Home / Blog / Estudo / Educação sexual para crianças e adolescentes: como abordar
  • 16/06/2020

Educação sexual para crianças e adolescentes: como abordar


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
curso educação sexual

Estamos, em nosso cotidiano, rodeados de informações sobre  o que é diversidade de gênero e sobre como devemos viver em harmonia com as diferenças. Também vivenciamos um momento em que as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez precoce estão cada vez mais presentes na vida de adolescentes e jovens. Então fica evidente a necessidade de uma educação sexual efetiva para crianças, adolescentes, jovens e até mesmo para adultos, também como forma deles saberem educar os jovens.

A educação sexual não trata apenas do ato sexual, mas sim de tudo que diz respeito à sexualidade de uma pessoa. A sexualidade, por sua vez, está ligada às sensações corpóreas e questões emocionais, seja através do contato físico, do amor, da amizade e, por fim, do ato sexual em si.

Ou seja, o foco da educação sexual é compreender os aspectos psicológicos, físicos e comportamentais de tudo o que está relacionado à sexualidade. Além disso, através da educação sexual, os alunos podem compreender melhor a diversidade de gênero na escola.

Um dos nossos cursos onlinedebate esse assunto com mais profundidade, desde a importância da educação sexual para cada idade até os aspectos mais importantes para ocorrer uma aprendizagem significativa, trata-se do Curso Online Educação Sexual para Crianças.

Se você quiser saber mais informações sobre a educação sexual nas escolas e até mesmo sobre os cursos online oferecidos em nosso portal, continue lendo o nosso post.

Educação sexual: as mudanças no corpo da criança/adolescente

Você com certeza se lembra das grandes mudanças que seu corpo sofreu quando entrou na adolescência, certo? Então você também deve se lembrar de como nessa época seu humor também mudou. É uma fase bastante complicada, mas que pode ser amenizada. Sabendo como tratar, educadores e pais podem ser importantes para a criança ou o adolescente passar bem por essa transição.

O termo correto para essas grandes mudanças físicas e comportamentais é puberdade, também conhecida como o período em que ocorre a passagem do indivíduo da fase da criança para a fase da adolescência. É muito importante que a educação sexual nas escolas e em casa fale sobre isso, para que a criança entenda que o que está acontecendo com seu corpo, que é normal e que faz parte do seu amadurecimento.

Por meio do nosso curso educação sexual você entenderá melhor a importância de a criança e o pré-adolescente compreenderem bem sobre essa passagem de fases, que acontece com todo mundo. Eles precisam ser empoderados para que se sintam confortáveis e seguros sobre essas modificações Nesse período também acontece uma mudança em relação à sexualidade e o adolescente começa a sentir interesse nas relações amorosas e sexuais.

A forma com que o adolescente reagirá a essas mudanças corporais dependerá da maneira com a qual ele foi educado, ou seja, se ele entende isso como um processo natural ou não. Essas reações estão diretamente ligadas à educação sexual que a criança ou o adolescente  recebe em casa ou na escola. Por isso, reforçamos a importância da educação sexual nas escolas não apenas para compreender as mudanças corporais, mas também para entender e saber lidar com outros aspectos, como a diversidade de gênero.

As maiores mudanças que ocorrem no corpo de uma menina são:

  • desenvolvimento dos seios;

  • aumento de gordura na pele;

  • alargamento no quadril;

  • crescimento em geral;

  • crescimento de pelos;

  • primeira menstruação.

É importante ressaltar que, normalmente, as mudanças físicas nas meninas começam a aparecer cerca de dois anos antes dos meninos.

Já nos meninos, as principais mudanças são:

  • mudança na voz;

  • aumento de gordura na pele;

  • crescimento geral;

  • desenvolvimento do tórax;

  • crescimento de pelos.

Estamos citando apenas as mudanças físicas, mas podemos dizer que as principais alterações comportamentais estão relacionadas com o desejo sexual e amoroso. Reforçamos aqui a importância de haver uma conscientização através da educação sexual para ensinar métodos contraceptivos e DSTs.

Se você quer saber mais sobre doenças sexualmente transmissíveis, o nosso portal oferece um curso para você compreender melhor como é feito diagnóstico e o tratamento, o Curso Online Doenças Sexualmente Transmissíveis. Também oferecemos uma opção em qualificação sobre como lidar com a gravidez na adolescência, um tema extremamente delicado e atual, o Curso Online Gravidez na Adolescência.

