Home / Blog / Cultura / Intercâmbio na Califórnia: veja como aprender inglês nos EUA
  • 08/05/2017

Intercâmbio na Califórnia: veja como aprender inglês nos EUA


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
intercâmbio em san diego

Intercâmbio é uma vivência em outro país por um tempo determinado, uma troca cultural em que se tem um objetivo específico: melhorar o nível de um idioma, fazer um curso específico ou um ano acadêmico fora.

Quem nunca ouviu falar da Califórnia? Um dos mais famosos estados americanos. Lar de astros e estrelas de Hollywood e destino de milhares de turistas e intercambistas do mundo todo. É lá onde está localizada Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos e também polo do entretenimento mundial. Não é à toa que LA – como é conhecida – aparece como pano de fundo de milhares de tramas cinematográficas. Hollywood é um distrito da cidade, e isso colabora muito para que, não só Los Angeles, mas toda a Califórnia, componham o cenário das produções.

Mas engana-se quem pensa que a Califórnia só oferece Los Angeles e Hollywood como atrativos. O Estado possui 4 das 20 maiores cidades americanas. Além de LA, é lá onde estão situadas San Jose, San Francisco e San Diego. Essas cidades são amplamente procuradas por turistas do mundo inteiro, inclusive, por pessoas que desejam fazer intercâmbio nos EUA, nosso principal foco neste artigo.

Porém, antes de falar sobre o assunto que trouxe você até aqui: intercâmbio nos Estados Unidos, vou te apresentar um pouquinho do que é a Califórnia. Destino de quem faz intercâmbio pela Internexus, especialista em intercâmbio em San Diego e demais cidades americanas.

Atrativos

Enumerar as centenas de pontos turísticos e as diversas atrações que levam as pessoas à visitar, se mudar ou mesmo fazer intercâmbio na Califórnia é uma missão quase impossível. Afinal, atratividade é o que não falta por lá. Por isso, preparei uma pequena lista com alguns atrativos das 3 cidades californianas mais visitadas. Confira:

San Francisco

  • Golden Gate Bridge: a famosa ponte é uma das atrações mais conhecidas de todo o território americano. Golden Gate é um estreito situado na baía de São Francisco, daí o nome da Ponte. Todos os anos milhares de turistas visitam a Ponte Golden Gate.
  • Ilha de Alcatraz: a ilha é famosa em todo o mundo, muito por conta do já desativado presídio de São Francisco. Considerado como uma prisão de segurança máxima na época. O presídio funcionou por 29 anos, de 1934 a 1963, e alojou criminosos famosos como Al Capone e Frank Lee Morris que conseguiu escapar de Alcatraz.
  • Lombard Street: para quem não conhece, a Lombard Street é uma enorme rua, que por ser tão íngreme possui formato em zigue-zague. Além disso, ela conta com lindos canteiros e jardins em seu entorno.

Los Angeles

  • Calçada da Fama em Hollywood: você possivelmente já ouviu falar da Calçada da Fama de Hollywood. É lá onde são homenageados os astros e as estrelas do cinema, música, televisão, rádio e teatro. A calçada possui cerca de 2km de extensão e mais de 2,5 mil estrelas estampam o chão do local.
  • Venice Beach: a costa oeste americana recebe muitas pessoas. Desde turistas e executivos a pessoas que buscam  intercâmbio  nos Estados Unidos. Quem vai a Los Angeles precisa conhecer suas praias, afinal, além de lindas, o clima é bem propício.
  • Getty Center: fundado em 1997, o complexo é um dos museus mais famosos de LA. Possui diversas obras de arte do século XX e recebe exposições temporárias ao longo do ano. Além de muito bonito, a visitação ao complexo é gratuita, o que vai deixar seu passeio, além de enriquecedor, mais econômico.

San Diego

  • SeaWorld: muito conhecido em todo o mundo, o Parque SeaWorld reúne diversas atrações aquáticas. Entre elas os famosos shows com animais marinhos, como a baleia orca. Se você vai visitar a lazer ou negócios, ou mesmo se faz ou está à procura de intercâmbio em San Diego não deixe de ir ao SeaWorld. É uma experiência incrível.
  • Balboa Park: Considerado como o mais famoso parque da cidade e o maior parque cultural de toda a América do Norte, o Parque Balboa possui mais de 15 museus, diversos jardins, teatros, além de lindas paisagens e espaços para caminhadas e trilhas.
  • San Diego Zoo: Um dos mais famosos zoológicos do mundo, o Zoológico de San Diego está situado dentro do Parque Balboa. Ele conta com quase 4 mil animais de 1200 espécies de todas as partes do globo. A experiência desse zoológico vai muito além dos passeios pelos zoos brasileiros. Vale a pena conhecer.

