Desde a criação da internet em 1969 o mundo virtual não para de evoluir e trazer novidades. Chamada primeiramente de Arpanet, a internet surgiu nos Estados Unidos com o principal objetivo de descentralizar as informações militares do governo americano, já que o mundo vivia no auge da Guerra Fria e o medo da União Soviética (URSS) atacar o Pentágono - sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e onde contém informações sigilosas do governo - era enorme.

Assim a Arpanet surgiu como uma forma de comunicação entre militares e cientistas, então mesmo se o ataque acontecesse as informações não estariam apenas no Pentágono e esses dados não se perderiam. Daí, até a linguagem HTML5 entrar em cena, a internet passou por diversas mudanças e evoluções.

Na década de 1970, quando a tensão entre Estados Unidos e URSS diminuiu, o governo americano permitiu que universidades de seu país trocassem informações através da Arpanet para interligação de pesquisas.

Pesquisadores e alunos podiam interagir através da rede, trocar informações, pesquisas, testes e estudos. Por duas décadas a Arpanet ficou apenas no âmbito científico e acadêmico, só em 1987 é que o seu uso comercial foi permitido nos Estados Unidos.

Surgimento da linguagem HTML e os novos elementos do HTML5

Em 1991 o cientista Tim Berners-Lee surge com sua criação: a linguagem HTML, no CERN (European Council for Nuclear Research) na Suíça. A linguagem surgiu como uma forma de aprimorar a rede e com o mesmo objetivo de interligar os centros de pesquisas e universidades, além de facilitar o compartilhamento de documentos.

Logo em seguida, em 1992, Tim lança a biblioteca de desenvolvimento World Wide Web, a conhecida "www" que se tornou uma rede de alcance mundial, e que junto com a linguagem HTML derrubou as barreiras militares e universitárias e difundiu a internet para todos nós. Com a utilização da www, as interfaces gráficas das páginas web se tornaram muito mais atraentes, mais dinâmicas e os sites ficaram visualmente mais interessantes.

A partir desse momento o nome "internet" foi propagado e o desenvolvimento da rede tomou as proporções que conhecemos hoje. Por sorte o ataque russo não aconteceu, mas por conta dessa possibilidade o governo americano criou o maior fenômeno do século XX depois da televisão.

Segundo um relatório digital divulgado em janeiro de 2018 pelas empresas de serviços online Hootsuite e We Are Social, mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à rede, cerca de 53% da população mundial, que está estimada em 7,6 bilhões.

No Brasil, as universidades federais do Rio de janeiro e Rio Grande do Sul estão conectadas desde 1989, mas o uso comercial da internet foi liberado por aqui apenas em 1995. Como vimos, a internet é algo muito recente, para nós, brasileiros, é um assunto que acabou de nascer.

Mesmo com tão pouco tempo de existência, os temas que formam todo o mundo digital como as linguagens de desenvolvimento e programação são assuntos que estão movimentando a vida das pessoas, das empresas e das carreiras profissionais.

Por isso que o portal Centro de Estudos e Formação investe em cursos online qualificados feitos por um departamento pedagógico exclusivo para que você possa se capacitar e ficar preparado para o mercado de trabalho. Através da plataforma você tem acesso ao Curso Online HTML 5 ‍ e outros diversos cursos da área de tecnologia e informática.

E a linguagem HTML depois de toda essa transformação da internet?

Desde o seu surgimento na década de 1990 até hoje, a linguagem HTML também passou por diversas evoluções. Junto com a internet, a linguagem vem inovando o mundo, aprimorando a relação entre as pessoas, mudando a vida de todos e do mercado profissional.

Tanto a linguagem HTML como a internet, a World Wide Web e tantas outras linguagens de desenvolvimento e programação estão entrelaçadas e trabalham em conjunto para tornar as pessoas cada vez mais conectadas.

O HTML, que é uma abreviação do inglês HyperText Markup Language, que significa em português "Linguagem de Marcação de Hipertexto", é uma linguagem que constrói páginas na web e os códigos HTML são interpretados pelos navegadores (Internet Explorer, Google Chrome e tantos outros).

São esses códigos - também conhecidos como marcadores ou tags - da linguagem que determinam toda a estrutura dos sites, como a fonte das palavras, o tamanho delas, as cores, dentre outros aspectos.

