Para quem não conhece, o SketchUp é um programa para criação de cenários e desenhos em 3D com funcionamento nos sistemas operacionais Windows e Mac.  Com o software o usuário tem a possibilidade de criar vários tipos de modelos como cidades, personagens, casas e outros cenários criativos.  

O criador inclui formas em 2D e logo em seguida pode inserir formatos em 3D de uma maneira bem fácil, simplesmente arrastando os elementos em terceira dimensão para o cenário. 

O programa nasceu em 2000 pela empresa At Last Software, desenvolvida por engenheiros, arquitetos e profissionais de tecnologia. Em 2006 a companhia foi comprada pela Google e a partir daí o software passou a se chamar Google SketchUp

O melhor dessa aquisição é que o programa tem integração com o Google Earth, isso permite que o usuário importe cenários próprios e crie um outro cenário em um ambiente real.  

O software tem muitas semelhanças com outros programas gráficos que existem por aí, então quem conhece softwares gráficos se sentirá familiarizado com o SketchUp assim que abri-lo.   

Outra vantagem é que ele é mais fácil de manusear e modelar, além de incluir vídeos tutoriais, um centro de ajuda e uma comunidade de usuários para dúvidas e aprendizagens.

Se você quer conhecer melhor esse software e o que ele proporciona, acompanhe o nosso artigo e saiba mais também sobre o nosso curso online SketchUp. Trouxemos um conteúdo detalhado e atualizado para você se tornar um expert do programa. 

Instalar e configurar o SketchUp 

O usuário pode escolher entre baixar a versão em português ou inglês. Para o software em português é só acessar clicar aqui. Caso prefira o idioma do programa em inglês, basta acessar aqui. 

No portal oficial do SketchUp o usuário tem a opção em trabalhar com o programa em modo free ou optar pela edição SketchUp Pro. A versão Pro é paga, mas o usuário pode experimenta-la por 30 dias gratuitamente. 

O SketchUp Free é totalmente online, ou seja, o usuário abre o programa diretamente no site oficial e é indicado para projetos pessoais. 

Para trabalhos profissionais, o recomendado é que o desenvolvedor tenha a versão Pro, e para instalar é bem simples: basta acessar o site do SketchUp em português ou inglês, clicar em SketchUp Pro, escolher "Baixe uma avaliação gratuita" e seguir o passo a passo de instalação. 

Ferramentas 

Para começar, você pode configurar o programa de acordo com as suas preferências e colocar as ferramentas que mais lhe agradam na barra de tarefas. 

Para isso, clique em "Visualizar" e "Barra de Ferramentas". Daí é só selecionar a ferramenta que você precisa para montar o seu cenário, como por exemplo, construção, camadas, componentes dinâmicos, entre outros. 

Criação de Modelos 3D 

Antes de dar início aos desenhos em 3D o usuário precisa aprender a criar as formas e medidas em 2D. A principal ferramenta para isso é o lápis, que está localizado na barra de tarefas no ambiente superior do Google SketchUp

Depois de fazer o desenho bidimensional, o usuário deve escolher a ferramenta "Empurrar/Puxar" e assim que clicar na imagem desenhada, é só fazer o movimento para cima ou para baixo que o objeto se transforma em 3D, fácil não? 

No curso de SketchUp do Centro de Estudos e Formação você tem a oportunidade de aprender a usar o software de forma muito mais detalhada, com uma explicação didática e conteúdos atualizados. Não perca tempo!

SketchUp

Estruturas 

Para criar as estruturas de uma casa, por exemplo, com fundações, vigas, pilares, lajes etc, o usuário precisa começar com o lápis, desenhar a planta da casa com as medidas que deseja e dar forma ao seu modelo 3D. 

Com a ferramenta lápis, fita métrica e empurrar/puxar você consegue criar a base da sua casa e as paredes, de forma muito simples e fácil. Essa é uma das principais vantagens do SketchUp: ele é mais intuitivo do que outros programas gráficos conhecidos no mercado. 

Para o acabamento, o programa também tem uma infinidade de opções. Clicando em "Pintura", abrirá uma aba com vários tipos de materiais a gosto do profissional, como azulejos, madeiras, carpetes e têxteis, cobertura do solo, dentre várias outras. 

Quer deixar seus projetos de arquitetura ou engenharia muito mais profissionais? Então comece hoje mesmo o curso online SketchUp do nosso portal. Na plataforma você também encontra outros cursos online com certificado para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos em 23 áreas de atuação. 

Escada 

E se eu quiser construir o modelo 3D de uma casa com mais de um andar? Com o Google SketchUp você pode.  

Para isso é preciso criar uma escada que ligue o primeiro andar para os outros andares. Para desenhar a escada também é fácil, mas é necessário que o arquiteto ou engenheiro tenha em mente todas as medidas para que as estruturas fiquem corretas. 

Primeiro desenhe em uma parede da casa, com o lápis virtual, o modelo de escada que você deseja. Com a imagem 2D pronta, pegue a ferramenta empurrar/puxar e dê um corpo 3D para sua escada.  

Na aba "Camadas", que está no lado direito do visor dentro da barra chamada "Bandeja padrão", o usuário pode escolher uma cor para seu objeto. 

Sem mistérios não é mesmo? No entanto, para conhecer todas as ferramentas do SketchUp Pro e o que ela pode oferecer ao seu trabalho é preciso investir em cursos online de qualidade. E aqui no Centro de Estudos e Formação você encontra excelência e competência. Experimente! 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Dê vida aos seus projetos arquitetônicos 

Com as opções tecnológicas que temos hoje, não podemos ficar parados em projetos arquitetônicos pobres e que apresentam apenas a dimensão 2D. O profissional pode criar trabalhos de arquitetura e engenharia gratuitamente pelo Google SketchUp, uma ferramenta rica em detalhes e opções

No entanto, para saber tudo que ela pode nos proporcionar, é preciso estudo e dedicação. Por isso indicamos o curso de SketchUp do portal. Ele foi elaborado por um departamento pedagógico exclusivo, preparado para oferecer o melhor conteúdo e fontes de informação. 

Para ter acesso aos melhores cursos online com certificado do Brasil é muito fácil: basta se inscrever no portal, assinar o Pacote Master por apenas R$ 99,70 que você terá acesso ilimitado aos mais de 1.300 cursos online por um ano inteiro, sem mensalidades. 

Não perca mais tempo, comece hoje mesmo o curso online SketchUp e aprenda a elaborar projetos avançados para sua empresa e clientes. 

Centro de Estudos e Formação é um dos poucos portais que oferece cursos online com certificado de qualidade e com aprovação de mais de 120 mil alunos. Inscreva-se agora, invista no seu futuro e aprimore os seus conhecimentos com o curso de SketchUp.  

E se você gostou do nosso aprendizado e dicas, compartilhe esse conteúdo para seus amigos e familiares. Quem sabe eles também não estão interessados em turbinar o currículo com cursos online? Até breve!