Educação sexual e ludicidade

A educação sexual, muitas vezes, por ser tratada como um assunto formal e distante da realidade do aluno, pode se tornar desinteressante e até mesmo desestimulante, sendo necessário elaborar uma atividade atrativa para despertar o seu interesse. 

Para se trabalhar com educação sexual nas escolas, é necessário promover um aprendizado com conteúdo significativo para o aluno, que tenha valor e aplicação para sua vida. Para discutir a sexualidade de forma eficiente, pode-se trabalhar com atividades lúdicas, que possibilitam interações e diálogos entre os colegas e entre o professor e seus alunos.

O uso de jogos faz com que os alunos participem e se expressem sobre assuntos que podem ser considerados como vergonhosos, tornando-os assuntos sutis, simples e aplicáveis ao cotidiano, como a prevenção de doenças, o uso de métodos contraceptivos e a aceitação da diversidade de gênero na escola.

Seja na adolescência ou na infância, o uso de atividades lúdicas no ensino da educação sexual torna o momento mais descontraído, fazendo com que os alunos participem, tirem suas dúvidas e realmente entendam a importância da valorização do seu corpo e do outro.

É importante ressaltar que dentro das atividades lúdicas, muitos métodos podem ser utilizados, como jogos, vídeos, simulações, debates, projetos e até mesmo atividades em grupo.

O nosso portal entende a importância do uso de atividades lúdicas no ensino e, por isso, criou um de seus cursos online com certificado, que detalha a forma com a qual as atividades lúdicas surgiram dentro da educação e de que forma esse método pode ajudar na construção do conhecimento, o Curso Online Atividades Lúdicas.

Também oferecemos um curso online que discute a importância de fornecer ao aluno uma educação que visa a construção de um ser crítico e ativo na sociedade, o Curso Online Educação Para o Pensar.

o que é diversidade

Quem é responsável pela educação de gênero e por explicar o que é diversidade?

De quem é a responsabilidade de se discutir a educação sexual e a educação de gênero? Várias pessoas defendem que isso deveria ser papel dos pais, e outras defendem a importância de se discutir a educação sexual nas escolas. O fato é: a responsabilidade é de todos. O problema é a falta de preparação de adultos para que consigam tratar sobre esses temas tão delicados, mas importantes e necessários.

Muitas vezes, os pais não sabem como lidar com esse assunto e até acham que este não é um conteúdo relevante para a criança, ou seja, a educação sexual e de gênero, que deveria ser discutida com os pais, comumente não é tratada em casa. Sabe-se que pais não aceitam a sexualidade de seus filhos, forçando a feminilidade em meninas e exigindo, o que é julgado pela sociedade, a masculinidade em meninos.

Devemos sempre pensar que cada ser é único e tem a sua própria forma de se expressar e de agir. Não devemos nunca julgar uma menina por ela gostar de brincar de carrinho ou um menino por gostar de brincar de boneca. Uma das funções da educação sexual é tratar a igualdade de gêneros e desconstruir paradigmas, como a mulher ser responsável pelas tarefas de casa e o homem por prover dinheiro para a família.

A Associação Brasileira de Antropologia frisa, através do documento “Manifesto pela igualdade de gênero na educação: por uma escola democrática, inclusiva e sem censuras”, a importância de uma escola realmente igualitária, irrestrita e sem preconceitos.

Outra razão para haver uma educação sexual nas escolas é a prevenção da violência como um todo, seja ela machista, homofóbica, transfóbica e até mesmo sexual. A violência está diretamente ligada com a evasão escolar. Existem muitos casos de crianças que desistem dos estudos por se sentirem  perseguidas e humilhadas dentro da sala de aula.

Além disso, há o bullying, que é uma forma de violência muito discutida atualmente - e também relacionada a questões de gênero e sexualidade - e, por isso, o nosso portal criou um curso sobre esse tema, para você compreender melhor suas causas, o papel da escola e da família: Curso Online Bullying nas Escolas.

Qual a diferença entre educação sexual e orientação sexual?

Outro tópico de nosso Curso Online Educação Sexual para Crianças é sobre o uso das expressões "orientação sexual" e "educação sexual". Há muita confusão sobre esses dois termos. Muitas vezes, ambos são confundidos e tratados como se fossem a mesma coisa, mas Vitiello, no livro Sexualidade: Quem Educa o Educador, discute a diferença existente entre esses dois conceitos.

