Home / Blog / Comunicação e Marketing / 4 curiosidades incríveis sobre as startups brasileiras!
  • 11/09/2019

4 curiosidades incríveis sobre as startups brasileiras!


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
celeiro de startups

O empreendedorismo digital no Brasil vem ganhando muita força nos últimos anos. A quantidade de startups brasileiras que fazem sucesso aumentou de forma considerável, incentivando a replicação de um modelo de negócio e de uma cultura organizacional diferenciada da tradicional. 

No artigo de hoje, vamos conhecer algumas curiosidades bem interessantes sobre o mercado de startups no Brasil. Continue a leitura!

O mercado das startups brasileiras

1. O que é uma startup unicórnio?

Startups são empresas pequenas que começam do zero, sem muitos recursos financeiros ou humanos, mas com um grande potencial de desenvolvimento a curto prazo. 

Essas empresas, quando conseguem estruturar uma operação de negócios bem sucedida crescem em uma velocidade absurda, podendo multiplicar seu valor em poucos anos. 

Uma startup unicórnio é uma dessas empresas que conseguem atingir a linha dos seis digitos em sua valuation, sua avaliação monetária. Ou seja, a startup passa a valer mais de 1 bilhão de dólares. 

Até 2017, o Brasil não tinha uma empresa que entrasse no rol das startups unicórnios. Entretanto, em 2018, a 99 Táxi, concorrente direta da americana Uber se tornou a primeira startup brasileira a ser avaliada em 1 bilhão de dólares. 

Até julho de 2019 outras 5 empresas atingiram o status de unicórnio, dentre elas a Nubank, Ifood e PagSeguro. 

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

2. Vale do silício: o desenvolvimento das empresas de garagem

O Vale do Silício, ou Silicon Valley, é uma região na Baía de São Francisco, Califórnia, que se destacou por ser residência de grandes empresas de desenvolvimento tecnológico. 

O termo, diferente do que muitas pessoas pensam, não se popularizou graças ao mercado de startup. Na verdade, ele existe desde os anos 70, uma vez que grandes empresas como a AMD e a Intel já residiram na região. 

O empreendedorismo universitário foi um dos grandes fatores que auxiliaram na popularização do termo. A famosa universidade de Stanford, forte no incentivo à tecnologia, se localiza na região. 

"Como abrir um negócio" sempre foi e continua sendo uma pergunta de "1 milhão de dólares". Com a popularização da internet os alunos da universidade começaram a desenvolver pequenos empreendimentos tecnológicos e softwares inovadores. E, foi a partir dessas empresas de garagem que muitas startups surgiram. 

Além disso, a região também tem ligação com o desenvolvimento tecnológico militar, fortalecendo ainda mais a reputação da região. 

O empreendedorismo tecnológico do Vale do Silício possui grande conexão com o empreendedorismo brasileiro, uma vez que as empresas no circuito americano costumam oferecer mentorias e até investimentos no circuito empreendedor nacional. 

3. O que é o San Pedro Valley?

O San Pedro Valley, ou Vale de São Pedro é uma comunidade de startups em Belo Horizonte conhecida como o Vale do Silício brasileiro. A rede começou em 2011, quando grandes nomes do empreendedorismo brasileiro se uniram para trocar ideias e desenvolver parcerias para otimizar os seus negócios. 

O SPV hoje é constituído por mais de 200 startups, contando com uma rede de investidores, mentorias, coworking e aceleradoras. 

4. Belo Horizonte: o novo celeiro de startups brasileiro? 

Embora o Rio de Janeiro tenha sido destaque do empreendedorismo digital durante alguns anos, Belo Horizonte hoje é considerado o novo celeiro de startups brasileiro. 

Um celeiro de startup nada mais é do que um ecossistema propício para o desenvolvimento desses modelos de negócios escaláveis.

Belo Horizonte não é só casa de grandes empresa que um dia foram startups, como a Hotmart ou a Everwrite, como também tem destaque em programas de aceleração, como o SEED, e uma grande parceria entre a comunidade local de empreendedores. 

Se você acha o tema interessante e quer aprender mais sobre o assunto, você pode se inscrever em nosso portal e estudar com os nossos cursos online com certificado opcional. 

Por R$ 79,90 você acessa mais de 1.200 cursos online do nosso Pacote Master, com diversos temas relacionados ao ambiente de startups. Não perca essa oportunidade! 

Não se esqueça de compartilhar esse artigos com seus amigos e deixar a sua opinião nos comentários!

Pesquisar