Home / Blog / Recursos Humanos / O RH 4.0 e as mudanças no ambiente de trabalho: baixe o e-book agora!
  • 13/09/2019

O RH 4.0 e as mudanças no ambiente de trabalho: baixe o e-book agora!


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
rh 4.0

A forma como as pessoas se conectam aos negócios atualmente é pautada por técnicas como inovação, criatividade, dinamismo e estratégia. Isso resultou de uma concorrência acirrada, que provocou mudanças no padrão tradicional e impactou em várias áreas, inclusive na de recursos humanos.

Se gerir pessoas já era um grande desafio, as tendências potencializaram isso, exigindo de administradores e gestores, sobretudo de quem é da área de recursos humanos, inteligência estratégica e domínio em práticas de desenvolvimento de pessoas.

Os funcionários ganharam o status de colaboradores e a aquisição de conhecimentos se tornou essencial para a formação. Não podemos esquecer da evolução tecnológica e de um novo perfil profissional, resultado de tendências como o RH 4.0.

Aqui no Educamundo há cursos de capacitação EAD que o preparam para esses novos cenários, como o Curso Online Gestão de Recursos Humanos. Saiba mais!

RH 4.0: novidades e desafios

O boom tecnológico nos levou à revolução 4.0, que inclui diversas áreas de atuação, e com o RH não seria diferente.

Duas coisas, em especial, marcaram o setor de RH nos últimos anos: o uso de tecnologias como forma de agilizar a produtividade e o planejamento estratégico do setor, para garantir o crescimento sustentável da organização.

O foco do RH mudou e o setor acolheu mais atividades. Diferentemente do RH tradicional, cujas principais funções desempenhadas eram o controle de horários e o pagamento de encargos e salários, o RH 4.0 é focado em outras frentes, altamente estratégicas.

A atração e retenção de profissionais qualificados e a melhoria do clima organizacional são alguns exemplos. Os resultados desse trabalho contribuem diretamente para os resultados da empresa.

Outros desafios exigem uma atenção especial dos profissionais de RH. Em meio à automação de processos e aos novos perfis no mercado, há os colaboradores que são de gerações que nasceram entre as transições de tecnologias, ou até mesmo antes.

Nesse contexto percebe-se claramente a importância do RH estratégico, que capacite e oriente as transformações, enquanto qualifica sua força de trabalho.

A importância da educação profissional e a atribuição “treinamento e desenvolvimento”

O que a educação profissional tem a ver com RH? Tudo, pois parte das atribuições do setor é proporcionar treinamento e desenvolvimento a seus colaboradores.

Dessa forma, cria-se uma situação de ganha-ganha, o colaborador amplia seus saberes e a empresa tem um colaborador mais capacitado e parte fundamental para que alcance seus resultados.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como fazer um plano de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Os passos para a elaboração de um plano de treinamento e desenvolvimento são:

  1. Definir metas e objetivos;

  2. Criar um plano de ação;

  3. Verificar se há os recursos necessários para o treinamento;

  4. Propor opções de treinamento em áreas de interesse dos colaboradores e considerar as características de cada um;

  5. Medir e avaliar o desenvolvimento das atividades, a fim de perceber o progresso;

  6. Informar a equipe sobre os resultados;

  7. Utilizar as novas habilidades dos colaboradores nas atividades da empresa.

Cursos de capacitação EAD não podem faltar em treinamento e desenvolvimento

Uma das formas de as organizações capacitarem seus colaboradores é por meio de cursos online. As vantagens são várias, dentre elas podemos citar a flexibilidade de horários e o investimento acessível. Além disso, cursos online com certificado incrementam qualquer currículo e potencializam o capital intelectual das empresas. É um benefício tanto para a organização quanto para o colaborador. 

Agora que você sabe um pouco sobre o RH 4.0 e suas principais mudanças e desafios, temos uma surpresa! Você pode baixar nosso e-book: “RH 4.0: você está preparado? Tendências e desafios da área” e ter dicas e insights incríveis sobre a área. Aproveite!

Pesquisar