No começo o HTML era uma linguagem super difícil de aprender, eram muitas tags para desenvolver coisas simples. Contudo, assim como a internet, o HTML foi ficando mais fácil a cada nova versão, abrangeu diversas funcionalidades e ficou mais acessível para milhões de pessoas.

Hoje em algumas horas qualquer pessoa consegue construir um web site básico seguindo corretamente os tutoriais e a documentação da linguagem. Entretanto, sugerimos que se você ainda não conhece como funciona a linguagem HTML, faça o Curso Online HTML - Hypertext Markup Language - Básico‍ do Centro de Estudos e Formação.

Também existem outras linguagens para criação de web sites, mas o HTML é o mais "querido" da turma de TI. O melhor de tudo é que essas linguagens não se limitam em interatividade e compatibilidade, ou seja, o desenvolvedor pode muito bem misturar várias linguagens em uma mesma página web. Não é legal isso?

Se você já conhece essas e outras características do HTML básico, pode começar pelo Curso Online HTML - Hypertext Markup Language - Intermediário/Avançado‍‍, este curso irá te apresentar códigos HTML de nível mais aprofundado para você aprender a incluir novas funcionalidades em seu site.

Além desses cursos citados, o portal Centro de Estudos e Formação possui inúmeros outros cursos online com certifcado de diversas áreas do conhecimento. 

Depois de tudo, o HTML5 entra em cena

Depois de uma árdua caminhada, o HTML5 chega a uma versão cheia de funcionalidades atraentes. Desde 1991 até hoje, a linguagem passou por diversas atualizações e aprimoramentos para atender cada vez melhor as necessidades dos clientes. No curso HTML5 você aprenderá essas atualizações e ficará por dentro dos elementos que estão revolucionando as páginas web.

A versão atual trouxe tags inovadoras, como é o caso dos códigos "video" e "áudio" que eliminaram a necessidade de plug-ins para o uso de multimídia nos navegadores. 

Essas novas funcionalidades abriram uma concorrência direta com a Adobe Flash, que é a principal fornecedora dos plug-ins de mídia. Também apareceu o marcador "canvas", usado para desenhos em 2D e armazenamento de conteúdos no computador.

A popularidade do HTML5 aconteceu de forma muito rápida. A linguagem ficou cerca de 10 anos sem novidades, porém quando a versão atual chegou os principais sites do mundo e as redes sociais adotaram a nova linguagem. A rede social Facebook foi uma das primeiras a lançar na época um centro de recursos HTML, para que os desenvolvedores da rede social pudessem ter todas as ferramentas necessárias para teste e implementação dos recursos do HTML5 para o Facebook.

Em 2011, a W3C - World Wide Web Consortium - que padroniza a World Wide Web lançou a logo do HTML5. O logotipo da nova versão trouxe uma definição mais moderna, que realmente representa a linguagem versão 5. 

HTML5

Cabeçalhos

Nas versões anteriores da linguagem não existiam códigos HTML específicos para dividir de forma organizada o layout de uma página com cabeçalho, menu de naveção, rodapé, dentre outros.

Os desenvolvedores web acabavam usando a tag "div" em todos os momentos, sem uma semântica apropriada para cada divisão. A versão HTML5 trouxe essas divisões com os marcadores corretos para cada pedaço da página, deixando o site muito mais organizado e padronizado.

O novo elemento usado para definir o cabeçalho de uma página ou seção no HTML5 é o "header" e dentro dessa tag o desenvolvedor pode incluir vários dados como o próprio título daquele cabeçalho, uma logo que o represente, campos para buscas, links, um menu de navegação e outras informações que o profissional achar necessárias.

Nas outras versões os desenvolvedores também usavam o marcador "hgroup" para agrupar duas ou mais tags de títulos, só que esse elemento foi descontinuado na nova versão. Os desenvolvedores HTML5 abrem o elemento "header" e inserem logo em seguida o título desejado, que começa no "h1" - para título principal e maior - e vai até "h6" - para títulos menores.

Quer aprofundar nesse assunto e aprender ainda mais? Começe agora mesmo o curso online HTML5 e dê um salto em sua carreira!

