Como se concentrar nos estudos com tanta informação que nos cerca? Nossos pensamentos se voltam para a rotina de trabalho, reuniões, prazos de entrega, contas a pagar, cuidados com a saúde, além de muitos outros assuntos, e na hora de estudar sentimos que a cabeça "não funciona" muito bem. Você tem passado por isso? Nada mais normal. No entanto, essa situação prejudica bastante a busca por objetivos acadêmicos e profissionais, como passar no vestibular, em um concurso público ou garantir conhecimentos em cursos online. De que forma, então, melhorar nosso foco diante do conteúdo à frente dos olhos? 

Hoje trouxemos uma dica interessante para você que está tentando manter sua atenção nos livros, no computador, etc, mas não consegue: auto hipnose para estudar. Se você não conhece essa técnica, saiba que ela pode ser benéfica para a concentração e memorização de textos e aulas em cursos a distância, método de ensino que tem sido cada vez mais procurado para a obtenção de saberes e de certificação profissional. Vamos evidenciar por aqui algumas dicas e pesquisas que comprovam tal efeito, acompanhe!

O que é Hipnose?

O termo Hipnose vem do: grego hipnos = sono e do latim osis = ação/processo, sendo que “Hipnos” também significa Deus grego do Sono. À epoca de sua descoberta - feita por James Braid no século 19 -, ficou conhecido como um método para induzir ao sono, mas com o tempo foi percebido que não se tratava se um novo modo de se fazer dormir, mas sim de um estado alterado de consciência, que pode servir em muitas situações.

Existem dois tipos de hipnose: a alter hipnose, quando você realiza esse procedimento em alguém; e a auto hipnose, quando você o realiza em si mesmo. Nos dois processos é necessário o consentimento da pessoa que está sendo hipnotizada, sendo ela responsável por seu estado de consciência.

Para você entender melhor, a hipnose é o momento em que você está tão concentrado naquilo que acontece que não consegue ouvir ou notar qualquer outra coisa que esteja acontecendo ou pessoa que esteja falando. A consciência, neste caso, sofre uma alteração, atingindo o que chamamos de "transe hipnótico". De fato, isso é interessantíssimo, e realmente seria uma ótima arma contra a falta de foco na hora de estudar, não é mesmo?

Mas, então, como é feita essa tal de auto hipnose? Bom, você pode perceber que em muitas situações da vida parecemos entrar em "transe", como por exemplo, ao ouvir uma música que gostamos muito, ao nos apaixonar por alguém, ao conhecer uma bela paisagem. Entretanto, esses momentos costumam não durar muito tempo, e a hipnose de que falamos aqui neste artigo se trata daquela perfeita para quem precisa se concentrar durante horas.

E quando se trata de cursos online, a atenção durante o aprendizado é um quesito essencial para obter sucesso. Aqui em nosso portal, por exemplo, os cursos EAD oferecidos são repletos de conteúdos multimídias, elaborados por especialistas, e exigem de seus alunos bastante foco para concluírem a capacitação e atingirem os resultados esperados. Se você quer descobrir como estudar melhor realizando a auto hipnose, e se ela é realmente eficaz, confira os próximos tópicos.

Por que acreditar na hipnose?

O primeiro fato que comprova a importância e a solidez da hipnose é a regulamentação dela pelo Conselho Federal de Psicologia (n° 013/00) como recurso auxiliar do tratamento psicológico. A aprovação desse método considerou que ele é capaz de contribuir nas resoluções de problemas físicos e psicológicos e é reconhecido pela Comunidade Científica Internacional e Nacional como campo de formação e prática de psicólogos. Além de ser um braço da psicologia, a hipnose pode ser aplicada em diversas áreas da medicina, na prática de esportes ou na hora de ser fazer alguma avaliação.

Além do Conselho Federal Psicologia, outros órgãos possuem em seus códigos e regulamentações definições para a adoção da hipnose, como é o caso do Conselhos Federal de Odontologia, onde se lê no Capítulo IV, artigo 19, que "a hipnose é uma prática dotada de métodos e técnicas que propiciam aumento da eficácia terapêutica em todas as especialidades da Odontologia”, e do Conselho Federal de Medicina, cujo documento nº 42/1999 determina que “a hipnose é reconhecida como valiosa prática médica, subsidiária de diagnóstico ou de tratamento, devendo ser exercida por profissionais devidamente qualificados e sob rigorosos critérios éticos".

Todo esse reconhecimento fez com que as técnicas de memorização e hipnose se expandissem cada vez mais pelo Brasil inteiro, atingindo grandes públicos. Hoje em dia podemos ver hipnólogos em redes sociais e programas de TV disseminando seus conhecimentos e realizando sessões em diversas pessoas. Eles conseguem prender a atenção de quem os assistem. Pyong Lee, por exemplo, é um dos especialistas em hipnose que tem ganhado fama com seus métodos, que geram inúmeros efeitos, incluindo melhorar a concentração. Segundo ele, contudo, para serem hipnotizadas, as pessoas necessitam estar abertas a entrar nesse estado de transe, sem demonstrar muita ansiedade ou nervosismo.

