Home / Blog / Dicas / 18 cursos online e guia completo de como ser um empreendedor melhor
  • 03/03/2017

18 cursos online e guia completo de como ser um empreendedor melhor


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
18 cursos para empreender melhor

Empreendedor é a pessoa que inicia seu próprio negócio, seja ele digital ou físico. É importante a visão de empreendedorismo para encontrar as oportunidades existentes no mercado e com isso obter sucesso, assim, características como criatividade, inovação e atitude são fundamentais para a personalidade empreendedora.

Se você tem interesse em saber como ser um empreendedor de sucesso, saiba que os números são animadores: quatro em cada dez brasileiros têm o seu próprio negócio. Esses dados são de uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), encomendada pelo Sebrae, em 2015. É a maior taxa de empreendedorismo no Brasil nos últimos 15 anos.

Isso está relacionado a inúmeros fatores, como por exemplo: a melhoria do ambiente legal no Brasil, a inspiração em companhias que deram certo e a grande variedade de modelos de negócio. Mas para que o empreendimento vá para a frente e obtenha êxito, é preciso ter, além de cautela e força de vontade, conhecimentos de conceitos de administração e na área em que vai atuar. Uma ideia é se capacitar em cursos online, que são práticos e muito eficientes. Por que não investir?

Aqui no Educamundo você encontra centenas de cursos EAD, que já foram realizados por mais de 200 mil alunos. Se você está planejando se tornar um empresário ou microempreendedor individual e quer aprender como abrir uma empresa, experimente essa modalidade de conhecimento.

Para te introduzir neste universo, elaboramos este artigo com dicas de como ser um empreendedor melhor e com um currículo recheado de qualificações obtidas em cursos online com certificado. Acompanhe!

Você sabe o que é?

  • O que é um empreendedor e empreendedorismo? Empreendedor é uma pessoa capaz de identificar oportunidades e organizá-la de forma lucrativa na forma de um negócio próprio, enquanto o empreendedorismo é o processo, habilidade e capacidade de criar algo diferente e de valor, assumindo os riscos financeiros, sociais e psicológicos da atitude.
  • O que é um Empreendedor Individual? O empresário ou empreendedor individual caracteriza-se por ser a pessoa que exerce atividade profissional com ganhos de até R$ 360.000,00 por ano (Micro Empresa – ME) ou até 3,6 milhões por ano em caso de Empresa de Pequeno Porte (EPP).
  • O que é empreendedorismo corporativo? O empreendedorismo corporativo acontece quando uma empresa ou organização implementa mudanças internas com o objetivo de maximizar resultados, pode ser desde a criação de um novo produto até a reformulação do quadro de funcionários.

Prepare-se para o mundo dos negócios

Ser dono da própria empresa soa bem aos ouvidos. Afinal, é uma chance de conduzir um negócio do seu próprio jeito e lucrar com algo que você mesmo criou. Indo além, o empreendedorismo praticado hoje em dia no Brasil pode ser uma forma de enxergar novas oportunidades em meio à crise, como diz uma pesquisa encomendada pelo Estadão: 49,9% resolveu empreender para complementar a renda familiar e 14,7 por que preendeu o emprego. É um resultado que combina com a máxima "enquanto uns choram, outros vendem lenços". 

Entre os muitos tipos de empresas para investir, há a possibilidade de abrir um negócio próprio, no qual você vai pensar tudo desde o início, participar da criação, implantação e gestão de uma ideia sua. Além disso, você precisará ter muita paciência para ganhar aceitação do mercado e know-how para gerenciar crises e ser sempre inovador.

Mas além de um empreendimento independente, você tem a opção de abrir uma franquia. Esse tipo de negócio está em alta no Brasil e consiste em um modelo pronto que é vendido para potenciais franqueados. Ou seja, você será dono de um negócio que já tem uma marca, produtos e serviços desenvolvidos e certo reconhecimento no mercado. Mesmo assim, como responsável pelo seu ponto, você terá que mantê-lo rentável e sempre com ideias novas.

Esses podem ser dois tipos de negócios lucrativos para a sua carreira como empresário, que pode deslanchar com muito mais sucesso com a ajuda de cursos à distância. Tais capacitações sempre são bem-vindas para qualquer modalidade empresarial que você vir a escolher, pois os conteúdos auxiliam a cuidar de seu negócio da concepção à atuação na área diariamente. São conhecimentos que agregam valor a você como empreendedor e ao seu serviço ou produto. Não dá para perder uma chance como essa.

Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) foi criado para legalizar a situação do trabalhador informal e para mostrar que ser formalizado por ser muito rentável. Atualmente, o MEI é considerado o maior programa de redução da informalidade empresarial do mundo, tendo fácil adesão através da internet, por onde é emitido o CNPJ do novo empreendedor. Contribuindo com uma taxa mensal é possível garantir benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade ou doença, por exemplo, além de conseguir emitir documento fiscal, ter crédito bancário, entre outros. 

Essa modalidade é ótima para quem presta serviços de forma autônoma e quer garantir seus direitos, fazendo a contribuição todos os meses como qualquer trabalhador, mas de um valor bem mais baixo. Se esse é o seu caso, para dar mais credibilidade ao seu micro e pequeno negócio, é super válido aprender mais em cursos online com certificado, que são práticos, oferecem o conhecimento específico para a sua necessidade no momento e o documento que comprova sua aprendizagem.

Passo a passo para empreender

Para fazer uma boa gestão empresarial, você deve considerar inúmeros tópicos. Bom, ninguém disse que seria fácil, não é mesmo? É preciso pensar em estratégias de marketing, saber manter o fluxo de caixa controlado e manter o seu negócio criativo e inovador. Afinal, para se manter de pé em meio a tanta concorrência é necessário ter diferenciais.

Se é isso o que você mais quer para sua vida, deve conhecer o passo a passo de como abrir uma empresa do jeito que sempre sonhou. Confira nossas dicas, que valem para quem quer ser empresário, microempreendedor individual ou franqueado:

  • Defina o tipo de negócio que quer abrir

Tornar-se dono de um negócio pode ser algo muito proveitoso futuramente, mas para que isso aconteça o ramo deve ser muito bem escolhido. Você precisa ponderar quais as áreas que mais te agradam e se elas têm a ver com o seu intuito e com a sua personalidade. Vale estudar bastante as possibilidades.

  • Descubra se você tem perfil para esse negócio

Definindo o tipo de negócio, você poderá analisar se você se dará bem realizando essa atividade. Por exemplo, se pensou em abrir um salão de beleza, reveja qual será o seu papel dentro da empresa, se tem afinidade com o ramo, se poderá colocar "a mão na massa" caso tenha problemas futuramente, entre outras questões.

  • Estude tudo sobre o novo empreendimento

Se você já escolheu a área para seu novo negócio, o próximo passo é se aprofundar nela. Estude, faça análises e comparações, busque pesquisas consolidadas, converse com pessoas que já atuam no ramo, entenda tudo sobre seu novo empreendimento, o que ele precisará para funcionar, quais os riscos, o público-alvo, o valor de investimento, entre muitas outras informações.

  • Organize todas as informações coletadas

Trate o passo anterior como um período de coleta de dados. Faça todas as anotações pertinentes, relacione outros casos com o seu e se enxergar uma boa oportunidade, vá em frente!

  • Obtenha crédito para iniciar seu negócio

Tenha claro qual é o valor do financiamento que precisará fazer para abrir o seu negócio. Isso deve estar entre os resultados de sua pesquisa sobre o empreendimento. Pense: qual será a finalidade do recurso pretendido? Lembre-se que você precisará ter um orçamento amplo para iniciar, pois gastará com equipamentos, matéria prima, mão de obra inicial, levantamento ou reforma da estrutura física, etc. Pesquise onde fará esse financiamento, pois as condições variam de banco para banco. 

  • Inicie sua empresa e se capacite com workshops e cursos online

Deu tudo certo? Então é hora de "arregaçar as mangas", trabalhar no empreendimento que sempre sonhou e sempre se manter atualizado quanto a sua área e à atividade de gerenciar uma empresa. Um empresário deve estar atento às novidades do mercado para se diferenciar da concorrência e obter o retorno positivo que espera.

Já tem um negócio? Será que você já é um bom empreendedor?

  • Um bom empreendedor é capaz de analisar as oportunidades de negócios e ganho ao analisar os possíveis riscos, além de contemplar características como: boa comunicação, motivação de equipes, criatividade, foco, persistência e disciplina.

Cursos online para você empreender e ter retornos positivos

Agora que você conheceu mais sobre as principais possibilidades de negócios para investir e dicas de como abrir uma empresa de forma consciente, vamos evidenciar por aqui uma lista com 18 cursos online do Educamundo para ajudar você a se qualificar e a ser um empreendedor melhor. Conheça:

Empreendedorismo

Nossa primeira sugestão entre os muitos cursos a distância do portal é exatamente o Curso Online Empreendedorismo, que aborda diversos parâmetros modernos relacionados ao tema. São conhecimentos imprescindíveis para pessoas que desejam ser donas de negócios lucrativos em setores diversos do mercado.