Agora que você conhece um pouquinho mais sobre a Califórnia é hora de saber a respeito do intercâmbio nos EUA. A Internexus, uma agência de intercâmbio estadunidense, em parceria com o portal O Intercâmbio e a Potestatem, proporciona uma excelente experiência a quem procura pelas mais variadas formas de intercâmbio nos Estados Unidos. E se você busca conhecer as terras californianas, continue essa leitura e saiba como se aproximar ainda mais do seu objetivo.

Primeiros passos

Fazer intercâmbio no território do Tio Sam é bem mais fácil do que se imagina. Muita gente acredita que tirar o visto para estudos nos EUA é um Deus nos acuda, mas não é bem assim. Entenda o passo a passo:

  1. Preencher o formulário DS-160: Antes de mais nada, certifique-se que você já tenha um passaporte e que ele esteja válido. Para preencher formulário DS-160 você deve acessar o site ceac.state.gov/genniv. Lá serão solicitados dados da viagem e também pessoais, como: nome, endereço, escolaridade, profissão e outros. Muita atenção nessa etapa, o preenchimento incorreto pode resultar em visto negado.
  2. Após o preenchimento do formulário DS-160 será necessário criar uma conta no site oficial de agendamento do departamento de estado americano: ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/niv. Uma vez tendo criado a conta, será preciso pagar a taxa do visto. As taxas variam conforme o intuito da visita. Atualmente, o valor é de 160 dólares para quem será visitante de intercâmbio. É nesse site onde as visitas ao CASV (Centro de atendimento ao solicitante de Visto) e ao consulado são agendadas. Ainda, para os intercambistas, é necessário também pagar a taxa SEVIS. Todas as informações sobre essa taxa podem ser vistas no link a seguir: ice.gov/sevis.
  3. O terceiro passo trata do comparecimento ao CASV e ao consulado. Nessas visitas você deverá levar toda a documentação solicitada no momento do agendamento. Esses documentos devem comprovar o seu vínculo com o Brasil. Alguns deles são: carteira de trabalho, imóvel no nome, terreno no nome, comprovante de matrícula na graduação ou pós e declaração de imposto de renda. Não esqueça de levar seu passaporte novo e passaportes antigos, caso possua. Deverá levar, também, a confirmação da DS-160 e a confirmação do agendamento. Para menores de 16 anos e maiores de 66 anos a documentação de vínculo com o Brasil não é necessária, pois esses indivíduos possuem visto pré-aprovado.
  4. Caso o visto tenha sido aprovado, basta aguardar o recebimento do passaporte com o visto chegar no endereço cadastrado no site de agendamento. O prazo para o visto estar pronto é de até 10 dias úteis após a entrevista.

Agora que você já desconstruiu um pouco a ideia de dificuldade de tirar o visto americano, saiba porque a melhor rota está na Califórnia.

intercambio estados unidos

Conheça as formas de intercâmbio na Califórnia

São diversos os motivos para ir para à Califórnia, seja pelo clima agradável a qualquer brasileiro, pelas belas praias ou pelos diversos outros atrativos que o estado oferece. Mas a verdade é que quem busca por intercâmbio nos EUA está mais interessado em aprender inglês ou se tornar fluente no idioma. Dessa maneira, antes de mais nada, você precisa estar ciente de qual forma de intercâmbio será a melhor para o seu aprendizado. Entenda:

  • Workplace – O programa permite que intercambistas do mundo inteiro trabalhem voluntariamente nos Estados Unidos. Nada melhor do que colocar em prática, e em ambiente profissional, o inglês que você irá aprender no intercâmbio.
  • University Placement – Através desse programa, o aluno irá ingressar em alguma universidade americana selecionada pela Internexus. Uma excelente forma de se ver em contato direto com pessoas de várias partes do globo e é claro, afiar ainda mais o seu inglês.
  • Website building weekend – Nesse programa, além de aprender inglês, o aluno irá desenvolver competências para criar seu próprio website. Isso mesmo, essa é uma oportunidade única de voltar do intercâmbio na Califórnia com dois aprendizados na bagagem.
  • Teacher Trainning – Voltado a professores e mestres, o programa foi pensado de modo a elevar os conhecimentos didáticos desses profissionais. O Teacher Trainning é indicado para quem deseja estar à frente no mercado de trabalho.

