O avanço tecnológico ajudou o mundo em inúmeras esferas. A internet, por exemplo, otimizou e barateou as conversas à longa distância, otimizou o tempo no trabalho e nos estudos. Hoje conseguimos realizar pesquisas e descobrir conteúdos atualizadíssimos através de portais de notícias, de compartilhamento de vídeos, redes sociais e naqueles que são especializados em cursos online, uma das formas de aprendizado mais utilizadas atualmente quando o assunto é capacitação, aperfeiçoamento e atualização.

Aliás, o setor da educação foi um dos que mais se beneficiou com o advento da web, pois surgiram os cursos a distância, ideais para estudantes, profissionais e pessoas interessadas em adquirir conhecimentos em determinadas áreas. As vantagens são muitas, que vão desde a flexibilidade de horários e locais até a versatilidade nos conteúdos oferecidos. Há uma gama enorme de cursos EAD oferecidos em instituições especializadas nesse tipo de educação, como o Centro de Estudos e Formação, mas o que você deve ficar atento é quanto as modalidades de ensino que mais se encaixam com a sua necessidade. Que tal conhecer mais sobre cada uma delas?

Neste artigo vamos explanar sobre as diferenças entre os variados tipos de cursos oferecidos. Fique atento e, se tiver qualquer dúvida ao final, deixe um recado para a gente.

Como escolher a melhor modalidade de ensino

Com o mercado acirrado surge a necessidade de nos diferenciarmos de outros profissionais. Uma forma inteligente de fazer isso é buscar aprimoramento em cursos que agreguem a nossa área de atuação e elevem o currículo a um patamar superior. Assim, garantimos uma qualificação maior para exercer nosso trabalho ou concluir uma formação e as empresas enxergam que temos comprometimento com o aprendizado constante no segmento em questão. Pode ter certeza que esse é um ponto muito valorizado pelos empregadores. 

Vale saber que todas as modalidades de ensino podem ser benéficas para o seu crescimento. No entanto, é preciso escolher a melhor delas para cada momento acadêmico e/ou profissional, para assim traçar os objetivos de forma mais precisa. Qual é o tipo de conhecimento que você necessita? Melhorar aquilo que você já aprendeu na faculdade ou no trabalho? Nesse caso um curso de aperfeiçoamento será a melhor saída. Se especializar em uma área que complemente o seu aprendizado na graduação já concluída? O curso de pós-graduação é a opção que atende essa necessidade.

Qualquer que seja a modalidade escolhida, você deve saber que ela pode ser feita por meio de cursos a distância. A era digital impõe uma maior rapidez na conclusão de projetos, na troca de informações e também na obtenção de conhecimentos, e é por isso que os cursos online se mostram tão eficientes nos mais diferentes casos. É possível realizá-los para auxiliar em concursos públicos, vestibulares, para melhorar o currículo profissional, conseguir um cargo melhor, entre muitos objetivos, e tudo isso com a praticidade de não precisar se deslocar para ter aulas e nem ter horário marcado para começar ou terminar.

Confie no ensino a distância

O ensino à distância ganhou força nos últimos anos e, de acordo com o Censo do MEC de 2016, é o o tipo de educação que mais cresce no Brasil. Essa informação se transforma em números com os dados da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) de 2015: mais de 5 milhões alunos matriculados em cursos EAD. Impressionante, não é mesmo? São muitas pessoas apostando na eficiência do estudo online, algo que pode ser aproveitado por você também.

Além da alta taxa de adeptos, outra informação pertinente a respeito da educação a distância é que ela é amparada pela lei nº 9394/96, conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), cujo decreto foi incluído em 2005. Essa mesma legislação, inclusive, determina que os diplomas de cursos a distância têm valor igual aos de cursos presenciais no caso de modalidades equivalentes, por exemplo: o certificado de uma pós-graduação online tem a mesma validade do que é emitido em uma pós-graduação presencial, o de um curso livre EAD é tal qual o de um curso livre presencial, e assim por diante. Portanto, se você tinha dúvidas quanto à confiabilidade desse tipo de ensino, considere essas informações oficiais.

O cuidado que você precisa ter é ao escolher a instituição de ensino para estudar a modalidade de preferência. Com a ascenção do EAD, surgiram inúmeros portais que prometem conteúdos completos e embasados, alta tecnologia, certificados e preços justos, no entanto, causam o maior transtorno para seus inscritos. Por isso é imprescindível que você fique de olho nas recomendações do portal escolhido, tanto nas redes sociais quanto no Reclame Aqui, e ainda conferir se a empresa possui registro na ABED, algo que enfatiza a credibilidade de qualquer site de cursos online com certificado, juntamente com outros quesitos, claro, como a metodologia de ensino e profundidade do conteúdo.

