As máquinas sempre foram sua paixão e você não sabe como transformar essa paixão em profissão? Não entre em pânico! Se você nunca pensou nisso antes, oferecemos uma série de oportunidades para você aproveitar e conciliar sua paixão por carros com trabalho.

O setor automotivo precisa de jovens profissionais motivados que queiram seguir seu caminho na vida. As profissões do setor oferecem boas perspectivas para o futuro, além de oportunidades interessantes de desenvolvimento e avanço profissional.

A evolução das profissões automotivas acompanha o progresso técnico de mãos dadas. Foi assim que eles se tornaram mais complexos, exigentes e fascinantes. A gama de negócios relacionados a carros nunca foi tão ampla e variada como hoje.

As profissões de campo exigem habilidades artesanais, habilidades de compreensão rápida, um bom punhado de bom senso, uma inclinação ao pensamento orgânico, uma atitude em relação ao trabalho em equipe e uma atitude.

Ser capaz de transformar sua paixão em profissão é a melhor maneira de trabalhar enquanto se diverte! Confira!

Quais são os cursos para os entusiastas de automóveis?

1 – Curso de Mecânico

Um dos primeiros trabalhos que você poderia começar a fazer, especialmente se você é iniciante, é o de um mecânico. Você pode se tornar um profissional do motor. É uma profissão muito procurada e bem remunerada, se você é capaz de realizá-la com competência.

Para se tornar um mecânico, são necessários comprometimento e estudo, para poder entender todos os aspectos técnicos da mecânica automotiva. Depois de terminar o colegial, você pode participar de cursos de treinamento para se tornar um técnico automotivo. O caminho do trabalho começa com muito aprendizado que permite adquirir o conhecimento necessário para se tornar um bom mecânico.

2 – Piloto de testes

Outro trabalho intimamente relacionado ao mundo dos motores é o do piloto de testes. O motorista testa os carros na estrada, detecta o desempenho e quaisquer problemas técnicos, a serem relatados ao fabricante do carro que deseja produzir um novo modelo de carro. É uma profissão bem remunerada, que exige muitas habilidades e noções técnicas, que vão da matemática à ciência da computação.

3 – Vendedor de automóveis

Os carros não chegariam aos clientes sem os vendedores de automóveis: eles assumem tarefas comerciais e organizacionais na indústria e comércio. 

O pessoal de vendas de automóveis conhece os veículos, pode explicar detalhes técnicos e aconselhar os clientes até a conclusão das vendas e a opção de financiamento apropriada.

4 – Curso de motorista

Você pode se tornar um motorista. O trabalho de motorista, por exemplo, permite viajar muito, combinando a paixão pelos carros com a paixão pelas viagens.

4 – Curso de designer de carros

O mercado automotivo está em constante crescimento e, portanto, requer números altamente qualificados e especializados. Um deles é certamente o designer de carros. Para se tornar um projetista de automóveis, o profissional não deve se limitar a ter apenas conhecimentos de desenho, mas deve ter habilidades muito mais amplas.

Portanto, quem deseja se tornar um projetista de carros deve combinar conceitos de física e estética com conceitos sociológicos, ambientais, antropológicos e de mobilidade urbana.

O designer de carro não é, portanto, apenas o encarregado de projetar o carro, mas deve saber criar soluções especiais e originais para a mobilidade e habitabilidade do veículo, garantindo não só a beleza do produto, mas, acima de tudo, eficiência e segurança, com um olho sempre atento às inovações tecnológicas.

5 – Influencer de carros

O Influencer representa a nova geração de pilotos de teste, que combina o amor por motores e carros com a competência e a paixão pelas redes sociais, em particular o YouTube, Instagram e Facebook.

Ele constrói uma narrativa visual e não apenas do carro, informando aos usuários as últimas tendências do mundo dos motores, esclarecendo dúvidas comuns com críticas e guias de compra.

6 – Engenheiro de automação

Esse é o engenheiro responsável pelo gerenciamento das fases de produção automatizada. Na Indústria 4.0, cada vez mais dominada por máquinas, as empresas precisam de especialistas que saibam supervisionar todo o processo de produção, gerenciando os complexos sistemas mecânicos usados ​​nas linhas de montagem.

Um gerente de automação deve ter habilidades de engenharia e TI, todos os aspectos relacionados ao ciclo de produção, liderança forte e excelentes habilidades de comunicação.

7 – Engenheiros de computação

Particularmente procurados também são engenheiros de computação especialistas em inteligência artificial, figuras profissionais responsáveis ​​pelo projeto e manutenção dos novos sistemas de direção autônoma e assistida.

Esse profissional deve ter um profundo conhecimento de IA, aprendizado de máquina, robótica e Big Data, além de ser capaz de gerenciar as fases de teste e a experimentação na estrada.

8 – Engenheiro de construção de veículo

O foco principal dos engenheiros na construção de veículos reside no desenvolvimento de processos de produção de veículos e componentes individuais.

Os engenheiros de construção de veículos são os principais responsáveis ​​pela produção de novos veículos e peças automotivas. Além de planejar os processos de produção, as tarefas dos engenheiros de construção de veículos também incluem planejamento de fábrica, tecnologia de produção ou tecnologia de acionamento.

Outras profissões que envolvem trabalhar com carros

  • Vendedor de automóveis

  • Motorista profissional

  • Especialista em técnicos de mecatrônica automotiva

  • Pintor de veículos

  • Mecânica de construção de carroçaria e veículo

  • Engenheiro de mecatrônica automotiva

  • Atendente de posto de gasolina