É um conteúdo completo sobre o universo do empreendedorismo, que perpassa por todos os tipos de empresas, incluindo organizações de cunho filantrópico e social. Realizando essa capacitação você será apresentado a artigos, livros e vídeos para facilitar a aprendizagem, sendo que seu principal objetivo é fazer com que cada aluno descubra sua atitude empreendedora.

Como Iniciar seu Próprio Negócio

Este é outro curso de empreendedorismo que se mostra essencial para quem busca conhecimentos antes de criar uma empresa independente. É uma chance para você descobrir como fazer planejamento, pesquisas e análises sobre seu perfil de empreendedor e seu futuro negócio.

O Curso Online Como Iniciar seu Próprio Negócio ajuda ainda a formatar o melhor plano de negócios de acordo com o tipo de empreendimento a ser aberto, analisar a viabilidade do capital inicial, definir o público alvo, entre outras questões pertinentes.

como ser um empreendedor

Liderança

Desenvolver a capacidade de liderança é uma das necessidades de quem quer empreender com sucesso. Ela é uma qualidade valorizada no mundo dos negócios, pois auxilia nas negociações, na percepção e resolução de problemas, na divisão de trabalho, administração, entre outros fatores.

No Curso Online Liderança você poderá aprender tudo isso e muito mais. Por exemplo, ele apresenta um conteúdo completo sobre vários conceitos da liderança, evidenciando estratégias para negociar, organizar e motivar a equipe, além de técnicas de persuasão e de inovação.

Vença Desafios com Criatividade

O dia a dia de um empreendedor não é fácil. É necessário ter muito jogo de cintura para enfrentar a concorrência e manter a estabilidade de seu negócio. O Curso Online Vença Desafios com Criatividade pode ajudar você, que está começando uma nova empresa ou já é um empresário, a lidar com situações difíceis de maneira original.

O material disponibilizado oferece ao participante caminhos para ser mais criativo, uma competência exigida nos negócios do mundo moderno. Você perceberá durante esta capacitação que todo mundo tem a chance de desenvolver a criatividade e saberá como estimular esse processo. São cursos EAD como este que vão transformar você em um empreendedor melhor.

Marketing

Aposte em estratégias de marketing se você quer que sua empresa se dê bem no mercado. Engana-se quem pensa que esse método se restringe a grandes organizações. Hoje, ele se mostra imprescindível para qualquer corporação, seja privada, pública ou não-governamental.

Com o Curso Online Marketing você poderá aprender tudo sobre o tema, principalmente no que se trata de gestão de imagem de empresas, alcance de objetivos e percepção de marca. São trabalhados diversos métodos e estratégias trazendo à tona variadas vertentes do Marketing. Se você procura um curso de empreendedorismo respeitado para crescer em sua área, aposte neste aqui.

Excelência no Atendimento ao Público

Quer aprender mais sobre como ser um empreendedor na área de serviços? Saiba que você vai precisar estudar bastante sobre tipos de públicos e formas de atendimento. Oferecer um serviço de qualidade é uma das portas para o sucesso de seu negócio, pois, muitas vezes, é o que garante clientes fidelizados.

Quem procura aprimorar seus conceitos de recepção de clientes pode realizar o Curso Online Excelência no Atendimento do Público. Ele destaca o quão importante é manter a qualidade dos serviços e aplicar conhecimentos para alcançar um atendimento de excelência. São ensinadas técnicas de comunicação, levando em conta a clareza e capacidade de resolver problemas e respeitando os princípios éticos e estéticos para construir um bom relacionamento. O que acha de aprender mais sobre o tema?

Administrando Melhor o Tempo

Tempo é dinheiro. Essa máxima funciona muito bem quando se trata do mundo corporativo, não é mesmo? Mas considere que saber administrar o tempo, além de trazer mais chances de negócios lucrativos, pode conferir mais qualidade na vida profissional e pessoal. Isso porque você começa a perceber que muito do que você faz hoje é desnecessário, como por exemplo: diversas reuniões para tratar de um assunto só; preenchimento manual de documentos, quando podem ser computadorizados; comunicação por telefone, quando um e-mail resolve o problema, etc. Esses fatos parecem pequenos, mas quando se acumulam, defasam a qualidade da rotina.