Bom, agora que você já viu que o método de ensino a distância pode ser considerado uma ótima opção para sua vida profissional e acadêmica, chegou a hora de conhecer mais a respeito das modalidades de ensino. Leia atentamente e defina qual é a melhor para você.

Cursos livres

O ensino a distância está muito presente nos cursos livres de qualificação. Quem está iniciando sua vida profissional agora ou já está inserido no mercado de trabalho precisa se manter atualizado quanto a sua área de atuação e de tempos em tempos aprender novas funções e teorias para se diferenciar de outros profissionais. E escolher um curso livre online para adquirir esse conhecimento pode ser a melhor saída para todos que prezem por uma carreira consolidada. Além disso, essa modalidade pode ser perfeita para quem trabalha e estuda, por exemplo, ou para uma mãe que está impossibilitada de sair de casa por conta do bebê pequeno, e até mesmo para pessoas que moram em regiões afastadas.

Os cursos livres também estão firmados pela LDB, através do Artigo 42: "as instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade". Desta forma, é importante entender que não cabe ao MEC legislar a respeito dessa variante, reconhecida como mais flexível, dinâmica, econômica e rápida. Um curso online de Inglês Básico que você realiza para aprender os primeiros conceitos e técnicas do idioma, por exemplo, pode ser enquadrado como curso livre.

Desta maneira, esse tipo de curso fazendo parte de uma concepção não formal, torna-se independente de reconhecimentos de órgãos educacionais, como o MEC, o que de forma nenhuma retira sua credibilidade. Esses cursos se diferenciam de outros, como os de extensão ou graduação, por terem uma duração mais curta. No entanto, são ideais para aperfeiçoamento, capacitação e atualização de profissionais, estudantes e demais interessados em uma determinada área. Este cursos devem passar conhecimento de excelência para quem os fizer.

Assim como as disciplinas ministradas em um curso de pós graduação, a metodologia de ensino dos cursos online livres devem ser de qualidade, inserida em diferentes mídias e deve haver avaliações a fim de ensinar os participantes da melhor maneira possível. Aqui no Centro de Estudos e Formação, por exemplo, você encontra centenas de cursos online com certificado para alavancar a sua carreira. São capacitações que exigem o melhor de você e ainda comprovam todo o seu aprendizado.

Aperfeiçoamento

O curso de aperfeiçoamento está inserido na modalidade de cursos livres. Ele é destinado a pessoas que já possuem experiência em uma determinada área ou exercem uma função específica e desejam aprimorar seus conhecimentos, além de agregar novas habilidades àquelas que já têm. É uma forma inteligente de enriquecer o currículo, evidenciando para as empresas a sua incessante busca por aprendizado.

Podemos citar o profissional de Recursos Humanos, que pode se aperfeiçoar em diversos cursos online, como o de Assédio Moral no Trabalho ou o de Gestão das funções organizacionais. Ao fazer um curso de aperfeiçoamento, pense na importância de sempre atrelar um conhecimento a outro do mesmo segmento para que você seja um profissional com uma visão mais ampla e capaz de ter uma atuação múltipla.

Capacitação

Outra modalidade de ensino é o curso de capacitação, voltado para quem quer garantir conhecimento em ferramentas ou funções específicas. É um curso que visa preparar os participantes para enfrentar variadas situações referentes à atividade que exerce, gerando autonomia e autoconfiança nestes profissionais. Quem escolhe essa versão de aprendizado está garantindo mais chances de se estabilizar no mercado de trabalho.

Um exemplo de curso de capacitação é o de Depilação, ótima opção para quem trabalha em centros de estética e salões de beleza. Ele capacita um profissional que antes só fazia, design de sobrancelha, por exemplo, a oferecer a seus clientes o serviço de depilação também. O leque de atividades exercidas se abre e os benefícios surgem em seguida.

Atualização

Já o curso de atualização, também inserido na modalidade de ensino de cursos livres, é aquele indicado para quem quer saber de novos conceitos e técnicas de seu segmento. A cada ano surgem regras, tecnologias e sistemas de cada área de trabalho e profissionais preocupados em se manter firmes e fortes em sua função ou em conseguir ocupar uma vaga de emprego devem estar atentos a essas novidades. Para oferecer esses conhecimentos versáteis existe o curso de atualização, também presente aqui no Centro de Estudos e Formação.

O curso online Tecnologia Assistiva daqui do portal, por exemplo, pode ser uma boa ideia de curso de atualização para assistentes sociais, professores, entre outros profissionais que trabalham com a educação de pessoas com deficiência. Ele contém informações recentes a respeito dos aparatos tecnológicos voltados para o ensino desses jovens.

cursos online

Cursos de graduação

A graduação é a primeira modalidade de ensino superior e essencial para o mercado de trabalho atualmente. Cada vez mais as empresas exigem de candidatos às vagas de emprego uma ou mais graduações, a fim de nivelá-los pela abrangência de seus conhecimentos. Existem graduações tanto em cursos presenciais quanto em cursos EAD, ambos com metodologia semelhantes, como dito anteriormente.

