Home / Blog / Formação Profissional / Recolocação profissional: como se preparar?
  • 14/04/2021

Recolocação profissional: como se preparar?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
recolocação profissional

recolocação profissional não é uma tarefa simples. Além de concorrer com centenas de milhares de outros candidatos, os profissionais que buscam o seu lugar ao sol ainda devem apresentar capacitação e qualificação profissional pertinente ao cargo. 

Tais características são avaliadas pelo recrutador através de entrega de currículos, processos seletivos, dinâmicas de grupo e entrevistas pessoais com o gestor responsável. Nestas etapas, é necessário muito além de boa qualificação: deve-se apresentar um currículo ideal, apresentar-se com confiança a entrevista pessoal e conhecer a fundo a empresa e o cargo aos quais você está se candidatando. 

Dá para perceber a importância do currículo atualizado, não é mesmo? Por isso cursos online, treinamento, seminários e qualquer outro tipo de atualização ou aquisição de conhecimentos é sempre essencial.  

Você sabia que existem estratégicas e técnicas que otimizam o processo de recolocação profissional? Possuindo tais conhecimentos, será muito mais tranquilo passar pelas fases de triagem de currículos, entrevistas com os gestores, testes de aptidão, dinâmicas de grupo, dentre outros. 

Por isso criamos este artigo, para ajudar quem está se preparando para voltar ao mercado de trabalho. Além disso, nosso portal tem o Curso Online Recolocação Profissional, excelente opção para quem quer ter os subsídios necessários para dominar os processos seletivos e conquistar as melhores oportunidades em sua trajetória profissional.  

Recolocação profissional: dicas e importância de se qualificar 

Encontrar o funcionário ideal e que atenda às expectativas é um dos grandes obstáculos das pequenas, médias e grandes empresas. Além de contratar o profissional cuja formação esteja alinhada às necessidades da companhia, há outras questões que devem ser consideradas - incluindo aí o perfil pessoal, pontos fracos, pontos fortes, dificuldades, dentre outros. 

Neste cenário, os processos seletivos tornam-se ferramentas indispensáveis na busca pelo perfil profissional ideal. Conceitualmente falando, entende-se por processo seletivo o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para conhecer e contratar o funcionário ideal para determinada posição.  

Dessa forma, podemos ser categóricos ao dizer que quanto mais qualificado o candidato estiver, melhores as chances de se dar bem em sua candidatura para recolocação.  

Qualificação profissional: a importância do currículo 

Ao enviar o currículo profissional para determinada vaga, o profissional está iniciando sua relação junto à empresa. É o primeiro contato, uma verdadeira apresentação de suas qualidades e objetivos. Nada mais certeiro do que, já nesse contato inicial, disponibilizar ao recrutador informações certeiras e relevantes sobre o seu histórico enquanto candidato. 

Empresas especializadas em Recrutamento e Seleção deparam-se diariamente com currículos mal elaborados, incompletos ou nada atrativos. Muitas vezes, além de não fornecer as informações esperadas, há excesso de informações que não agregam valor ao perfil do candidato. É preciso ter em mente que existem alguns padrões nos itens avaliados pelos recrutadores, ou seja, aquilo que eles realmente desejam encontrar no currículo vitae. 

Para se destacar em meio aos inúmeros profissionais que se candidatam diariamente às vagas de emprego, é preciso diferenciar-se. E tal diferença pode ser já na criação do currículo. Listaremos a seguir, neste módulo do curso, tudo o que você precisa saber sobre o aperfeiçoamento do seu currículo vitae - e como ele pode saltar aos olhos dos entrevistadores. 

Como fazer um bom currículo? 

É essencial entender que, para receber a atenção imediata do selecionador, o currículo vitae deve ser minimamente organizado, limpo, enxuto e, acima de tudo, completo. As chances de uma empresa selecionar um currículo que atenda essas exigências são infinitamente maiores do que em currículos muito extensos, com informações negligenciadas e desorganizadas. A objetividade é a chave do sucesso. 

Acompanhe a seguir algumas seções imprescindíveis ao bom currículo e saiba como organizá-las da melhor forma possível: 

Dados Pessoais - Não é necessário citar todos os documentos pessoais no currículo, inclusive por questões de segurança. Basta incluir os dados que facilitam a comunicação entre empresa e candidato, bem como aqueles que possibilitem a identificação inicial. Em suma, deve-se incluir - logo no início - do currículo: nome completo do candidato, estado civil, idade, telefone e e-mail para contato. 

Objetivo - Esta é uma seção que comumente gera dúvidas aos candidatos. Deve-se criar um texto longo? Não é o recomendado. Apenas uma linha é necessária para indicar os objetivos ao recrutador. Outro ponto que merece atenção é a clareza das informações: não se deve citar interesse em áreas distintas. O ideal é concentrar-se apenas na área de interesse. 

Formação acadêmica - Este tópico deve ser adaptado ao nível de formação do candidato.  Para os que possuem nível superior, esta deve ser a primeira formação a aparecer no currículo. Caso haja um curso de pós-graduação, por exemplo, essa informação deve anteceder as demais. O segredo é seguir o grau de importância da formação acadêmica. Sobre cursos técnicos, é interessante inseri-los apenas se forem pertinentes ao cargo desejado. Informe o nome da instituição de ensino e do curso, bem como as datas de início e término. 

Experiência profissional - A trajetória profissional é de extrema importância no currículo. É nesta seção que o selecionador conhecerá as habilidades e capacidade do candidato. As experiências devem ser informadas da mais recente a mais antiga, destacando o nome da empresa, período de contrato e principais atividades realizadas. 

Conhecimentos de idiomas e informática - Aqui, nem sempre é necessário comprovar o conhecimento mediante certificados. A prática é muito mais valiosa do que a teoria - até porque testes de aptidão podem confirmar o nível de conhecimento do funcionário. 

Marketing pessoal é tudo! 

A necessidade de valorizar a carreira profissional, mostrar que domina os aspectos da etiqueta social e criar um perfil competitivo em vários ambientes obriga muitas pessoas a aprimorar seu marketing pessoal. Ter um diferencial e destacar sua identidade rende ganhos tanto no mundo corporativo quanto em todas as relações interpessoais. 

De modo geral, parece simples pensar em como fazer marketing pessoal, porém são inúmeros conceitos que mudam de acordo com cada ocasião. Ter bom senso, cordialidade, respeito e auto orientação são apenas alguns valores que devem ser considerados, mas ainda há muito que saber e aprimorar. 

Construir uma boa imagem é o primeiro passo para se destacar profissionalmente. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e com uma série de exigências, trabalhar o marketing pessoal é uma estratégia certeira e que chama atenção de muitos contratantes. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

7 cursos de capacitação para ter em seu currículo 

Para finalizar, separamos uma lista com sete cursos online que são ótimas opções para sua qualificação: 

  1. Auxiliar Administrativo 

  1. Administrando Conflitos 

  1. Administrando Melhor o Tempo 

  1. Marketing Pessoal 

  1. Como trabalhar em Home Office 

  1. Operador de Telemarketing 

  1. Pacote Office 

Onde se qualificar? 

O Educamundo ajuda neste processo oferecendo cursos online completos que auxiliam o candidato a conquistar a sua vaga. 

Ao se matricular no Plano Master, por apenas R$ 79,90, o aluno tem disponível mais de 1.500 cursos online com certificado opcional do portal por um ano inteiro. 

O melhor é que você pode se programar e estudar quando quiser e de onde estiver, pois os cursos estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Não perca tempo! Matricule-se agora mesmo

Pesquisar