Home / Blog / Indústria e Tecnologia / Conheça as vantagens do LibreOffice e se surpreenda
  • 17/03/2021

Conheça as vantagens do LibreOffice e se surpreenda


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Como usar o LibreOffice

Você já ouviu falar do LibreOffice? A suíte de aplicativos livre nasceu pelo projeto OpenOffice.org - que teve seu começo no ano de 1998 pela The Document Foundation - e atende milhões de pessoas de todo o mundo que procuram uma alternativa de código aberto, com qualidade e baixo custo.

O LibreOffice, que aqui no Brasil ainda é muito conhecido pelo nome BrOffice, é aceito nos sistemas operacionais Linux, Unix, Windows, Solaris e Mac OS X. O conjunto de programas ainda tem compatibilidade com os principais formatos do Microsoft Office.

A suíte oferece um completo serviço de aplicações tanto para o uso pessoal quanto profissional. São 6 programas no total: Writer (editor de textos), Calc (criação de planilhas e operações), Impress (editor de apresentações), Draw (editor de desenhos), Base (para banco de dados) e o Math (para cálculos e fórmulas matemáticas).

Neste artigo vamos falar sobre os principais deles, principalmente o BrOffice Writer: um editor de texto que possibilita a criação de textos semelhantes ao Word, com diversas opções de formatação, inserção de imagens e outras complementações.

A extensão padrão do Writer é o ODT, mas o aplicativo permite salvar o arquivo também em PDF. Assim, o usuário pode acessar o documento a partir de qualquer leitor de PDF, como o Acrobat Reader, por exemplo. É possível criar tanto mensagens curtas como um memorando, até arquivos complexos como a elaboração de livros completos.

Quer saber como usar o LibreOffice? Acompanhe o nosso artigo que vamos mostrar as principais funções dos aplicativos e apresentar o curso online LibreOffice do Educamundo, que traz um conteúdo completo e atualizado para você se tornar um expert no software gratuito!

LibreOffice: como começar

Por ser um software livre, o LibreOffice libera o acesso aos seus códigos para que outras pessoas usem e criem novas versões para os programas. Por isso surgem várias atualizações em um curto espaço de tempo.

Para iniciar o uso ao pacote de escritório é simples: basta instalar no site oficial do antigo BrOffice de acordo com o seu sistema operacional – normalmente, assim que se entra no portal, ele já identifica o sistema do usuário. Quando o pacote é instalado, todos os 6 aplicativos estão incluídos.

No momento de instalação do programa, é possível escolher entre a última versão ou o pacote estável. Isso significa que a versão mais recente pode ter alguns recursos ainda em fase de testes, enquanto a estável - que é a penúltima edição - já passou por essa etapa de avaliação.

No site é possível encontrar também um suporte da comunidade para tirar dúvidas e colaborar, participar das discussões sobre o software em fóruns, conhecer projetos desenvolvidos por várias nações - inclusive brasileira - dentre outros.

LibreOffice Writer

No menu inicial do LibreOffice, você tem todos os aplicativos disponíveis para abrir e dar início ao seu trabalho. O mais usado entre eles é o editor de texto Writer, que vamos conhecer um pouco mais agora.

A tela principal do programa é parecida com os outros editores de textos existentes no mercado, como o Word. Há uma página em branco com uma barra de ferramentas no topo com várias opções de formatação. Nessa barra você encontra as ferramentas básicas para editar um texto, como a fonte da letra, tamanho, opções para negrito, sublinhado, tachado, itálico, dentre outros.

No canto direito da página também é possível encontrar um painel para mudar a fonte e outras formatações básicas do seu texto. Todos os aplicativos da suíte LibreOffice possuem essa barra lateral.

LibreOffice

Tabelas

Para criar uma tabela no Writer, procure a ferramenta "Tabela" na barra de tarefas e escolha a quantidade de colunas e linhas que desejar.

Assim que a tabela é criada, um outro painel irá se abrir – agora na parte inferior da tela – para a formatação personalizada da tabela. Com ele é possível mudar o estilo da borda do elemento, cor das linhas, plano de fundo, excluir ou adicionar mais linhas ou colunas, dentre outras.

Além disso, há a opção "autoformatar" que mostra modelos de tabelas personalizados para você trabalhar com um objeto já formatado. Legal, né? Comece hoje mesmo o curso online LibreOffice e aprenda essas e outras dicas do software.

Você também pode acessar outros cursos online com certificado no nosso portal sobre diversos assuntos ligados a informática e tecnologia, aprimorando ainda mais os seus conhecimentos!

Imagens

A ferramenta "mostrar funções de desenho", que tem um ícone de uma lata de tinta, abre também um outro painel na tela inferior para criar ou formatar objetos e imagens, até mesmo inserir efeitos neles. Tudo dentro do editor de texto Writer.

Nesse painel você pode desenhar um objeto "a mão", com a ferramenta chamada "linha a mão livre". Após a imagem ser criada, é possível formatá-la, inserindo cores, textos e efeitos.

Há diversas opções na barra de tarefas para imagens, inclusive fazer a importação de algum objeto para a página, clicando em "importar imagens" ou selecionar a ferramenta "galeria" e escolher uma imagem do próprio banco de dados do aplicativo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

LibreOffice: uma suíte completa e gratuita

A cada ano o LibreOffice ganha mais adeptos por ser um pacote de aplicativos completo, fácil de usar, com diversas opções de criação e formatação e o melhor: de graça. No entanto, antes disso, é preciso que você conheça as ferramentas, suas funções e saiba como usar o LibreOffice dá melhor maneira possível.

Aprender a manusear os aplicativos pode ser um diferencial para sua carreira em T.I. e informática, Por isso sempre indicamos cursos online para que os interessados aperfeiçoem os seus conhecimentos e turbinem o currículo.

Pensando nisso, o nosso departamento pedagógico exclusivo criou o curso online LibreOffice com um conteúdo completo e atualizado, visando melhorar o seu currículo e aumentar suas chances no mercado de trabalho.

O antigo BrOffice possui vantagens que poucos pacotes de aplicativos têm. Veja aqui 5 delas:

  • Interface intuitiva e com uma grande variedade de ferramentas;
  • Suíte multiplataforma, leve de instalar e fácil de usar;
  • Compatível com documentos do Microsoft Office;
  • Pacote completo para vários tipos de trabalho;
  • Plataforma gratuita.

Incrível né? Por isso preparamos um curso perfeito para você aprender dicas de como usar o LibreOffice de maneira fácil e didática.

Faça agora mesmo a sua inscrição no portal Educamundo! Invista apenas R$ 79,90 e tenha acesso ilimitado ao curso de LibreOffice e a mais de 1.300 cursos online com certificado do Pacote Master por um ano e sem mensalidades.

Faça como os mais de 200 mil alunos que já se inscreveram e aproveitaram as vantagens de estudar no melhor portal de cursos online do Brasil!

Aqui você aprende quando e onde quiser pelo nosso ambiente virtual de aprendizagem moderno e intuitivo que pode ser acessado pelo seu computador, tablet ou celular. Os cursos online com certificado ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, assim você adapta os seus estudos a sua rotina diária.

E se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos e familiares, eles também podem ficar interessados em aprender com nossos cursos online! Deixe também o seu comentário sobre o LibreOffice aqui. Até a próxima!

Pesquisar