Com duração maior que a de qualquer outra modalidade - no mínimo dois anos -, o curso de graduação atende a diversas áreas, sendo as principais: exatas, humanas e biológicas. Além disso, esse curso também possui três graus de especialidade diferentes: bacharelado, licenciatura e tecnologia (também conhecidos como tecnólogos).

A boa notícia é que mesmo quem está estudando para passar no vestibular ou já cursa uma universidade pode se qualificar em cursos online. Deste modo, o estudante poderá absorver mais conhecimentos ainda para agregar a seu currículo enquanto se forma em um curso de graduação

Cursos de pós-graduação

O curso de pós graduação é o que se faz depois da graduação, como bem diz o nome. Diferente de um curso de capacitação ou curso de extensão, o de pós exige que o aluno tenha um diploma anterior. Essa é uma modalidade de ensino bastante necessária atualmente, pois ela significa uma estruturação da carreira. Isso por que quem a faz, escolhe uma área que seja semelhante a de sua primeira formação, por exemplo: uma pessoa formada em Psicologia pode realizar um curso de pós graduação em Psicologia Organizacional. Na pós, o estudante adquire uma visão mais técnica, mais aprofundada.

Existem variados tipos de pós graduação, conheça:

  • Especialização: indicada para profissionais que querem ser especialistas em determinado tema. Duram de um ano a um ano e meio.

  • MBA: para quem deseja ser um especialista em áreas de gestão, marketing ou negócios. Geralmente duram um ano e meio.

  • Mestrado acadêmico: recomendado para quem busca ser professor universitário ou investigador de uma determinada área. Costumam durar dois anos.

É importante saber que há também os cursos de pós graduação a distância, muito requisitados atualmente pela flexibilidade e versatilidade, assim como os demais cursos online.

Cursos de extensão

Segundo o MEC, além dos cursos de graduação e pós-graduação, as faculdades podem oferecer aos estudantes ou profissionais cursos de extensão universitária. São semelhantes aos cursos livres, pois por terem menor duração, não são regidos por uma autorização do Ministério da Educação ou outro órgão e têm o caráter de educar em diferentes âmbitos: cultural, social, tecnológico, científico, etc. Esses cursos são muito apropriados para atualizar os conhecimentos adquiridos na graduação e fortalecer o networking em sua área de atuação. 

Vale saber que um curso de extensão não é considerado de pós-graduação por que pode ser ministrado a alunos já formados na faculdade, àqueles que ainda estão estudando ou até mesmo para quem ainda não se matriculou em um curso de educação superior. Essa modalidade de curso não tem um pré-requisito como as graduações, que pedem que o aluno comprove a formação no ensino médio. O curso de extensão é voltado para todos da sociedade, apesar de ser oferecido por faculdades de todo o Brasil. É claro que quem quiser se inscrever em um curso de extensão, deve ficar atento às normas estipuladas pelas instituições.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Cursos técnicos

Há ainda os cursos técnicos, que são de nível médio e têm o objetivo de qualificar os estudantes em conhecimentos teóricos e práticos para atuarem em diversos setores profissionais. Uma das vantagens do ensino técnico é que ele proporciona aos alunos um acesso mais rápido ao mercado de trabalho, inclusive, por meio de concursos públicos. Ele pode ser feito juntamente com o ensino médio ou após a conclusão do mesmo.

Valorize a sua qualificação profissional

Viu só quantas modalidades de ensino disponíveis para agregarem a sua formação? Como explanamos neste artigo, o mundo globalizado pede que as pessoas obtenham cada vez mais conhecimentos e de forma mais ágil e eficiente. Os cursos online com certificado não decepcionam nesse sentido. Realizando-os você aprende mais sobre a sua área de atuação e garante a documentação oficial que comprova todo o conteúdo que lhe foi ensinado. 

Aqui no Centro de Estudos e Formação você encontra centenas de cursos, que podem ser feitos com um investimento justo: apenas R$ 99,70. É isso mesmo, por esse valor você consegue realizar um, dois, três ou quantos cursos online desejar para melhorar o se currículo e a sua vida profissional. Gostou da boa notícia? Faça sua inscrição e comece a se qualificar.

O que achou do artigo? Tem alguma dúvida a respeito das modalidades de ensino ou dos cursos que oferecemos aqui no portal? Deixe um comentário para a gente, que responderemos prontamente. Continue acompanhando nosso blog, até uma próxima!