É muito comum encontrarmos pais e educadores que não conseguem responder às perguntas das crianças sobre a sexualidade e a diversidade de gênero. Eles acabam respondendo meias verdades e, até mesmo, penalizando as crianças quando elas praticam a masturbação, por exemplo. Educação sexual deve ser um tema tratado objetivamente e com clareza, pois é importante para o amadurecimento sexual de crianças e adolescentes e, principalmente, para que jovens tenham consciência dos cuidados que devem tomar ao iniciar sua vida sexual.

A diversidade de gênero na escola, por exemplo, era um assunto pouco trabalhado, mas nos últimos anos tem ganhado espaço entre diálogos informais e conteúdos formais. O que é diversidade sexual e de gênero tem sido o mote de encontros, palestras, seminários e cursos online, como forma de trazer a temática a alunos, professores, pais e comunidade.

O portal de ensino a distância Centro de Estudos e Formação, no intuito de fazer a sua parte no debate, criou um curso online para que os educadores, pais e interessados no tema saibam como abordar a diversidade de gênero na escola com crianças e adolescentes.

O Curso Online Educação Sexual para Crianças complementará e facilitará o ensino da sexualidade na escola, bem como auxiliará pais e professores no momento de se abordar a sexualidade.

Se você tem interesse na temática, leia nosso artigo que traz alguns tópicos do curso de educação sexual e aproveite para obter mais informações sobre outras opções em cursos online com certificado do portal.

A educação sexual e o desenvolvimento da sexualidade infantil

No século XIX, Freud causou espanto em toda a sociedade com o aflorar dos debates sobre a sexualidade infantil. Isso ocorreu pois a criança era considerada um ser puro, que não possuía sexualidade, ou seja, ao iniciar um debate sobre a sexualidade infantil, Freud coloca em cheque a inocência e a pureza de um ser, supostamente, assexuado.

Com o passar do tempo a sociedade começou a aceitar, de forma lenta e gradual, a inserção sobre a educação sexual nas escolas e em rodas de conversas entre familiares e amigos. Hoje há uma melhor compreensão e entendimento sobre as diferentes formas em que a sexualidade infantil se expressa. Freud denominou cada uma dessas formas, como uma etapa de desenvolvimento e as chamou de: fase oral, anal, fálica, de latência e genital. 

Para resumir o que Freud definiu como as fases de desenvolvimento da sexualidade, podemos dizer que a fase oral ocorre de 0 a 1 ano, onde a criança sente maior prazer na região da boca e é por ela que entra em contato com o mundo exterior. Essa definição é exemplificada pelo fato de a criança sempre ao pegar um objeto ter como primeiro reflexo levá-lo à boca. Isso se relaciona ao que para ela tem mais importância, que é o seio da mãe, que lhe alimenta e lhe satisfaz.

A fase anal ocorre dos 2 aos 4 anos, quando a criança passa a ter o controle do esfíncter, possuindo uma maior sensibilidade e satisfação na região anal. Isso ocorre pela descoberta do controle que possui sobre as suas fezes, tendo conhecimento que o controle ou não delas pode agradar ou desagradar.

A fase fálica, compreendida entre a idade de 4 a 6 anos, é marcada pelo reconhecimento e atenção para o órgão genital. No começo, a criança não sabe diferenciar gênero e acredita que todos, meninos e meninas, são iguais. Nessa fase, as crianças criam teorias sexuais infantis, tentando entender as diferenças entre cada uma delas.

Já a fase da latência tem início aos 6 anos e se estende até os 11 anos. Nesse período, surge para a criança uma nova meta: ela deixa de se concentrar em assuntos relacionados à sexualidade e passa a se preocupar com assuntos sociais, por exemplo, os conteúdos escolares, brincadeiras e jogos convencionais e a relação deles com seus colegas e professores.

Por fim, a fase genital ocorre após os 11 anos, em que o início da adolescência é marcado pelo reaparecimento dos impulsos sexuais e pela busca do amor e da aceitação social. O adolescente deixa de ter característica de criança e gradativamente vai assumindo uma identidade adulta.

