Home / Blog / Mercado de Trabalho / 4 dicas para se dar bem na sua próxima entrevista de emprego
  • 26/04/2022

4 dicas para se dar bem na sua próxima entrevista de emprego


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
destaque-entrevista-emprego

Imagine você recebendo uma ligação ou um e-mail informando que foi selecionado para a vaga que tanto desejava. 

Nesse momento, uma mistura de sentimentos toma conta e a felicidade passa a comandar suas ações, isso porque, depois de um longo processo seletivo, você finalmente conseguiu a sua oportunidade.

Chegar nessa etapa e conquistar a vaga dos sonhos pode parecer um pouco distante, um caminho cheio de desafios. Entretanto, para aqueles que se preparam e conhecem bem um terreno chamado “processo seletivo” tudo fica mais claro.

Para isso é preciso dominar esse processo e então conquistar segurança, confiança e ter facilidade em responder os questionamentos levantados durante a entrevista.

Para ajudá-lo a atravessar essa etapa, separamos algumas dicas incríveis preparadas por especialistas para você se dar bem na sua próxima entrevista de emprego.

Acompanhe.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego? Veja 4 dicas

Para se sair bem em uma entrevista de emprego, é preciso estar preparado e saber o que falar, conhecer a empresa e a vaga ao qual está se candidatando e apresentar-se bem, sabendo responder tudo sobre você, seus pontos fortes e fracos, bem como dominar os picos da sua própria trajetória.

Tudo isso poderá ser questionado em uma entrevista e você pode se preparar tendo em mente as respostas certas para os questionamentos levantados.

Vamos às dicas.

Dica 1 - Estruture bem o seu currículo

O currículo será o primeiro contato entre você e o recrutador e ele precisa ser estruturado de modo que consiga contar a sua história profissional de forma linear e clara para atrair a atenção e ser selecionado.

Na  entrevista ele será utilizado para que você conte mais sobre suas experiências. 

Por isso, estruture este documento de forma que ele se adeque à vaga, filtrando seu histórico profissional e atentando-se para conseguir explicar com facilidade como foram suas funções nos trabalhos anteriores.

Dica 2 - Atente-se ao que for falar

Tenha cuidado ao se expressar, evite gírias e fale somente o que for solicitado. Quando for convidado a falar sobre suas experiências, busque abordar os desafios e projetos ao qual participou e não esqueça de falar sobre aprendizado e habilidades adquiridas.

Para conseguir se destacar, é preciso se comunicar bem e saber transmitir suas ideias. Se você tem dificuldades nessa etapa, uma boa solução é treinar para desenvolver sua oratória.

Dica 3 -  Estude aquilo que será questionado

Toda entrevista de emprego terá perguntas e o lado bom disso é que você pode se preparar com antecedência para respondê-las com convicção e confiança.

É verdade também que cada entrevista pode englobar perguntas diferentes que serão ajustadas conforme a vaga e os objetivos da empresa em questão, mas algumas se repetem com frequência e você pode se preparar para elas. 

Abaixo listamos as principais.

Quais as principais perguntas de uma entrevista de emprego? 

1 - Por que você quer trabalhar na empresa?

Qual o objetivo da empresa e qual sua missão no mundo? Saber disso pode lhe garantir bons pontos na sua entrevista e demonstrar que você é uma pessoa interessada. 

Em uma rápida pesquisa no site oficial da empresa ao qual você está se candidatando, é possível encontrar todas as informações relacionadas a sua estrutura, bem como missão, valores e história.

2 - Quais seus pontos fortes e fracos?

Essas são perguntas que qualquer pessoa já respondeu e ao mesmo tempo são as que que geram mais ansiedade.

Para responder bem, primeiro busque se conhecer e entender seu ponto forte, depois insira-o dentro de sua rotina para demonstrar como essa qualidade te ajudou na resolução de algum problema.

Sobre os pontos fracos evite citar aqueles que para alguns pode ser considerado uma virtude, como é o caso do “sou perfeccionista”. O entrevistador quer saber se você, de fato, se conhece e se está fazendo algo para mudar essa realidade.

3 - Como você se vê daqui a x anos?

A empresa está em busca de um profissional que permaneça atuante pelo tempo que for preciso e que tenha perspectivas profissionais a longo prazo. 

Desse modo, essa pergunta surge para saber se o candidato possui interesse em crescer profissionalmente na área ou se está apenas de passagem e se os seus objetivos estão alinhados com os da organização.

Para responder a essa pergunta você precisa conhecer com profundidade seus objetivos e explicar para o entrevistador suas metas pessoais, seus projetos que tenham relação com a função, bem como a vontade de ocupar um cargo de liderança.

Dica 4 - Prove sua competência 

É comum para vagas que exigem experiência que o recrutador questione os projetos ao qual você fez parte, qual a sua atuação e como o problema foi resolvido. 

Essa é a oportunidade perfeita para você listar suas competências explicando fatos e cases reais em que você atuou.

Para se preparar para a entrevista, você pode listar alguns projetos que participou detalhando as ações e por fim, mostrar de forma específica qual foi a sua atuação para que o recrutador consiga visualizar suas habilidades.

Por exemplo, se você é um desenvolvedor de software e liderou um projeto para a criação de uma loja virtual em x dias, explique ao recrutador seus maiores desafios, como você liderou a equipe e quais foram os resultados da sua liderança. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como se comportar em uma entrevista de emprego com excelência?

O mercado de trabalho é bem competitivo e como vimos, existe um processo que as empresas utilizam para escolher o candidato que atenda o perfil da vaga.

Para ser esse candidato, você precisa se preparar, conhecer as perguntas que virão e saber respondê-las com serenidade e confiança.

Se a vaga é o seu objetivo, então precisa conhecer o nosso curso de recolocação profissional

Com ele, você terá acesso completo a dicas que abrangem tudo o que envolve um processo seletivo, desde a preparação. 

Nele você terá acesso a um conhecimento que engloba:

  • Fases dos processos seletivos

  • Sites em que você encontra as melhores oportunidades

  • Como se apresentar em uma entrevista

  • Como criar um currículo que destaque as suas habilidades e competências e muito mais

O melhor de tudo isso é que você poderá acessar todo esse conteúdo e mais de 1.500 cursos online com certificado opcional do Pacote Master investindo apenas R$ 98,70 ao ano, sem mensalidades.

Aproveite, faça a sua matrícula e se destaque!

Agora queremos saber: qual a sua experiência com entrevistas de emprego? Deixa pra gente nos comentários e até a próxima!

Pesquisar