Administrar uma instituição escolar não é uma tarefa fácil. É preciso estar alerta aos problemas de aprendizagem dos alunos, saber coordenar uma equipe, ficar atento às novas tecnologias e metodologias, cuidar das papeladas, entre outras funções de gestão. Mas saiba que para ter sucesso nessa área e desenvolver um trabalho que faça a diferença, isto é, que seja capaz de produzir um aprendizado de qualidade, algumas habilidades são essenciais.

Mas, antes de tudo, um bom administrador precisa estar disposto a se aperfeiçoar e capacitar cada vez mais para construir uma nova escola, que seja capaz de oferecer um aprendizado de destaque. Sem essa disposição, os resultados dificilmente virão. Mas não precisa se assustar. Essa tarefa não é tão complicada assim. Hoje em dia temos algumas ferramentas que auxiliam nisso. Os cursos online são algumas delas. Sem sair de casa, é possível se qualificar, por exemplo, em cursos EAD como:  curso online Direção Escolar, curso online Gestão Escolar, curso online Gestão de Sistemas Educacionais, entre outros ofertados pelo Centro de Estudos e Formação. Todos eles ajudam a ter uma dimensão completa da área. Então, não tem desculpa para ficar pra trás.

O bom gestor também precisa ter na ponta da língua os resultado que podem ser obtidos pela gestão escolar. Você sabe quais são? Contaremos a seguir, bem como as características que um gestor educacional deve desenvolver para que a sua instituição chegue lá!

Gestão escolar: o segredo do sucesso

Quais são os objetivos dessa área?

Antes de falar sobre os objetivos, é preciso saber o que é gestão escolar. De acordo com o Dicionário Interativo da Educação Brasileira, a área está relacionada a uma atuação que proporcione a organização, a mobilização e a articulação das condições, tanto materiais quanto humanas, necessárias para avanços nos processos socioeducativos das instituições escolares. Os resultados esperados com a gestão é a excelência no ensino, a prevenção da evasão escolar, uma equipe motivada, com pais e alunos mais engajados, bem como a redução da inadimplência. Para que esses resultados sejam alcançados, o gestor educacional precisa ter algumas habilidades. Destacamos abaixo quais são. Confira.

A boa gestão em seis passos

1 - Seja um líder

Assim como qualquer outro administrador, um bom gestor educacional precisa ser um líder. Quer uma boa notícia? Essa é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada. A liderança possibilita ao profissional criar um grupo de trabalho coeso e motivado. E o gestor escolar tem a tarefa de articular a equipe para garantir a aprendizagem dos alunos. Por isso, o líder que tem mente o que é gestão escolar deve construir um planejamento coletivamente e dar autonomia para que as tarefas sejam desempenhadas. Conflitos e opiniões diferentes podem aparecer. Mas é justamente esse um dos papéis de um líder: mediar às discussões para que todos possam se manifestar e estabelecer diálogos. Assim, todos os membros se sentirão corresponsáveis pelos resultados. Uma escola que almeja o sucesso não pode centralizar os seus processos somente no gestor. Cada profissional envolvido no aprendizado precisa entender que um time funciona muito melhor do que indivíduos atuando isoladamente.

Alguns cursos a distância do Centro de Estudos e Formação auxiliam no desenvolvimento dessa competência, como o curso EAD de Liderança, o curso online com certificado de Coordenação e Orientação Escolar e o de Supervisão Escolar/Orientação Pedagógica.

2 – Pedagogia é a alma da escola

A pedagogia é uma atividade que está diretamente ligada às tarefas do setor da educação. São atribuições dessa área o gerenciamento de recursos humanos, a elaboração e execução de projetos pedagógicos e a organização e planejamento do sistema educacional. Para gerir esse pilar, um gestor educacional de sucesso precisa estabelecer metas para a melhoria das práticas da educação. É essencial também despertar nos docentes a vontade de ensinar, assim como despertar no aluno a vontade de aprender. Ainda, faz parte de uma gestão escolar de qualidade avaliar o trabalho pedagógico que é praticado pelos professores da instituição, bem como criar um ambiente que seja estimulante para a participação da comunidade escolar.

Exemplo da aplicação desses fundamentos é a Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, localizada em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. A instituição ganhou o prêmio nacional referência de Gestão Escolar por implementar uma gestão interativa entre colaboradores, docentes, pais e a comunidade externa. Além disso, a escola instituiu o Plano de Desenvolvimento de Gestão Individual (PDGI), que avalia o desempenho dos colaboradores e professores por meio da autoavaliação e da entrevista.

