Home / Blog / Estudo / 10 cursos online para quem quer salvar o meio ambiente
  • 31/10/2016

10 cursos online para quem quer salvar o meio ambiente


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
cursos online sustentabilidade

Meio ambiente é o conjunto de coisas vivas e não vivas que existem no planeta. Envolve todas as condições climáticas, geográficas e biológicas responsáveis pela manutenção da vida na Terra.

Todos fazemos parte do meio ambiente e sabemos da importância de cuidar bem dele como um todo. Esse entendimento por si só é ótimo, mas muitas vezes não agimos exatamente sobre o que ele nos aponta: é preciso pensar em ações que possam melhorá-lo – e, felizmente, há cursos online que promovem isso. Aliás, mais do que aprimorar o meio ambiente, devemos pensar em uma questão que, infelizmente, é uma dura realidade: a salvação dele.

Então, como você pode ajudar a salvar a natureza? De que maneira você, que muitas vezes se sente alguém com pouco poder para fazer algo, consegue cooperar para que situações que agridem o meio ambiente não continuem se desenvolvendo?

Nesse artigo separamos 10 cursos online sobre o assunto que irá te esclarecer muitos questionamentos e apontar caminhos que você poderá seguir para agir efetivamente na melhoria do mundo em que vivemos. Você pode ser uma pessoa já com bastante conhecimento nessa questão por atuar na área ou alguém que desejar fazer o melhor para o planeta independente da profissão em que atua. Os cursos online abaixo te darão uma ótima visão do papel que pode e deve desenvolver nessa importante missão.

Os seres vivos e o meio ambiente

Antes de pensar em ações para colocar em prática e começar um trabalho de salvação ou melhoria no meio ambiente, é necessário entender que quando falamos do assunto devemos nos lembrar de que as pessoas não são os únicos seres que estão no mundo. Existem vários ecossistemas e eles se interligam, se relacionam, e não podemos nos esquecer de que as plantas e os animais também estão inseridos no mesmo meio ambiente que desejamos ajudar.

O Curso Online Os seres vivos e o Meio Ambiente é focado na construção de um convívio baseado no respeito entre todos os elementos de um ecossistema. A plenitude desse conhecimento é uma das bases para que a nossa relação com o meio ambiente seja a melhor possível. É por isso que nos tópicos estudados estão o conceito de biodiversidade e o estudo aprofundado sobre os seres vivos. Ou seja, você aprenderá classificações, características, organizações estruturais desses seres, bem como a relação que eles desenvolvem entre si e muito mais. A sociedade precisa compreender que o espaço da Terra não é somente nosso e por isso esse curso online é tão importante: ele ensina que devemos nos atentar para todos aqueles que dividem o contexto ambiental em evidência.

Agroecologia: Fundamentos Essenciais

A agricultura não precisa ser uma ação que faz mal para o meio ambiente. Infelizmente, temos a noção de uma técnica que é invasiva e não se importa muito com os ecossistemas e não podemos negar que isso ainda é uma triste realidade. É por isso que o Curso Online Agroecologia – Fundamentos Essenciais é tão importante para quem quer pensar em formas saudáveis de se relacionar com o meio ambiente. Plantar e colher são atividades indispensáveis para a nossa sobrevivência, mas nem por isso elas têm a necessidade de não pensar nas consequências que um plantio despreocupado pode acarretar.

Esse curso online tem como foco práticas sustentáveis na agricultura. Feito tanto para os profissionais da área quanto para os interessados no assunto, aqui o que ganha destaque é a agricultura familiar e como essa nova forma de plantar e cuidar dos alimentos nos faz entender de maneira diferente como nos relacionamos com o meio ambiente em si. Há diversas formas de ganhar da terra o que necessitamos e elas não precisam ser agressivas, basta pensar em fertilizantes naturais, plantas companheiras, repelentes vegetais e outros métodos que são abordados no cronograma do curso. Tudo isso para não prejudicar a natureza.

Você sabia?

  • O que causa a chuva ácida no meio ambiente? A chuva ácida é causada pela ação de diversos ácidos liberados na atmosfera, como o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre. Esses gases são gerados em sua maior quantidade pela queima de combustíveis fósseis.

Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade é uma das palavras mais importantes quando pensamos em maneiras de cuidar do meio ambiente. Contudo, ela vai muito além do que apenas falar sobre as formas de viver que não prejudicam o Planeta Terra na contemporaneidade, mas sim nos lembra de que devemos pensar em como o meio ambiente estará no futuro, seja ele próximo ou não. Por isso trazemos o Curso Online Desenvolvimento Sustentável. Ele discute sobre como tratar o meio ambiente de modo a atender as demandas que temos de forma mais imediata, mas também discorre sobre como trabalhar para deixarmos um mundo melhor para as gerações futuras.

