Home / Blog / Dicas / 5 dicas para estudar para o Enem
  • 14/05/2020

5 dicas para estudar para o Enem


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
estudar para o Enem

Se preparar para a maior avaliação de acesso ao ensino superior do país não é uma tarefa fácil. Devido a esse contexto, muitos candidatos estão estudando sozinhos para o Enem, se este é o seu caso, não deixe de conferir 5 dicas que separamos para conquistar boas notas.

Estudar para o ENEM em casa: elimine distrações

O difícil de estudar em casa é justamente a grande quantidade de distrações. Por isso, é preciso pensar em uma rotina que te permita estudar sem que isso seja um grande problema.

Opte por preparar seu ambiente de estudos de maneira que ele fique confortável e tenha tudo que você precisa.

Se for o seu quarto, procure usar a iluminação natural ou colocar um abajur para te dar luz suficiente para enxergar os livros e eliminar o sono.

Luzes amarelas não são as mais indicadas porque o tom contribui para que você fique mais sonolento. Opte por eliminar desse ambiente as distrações, como o seu celular.

Ele não deve estar em fácil alcance, porque certamente você vai receber mensagens que te tiram o foco dos estudos.

Use materiais alternativos

Além dos livros, cabe usar materiais alternativos como aulas gratuitas de professores no YouTube. Atualmente existem muitas maneiras de estudar sem precisar necessariamente se fixar somente nos conteúdos oferecidos pela escola.

Quando você diversifica a forma de aprendizado, tende a ter melhor aproveitamento. Por isso, coloque em seu cronograma de estudos aulas online, leitura de livros e até mesmo assistir filmes que retratam momentos históricos.

Isso pode te ajudar a fixar melhor seus conteúdos sem que você tenha grandes dificuldades ou precise pagar.

Atualmente, já existem muitos materiais gratuitos e de alta qualidade disponíveis online. Mas é importante ter uma curadoria para identificar se esses materiais são completos e te ensinam verdadeiramente.

Cabe a você identificar alguns professores online que oferecem conteúdos relevantes e que te ajudam a aprender mais facilmente.

Construa um cronograma

Uma dica muito importante para que você consiga se manter estudando em casa é ter e manter um cronograma.

De maneira que seja possível estudar todos os dias dentro desse horário e dedicando tempo para todas as matérias que você precisa.

É importante colocar no seu cronograma todas as matérias que você tem que estudar. Disponibilizando horários bem definidos para cada matéria em específico.

Vale lembrar que você deve colocar mais horas de estudo para as matérias que possui mais dificuldade de aprender. Se você gosta de história e tem dificuldade com matemática por exemplo, inicie seus estudos com matemática e em seguida disponibilize horas para história.

Quando você concentra uma maior quantidade de horas na matéria que tem dificuldade, tende a desenvolver mais habilidades.

Uma vez que o tempo maior possibilita aprofundar-se nos estudos, realizar exercícios e procurar aprender o conteúdo de diferentes formas.

Nunca esqueça da prática!

Fazer exercícios é uma maneira de praticar o aprendizado do conteúdo teórico. Por isso mesmo, é importantíssimo que ao final de cada conteúdo você execute exercícios sobre o tema.

Em alguns sites você encontra até mesmo simulados a respeito de determinados temas. Obtendo variadas questões para que você possa exercitar.

Caso cometa alguns erros, não desanime! Aproveite esses erros para perceber o que não foi bem fixado durante seu estudo.

Os exercícios te ajudam a perceber essas falhas para que você possa voltar ao conteúdo e fazer revisões. Se possível, é interessante inclusive fazer resumos dos pontos principais de cada conteúdo estudado durante o dia.

Dessa maneira, se houver necessidade de fazer uma revisão você tem uma visão mais pontual sobre o tema e otimiza seu tempo.

Continue focado: seus concorrentes estão estudando

É importante ter cuidado com o seu foco durante esse período. Mesmo que você estude sozinho, sem assistir aulas presenciais, é possível continuar estudando com qualidade.

Seus concorrentes podem estar se preparando enquanto você perde tempo trocando mensagens com os amigos.

Pense a longo prazo nesse momento! Estar em casa assistindo filmes aleatórios é confortável, mas você deve otimizar seu tempo.

Se dedicando nesse momento você consegue ter tempo livre após concretizar seu sonho de ser aprovado no ENEM. Quando você poderá tirar férias prolongadas, curtir com os amigos e dormir até tarde.

Aproveite aulões ao vivo de instituições que ofereçam preparação gratuita, estude o máximo de horas possível e usando métodos diferentes.

De modo que seu cotidiano não fique monótono e isso te ajude a manter o foco ao longo prazo. E você precisa ter feito o seu melhor para garantir a sua vaga no ensino superior e poder iniciar uma nova fase da sua vida.

Pesquisar