Para aperfeiçoar nesse item, o Centro de Estudos e Formação oferta cursos online com certificado como o de Didática Organizacional do Trabalho Pedagógico e os cursos online de Orientação Educacional e Gestão Escolar. Conheça também algumas tendências na educação, como o Ensino Híbrido.

3 – Se a pedagogia é a alma, a administração é o corpo

E todo corpo precisa de nutrientes, certo? No caso das escolas, os nutrientes são os recursos físicos, materiais e financeiros. E uma boa administração é a que zela por esses bens e garante que sejam usados de forma correta. Basta imaginar que com o nosso corpo ocorre esse mesmo processo: todos os nutrientes que ingerimos são distribuídos pelo organismo para que ele funcione adequadamente.

Deixando as comparações de lado, os professores e alunos precisam ter tudo aquilo que é necessário para o ensino de qualidade. Por isso, o gestor educacional deve ser um profissional atento aos processos educacionais, entender quais são as rotinas da secretaria, estar a par da legislação educacional, garantir que ela seja cumprida, além de ter boas noções de administração. Cursos EAD como o Secretariado Escolar e Teorias da Administração podem ajudar.

4 – Investir em estrutura física e inovações tecnologias

Uma escola bem estruturada, além de ser agradável, é útil para a aplicação das disciplinas. Com um laboratório equipado de química, por exemplo, os alunos poderão explorar os conhecimentos adquiridos nas aulas da disciplina. Até o básico conta, e muito. A pintura das paredes e mobílias organizadas criam uma atmosfera propícia para o dia a dia de alunos e professores. Afinal, quem é que gosta de ficar em um local mal cuidado e desorganizado, não é mesmo?

Um ambiente escolar motivador também necessita de inovação tecnológica. E um bom gestor sabe disso, por isso, ele deve ver a tecnologia como aliada da educação. Pois, são inúmeras as possibilidades de sua aplicação no contexto escolar. Com um sistema informatizado, um professor, por exemplo, pode ter informações rápidas sobre desempenho de um aluno. Da mesma forma, os pais podem ter acesso aos detalhes da vida acadêmica de seus filhos. Por meio da tecnologia, o gestor também pode visualizar todo o trajeto do aluno e do docente e fazer as interferências necessárias. E por último, mas não menos importante, o vínculo com a tecnologia é indispensável para o engajamento dos alunos. Afinal, ela faz parte do cotidiano dos estudantes e deixá-la de fora da vida escolar é estar fadado à total falta de interesse dos estudantes pelos conteúdos oferecidos.

O que pode ser feito?

  • estimular o desenvolvimento de pesquisa online;
  • postar conteúdos nas redes sociais;
  • criar grupos de pesquisas na internet;
  • exibir vídeos nas aulas;
  • jogos virtuais que estimulam o conhecimento entre outros recursos que são proporcionados pela tecnologia.

Mas, para desenvolver as atividades acima, a instituição precisa ter as ferramentas adequadas. Esse é um dos pontos no qual uma gestão escolar financeira bem feita pode contribuir. Ela deve andar de mãos dadas com a gestão administrativa para que os gastos sejam direcionados de maneira adequada. Assim, será possível saber se há recursos financeiros para a modernização tecnológica da escola ou o que será necessário para que se consiga esses recursos. O gestor educacional pode investir em ferramentas de gestão que auxilie a equipe responsável pela área financeira a ter uma visão ampla e integrada de todos os setores da instituição, o que auxiliará no controle financeiro.

Alguns cursos online com certificado são uma boa opção para quem quer conhecer melhor esse pilar da gestão educacional. Entre eles estão o curso online Gestão da Informação e do Conhecimento e o curso online Informática Educativa e o já mencionado curso online Gestão Escolar.

gestão escolar

5 –  Saber gerir os recursos humanos vale ouro

Como dissemos logo no início desse artigo, ser gestor educacional não é uma tarefa fácil. Além das tarefas administrativas, ele precisa ter habilidade para conciliar as questões inerentes aos seres humanos e o trabalho harmônico entre toda a comunidade escolar. Tem dia que parece que tudo vai dar errado: o corre-corre natural do cotidiano somado ao estresse e outras eventualidades nas quais todos nós estamos sujeitos, como atrasos e indisposições, parecem ser desafios difíceis de serem superados. Mas, você lembra quando falamos sobre o que é gestão escolar, também no início do artigo? A área está relacionada com a organização, mobilização e articulação das condições das instituições de ensino. Por isso, o gestor deve criar um ambiente na qual todos se sintam estimulados a contribuir com o rendimento da escola, mesmo quando as condições não são as mais favoráveis.