Normalmente, utilizamos os termos "orientação sexual" para temas ou dúvidas pontuais, mas não é esse o caso. Orientação sexual é a indicação que a pessoa tem sobre quais gêneros ela se sente atraída. Pode ser pelo mesmo sexo, por ambos os sexos ou a pessoa pode até mesmo não se sentir sexualmente atraída por ninguém, o que é chamado de assexual. Essa discussão é importante quando se fala em diversidade de gênero e, quando for tratada com crianças, deve-se ter muita sutileza ao explicar. 

Já a orientação para crianças e jovens é dada por meio da edcuação sexual. Por isso, é tão importante que o professor e os pais estejam sempre preparados, seja para discutir a orientação sexual ou a educação sexual. Uma ótima maneira de se preparar para abordar esses temas é estudar o nosso curso educação sexual.

Os cursos online são uma boa opção para quem tem uma rotina agitada, mas não quer parar de estudar. Por isso, o nosso portal se empenha tanto para oferecer conteúdos exclusivos e levar até você um mundo de conhecimentos.E o melhor de tudo é que além de você estudar mais, os nossos cursos online com certificado podem lhe ajudar a enriquecer o seu currículo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A influência das mídias na educação sexual

Sofremos uma grande influência das mídias no nosso cotidiano. Tudo aquilo que comemos, que compramos, que assistimos está diretamente ligado com o que os meios de comunicação transmitem. E a nossa sexualidade não está distante disso. Atualmente, podemos notar que há um grande número de novelas, de músicas, programas, propagandas, sites e canais do YouTube com conteúdo sexual.

Há uma sexualização dentro da nossa mídia. As propagandas, muito comumente, exibem teor sexual, mostrando mulheres bonitas de uma forma erótica. Isso normalmente acontece na divlgação de determinados produtos, como marcas renomadas de cervejas, que reforçam ainda mais os estereótipos que nos são estabelecidos.

O mesmo acontece com novelas e programas de TV fechada, que pouco falam sobre a importância do sexo seguro e até incentivam a iniciação sexual precoce. Além disso, podemos notar a falta de representatividade das diversidades sexuais e de uma mulher empoderada que, certas vezes, é utilizada para fazer humor ou para chamar atenção.

Uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Nove de Julho aponta dados significativos que dizem respeito à maneira com que os personagens favoritos afetam o estilo de vida dos adolescentes e sobre quantos deles conversam com seus pais sobre sexo ou já tiveram acesso a palestras sobre esse conteúdo. Grande parte dos jovens raramente conversa sobre esse tipo de assunto com os pais.

No entanto, os dados apresentaram que há diálogo entre o professor e o adolescente, para esclarecer as dúvidas e auxiliar o processo natural de amadurecimento sexual. Por isso, os professores devem estar sempre atentos à pressão sofrida pelo adolescente, que força a sexualidade prematura. Para dar respostas a essas necessidades, devem estar bem preparados, uma ótima dica é se qualificar com nosso curso educação sexual.

Qualifique em temas como educação sexual e outros no Educamundo

Se você está procurando por uma opção para lhe ajudar a lidar com a educação sexual, a diversidade e até mesmo sobre como a mídia pode influenciar a sexualidade de um adolescente, não se esqueça que nosso Curso Online Educação Sexual para Crianças é a opção certa. 

Mas você sabia que o portal tem um Pacote Master com mais de 1.100 cursos à sua disposição e que durante 12 meses você pode fazer quantos deles quiser? O melhor: para isso acontecer você faz a sua matrícula e investe apenas R$ 79,90. Nçao há cobrança de mensalidades e você pode estudar na hora em que tiver disponiblidade. Pode, inclusive, estudar de onde estiver, pois o portal tem um ambiente de aprendizagem moderno e otimizado para computadores e qualquer tipo de dispositivos móveis. 

O Educamundo oferece ótimos cursos online com certificado para você se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar. Inscreva-se já no nosso portal e comprove por que mais de 160 mil pessoas já se qualificaram conosco e comprovaram a qualidade de nossos cursos. 

Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar com seus amigos. Também deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós. Bons estudos!

Pesquisar