Home / Blog / Dicas / O que são cursos livres?
  • 14/01/2022

O que são cursos livres?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
o que são cursos livres

Para quem deseja dar uma guinada na carreira e um upgrade no currículo, sabe que existem infinitas opções de treinamento e qualificação no mercado, seja a distância ou presencial.

Dentre essas tantas opções, estão os cursos livres, que disponíveis nas mais diversas formas e assuntos e sem a exigência de grandes pré-requisitos, acabam por democratizar a educação a um grupo de estudantes interessados em se aperfeiçoar.

Entretanto, ao conhecer esse conteúdo, é comum que muitas dúvidas surjam sobre a validade dessa modalidade de aprendizado.

Para auxiliar com isso, o Educamundo preparou um guia completo sobre cursos livres para você esclarecer tudo. Confira!

Cursos relacionados que podem te interessar:

O que são cursos livres?

Os cursos livres são definidos como cursos abertos à comunidade que podem versar sobre qualquer assunto e que tem como requisito apenas a matrícula, sem a necessidade de comprovação de escolaridade. Eles podem ser presenciais ou a distância

O principal objetivo dos cursos livres é dar a possibilidade para que qualquer pessoa possa desenvolver uma habilidade específica dentro de uma área de atuação.

Curso livre é reconhecido pelo MEC? Qual legislação é aplicável?

Diferente dos demais cursos, os cursos livres não são reconhecidos pelo MEC, entretanto, isso não afasta sua qualidade, uma vez que as instituições de ensino, em sua grande maioria, colocam em seu corpo de tutores, profissionais qualificados para ministrar as aulas.

Aqui no Educamundo, por exemplo, cada um dos nossos mais de 1.500 cursos online são criados por profissionais qualificados na sua área de atuação, aumentando a qualidade e disponibilizando um conteúdo útil para que a pessoa se adeque às necessidades do mercado de trabalho.

Quanto à legislação, os cursos livres são regulamentados pela lei 9.394/1992, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que em seu artigo 42 define quem poderá ofertar tais cursos.

O que significa EAD livre?

Assim como qualquer curso, os livres podem ser disponibilizados tanto em seu formato a distância quanto presencial.

Ou seja, se você tem interesse em fazer um curso de Pacote Office, por exemplo, pode encontrá-lo em uma instituição de ensino perto da sua casa (presencial) e ele ser curso livre, bem como através de sites que oferecem cursos a distância, como é o caso do Educamundo.

Logo, um curso EAD livre nada mais é do que um curso a distância em seu formato “livre”, ou seja, aquele oferecido por sites especializados ou instituições de ensino que abrem uma plataforma EAD e disponibilizam uma vasta gama de materiais em formato de curso livre, que diferente do presencial, podem ser acessados a qualquer dia e a qualquer hora.

Certificado de curso livre é válido?

Por não estarem associados a órgãos reguladores, tais cursos são dispensados de algumas formalidades, como o registro do seu conteúdo no MEC. Entretanto, como já vimos, eles não perdem em nada quando se fala em qualidade, bem como a disponibilização de alguns instrumentos, como o certificado no final do treinamento.

Logo, todos os cursos livres podem ter ao final, a possibilidade da emissão de um certificado que é válido e que pode ser inserido no seu currículo para comprovação de habilidades.

Aqui no Educamundo você pode finalizar um curso e, ao final, emitir um certificado com carga horária que varia de 5 a 420 horas, desde que atenda a todos os requisitos solicitados.

Como colocar cursos livres no currículo?

Sabendo que é possível a emissão do certificado é comum o questionamento de como identificá-lo no seu currículo e diferente do que se pensa, não há distinção da inserção de um curso comum.

Para isso, basta você criar a seção “Educação complementar” no currículo e, em seguida, listar todos os cursos realizados, sejam eles livres ou não.

Não esqueça de informar a instituição de ensino em que você estudou e a data de conclusão deste treinamento.

Principais características dos cursos livres

Os cursos livres dispõem de inúmeras vantagens, mas podemos citar aqui as principais:

Aprofundamento em determinado assunto

É comum ver cursos de pós ou de graduação que tratam de um determinado ramo da ciência, entretanto, de forma generalista. Para quem deseja se aprofundar em um ponto daquela ciência, os cursos livres são considerados excelentes opções.

Melhoria do currículo

Imagine que você é um estudante de direito e quer estagiar em um escritório de advocacia trabalhista, em que verá no seu dia a dia, cálculos e mais cálculos de férias, décimo terceiro, FGTS e muitos outros direitos que tem o trabalhador.

Pensando em se destacar para a vaga, você pode fazer cursos livres relacionados à rotina profissional exigida naquele ambiente, como um curso cálculos trabalhistas ou mesmo um de direitos do empregado doméstico.

Além de serem cursos rápidos que lhe dão acesso ao conhecimento prático, você ainda pode melhorar o seu currículo em pouco tempo, se destacando no mercado de trabalho.

Baixo investimento

Os cursos livres, em regra, possuem um valor mais baixo se comparados com um curso presencial. Isso é possível, devido a não necessidade de organizar um aparato profissional completo para receber o aluno, como um ambiente físico e suas despesas decorrentes do funcionamento, como água, luz, funcionários dentre outros.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como escolher um bom curso livre?

Antes de mais nada, você precisa avaliar seus propósitos e metas, ou seja, onde você quer chegar daqui a um ou dois anos? Seja no âmbito pessoal, quanto profissional é preciso alinhar seu esforço com seus objetivos.

Em seguida, veja as opções disponíveis no mercado e avalie o conteúdo e a melhor instituição de ensino para você aprender o que busca.

Importante também avaliar a duração do curso e se possui certificado de avaliação.

Por fim, veja se a escola/site possui requisitos mínimos que assegurem a qualidade do conteúdo ministrado.

Nós do Educamundo, por exemplo, somos parceiros da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância - o que comprova a seriedade e comprometimento do nosso trabalho.

Aqui, todos os cursos possuem a opção da certificação com documentos de carga horária que variam de 5 a 420 horas e são organizados por profissionais capacitados na área que ministram.

O melhor é que investindo apenas R$ 98,70, você tem acesso completo a todo este conteúdo disponível no Pacote Master por um ano inteiro, sem mensalidades.

Não deixe para depois, faça a sua matrícula e destaque-se com um conhecimento diferenciado.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas. Compartilhe este artigo com amigos e familiares.

Até a próxima!

Pesquisar