Outro hipnólogo muito reconhecido no Brasil é Rafael Baltresca, que roda o país inteiro em empresas conceituadíssimas para explicar que a hipnose pode, sim, ser um instrumento para beneficiar a vida das pessoas. Entre suas técnicas eficientes estão as aplicadas para dormir melhor, para praticar atividades físicas, para emagrecer e também, claro, para se concentrar nos estudos e passar em concurso público. Parece sensacional, não é mesmo?

Agora que você viu que a hipnose é reconhecida pela classe médica e bem disseminada e aceita em todo o Brasil, não perca a chance de otimizar seu momento de estudar em cursos online com certificado. Afinal, é com esse aprendizado e com essa documentação que você poderá ser um profissional mais bem colocado no mercado de trabalho!

Auto hipnose para estudar

Veja 3 benefícios da auto hipnose para estudar

Como já falamos, a hipnose é um estado de consciência representado por alta atividade cerebral, no qual o indivíduo sofre um relaxamento físico instantâneo. Com isso, a mente e o corpo ficam predispostos a receber influências e sugestões de um hipnólogo, ou quando se sabe fazer a auto hipnose, a reagir a estímulos próprios, semelhante a uma meditação, mas com impulsos mais poderosos, pois permite a programação de ideias, além do descanso. E é por isso que é feita a utilização da auto hipnose para estudar e também trabalhar.

Quando você está disposto a aprender algo, por exemplo, em cursos a distância, é preciso ter certos fatores a seu favor. Você vai precisar de um computador com boa internet, um ambiente tranquilo e limpo e seu material de apoio à disposição, certo? E ao começar a estudar, seu foco deve estar direcionado ao conteúdo dado na aula em questão, que geralmente acontece por meio de vídeos e textos aprofundados no tema. Só que essa tarefa não é tão simples assim, já que sofremos com inúmeras influências do "mundo externo", como problemas pessoais, um barulho lá fora ou a vontade de comer algo saboroso.

Quem é que nunca passou por momentos como estes? E quando falamos em cursos EAD, a atenção deve ser tratada como um ponto importante para realizar essa modalidade, pois será você que dominará o seu tempo de aprendizado. Descobrindo como fazer hipnose será possível mudar essa realidade!

Para te ajudar a intensificar e otimizar sua hora de estudo, selecionamos três benefícios que a auto hipnose pode proporcionar. Você verá como essa ciência é capaz de te transformar num estudante ainda mais focado e te ajudar a trazer ótimos resultados para a carreira. Confira:

1 - Concentração máxima

A concentração, sem dúvidas, é um dos pontos positivos para horas de estudo, principalmente quando são cursos online, como já dissemos aqui. Ao aprender a auto hipnose e aplicando-a momentos antes de começar as aulas, você perceberá que tudo fluirá mais facilmente, pois estará mais direcionado ao tema lecionado. A hipnose trabalha, basicamente, a respiração e inspiração, a retirada de todos os pensamentos da mente, o objetivo que você tem ao estudar, além de técnicas de memorização eficientes.

Com a hipnose, é possível adquirir capacidade de recordar e de interpretar informações diversas, facilitando seu entendimento das matérias ensinadas. Você verá que, com a mente esvaziada, vai atingir o nível de concentração ideal para absorver todo o conhecimento dos cursos online com certificado que realizar, conseguindo realizar seus sonhos profissionais e/ou acadêmicos.

Aqui no portal, vale saber, você encontra o curso online de memorização e leitura dinâmica, no qual aprende diferentes meios de compreensão e retenção durante leituras sobre qualquer tema (e até mesmo os mais complexos) para ter um aprendizado mais rápido e eficiente. 

2 - Redução do estresse

Um nível alto de estresse pode impedir você de conseguir bons resultados em diversas atividades. Uma pesquisa da empresa Willis Towers Watson mostra que o problema pode atrapalhar a produtividade das pessoas em seus trabalhos diários. Se você está sofrendo com isso, também pode aproveitar a calma e o poder de abstração que a hipnose causa. 

Vale entender que o estresse, além de cansaço mental e outros sintomas psíquicos, atinge o corpo também, e as técnicas de hipnose trazem o relaxamento total para que você aprenda como estudar melhor. Além disso, se você pensar bem, a concentração também pode ser prejudicada pelo estresse,e por isso é importante cortar o mal pela raiz, não acha?

3 - Melhora da autoestima 

Medos e inseguranças podem estar te impedindo de estudar, por exemplo, para aquele concurso público tão disputado. Além disso, pensamentos negativos e baixa autoestima em qualquer tipo de aula, incluindo as de cursos EAD, prejudicam imensamente o apendizado, e só quem pode mudar isso é você. Por que não utilizar a auto hipnose para estudar? Ela pode te trazer a consciência de seus objetivos profissionais e acadêmicos e também mostrar que você pode alcançá-los. Repire fundo e tente! 

