Home / Blog / Recursos Humanos / Imperdível: 5 filmes sobre gestão de pessoas para entender a área
  • 26/08/2019

Imperdível: 5 filmes sobre gestão de pessoas para entender a área


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

O setor de recursos humanos é o responsável pela gestão de pessoas de uma organização.

A valorização do capital humano nas últimas décadas proporcionou uma nova ótica às relações de trabalho.

Esse novo olhar prioriza as relações humanas no ambiente de trabalho, assim como incentiva a aquisição de conhecimentos e enriquece o capital intelectual das organizações.

Tanto que, além de recrutar, contratar, treinar, desenvolver e motivar os colaboradores a fim de que tenham uma participação ativa e efetiva nos resultados que a empresa deseja, o RH também se preocupa com o desligamento do profissional.

Para que você entenda parte dos processos de RH, o Educamundo tem o Curso Online Gestão de Recursos Humanos, que aborda tópicos fundamentais para o seu aprendizado sobre a área.

Neste post usamos a criatividade para mostrar a você algumas práticas de RH: listamos alguns filmes sobre gestão de pessoas que exemplificam situações específicas. Vamos ver?

5 filmes sobre gestão de pessoas: entenda como funciona na prática

1. O Diabo Veste Prada: a importância das relações humanas

Este filme mostra, na verdade, como não deve ser a gestão de pessoas. A história gira em torno de Andrea Sachs (Anne Hathaway), que, em busca de uma boa oportunidade de emprego, se vê em uma das mais famosas revistas de moda, a fictícia Runway.

No entanto, a editora-chefe, Miranda Prietsly (Meryl Streep), é extremamente exigente e a jovem Andrea abre mão de várias coisas — crenças, tempo e estilo — para atender às exigências da contratante.

A lição que aprendemos com esse filme é que nem sempre o emprego dos sonhos é como parece. Além disso, há uma forte referência ao clima organizacional que, no filme, é muito ruim, pelo excesso de trabalho e a forte competitividade entre colegas.

Um curso de Relações Interpessoais cairia bem para o pessoal da Runway.

2. Recém Chegada: uma abordagem sobre as relações de trabalho

Renée Zellweger é Lucy Hill, uma executiva enviada a uma pequena cidade para reestruturar uma fábrica. Arrogante, ela mostra o perfil “chefe” que na gestão de pessoas foi trocado pelo de líder.

O filme aborda as relações e negociações com o sindicato, a percepção de que ao se tornar líder as coisas fluem com mais facilidade, a importância do capital humano para qualquer tipo de negócio e a visão inovadora.

Liderança e Empreendedorismo são dois excelentes cursos do Educamundo que têm a ver com aspectos mostrados nesse filme.

O que é capital humano?

Capital humano é um conceito que surgiu a partir do entendimento de que considerar os fatores humanos influencia nos resultados das organizações. Trata-se de um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades dos colaboradores, que podem produzir valor econômico para os negócios.

3. Os Estagiários: uma abordagem sobre idade

Dois vendedores, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson), perdem seus empregos e se deparam com uma oportunidade imperdível: a de estagiar no Google.

Dois aspectos principais são abordados no filme: a idade, uma vez que sempre que se fala em estágio logo associamos a jovens graduandos ou recém-formados, e o funcionamento dos processos de recrutamento e seleção.

A lição, em nossa opinião, é mostrar que não há idade para recomeçar e que cada geração tem algo a oferecer.

Isso nos leva a um tema atual na gestão de pessoas: a de que pessoas mais velhas começam a ser vistas como “novos talentos” e ganham lugar e importância nas organizações.

Há, aliás, um termo em voga que define pessoas curiosas e que estão sempre em busca de novos conhecimentos, independentemente da idade: perennials, a geração ageless (sem idade ou atemporal, em tradução literal).

O conceito de perennials é que são pessoas que não pertencem a uma geração específica (baby boomers, X, Z ou millenials), e que têm qualquer idade, são atualizados tecnologicamente e têm amigos de qualquer idade.

Sendo assim, independentemente de sua faixa etária, estude! Capacite-se, aprenda coisas novas e amplie seus horizontes. O Educamundo tem mais de 1.200 cursos online à sua disposição — e você pode fazer quantos quiser, investindo apenas R$ 79,90 na assinatura do Pacote Master.

4. Amor sem escalas: a importância da empatia

George Clooney é Ryan Bingham, cuja especialidade é demitir pessoas. Ele viaja para várias cidades, sempre com essa tarefa, até que um dia sua empresa contrata uma profissional que desenvolveu um sistema de demissão por videoconferência.

Ryan então tem a missão de provar à novata a importância do contato pessoal e de tratar com humanidade quem vai perder seu emprego, e a convida para viajar com ele e conhecer a realidade de sua função.

É importante salientar que até um processo de desligamento bem conduzido pode levar a empresa a melhorar seus resultados. Por meio desses processos, organizações podem conseguir identificar onde está a falha, se é no processo de recrutamento e seleção ou se é internamente, e assim, corrigi-la.

5. Avengers: o que os Vingadores podem nos mostrar em RH?

Sim, temos um blockbuster na lista! Encontrar as pessoas certas para as funções é uma das principais funções do RH. Esse era o grande desafio de Nick Fury ao montar a iniciativa Vingadores.

Liderança é outro ponto forte no filme, além de administração, mediação de conflitos e trabalho em equipe. Ademais, tanto Fury quanto outras lideranças, como Steve Rogers e Tony Stark, precisam ter uma boa visão estratégica.

Todos esses aspectos retratam nossos melhores cursos: Administrando Conflitos, Inteligência Estratégica, Liderança e também Relações Interpessoais na Empresa.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda como gerir pessoas com o Educamundo e destaque-se em RH

O setor de recursos humanos passou por muitas evoluções nas últimas décadas. As grandes transformações começaram acontecer nos anos 90, com a internet, globalização etc.

De lá para cá tem sido evidente a necessidade de profissionais da área, assim como quem se prepara para começar a atuar no segmento acompanharem as mudanças, evoluírem junto com o setor.

A valorização do capital humano das organizações também passa pelo desenvolvimento e treinamento, ou seja, profissionais de qualquer área podem se beneficiar com nossos cursos online com certificado.

E tem mais, além de aprender sobre a gestão de pessoas, nossos alunos também podem usar a certificação para as atividades complementares da faculdade e para a licença capacitação no setor público.

Agora é com você: conte-nos se gostou do artigo, dê sua opinião e compartilhe com seus amigos e conhecidos. Até breve!

Pesquisar