Parágrafos

Para organizar textos as pessoas as dividem em parágrafos, na linguagem HTML5 o desenvolvimento acontece da mesma forma. Para isso os desenvolvedores usam a tag "p" para criar um parágrafo. O elemento "p" marca e separa os textos em blocos para que o texto fique totalmente organizado.

Para representar uma quebra mais incisiva no texto, ou seja, criar um espaço entre um parágrafo e outro usa-se o elemento "hr" . Ele tem a funcionalidade de separar os conteúdos e criar uma linha, um separador. 

Em documentos XHTML, por exemplo, usava-se muito o marcador "br" para definir a quebra de linha no texto, contudo esse elemento foi descontinuado e não se usa mais para a versão HTML5. Muitos outros elementos foram descontinuados para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem, já que muitas tags repetiam a mesma função de outras.

Para aprender as funcionalidades de todos os elementos da versão atual, como usá-los de maneira correta, saber as tags que foram descontinuadas e criar sites atraentes e modernos é preciso de estudo e dedicação. Por isso recomendamos o curso HTML5 do Centro de Estudos e Formação, com ele você vai aprender a desenvolver web sites para sua vida pessoal e profissional.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Formatação de documento em HTML5

Para estruturar um documento em HTML5 com todos os parâmetros básicos necessários para a padronização, o desenvolvedor precisa seguir todo o script da linguagem. 

Uma estrutura básica de HTML5 começa com o marcador "!DOCTYPE html", segue com "html lang = "pt_br"", para o documento saber em qual língua você vai programar. Depois vem o "head" que é a parte principal da página, "title" que é um título para sua página e o "body" que é o corpo da página, onde estará o resto das informações.

Um texto com uma estrutura um pouco mais completa precisa conter as tags implementadas na linguagem HTML5 como "header", "nav", "section", "article", "aside" e "footer".

A linguagem HTML5 trouxe para os editores, como já dissemos anteriormente, alguns elementos interessantes para desenhos 2D e animações, como é o caso da tecnologia Canvas. Entretanto esses elementos "pirotécnicos" não devem ser tanto a preocupação do desenvolvedor iniciante que quer aprofundar na linguagem, já que essas animações dependem muito mais de JavaScript do que de HTML.

Se você quer viajar no mundo HTML5, a dica mais importante é focar na semântica da linguagem, que foi a maior evolução apresentada por ela. Antes de aprender as animações, foque nas mudanças da estrutura básica e na semântica dos novos elementos. Depois de aprender a parte de estrutura e semântica do HTML5, aí sim você foca nos elementos animados e na integração da linguagem com o JavaScript e CSS.

Para complementar o curso HTML5 do Centro de Estudos e Formação, não deixe de fazer o Curso Online Web Design para Iniciantes‍ ou Curso Online Web Design Avançado‍ 

Cursos online: uma progressão em qualquer carreira

Fazer cursos online é um importante complemento para o currículo. No portal Centro de Estudos e Formação mais de 120 mil alunos já experimentaram e aprovaram o método de ensino adotado pela plataforma. Ao finalizar os cursos você estará qualificado e terá dado um up na sua vida profissional.

Além dos cursos ligados à tecnologia e informática, você encontra outros cursos online com certificado com cargas horárias que vão de 5 a 420 horas, você escolhe qual é a melhor para você. O melhor da plataforma é que você investe apenas uma única vez o valor de R$ 99,70 no Pacote Master e tem acesso a todos os cursos online durante um ano inteiro, sem pagar nenhuma taxa mensal.

São diversas área do conhecimento que possuem opções em qualificação, como recursos humanos, direto, administração, saúde, dentre vários outros. São mais de 1.300 cursos online com certificado elaborados por um departamento pedagógico exclusivo para oferecer um dos melhores conteúdos do Brasil.

Se você se interessou por esse assunto e quer ser um profissional de desenvolvimento web, faça agora mesmo sua inscrição e comece o curso online HTML5. Com o Centro de Estudos e Formação você estará pronto para enfrentar os desafios da sua carreira.

Gostou do nosso blog? Não deixe de compartilhar esse e outros artigos com seus amigos e deixar um recado pra gente, pode ser um comentário ou alguma dúvida que ficou sobre o tema. Aqui sempre temos novidades sobre diversos assuntos. Até a próxima!