A manutenção da autoestima é algo necessário para qualquer profissional ou estudante, pois ajuda a encararmos qualquer tipo de desafio.

Essas três atitudes podem ser afloradas em você assim que começar a praticar a auto hipnose. É incrível pensar que, ao trabalhar características positivas e que favorecem o crescimento, imediatamente hábitos nocivos a sua mente sao eliminados. Se antes você tinha dificuldades para realizar cursos online, experimente as dicas abaixo e aprenda como estudar melhor com hipnose.

Técnica de auto hipnose para estudar em cursos online

Chegou a hora de você, concurseiro de plantão, estudante pré-vestibular ou de cursos a distância, conhecer como fazer hipnose a partir de alguns exercícios valiosos para otimizar seus estudos e intensificar o seu aprendizado e sua memória. De acordo com o hipnólogo Rafael Baltresca, "o exercício constante da auto-hipnose pode ser uma ferramenta valiosa não apenas de um ponto de vista pessoal, mas de evolução profissional". Então o que está esperando para anotar as dicas?

Esse método consiste, primeiramente, em você procurar um lugar tranquilo para iniciar seus estudos. Depois, você deve seguir o passo a passo:

  • Esvaziar a mente: a dica é você anotar tudo, exatamente tudo o que você tem de pendências no seu dia de estudo. Contas para pagar? Afazeres domésticos? Mandar e-mails? Bom, independente do que você tenha que fazer, ao estabelecer sua hora de estudo, deixe tudo para depois, mas anote em um papel. Isso vai te ajudar a liberar sua mente de todos os problemas que estavam preenchendo-na.
  • Preparar o ambiente de estudo: depois de escrever todas as suas tarefas posteriores ao estudo, organize o local propício para o seu aprendizado. A ideia é tirar toda e qualquer possível distração de seu lado, como revistas, livros, smartphones, tablets, alimentos, etc. Além disso, se você for estudar em um computador, é indicado que você abra somente as janelas com conteúdos úteis e bloquear seu acesso para redes sociais e até mesmo ao seu e-mail. Essa dica é muito válida para quem vai estudar em cursos EAD.
  • Definir um tempo inicial e final: você está prestes a começar seus estudos? Defina também uma hora para terminá-los. Vale lembrar que aqui no Centro de Estudos e Formação, os cursos online estão disponíveis para sua qualificação durante 24 horas, nos 7 dias da semana, então, é você quem determina o melhor horário para o seu aprendizado. Fazendo isso, você começará a estabelecer um foco.
  • Visualizar o futuro: os três primeiros passos são pré-requisitos para esse último. A auto hipnose é mais evidente e eficaz quando ele é realizado. Com os olhos fechados, respirando fundo e soltando o ar lentamente, você deve imaginar o seu futuro. Ou seja, deve imaginar como você estará lá na frente, quando atingir os seus objetivos: em um cargo melhor? no emprego de seus sonhos? cursando a faculdade que queria? entre os primeiros colocados do concurso? ganhando mais? Entre muitas outras questões que podem vir à cabeça em um pensamento como este. Quando estiver bem relaxado e confiante, pode abrir os olhos.

Após fazer tudo isso, você entenderá como se concentrar nos estudos pode se tornar uma tarefa muito mais simples. Se o seu intuito é ter mais eficácia nas horas em que precisa absorver determinados conteúdos e ser um expert em técnicas de memorização, não hesite em experimentar essa dica. Vale a pena!

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Hipnotize-se e estude com mais qualidade

Viu como fazer hipnose em si mesmo pode apresentar tudo o que faltava para você se dar bem nos estudos? Ela pode lhe ajudar, e muito, a aprender em cursos online com certificado, que é uma das maneiras mais modernas e eficientes hoje em dia para quem busca melhorar a carreira profissional ou a vida acadêmica. Obter a certificação pode ser de grande valia para qualquer estudante ou profissional, pois atesta tudo aquilo que foi estudado e isso ninguém tira de você.

Aqui no Centro de Estudos e Formação, como falamos, há o curso memorização e leitura dinâmica, muito eficiente para quem precisa se concentrar e garantir conhecimentos mais rapidamente e de forma eficaz. E a boa notícia é que, além dele, há centenas de cursos online de diversas áreas que você pode realizar investindo somente R$ 99,70. Faça sua inscrição agora e deixe seu currículo muito mais atrativo.

Esperamos que o artigo tenha atingido suas expectativas sobre o tema. Mas se tiver alguma dúvida de como se concentrar nos estudos ou acerca de nossos cursos, pode deixar um recado para a gente abaixo, que responderemos o mais rápido possível. Até uma próxima!