionários.
Dependendo do tamanho da corporação, ela pode ter os dois setores, quando não há, o RH também é encarregado dessa parte. Na verdade, isso varia conforme a empresa, pois em alguns casos, a Contabilidade é quem fica responsável pela burocracia.
O fato é que a gestão de recursos humanos tem tarefas importantes além de recrutamento e seleção. É também de sua alçada ajudar com o desenvolvimento profissional dos colaboradores, deixá-los motivados, aptos a resolver problemas e a serem mais eficazes para que os objetivos da empresa sejam alcançados de forma mais rápida.
Os profissionais dessa área precisam ter muita desenvoltura, pois são eles que também desligarão os colaboradores que não se encaixarem na rotina de trabalho. Mas ao se capacitarem, aprenderão como enfrentar cada desafio que surgir em sua carreira.
A qualificação para quem tem interesse em gestão de recursos humanos - ou para quem já é da área e quer se atualizar – pode ser obtida por meio de cursos online com certificado. O portal Centro de Estudos e Formação tem uma das melhores alternativas do mercado: o Curso Online Gestão de Recursos Humanos.
Conheça mais sobre essa qualificação neste artigo, que traz alguns dos principais temas tratados no curso de RH. Aproveite também as dicas de outros cursos online correlatos. Boa leitura!
Gestão de Recursos Humanos: liderança e desenvolvimento de equipes
Nosso primeiro tópico do curso mostra dois aspectos importantes da função do profissional de RH: desenvolver e liderar equipes de forma que, engajadas e motivadas, alcancem os resultados que as organizações esperam.
A liderança e o desenvolvimento de equipes visam maximizar o desempenho de gestão de colaboradores com processos eficientes, resultados eficazes e decisões efetivas. O papel do líder é motivar, entender e inspirar os membros do grupo. Além disso, deve saber conduzir sua equipe em momentos de mudanças, muito comum nos últimos tempos e essenciais à sobrevivência das organizações.
Ao falarmos em mudanças, é inevitável que citemos a demanda do mercado por inovações, melhorias e aprendizado contínuo. Nesse ponto o profissional exerce de forma significativa a sua liderança, guiando seus colaboradores em direção à atualização de conhecimentos e aperfeiçoamento de habilidades. Para isso, pode contar com cursos online, workshops e treinamentos.
Aqui no portal tem uma variedade de cursos online com certificado que contemplam a qualificação tanto do líder quanto dos demais colaboradores. Exemplos disso são os cursos de liderança, administração de conflitos e gestão de pessoas para a formação de quem tem o perfil para liderar.
Já cursos como planejamento estratégico, controle de materiais, qualidade no atendimento – e muitos outros disponíveis no portal – servem para que para que os líderes de equipe ofereçam como treinamento a seus colaboradores.
Cabe frisar aqui que a terminologia "liderança" se contextua em corporações compostas por grupos articulados (as equipes) e com descentralização de poder. Ou seja, em empresas em que há hierarquia vertical dificilmente haverá líderes e liderados, e sim, chefes e chefiados.
Para entender a dimensão da gestão de recursos humanos é preciso que haja a compreensão de que os líderes e as equipes são ferramentas estratégicas fundamentais para uma gestão de sucesso em qualquer organização. Daí a relevância do recrutamento e seleção ser uma etapa de extrema importância para as corporações, pois é por meio desse processo que os responsáveis devem encontrar os talentos que as organizações buscam.
Recrutamento e seleção: decisões de contratação de talentos
A formação do profissional com o apoio de um curso de RH o ajuda a desenvolver habilidades e competências como proatividade, comunicação e visão estratégica do negócio. Dessa forma, seu trabalho - desde o recrutamento e seleção de colaboradores até o treinamento e desenvolvimento dos mesmos - é desenvolvido de forma eficiente e vital para o bom funcionamento da empresa. Sendo assim, recai sobre os gestores de recursos humanos uma grande responsabilidade: a de decidir sobre as contratações.
