Escolas, empresas, organizações e profissionais dependem do computador para inúmeras tarefas. Esse equipamento multifuncional ajuda tanto a aprender informática quanto manipular infinitas aplicações. Redigir um texto, editar um vídeo, tratar uma imagem, manipular um programa educativo, acessar a internet e usar plataformas multimídia são algumas atividades essenciais, mas para isso é necessário que o PC tenha um alto desempenho e funcionalidade.

Mas e quando acontece algum defeito? Como lidar com as falhas comuns que deixam qualquer usuário irritado? Quando o computador não responde aos comandos e ocorre uma adversidade, é necessário se atentar à montagem e manutenção de micro. Para descobrir a causa e corrigir o defeito, é essencial analisar e checar toda a estrutura da máquina, o que demanda um bom conhecimento técnico.

Quem gosta de informática ou deseja se aperfeiçoar na área pode compreender esse e demais temas no Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores. Esse curso online é formulado com um conteúdo completo e atualizado, preparado por um setor pedagógico exclusivo e considerado um dos melhores cursos a distância do Centro de Estudos e Formação.

Estudar com cursos online com certificado é uma proposta flexível e segura que já conquistou milhões de pessoas. Confira nossas dicas e saiba mais sobre a montagem e manutenção de micro em 5 questões comuns de todo iniciante – depois, aproveite para se qualificar e não passe mais apuros com seu PC.

Questões comuns sobre montagem e manutenção de micro

O que é BIOS?

Uma das primeiras abordagens do curso de montagem e manutenção de micro do Centro de Estudos e Formação é sobre o BIOS. Trata-se de um chip que garante o funcionamento do computador realizando uma checagem dos hardwares e "autorizando" a inicialização do sistema operacional.

Conhecido por Sistema Básico de Entrada e Saída (Basic Input/Output System), é capaz de ajustar o relógio de sistema, detectar todos os hardwares conectados ao PC e seu status, verificar a temperatura da placa mãe, analisar a velocidade do cooler, alterar a velocidade de clock do processador, entre outras atividades. Ou seja: sem BIOS, o computador não funciona.

Configurar o BIOS é um procedimento corriqueiro para muitos especialistas, sobretudo ao realizar testes e definir de onde será feito o "boot" na máquina – se no próprio disco rígido ou via dispositivo. Embora existam manuais que ensinem a manipular esse sistema, você só deve realizar essa tarefa com pleno conhecimento. Aposte em cursos online de qualidade para saber como configurar o BIOS e resolver eventuais problemas.

Como instalar um sistema operacional?

Sistema operacional pode ser definido como um conjunto de programas que atua entre o hardware, o sistema de arquivos, os programas e o usuário. Além de oferecer toda a interface virtual para o controle do operador, orienta os dispositivos de hardware, lê e grava dados em discos e concentra todas as aplicações necessárias para o funcionamento do computador.

Os tipos mais comuns de SO para micro são: Windows, da Microsoft, o GNU/Linux e o Mac OS, da Apple. A instalação de cada sistema costuma seguir o padrão de cada máquina, por isso é importante que o usuário conheça detalhadamente seu PC antes de escolher qual o melhor sistema operacional a usar. Geralmente, é necessário um CD, pen drive ou outro periférico para a instalação, bem como uma licença oficial do fabricante para que funcione efetivamente.

Quando se trata do Windows, uma dúvida é quanto as versões de 32 e 64 bits. Esses termos referem-se ao modo como o processador lida com as informações e quantidades de memória RAM – nesse caso, 64 bits é mais eficiente. Para descobrir qual é sua versão, basta seguir o atalho: Computador, clicar com o botão direito, selecionar Propriedades e depois Sistema.

Fique atento: uma dica legal para quem deseja aprender mais sobre Linux é apostar no Curso Online Noções de Linux‍. Complemente com os estudos do curso de montagem e manutenção de micro e entenda como manipular o SO de código aberto mais famoso do mundo.

O que é formatação?