Para descobrir formas de otimizar a sua rotina, nós indicamos o Curso Online Administrando Melhor o Tempo. Nele, você é influenciado a refletir sobre essa questão, repensando formas de planejar o tempo e reestruturar a agenda. É mostrado como dá para priorizar compromissos e excluir outros sem prejudicar os resultados. Esse é, de fato, um curso de empreendedorismo que visa modificar sua vida de formar prática.

Programa 5S

Você conhece a metodologia 5S? Se não, está perdendo uma oportunidade de melhorar como empreendedor e chefe de equipe. Ela tem origem japonesa e consiste em cinco etapas: organização, arrumação, limpeza, padronização e autodisciplina. São exatamente cinco palavras que, destrinchadas dentro dessa técnica, podem trazer sucesso para a sua empresa.

Essa metodologia possibilita o planejamento sistemático, sempre buscando aumentar a produtividade e a motivação. Se você está com dificuldades para ser um empreendedor organizado, preste atenção nas dicas do Curso Online Programa 5S.

Departamento Pessoal

Valorizar a gestão de pessoas é um diferencial e tanto para quem quer descobrir como ser um empreendedor. Empresas de pequeno, médio e grande porte necessitam de um Departamento Pessoal e ficar por dentro das atividades exercidas nesse âmbito fará de você um empresário completo.

No Curso Online Departamento Pessoal você aprenderá os pontos acerca do tema, como por exemplo, direitos e obrigações trabalhistas, elaboração de contratos, rescisões, benefícios e outras rotinas incumbidas a este setor.

Gestão das Funções Organizacionais

Conhecer conceitos de administração de empresas é algo essencial para quem quer empreender. O Curso Online Gestão das Funções Organizacionais reúne diversos conceitos sobre esse tema, a fim de introduzir os alunos à capacidade de comandar uma corporação.

Essa capacitação aborda a evolução da administração até os dias de hoje, colocando em pauta a gestão em diversos tipos de organizações, empreendedorismo e também muitas técnicas de implementação para uma gestão eficaz. É uma ótima aprendizagem para promover mais ações eficientes e aumentar a produtividade de sua empresa. Por que não investir?

curso de empreendedorismo

Planejamento Estratégico

Para cuidar de uma empresa e trazer bons resultados é preciso levar em conta fatores internos e externos a ela. Podemos dizer que fatores internos são basicamente os funcionários, a produção em geral, os maquinários, as estratégias de venda, entre outros, e fatores externos dizem respeito aos clientes, fornecedores, concorrentes, governo, leis e grupos de interesse.

Para que tudo isso fique harmonizado para trazer bons resultados, existem os métodos de planejamento estratégico, que funcionam a longo prazo e são extremamente eficientes. É possível aplicá-los em empresas de todos os segmentos. Planos que pedem prazos maiores para serem concretizados beneficiam o empreendedor e o negócio de diversas maneiras, tais como: melhor visualização do empreendimento e de suas variáveis, identificação dos pontos que precisam melhorar e das tendências de mercado que podem compatilizar com o seu tipo de negócio.

Para atingir suas metas futuras, aprenda mais no Curso Online Planejamento Estratégico. Ele é pronto para capacitar profissionais acerca da realização de seus projetos, formulação de objetivos e gestão empresarial. Nele, você vai conhecer quais são as etapas do planejamento estratégico, como fazer o cronograma e avaliação do ambiente, os planos de ação e propostas.

Qualidade Total na Empresa

O título desta capacitação já diz tudo, não é mesmo? O Curso Online Qualidade Total na Empresa realmente pode te ajudar a aperfeiçoar seu modo de trabalho, mostrando como desenvolver conceitos de gestão. Pode ser a saída que você precisava para manter seu negócio de pé e obter sucesso.

O curso aborda a visão sistêmica, a integração dos sistemas de gestão, responsabilidade social e ética empresarial, além de outros assuntos.

Matemática Financeira

Esta é uma sugestão de curso para quem está começando a empreender ou quer entender melhor sobre as finanças de seu negócio. É uma ótima capacitação para analisar os riscos de seus investimentos, compras e vendas, além de outros elementos que compõe o orçamento de um empreendimento.

O Curso Online Matemática Financeira pode te ajudar a ficar por dentro do capital da empresa, permitindo que você faça análises ágeis e possa acompanhar o trabalho do departamento pessoal, por exemplo. O conteúdo traz tudo sobre juros e capitalização simples, juros comerciais, juros compostos, financiamento, uso da calculadora HP 12C, taxas efetivas, e muitos outros temas.

Etiqueta Empresarial e Profissional

Quando começamos a empreender, às vezes não imaginamos que precisamos distanciar nossa imagem pessoal da profissional. Porém, isso é muito importante para que você assuma um papel mais sério diante de seus negócios.