Diz-se que o capital humano é o maior patrimônio de uma organização, portanto, é natural que se espere que a atração e seleção de talentos resulte em aspectos positivos, ou seja, pessoas que se enquadram no perfil desejável e com boa probabilidade de dar certo na empresa.
No entanto, uma contratação pode significar tanto ganhos quanto perdas, por isso, a seleção deve ser feita de forma cautelosa. As decisões de contratações não devem ser baseadas somente para que um problema seja solucionado de forma imediata, e sim, considerando-se os resultados que o contratado trará para a organização a médio e longo prazo.
O gestor de recursos humanos deve levar isso e conta e ajudar os responsáveis pelas tomadas de decisão. Para isso, deve ter respostas para questionamentos como: "preciso contratar ou posso promover?". Muitas vezes há um talento sendo desperdiçado e isso sequer é notado - o funcionário pode estar frustrado por não estar colaborando e líderes e gestores sequer notam que ele pode ser alocado e dar melhores resultados em outra função.
Além disso, o investimento no desenvolvimento de quem já está na empresa pode ser uma solução mais viável. Corporações que adotam o método de job rotation conseguem identificar isso com mais facilidade. Entretanto, se a contratação for algo realmente necessário, deve-se estar atento a alguns fatores, como uma análise cuidadosa do currículo e um olhar apurado além dele. Uma entrevista colocando o candidato em situações que poderiam acontecer no cargo para o qual ele está sendo selecionado, por exemplo, e uma análise de outras aptidões, inclusive de sua personalidade, expectativas e objetivos de vida.
Idalberto Chiavenato, autor do livro "Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações", diz que "a seleção constitui a escolha do homem certo para o lugar certo". Sendo assim, a decisão de contratação deve ser seguida de uma preparação bem feita, desde a seleção de currículos até a triagem e escolha do melhor candidato. Depois disso, há o trabalho de treinamento e desenvolvimento e avaliações desempenho (uma das formas de identificar se a pessoa está no lugar certo, como veremos mais adiante, como "realocação").
O que caracteriza um talento?
Tanto no Curso Online Gestão de Recursos Humanos quanto em qualquer outro curso de RH, você vai se deparar com o termo "talento" para se referir ao perfil profissional que as empresas buscam. Mas você sabe o que define um talento?
De acordo com a publicação do SEBRAE em seu Guia de Crescimento - Retenção de Talentos, os talentos estão longe de ser gênios. São pessoas normais, mas que têm a habilidade de usar o que sabem de forma correta. Compreender o ambiente, conseguir antever problemas e apontar soluções estão entre as capacidades que os destacam.
Com uma forma peculiar de pensar e de agir, conseguem produzir resultados diferenciados. Algumas de suas características são:
-
Em relação à empresa: têm metas e valores pessoais alinhados com a missão, visão e valores da organização e não acreditam que alcançar metas seja o fim de um ciclo, pois o desafio as move.
-
Em relação ao seu trabalho: fazem sempre além do que foi pedido, consideram a meta uma referência que pode ser expandida; cumprem prazos e mostram resultados superiores aos demais.
-
Pessoal e profissionalmente: estão sempre aperfeiçoando as maneiras de fazer seu trabalho, por meio de alternativas que acham ser mais eficazes. Comunicam-se com clareza, mostram equilíbrio no relacionamento interpessoal e compartilham os seus conhecimentos.
Treinamento e desenvolvimento: acompanhamento e movimentação de pessoas
A gestão de recursos humanos lida com processos de valorização, desenvolvimento e movimentação de colaboradores. Para que você tenha uma ideia mais definida do que falamos, veja o que essas terminologias significam e incluem:
-
Valorização: remuneração, benefícios, premiações e facilidades;
-
Desenvolvimento: desempenho, carreira e capacitação;
-
Movimentação: captação, promoções, transferências e realocação.
Capacitação e desenvolvimento de pessoas
O ambiente organizacional evoluiu drasticamente desde que os primeiros efeitos da globalização surgiram. Desde então mudanças ocorrem a todo momento no mundo corporativo. Esse contexto acelerado de transformações demanda adaptação, flexibilidade e aprendizagem, fatores que, explorados, ajudam a construir caminhos seguros para as organizações.