Qualquer trauma ocorrido em uma dessas fases do desenvolvimento da sexualidade pode afetar diretamente a sua vida adulta, e por isso é importante estarmos preparados para responder e lidar com os questionamentos das crianças em cada fase. Fazer nosso curso educação sexual pode ajudar você a entender a educação sexual nas escolas.

O que é diversidade e educação sexual?

Podemos descrever a educação sexual como um processo que tem o objetivo de educar e esclarecer jovens e adolescentes a respeito da sexualidade e do início da vida sexual, um tema considerado vergonhoso e repleto de mitos e tabus para muitos familiares e educadores.

Na educação sexual, podemos abordar diálogos sobre o sexo em si, a gravidez, os métodos contraceptivos e a importância de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis e, ainda, sobre diversidade de gênero

Mas antes, é preciso adaptá-los ao novo. O corpo de um adolescente passa por uma grande mudança e cabe a ele se adaptar às transformações de forma rápida e eficaz. É nesse momento que ele deixa seus hábitos infantis e começa a encarar a vida como adulto. Na maioria das vezes, essa mudança afeta as meninas primeiro. Uma forma de ajudá-los a passar por esse amadurecimento é a utilização de jogos corporais, como músicas coreografadas, sequências de movimentos e a abordagem das partes do corpo, em que se aprende, de forma lúdica, as partes do seu corpo e como explorá-las.

O fase da adolescência é quando a vida sexual pode começar a se tornar ativa e é preciso conscientizar e informar os jovens sobre como evitar doenças e como proceder no caso de uma gravidez precoce, para que todas as fases do desenvolvimento sejam contempladas.

É papel dos pais realizarem essa conversa com seus filhos, já o professor deve auxiliar os jovens em como abordar esse assunto com seus familiares. Mas sabemos que isso é algo um tanto quanto complexo de realizar e o ideal é que o professor busque auxílio pedagógico para saber como lidar com essa situação.

Uma boa alternativa é a realização de cursos online que contenham em sua base de conteúdo assuntos que englobem o que é diversidade de gênero e formas de como lidar com isso, como o Curso Online Educação Sexual para Crianças.

Se você quer entender mais profundamente sobre educação sexual e, até mesmo, a sua importância para profissionais como professores, psicólogos e demais interessados, não deixe de conhecer também Curso Online Sexologia.

o que é diversidade

Objetivo da educação sexual

A educação sexual nas escolas possui o objetivo de aumentar e consolidar os conhecimentos já existentes no indivíduo em relação aos instintos sexuais. Uma educação sexual bem fundamentada é capaz de trabalhar várias dimensões da sexualidade, como o corpo sexuado, os órgãos, os componentes anatômico-fisiológicos e psicológicos da resposta sexual humana, os mecanismos de reprodução e contracepção, as ideias e valores implícitos na sexualidade. 

Além disso, um jovem que recebe uma boa educação sexual é capaz de desenvolver uma aceitação positiva do corpo sexuado, do prazer e da afetividade. Ele é capaz de desenvolver pensamentos não sexistas e se tornar defensor da igualdade de direitos.

É possível criar uma conscientização a respeito da aceitação e não discriminação perante as mais diversas orientações sexuais, além de moldar jovens preventivos em matéria de saúde sexual e reprodutiva.

E, por fim, com uma educação sexual, discutida em um curso de educação sexual, é possível aumentar a capacidade de um educador transmitir a um jovem mais confiança no momento de tomar decisões e de se conscientizar em relação à sexualidade. É possível ainda aumentar as capacidades de comunicação, estabelecendo um vocabulário correto e adequado, capaz de tornar uma conversa sobre o assunto agradável.

O mais importante é que com a educação sexual, a criança ou o jovem são capazes de se defender em situações de perigo e de se sentir à vontade em pedir ajuda a um adulto quando necessário. Por exemplo, ao perceber que um adulto está invadindo seu espaço íntimo, a criança e o jovem serão capazes de identificar essa ação rapidamente e conseguirão denunciar e relatar o acontecimento.

