Home / Blog / Cultura / 5 filmes sobre educação infantil para se inspirar
  • 28/06/2022

5 filmes sobre educação infantil para se inspirar


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
educação infantil

Os ensinamentos teóricos, às vezes, podem ser bem complexos. Por isso, os filmes sobre educação infantil são grandes aliados na fixação dos conteúdos.

Além disso, eles estimulam o desenvolvimento de algumas habilidades nas crianças, como observação, imaginação e capacidade de julgamento.

Neste artigo, separamos 5 filmes sobre educação infantil para assistir com as crianças.

Dicas de filmes sobre educação infantil

Para as crianças, assistir a filmes é sinônimo de diversão. Porém, eles também são educativos e ajudam no desenvolvimento do intelecto dessa turminha.

Confira, a seguir, algumas dicas para assistir com as crianças!

1. Divertida Mente (2015)

A animação desenvolvida pela Pixar tem o objetivo de levar os telespectadores a conhecer a mente humana. O filme trata das emoções de Riley, uma garotinha de apenas 11 anos.

Com a mudança de seus pais da sua cidade natal, ela passa a conviver com as suas emoções: Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza.

Na história, Alegria é a líder. A todo momento, ela se esforça para fazer com que a garotinha seja feliz. Porém, devido a um problema na sala de controle da mente de Riley, a Alegria e a Tristeza ficam de fora.

Divertida Mente é uma excelente opção para falar sobre emoções com as crianças e ajudá-las a identificar seus sentimentos.

2. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016)

A animação da Disney conta a história de Judy Hopps. Ela é uma coelha, filha de agricultores, que mora no interior. O seu desejo é se tornar a primeira coelha policial na cidade grande.

Para realizar o seu sonho, Judy se mudou para Zootopia e foi escalada para a sua primeira missão: encontrar um animal perdido. Para isso, ela conta com a ajuda de uma raposa que tem várias infrações e malícias na bagagem.

No ponto de vista educacional, o filme trata da tolerância, do respeito às diferenças, do abuso de poder e do racismo. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho ainda ensina que não devemos desistir dos nossos objetivos.

3. Red: Crescer é uma Fera (2022)

Red: Crescer é uma Fera é uma das animações mais recentes da Disney. Nele, uma adolescente se transforma em um grande panda-vermelho sempre que fica muito nervosa.

Essa transformação se torna ainda mais constante durante seu amadurecimento. A partir disso, ela fica dividida entre o que era antes e o que se transformou, com toda intensidade provocada pela adolescência.

Por isso, torna-se um filme importante de se ver com as crianças. Afinal, ele trata das mudanças pelas quais todas as pessoas passam, como de interesses, no corpo e em relacionamentos.

4. A invenção da Infância (2000)

A Invenção da Infância é um curta-metragem dirigido por Liliana Sulzbach. O filme traz vários depoimentos que retratam um desequilíbrio no conceito de infância. Ele mostra que ser criança não significa ter infância.

O curta de 26 minutos traz uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo atual. Assim, é uma excelente oportunidade para mostrar à turminha que existem realidades diferentes em um mesmo país.

Dessa forma, o filme pode contribuir para desenvolver um conhecimento do cenário de desigualdade que persiste no Brasil e o sentimento de solidariedade.

5. Como Estrelas na Terra (2007)

Como Estrelas na Terra é a nossa última dica da lista de filmes sobre educação infantil. Ele conta a história de Ishaan Awasthi. O garoto, de apenas 9 anos, sofre com dislexia e não é compreendido pelos pais e professores.

No filme, Ishaan repetiu o terceiro período do sistema educacional indiano e corria o risco de ser novamente reprovado. Por ter um distúrbio de aprendizagem, o garoto tinha dificuldades para fixar o conteúdo.

Em um internato, um professor de Artes percebe que há algo de errado e começa a fazer um trabalho diferente com Ishaan. Dessa forma, ele ajuda o garoto a descobrir sua verdadeira identidade.

Para as crianças, é um verdadeiro ensinamento. Afinal, o filme traz uma importante reflexão sobre considerar e valorizar as diferenças.

Entre professores, é também uma excelente lição para discutir as distintas formas de abordar os alunos. Isso porque cada um tem sua forma de aprender — alguns com mais facilidade e outros não.

Não menos importante, o tema ainda retrata quão fundamental é as escolas estarem preparadas para a inclusão.

Como vimos, os filmes sobre educação infantil trazem complementos ao que é ensinado dentro e fora da sala de aula. Eles ajudam a trabalhar temas mais complexos de forma leve e divertida.

Além das dicas que demos neste artigo, há também as seguintes opções:

Wall-e;

As Aventuras do Avião Vermelho;

O Menino e o Mundo;

Valente;

O Pequeno Nicolau;

Luca;

Procurando Nemo;

Um Sonho Possível;

Extraordinário;

Matilda;

Encanto.

Todos esses são filmes que contam histórias de superação, família, independência, entre outros temas importantes.

Gostou de saber as nossas dicas? Então, que tal aproveitar a visita para conferir um guia completo sobre a construção do conhecimento na educação infantil?

 

Pesquisar