Por isso a importância do cuidado para que as pessoas consigam atingir seus propósitos, pessoais e profissionais, assim como os das organizações. Equipes bem preparadas para se adaptarem a cenários de mudanças e alinhadas com as estratégias das empresas ajudam a enfrentar qualquer desafio, bem como a disputar com a acirrada competitividade do meio corporativo. Isso se consegue com o desenvolvimento e de capacitação de pessoal. Aliás, você sabe qual a diferença entre um e outro?
A capacitação está diretamente ligada ao treinamento e é algo mais pontual. Tem o objetivo de dar uma capacitação mais imediata para uma necessidade específica. Além disso, é elaborada e aplicada em um prazo curto, como poucas semanas, dias e até mesmo horas. Treinamento em rotinas administrativas, em controle e manutenção de estoque e em um novo software são exemplos.
O desenvolvimento pessoal, por sua vez, é um processo mais longo (pode durar meses) e é focado nos gestores. De caráter proativo, o desenvolvimento pode antecipar-se a tendências de mercado, crises, problemas, oportunidades de negócios etc. Desenvolvimento de lideranças e de equipes são exemplos.
Identificação e realocação de talentos
Por mais que um profissional não tenha se enquadrado perfeitamente em um certo cargo, ele pode ser muito bem sucedido em outro. É nesse momento que pode ocorrer a mudança, ou movimentação de talentos, como é conhecida.
Através de um olhar intimista e de mudanças planejadas, gestores de pessoas podem desenvolver novas competências no corpo da empresa e fazer grandes avanços na produtividade de todo o seu organograma.
A gestão de recursos humanos tem que encontrar em cada pessoa as suas potencialidades e proporcionar condições para que possam ser desenvolvidas – a isso dá-se o nome de "gerenciar talentos". Fazer esse gerenciamento engloba o treinamento, desenvolvimento, identificação e retenção dos colaboradores que se destacam.
A identificação de talentos pode se dar por meio de avaliações internas, de indicação dos líderes e também de recrutamento interno, uma tendência em alta nos últimos anos. E caso estejam na função errada, deve-se optar pela movimentação de talentos, conforme falamos no início do tópico.
A alocação adequada de colaboradores às atividades que permitem que suas habilidades se destaquem é o caminho da organização em direção a melhores resultados. Podemos dizer que a alocação é também uma forma de retenção de talentos, que é, disparado, o maior desafio da gestão de recursos humanos.
Para reter talentos as empresas se comprometem com o bem-estar de seus colaboradores, além de boa remuneração e benefícios. Mas engana-se quem pensa que salário alto é diferencial para que um colaborador fique na empresa.
O perfil dos profissionais também sofreu mudanças e atualmente trabalhar em um ambiente agradável, ter um horário flexível e poder trabalhar parte do tempo na modalidade home office são exemplos de vantagens que seguram colaboradores.
Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
Sua qualificação profissional está aqui no Centro de Estudos e Formação
Aqui no portal você se inscreve para fazer o Curso Online Gestão de Recursos Humanos e ganha o acesso a todas as outras opções em qualificação que compõem o Pacote Master, ao qual você tem acesso após fazer um investimento de R$ 99,70 no ato da matrícula.
São mais de 1.300 cursos online, em áreas como Informática, Comunicação e Marketing; Administração e Negócios; Psicologia e Recursos Humanos; Educação; Saúde e Bem-estar e outras.
Todos os nossos cursos online com certificado podem ser acessados de qualquer tipo de dispositivo móvel, notebooks e desktops, basta ter acesso a internet.
Acompanhe todas as mudanças do meio corporativo qualificando-se e atendendo as exigências do mercado de trabalho. Faça nossos cursos e eleve seu nível acadêmico e profissional. Inscreva-se agora mesmo, não deixe essa oportunidade passar.
Esperamos que tenha gostado deste artigo. Compartilhe com amigos e deixe nos comentários as suas impressões sobre os temas tratados aqui. Bons estudos e até a próxima!