Com o Curso Online Etiqueta Empresarial e Profissional você obterá o suporte para melhorar sua apresentação diante do ambiente de trabalho e também na sociedade. São mostradas várias dicas de marketing pessoal, comportamento, etiqueta, entre muitas outras. É muito conteúdo interessante para que você conquiste autoconfiança como empreendedor, além de desenvoltura e naturalidade para enfrentar qualquer situação. Você verá que tais atitudes podem trazer melhores resultados.

Estratégias de Negócios na Internet

Se sua empresa futura ou já existente é digital, você já tem uma carta na manga contigo. Isso por que a internet já mostrou a que veio quando se trata de negócios lucrativos. Mas para que isso dê certo, você precisa se diferenciar, claro.

O Curso Online Estratégias de Negócios na Internet pode te ajudar nessa missão apresentando inúmeras estratégias de divulgação, o uso das Tecnologias de Informação, como acompanhar o dia a dia de seu negócio e mensurar seus resultados. Você também estará apto para planejar estrategicamente seu empreendimento na web, saber mais sobre desenvolvimento de sites e uso de plataformas específicas, além das mídias sociais. É um curso moderno e que pode fazer toda a diferença para você.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
 

Práticas Administrativas nas empresas

Se você quer obter mais conhecimento sobre mundo corporativo e administração de empresas pode realizar o Curso Online de Práticas Administrativas. Ele pode ajudar bastante o empreendedor a enxergar novos caminhos para liderar, organizar e fazer a gestão de pessoal.

Neste curso é ensinado também tudo sobre armazenamento de dados, inúmeras estratégias de marketing e como montar planilhas de resultados. É uma capacitação bem completa que mostra a história da administração, as principais influências e autores. Ao fazê-la, você entenderá o comportamento atual das empresas, quais seus principais problemas e como resolvê-los.

Plano de negócios

Esse é um dos cursos EAD para quem está planejando abrir ou quer reestruturar seu negócio. Saber fazer um plano de negócios é indispensável para qualquer empresário, seja ele um microempreendedor individual, microempresário, sócio, dono de um negócio de pequeno, médio ou grande porte. O Curso Online Plano de Negócios prepara você para fazer esse planejamento desde a concepção de sua ideia, até o desenvolvimento e a implantação da empresa.

É possível aprender também como identificar oportunidades e mercados lucrativos, produtos e serviços inovadores, entre outros. Com essa capacitação você saberá estudar os variados públicos-alvo dependendo do setor e a concorrência, a fim de definir estratégias de marketing. Além desses, há muitos outros temas abordados e imprescindíveis para quem quer empreender.

Comunicação Empresarial

Seu negócio passa a ser mais conhecido principalmente através dos meios de comunicação, sobretudo da internet. Por isso é preciso saber manter uma relação mais próxima entre sua empresa e o público em geral para conseguir mais reconhecimento e aprovação.

O Curso Online Comunicação Empresarial oferece ao empreendedor e demais interessados as melhores dicas de como se comunicar e solucionar problemas através de técnicas de comunicação. Você verá que esse é um ótimo método para gerenciar crises e melhorar a imagem de qualquer empreendimento. Além disso, comunicar-se bem é garantir mais afinidade com seus clientes, independentemente do tamanho de seu negócio.

3 casos surpreendentes empreendedores de sucesso no Brasil

  1. Flávio Augusto da Silva – Fundador da Escola de Inglês Wise Up e do site MeuSucesso.com;
  2. Luiza Helena Trajano – Eleita pela Forbes como uma das três mulheres mais poderosas do Brasil e fundadora das lojas Magazine Luiza.
  3. Alexandre Costa – Fundador e proprietário das lojas de chocolate Cacau Show.

Empreendedor: invista em conhecimento

Com essa lista de cursos a distância deu para perceber que há muito mais para conhecer do que se imagina, não é mesmo? Para empreender com êxito não basta ter ideias criativas, é preciso saber como colocá-las em prática para gerar bons frutos.

No Educamundo você consegue adquirir todos os saberes essenciais para montar um negócio e se tornar um empreendedor qualificado. Não tenha dúvidas de que cursos online com certificado podem te ajudar a atingir esses objetivos. Realize sua inscrição e aumente suas chances de ter sucesso.

Esperamos que tenha gostado do artigo! Caso tenha dúvidas em relação ao tema ou aos cursos oferecidos, deixe um recado para a gente. Até mais!

Pesquisar