Por esse motivo, as pessoas devem ser o principal diferencial da escola, pois elas são os agentes disseminadores da cultura daquela instituição. Outros pontos são importantes na gestão de recursos humanos, como:

  • Saber distribuir tarefas;
  • Tomar decisões assertivas em momentos críticos;
  • Investir em ferramentas que facilitam o trabalho da equipe;
  • Manter um ambiente em que prevaleça o clima de entrosamento, cooperação e respeito entre a comunidade escolar;
  • Realizar uma comunicação eficiente e que seja capaz de alinhar todos os membros da comunidade em um mesmo ideal.

Sobre a gestão de recursos humanos, o Centro de Estudos e Formação também tem cursos online de Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos que contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades.

6 – Olhar sobre o todo

Agora que já sabemos alguns pilares importantes para uma gestão bem sucedida, vai uma última dica: é preciso saber unir todos eles. Chamamos isso de visão integradora. Ela consiste em estabelecer relações entre as áreas para que elas avancem. É o olhar sobre todos os aspectos da vida escolar. Isso significa entender que cada uma das áreas é um meio necessário para que as escolas cumpram as suas metas.

Outro aspecto importante para se desenvolver uma visão integradora é compreender que a instituição faz parte de um sistema maior. Tanto a comunidade dentro da escola e no seu entorno, quanto professores e alunos, precisam estar comprometidos com o trabalho pedagógico.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião (Ibope), no entanto, constatou que o perfil da maior parte dos gestores não alcança uma visão integradora.

Enquanto 45% disseram tratar de questões administrativas e burocráticas diariamente, apenas 13% afirmaram que observam todos os ambientes da escola. Do entrevistados, somente 4% responderam que compartilham administração com a equipe, e um alto percentual de 40% afirmaram que se reúnem com o coordenador pedagógico apenas uma vez por semana.

Bom, agora que você já está por dentro das características que precisam ser desenvolvidas para ser um gestor de sucesso, separamos alguns exemplos de gestões nas quais o gestor educacional aplicou os pilares citados acima no artigo e se tornaram exemplos de bons resultados que devem ser seguidos pelas demais instituições.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Sim, é possível aplicar!

  • A Escola Estadual Antonio Kassawara Katutok, localizada no município de Gabriel Monteiro, na região de Birigui, em São Paulo, desenvolveu um projeto de sustentabilidade em que os alunos criaram diversas ações, como a instalação de um sistema econômico e ecológico de captação de água e de um processo de compostagem e contra o desperdício de alimentos. Todas elas foram interligadas. Assim, a água da chuva captada é utilizada para regar o bosque e a horta, as verduras colhidas são usadas na merenda, por exemplo. As atividades contaram com o engajamento e protagonismo dos estudantes, evidenciando uma gestão democrática e colaborativa, o que fez com que a instituição fosse vencedora da categoria regional do Prêmio Gestão Escolar em 2015.
  • Outro vencedor do prêmio, porém na categoria nacional, foi o Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, localizado no município de Itabi, em Sergipe. A escola desenvolveu projetos que incluíam atividades como aulas de violino e música, capoeira, teatro, entre outras oficinas que tinham por finalidade motivar os estudantes. As ações tiveram o êxito, inclusive, na melhoria do comportamento dos alunos e na relação deles com as suas famílias e comunidade escolar. Tudo isso, foi resultado de uma gestão democrática.

Viu só como é possível construir uma nova escola para alcançar os melhores resultados com a aplicação dos pilares da gestão escolar? Para isso, é preciso compreender bem o que é a gestão escolar, seus objetivos e resultados. Os cursos a distância do Centro de Estudos e Formação não irão te decepcionar nesse sentido. Com eles, ficará muito mais fácil desempenhar o papel de um bom gestor e construir uma nova escola, que seja exemplo de boas ações. Não se esqueça, fazer o curso online Gestão Escolar, poderá ser o primeiro passo para você que busca gerir uma escola.

Outra boa notícia é que no Centro de Estudos e Formação você encontra centenas de cursos online com certificado, que podem ser feitos com um investimento único de R$ 99,70. Então, faça logo a sua inscrição.

O que achou do artigo? Tem alguma dúvida a respeito das modalidades de ensino ou dos cursos EAD que oferecemos aqui no portal? Deixe um comentário para a gente, que responderemos prontamente. Continue acompanhando nosso blog. Até uma próxima!