Esclarecendo:

  • O que significa intercâmbio? Significa passar um tempo fora, em outro país, conhecendo a cultura e estudando.
  • Quanto custa para fazer intercâmbio?  Depende de muitas variáveis: do local para onde vai, do tempo que pretende ficar (pode ser de 15 dias a um ano ou mais), da forma de intercâmbio (a forma Au Pair é um pouco mais acessível), entre outras.
  • Como fazer intercâmbio nos EUA? Depende de suas escolhas: quanto tempo quer passar fora, para qual cidade quer ir, onde vai se hospedar etc. Mas todas essas dúvidas podem ser esclarecidas por uma agência de intercâmbios ou pela universidade, caso seja um intercâmbio acadêmico.

Vou fazer intercâmbio na Califórnia, para qual cidade eu devo ir?

A Internexus é uma agência de intercâmbio com grande atuação na Califórnia e, principalmente, em San Diego. Como dissemos, San Diego é uma das maiores cidades americanas e também uma das mais procuradas para lazer e estudos.    

Situada na costa oeste americana, San Diego é uma cidade privilegiada por diversos fatores. Um deles é fazer fronteira com o México. Aqueles que desejam conhecer um pouco da cultura mexicana podem visitar Tijuana, cidade que divide a fronteira México/ EUA com San Diego.

Outro privilégio de visitar San Diego está em seu litoral. Possuidora de praias lindas, a cidade recebe anualmente milhares de turistas domésticos e de todas as partes do mundo, que vão em busca de sol, areia e mar.          

Sabemos que países do hemisfério sul possuem as estações do ano mais bem definidas em relação aos países do hemisfério norte. Isso não necessariamente é uma coisa boa, pois esses locais costumam sofrer com excesso de frio ou calor. Como San Diego está posicionada bem próxima ao oceano pacífico, esse fator já garante um clima agradável por todo o ano, sendo a cidade considerada como um dos locais mais agradáveis dos EUA e do mundo. Suas temperaturas não variam muito e a média anual é de 22 °C.     

Postos os motivos acima, nem preciso dizer que fazer intercâmbio em San Diego é o destino ideal para quem sai do Brasil rumo aos Estados Unidos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curiosidades sobre a Califórnia que você possivelmente não sabia:

  • O México perdeu aproximadamente metade do seu território. Na guerra EUA/México que durou de 1846 a 1848, os Estados Unidos anexaram ao seu território o que hoje são os estados da Califórnia, Texas, Nevada, Utah e Novo México. Ainda, áreas dos estados do Arizona, Colorado e Wyoming foram tomadas. Não é à toa que vários nomes de cidades americanas e de alguns estados são de origem hispânica.
  • A música "Californication" da banda de rock estadunidense Red Hot Chilli Peppers, é na verdade uma crítica ao que se chama de “lado obscuro” de Hollywood.
  • A Califórnia é o Estado mais rico dos EUA, representando 15% do PIB do país. O estado, se fosse independente, seria o oitavo país mais rico do mundo.
  • A Califórnia foi “descoberta” por um Português. Isso mesmo, o primeiro explorador a avistar o estado, foi o português João Rodrigues Cabrilho, a serviço da Espanha.
  • O estado da Califórnia é cortado por uma falha geológica chamada Falha de San Andreas. Quem aí já viu o filme Terremoto – A falha de San Andreas?
  • San Francisco e Los Angeles são duas das cidades mais multiétnicas dos EUA. Dezenas de imigrantes de diversas partes do mundo se mudaram e formaram famílias lá, sendo os mexicanos, chineses, ingleses, alemães e irlandeses os grupos mais expressivos.
  • Ainda está na memória de muita gente que o ator austríaco Arnold Schwarzenegger foi governador da Califórnia. Mais precisamente de 2003 a 2011. Mas você sabia que outro ator hollywoodiano também exerceu cargo político por lá? Clint Eastwood, famoso por diversos filmes de faroeste, foi prefeito da cidade de Carmel-by-the-Sea entre 1986 e 1988.                                                                        

E então, malas prontas?

Agência de intercâmbio é que o não falta quando queremos aprimorar o nosso inglês fora do país. Porém, aquelas que de fato são comprometidas com seus clientes, pode-se contar nos dedos. O Educamundo dedicou esse espaço no seu blog para tratar de intercâmbio nos EUA, por acreditar no bom trabalho da Internexus, especialista em internacionalização de pessoas para a Califórnia.

Agora que você já sabe um pouquinho do processo de intercâmbio, que tal se aprofundar mais e visitar O Intercâmbio para conhecer mais de perto os processos e já ir preparando a sua visita à San Diego?

Restou alguma dúvida? Pergunte, comente, interaja! O espaço abaixo é seu, teremos o maior prazer em responde-lo. Até mais.

Pesquisar