Muito se fala em formatar, mas você sabe o real sentido dessa ação tão comum na manutenção de computadores? Formatar significa apagar todos os dados do PC e instalar tudo do zero, voltando ao padrão de fábrica para reconfigurá-lo novamente. É uma tarefa simples, porém trabalhosa, sobretudo se você possui muitos arquivos em sua máquina – o que necessita backup e transferência à máquina após a formatação.

Esse processo é necessário em problemas como lentidão, para reorganização total do computador e até para segurança, já que elimina eventuais vírus e aplicações duvidosas. Mas, antes de formatar, existem outros métodos indicados, como a restauração, desfragmentação e limpeza de disco.

Um dos serviços técnicos mais comuns, faz parte tanto de uma manutenção de computadores preventiva quanto corretiva. Em nosso curso online, detalhamos o procedimento com ótimos tutoriais para você realizá-lo sem medo – e até exercer essa função profissionalmente. Conte com os melhores cursos a distância do mercado para lhe orientar e capacite-se.

montagem e manutenção de micro

O que são drivers?

Drivers são recursos de softwares que atuam como comunicadores entre o sistema operacional e o hardware/periférico. Ao instalar uma impressora em seu PC, por exemplo, é necessário um driver para realizar uma espécie de conexão entre o computador e o equipamento. O mesmo vale para pen drives, placas de rede, placas de vídeo, etc.

Em notebooks e computadores modernos, muitos drivers já vêm instalados previamente e listados nas especificações da máquina. Quem deseja montar um PC gamer, por exemplo, precisa escolher uma placa de vídeo mais potente, por isso é fundamental se atentar a detalhes como modelo, versão do driver, provedor, etc.

Tópico relevante no Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores, entender sobre drivers é interessante para saber quando atualizá-los, evitar falhas e problemas de incompatibilidade. Muitos usuários não se atentam a esses recursos, mas dá para compreender perfeitamente todas as suas características e aprender a atualizá-los em cursos online com certificado de qualidade.

Como fazer a limpeza do computador?

Outra abordagem interessante no curso de montagem e manutenção de micro do portal é quanto à limpeza de hardware e todas as peças de seu computador. Poucas pessoas realizam esse serviço por medo de danificar algum componente, embora seja simples e recomendado para eliminar todos os tipos de sujeira e aumentar seu desempenho. 

Além de se certificar que o PC está desligado e desconectado da tomada, nunca se deve usar água ou álcool para limpá-lo. As ferramentas mais indicadas nesse serviço são panos úmidos e sem fiapos, pincéis e até um aspirador de pó de baixa potência. Chaves de vários tamanhos facilitam a remoção de peças, pinças e hastes flexíveis também podem ser úteis.

A limpeza é recomendada de tempos em tempos, mas caso você esteja inseguro para realizá-la, é imprescindível contar com o auxílio de vídeos, manuais e cursos online atualizados que explicam o procedimento passo a passo, sobretudo para desmontar e montar o PC. Nunca tente fazer "por conta" e sem um conhecimento prévio, qualquer erro pode ser crucial e afetar toda a estrutura do computador.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Que tal se especializar com os melhores cursos online do mercado?

Tópicos interessantes, não é mesmo? Viu porque é bom ficar bem informado e saber tudo sobre a montagem e manutenção de micro? Esse conhecimento te ajudará em todas as questões explanadas neste artigo e garantirá aperfeiçoamento até para trabalhar nessa função. Que tal realizar a manutenção de computadores de empresas e organizações de vários portes ou então ajudar os conhecidos a solucionar problemas que afetam o equipamento?

Comece com o Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores e fortaleça seu aprendizado na área com outros cursos a distância. São centenas de cursos online que podem ficar a sua disposição por um ano inteiro, basta se matricular no Centro de Estudos e Formação investindo apenas uma taxa única de R$ 99,70. Não há mensalidades e você estuda qualquer curso online do Pacote Master com total autonomia e praticidade.

Matricule-se agora e especialize-se com diversos cursos online com certificado da área de informática e tecnologia. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco. Esperamos que tenha gostado do artigo, até mais.