Quando estudado, por exemplo, após ou antes o curso online Agroecologia você entende ainda mais a importância de não tomar decisões ambientais apenas baseadas no hoje, ou seja, o amanhã é algo que sempre deve ser considerado e também trabalhado. O conteúdo programático fala sobre recursos naturais que não são renováveis, como ajudar na preservação do meio ambiente e faz isso com um aporte teórico cheio de conhecimentos sobre o tema principal. A sustentabilidade é muito mais do que algo para se aprender, mas sim uma característica que te ensina a pensar e agir de modo sustentável, resolvendo as urgências contemporâneas da humanidade enquanto trabalha para que esse bom modo de vivenciar o meio ambiente tenha consequências positivas no futuro.

Técnicas Aplicadas ao Meio Ambiente

A sustentabilidade não é um tópico que está presente somente no Curso Online Desenvolvimento Sustentável que falamos anteriormente, ela também tem uma grande significância em outros ensinamentos, como aqueles repassados no Curso Online Técnicas Aplicadas ao Meio ambiente. Nele, somos levados a pensar muito na questão da sustentabilidade urbana, o que toca nas discussões sobre energia, a maneira como a utilizamos e o que pode mudar nessa relação entre a necessidade da humanidade e o meio ambiente em que vivemos. Nesse tópico é falado sobre como a energia natural se converte em artificial para ser aproveitada por nós e de que maneira isso beneficia o espaço em que vivemos.

Além disso, a água também é lembrada nesse curso e ele discorre sobre o tratamento desse bem natural, que é um dos mais importantes do nosso mundo. Nesse quesito, são tratados assuntos sobre o gerenciamento das águas, principalmente o que concerne à racionalização. A importância de usar com sabedoria e evitar gastos desnecessários é uma das formas de preservarmos a água e poder pensar mais nos problemas que causamos hoje em relação a esse bem. O curso online também ensina sobre desenvolvimento populacional e econômico, fala sobre tecnologias limpas e como tudo isso afeta o meio ambiente.

Capacitação de Agentes Ambientais

O Curso Online Capacitação de Agentes Ambientais trabalha um aspecto essencial para que o meio ambiente possa vencer as adversidades que anos de falta de cuidado o fizeram ter que enfrentar: as pessoas. Os ensinamentos passados dizem respeito à atuação de voluntários em questões sobre monitoramento da qualidade ambiental. A pessoa que se voluntaria para esse trabalho precisa entender a importância de estudar a conscientização social das comunidades para que possam ensinar como devemos lidar com as questões do meio ambiente. Ou seja, respeito à biodiversidade, como gerir os recursos naturais para que eles não se tornem escassos com o passar dos anos, entre outros.

A profissão de técnico em meio ambiente

  • Técnico em meio ambiente: O Técnico em Meio Ambiente é o profissional habilitado a realizar uma série de levantamento de dados que embasam um estudo socioambiental. Ele atua na elaboração e desenvolvimento de políticas ambientais e em programas de gerenciamento, tanto no setor público como privado.

O curso ainda traz conteúdo sobre a Legislação Ambiental, já que o voluntário necessita saber dos aparos legais que falam diretamente sobre o meio ambiente. Também são repassados ensinamentos sobre ações que promovem a qualidade de vida e a sustentabilidade – por isso é bom que os interessados também façam outros cursos online que tocam acerca desse assunto tão caro para o aprendizado ambiental. O voluntário aplica tudo o que aprendeu para que a relação entre ser humano e natureza possa ser estabelecida de uma forma ainda mais saudável e harmônica.

Noções de Direito Ambiental

Assim como em “Capacitação de Agentes Ambientais”, em que a pessoa matriculada recebe ensinamentos acerca da Legislação Ambiental, o conteúdo que vemos no Curso Online Noções de Direito Ambiental, se aprofunda mais um pouco na questão. É trazida toda uma reflexão sobre o meio ambiente e para fazer isso usa-se coma base as filosofias do direito. Temas importantes sobre as leis ambientais são um dos focos, já que são discussões que repercutem na sociedade e urgem ser debatidas por todos aqueles que se envolvem e se preocupam de alguma maneira com o meio ambiente.

Discutir a Avaliação do Impacto Ambiental primeiro coloca a pessoa matriculada como alguém possível de criticar as atitudes que têm sido feitas pela humanidade – de forma individual, social ou mesmo corporativa – para que a salvação do meio ambiente não seja um tópico adiado. Já a Responsabilidade Civil e Penal que o curso online traz aponta para os aparatos legais que olham para os impactos causados. Isso é feito de uma maneira que a pessoa matriculada tenha noção de que existem punições nos códigos do direito brasileiro que olham para o meio ambiente e buscam uma maneira de manter a vida ambiental do planeta a salvo.

Política e Gestão Ambiental: Noções

O Curso Online Política e Gestão Ambiental traz para a pessoa matriculada ensinamentos essenciais para quem sabe da importância de pensar essas áreas de forma correlacionada. Somente dessa maneira é possível nos certificar que o meio ambiente recebe atenção dos órgãos públicos e também é cuidado em outros aspectos. A sustentabilidade é uma característica recorrente em outros cursos online dos quais já falamos no artigo e ela aparece aqui novamente, justamente no lado político, que fala sobre como executar projetos de desenvolvimento sustentável, o que é ótimo para quem se interessa em planejamento, por exemplo.