É por isso que um professor bem capacitado é tão importante para a boa educação sexual da criança. Os cursos online são ótimas opções para quem possui pouco tempo para se dedicar aos estudos.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A importância da educação sexual

Cada sujeito possui a sua singularidade que é resultado de todo o seu desenvolvimento no decorrer da infância. Por esse motivo, é tão importante que os pais e os educadores trabalhem em conjunto e se dediquem a educar sexualmente crianças e adolescentes, para que eles entendam as transformações pelas quais estão passando e aquelas que ainda ocorrerão em seu corpo. Dessa maneira, essa fase será encarada de forma natural e sem nenhum preconceito.

Desde a infância está presente na vida da criança os comportamentos sexuais. Uma criança ativa, por exemplo, pode demonstrar interesse pelo sexo, segundo Freud, entre os 2 e 3 anos, mesmo não dizendo a palavra em si. A concretização desta fase somente é alcançada entre os 4 e 5 anos.

Por isso, a família e a escola possuem papel fundamental no momento de garantir e proteger o desenvolvimento natural da sexualidade, ou seja, é importante que tanto o professor quanto os pais da criança respeitem o seu tempo e seu espaço, evitando advertências capazes de causar traumas. Para evitar que esses traumas ocorram, é indicado que pais e educadores busquem informações em cursos online para saber como ajudar a criança.

Por mais que esse assunto seja, hoje em dia, discutido mais abertamente, ainda existe um preconceito enorme da inclusão do assunto em sala de aula e conversas de família. Sozinho, um ser humano não possui a capacidade de se educar e, por isso, é preciso que ele seja apresentado a um conjunto de normas, limites, delimitações de espaços, regras, modelos e exemplos de quais eles devem seguir.

É preciso que os adolescentes reflitam sobre a sexualidade e saibam reconhecer quais são os seus limites e suas possibilidades, de forma branda, sem uma intervenção brusca e invasiva. Quando a criança descobre o sexo, para ela, isso é algo surpreendente. Ao alcançar a fase da adolescência, essa visão é modificada, e ela passa a encarar o assunto como algo que desperta sua curiosidade, de como funciona o seu próprio corpo e o corpo do outro, de como acontece as carícias e do significado do prazer no sexo.

Quando tentamos adiar a conversa referente ao sexo ou à diversidade de gênero na escola, a criança e o adolescente podem buscar as informações em fontes inadequadas, podendo, inclusive, incentivá-los a cometer atitudes equivocadas.

Ao contrário do que muitos pensam, quando uma criança questiona sobre a sexualidade, ela busca uma resposta simples. A criança se contentará com uma resposta básica, com uma explicação simples, sem precisar dar muitos detalhes. Mas quando a criança não possui conhecimento sobre determinado assunto, ela cria fantasias e angústias e, por isso, é tão importante que o educador e os pais respondam aquilo que as preocupa ou então aquilo que lhes causa dúvidas.

Qualifique-se com cursos do Centro de Estudos e Formação

O Curso Online Educação Sexual para Crianças é capaz de preparar os pais e os educadores no que diz respeito ao ensino da sexualidade. Os cursos online com certificado são ótimas opções para que os professores consigam se capacitar e transmitir para o aluno uma melhor capacidade de desenvolvimento.

Ao fazer nossos cursos, professores, estudantes e simpatizantes de cada conteúdo desfrutam de muitas vantagens. Uma delas é a de contar com uma equipe pedagógica exclusiva que tem todo o cuidado de disponibilizar conteúdos consistentes e atualizados. A outra vantagem diz repeito ao investimento: apenas R$ 99,70, que garante acesso aos mais de 1.300 cursos do Pacote Master durante um ano inteiro. 

Além disso, você tem à sua disposição o conteúdo integral de todos os cursos e, no momento em que for realizar a avaliação, basta escolher para qual carga horária pela qual deseja ser avaliado.Realizar os nossos cursos online com certificado significar abrir um leque de possibilidades, pois o certificado contribui para o seu desenvolvimento profissional e é um diferencial em recrutamento e seleção de vagas de emprego. 

Mais de 120 mil malunos já atestaram a qualidade de nossos cursos, agora é a sua vez. Faça a sua inscrição no nosso portal e comece a explorar as áreas do conhecimento que mais lhe agradam! Compartilhe nosso artigo e nos conte se gostou do tema tratado. Até breve!