A questão da água, também explorada em outros momentos de cursos variados, volta a ser um tópico discutido quando o lado da gestão ambiental entra em foco. Aqui, contudo, o que está mais em voga é a preservação dos recursos hídricos. Juntamente temos a recuperação do meio físico em que vivemos e como a uma boa gestão ambiental pode favorecer o turismo sem fazer mal para a natureza. Pensar em uma forma de gerência social, enquanto aplicada à política, que não agrida a Terra e seus ecossistemas só faz bem para a sociedade, já que vários setores podem se preocupar com isso e fazer suas devidas partes no assunto.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Ajudar o meio ambiente começa nas suas atitudes pessoais, mas você como profissional, não somente da área ambiental, também pode ajudar a preservar o mundo em que vivemos. Com um foco maior nos profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, o Curso Online Programa de Prevenção de Riscos Ambientais leva o pensamento de preservação para dentro das empresas por meio daquelas pessoas que sabem da importância das organizações contribuírem para manter a natureza a salvo e ajudar a melhorá-la.

Os descartes de resíduos não podem ser tratados de uma maneira negligenciada pelas empresas e esse curso quer levar essa consciência para todos que trabalham desde locais grandes aos pequenos. Organizações de pequeno, médio ou grande porte criam resíduos muitas vezes específicos relacionados ao tipo de trabalho desenvolvido. Quando um profissional está ciente de que deve-se seguir protocolos para os descartes, tudo muda para melhor. O curso ainda fala sobre como diminuir efeitos nocivos ao meio ambiente que o em torno das empresas podem vir a causar, bem como toca no assunto da emissão dos gases industriais, que não pode ser deixado de lado e deve ser debatido para se chegar a uma conclusão que não ajude na destruição do meio ambiente.

Mapa de Riscos

Esse Curso Online de Mapa de Riscos, assim como o de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, também é voltado principalmente para aqueles profissionais da área de Segurança do Trabalho (quando falamos isso não é, de maneira alguma, para excluir os interessados no assunto, mas sim apenas uma forma de apontar para quais pessoas esse conteúdo seria ainda mais valioso). O curso ajuda a pessoa matriculada a criar mapas de riscos e sinalizar para os trabalhadores sobre o que eles precisam se precaver.

Quando falamos do meio ambiente, estamos dizendo principalmente de riscos químicos e biológicos. Eles, além de poderem afetar a pessoa e a própria empresa, também pode levar consequências graves para a natureza. Se algum acidente ocorre, isso acaba por mudar o contexto ambiental daquela área e atingindo ainda mais pessoas no processo. Por isso técnicas de geoprocessamento, bem como de mapeamento, além de conteúdos sobre geologia e outros estudos fazem parte do programa que é visto nesse curso online. Além disso, a tabela de gravidade, que desempenha um papel importante nesse universo para o qual olhamos agora, também é vista, da mesma forma que ensinamentos sobre caracterização da área de trabalho também ganham destaque. Todo o conteúdo está construído por volta do que é, para que serve e como elaborar mapas de riscos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Gestão de Resíduos Sólidos

Diferente do curso de “Mapa de Risco” que foca nos profissionais de segurança do trabalho, o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos tem como público principal aqueles que estão envolvidos na área de serviços da saúde. O conteúdo fala sobre como deve ser feita a gestão de resíduos sólidos e isso é um trabalho importante quando pensamos no desenvolvimento sustentável (dê uma olhada nesse curso também, citamos ele nesse mesmo artigo) de uma região. Ele traz um ensinamento mais técnico quando se aprofunda na NBR ISSO 14001, a norma responsável por especificar como se dá a aplicação de um sistema eficiente de gestão ambiental.

Os conhecimentos que o curso passa são bem completos e por isso a metodologia ensinada abarca uma gerência do meio ambiente que vão desde bairros até o país como um todo, passando por empresas e pequenas comunidades. Algo interessante é a comparação feita entre Brasil e Portugal quando o assunto é a maneira com a qual os dois países lidam com a gestão de resíduos sólidos. Isso é bom para que possa-se ter outros exemplos e repensar algumas coisas na nossa cultura ambiental.

Aprenda mais:

  • Qual é a importância da reciclagem para o meio ambiente? A reciclagem é importante por se mostrar a melhor saída para evitar o esgotamento dos recursos naturais não renováveis e para contribuir com a diminuição das enormes quantidades de lixos inorgânicos que vêm poluindo o planeta e causando uma série de doenças.

Percebeu como esses cursos online são incríveis para quem quer ajudar o meio ambiente? A melhor parte é que ao se matricular no Educamundo, você tem acesso a todos os cursos do portal por um ano inteiro. Ainda, você possui a opção de certificado em todos os cursos. Entenda como funciona o nosso portal, invista em você e ajude a salvar o meio ambiente. 

Pesquisar