Home / Blog / Estudo / O que é sociologia da educação e qual sua aplicação?
  • 22/06/2020

O que é sociologia da educação e qual sua aplicação?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
sociologia e educação

Atualmente, muito se fala em Sociologia, a ciência que estuda o comportamento em meios sociais, como associações e instituições, assim como a forma em que indivíduos estão ligados a outros, suas relações sociais e a importância da cultura e a organização da sociedade em que vivem. Mas como a Sociologia se relaciona com a educação e qual a importância dessa relação? O que dizem especialistas sobre a Sociologia da Educação

Se você quiser entender mais sobre o que é sociologia, como ela está ligada com a educação e qual é sua aplicação no cotiadiano, o nosso portal criou um de seus cursos online para tratar sobre esses assuntos que são tão interessantes e têm grande importância para a formação de um professor ou, até mesmo, para compreender melhor a sociedade em geral, o Curso Online Sociologia da Educação.

O que é a Sociologia da Educação?

A Sociologia da Educação é a parte da ciência que estuda os processos sociais de ensino e de aprendizagem, ou seja, é a área que explora todos os processos que ocorrem dentro do ensino, desde as relações estruturadas até o papel da escola dentro da sociedade. É necessário pensar que a sociedade, a escola e o ser humano estão diretamente conectados e um exerce influência no outro. A escola tem um grande papel na formação do homem, que, por sua vez, tem conexão direta com a sociedade, ou seja, a sociedade nada mais é do que um resultado da educação.

Continue lendo nosso post para saber mais sobre sociologia e educação e sobre o curso de sociologia online!

A Sociologia da Educação e o que ela diz sobre os contextos sociais

A Sociologia da Educação, como já falamos anteriormente, estuda os processos sociais dentro do ensino e da aprendizagem, ou seja, essa área estuda a educação em geral, considerando que a relação entre transmitir conhecimento e absorvê-lo é um processo complexo.

Sociologia da Educação e a palavra de especialistas

Na Sociologia, é necessário entender que, para se fazer uma boa análise sociológica da escola, devemos considerar o contexto local e, até mesmo, a forma com que o aluno se socializa com a família. A Sociologia é uma construção humana, ou seja, cada sociólogo pensa de uma maneira. Alguns podem concordar em certos pontos e outros podem ter um pensamento completamente diferente. Então, para explicar melhor o que a Sociologia tem a dizer sobre os contextos sociais, é preciso explicitar o que certos autores, que têm uma grande importância na Sociologia e educação, dizem sobre esse assunto.

Grandes sociólogos como Bourdieu, Passeron, Baudelot e Establet, Bowles e Gintis consideram a escola como um ambiente de reprodução da conservação social, tornando-a uma impossibilidade da mobilidade social e, por consequência, um reforço da ordem de poder já estabelecida em que vivemos. O curso de Sociologia, portanto, discutirá esses autores e muitos mais!

A Sociologia da Educação tem um grande papel dentro da educação, que é o de discutir e abordar as desigualdades sociais, bem como analisar se a escola é realmente um ambiente neutro ou se, de fato, reafirma a discrepância social atual. Bressoux, em as pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor, afirma que a escola, sozinha, não tem a capacidade de compensar as desigualdades da sociedade, tendo em vista que a maior parte das diferenças de aquisição vem de fora desse contexto.

Já Rámon Pena Castro, professor da UFSCAR, afirma que devemos pensar no real sentido que a escola tem, que normalmente é reduzido apenas para sua função econômica, ou seja, apenas para a preparação do aluno para o mercado de trabalho. Ele também liga o atual fracasso escolar às mudanças que a sociedade está vivendo, onde a falta de emprego traz uma nova realidade para os estudantes.

A Sociologia do Trabalho é uma das áreas da Sociologia que estuda especificamente o trabalho e os processos sociais do homem e de produção. Um de nossos cursos online, o Curso Online Sociologia do Trabalho, discute este assunto.

O sociólogo canadense André Petitat estudou o que ele chama de “dualismo escolar”, onde existem dois tipos de escolas: aquelas que preparam seus alunos para estudos superiores e aquelas que preparam os pobres para o mundo do trabalho.

O ensino sofreu uma grande democratização, tendo em vista que os números de vagas estão sendo cada vez mais ampliados. Porém, pesquisas apontam altos índices de reprovação, interrupção escolar e, até mesmo, desistência, o que nos faz pensar se a inclusão está realmente acontecendo. Maria Tereza Esteban também se questiona sobre esse alto nível de desistência, tentando compreender o que a escola realmente significa para uma criança de classe popular.

Pode parecer que a Sociologia está apenas apontando os erros cometidos pelas escolas, mas não é isso. Os sociólogos têm o papel de estudar profundamente a importância da escola e qual é o seu papel no mundo, pois eles sabem que ela é imprescindível para a sociedade. Durkheim, o pai da Sociologia da Educação, já dizia que a educação é uma ferramenta poderosa para a construção de uma moral coletiva, o que é essencial para a sociedade.

A importância da Sociologia na educação

A educação é uma prática social, ou seja, ela está inserida em um meio social com práticas que são aceitas ou não, de acordo com a cultura. A educação tem o papel de fazer com que o aluno entenda que está vivendo em uma sociedade e que esta deve ser compreendida como um todo.

A Sociologia, por sua vez, tem a função de tentar compreender as causas e as consequências do que ocorre ou já ocorreu no mundo, para conseguir transformar a história ou, até mesmo, para antecipar certos eventos para as outras gerações. Então, por consequência, a sociologia da educação procura entender de que maneira a sociedade seleciona, transmite e avalia os saberes considerados significativos e de que forma isso reflete a distribuição do poder na nossa sociedade atual.

A sociologia da educação é importante, independente do meio, para a compreensão da realidade social, econômica, cultural e até mesmo política do nosso país. É necessário que os professores tenham uma visão crítica e questionadora, para formar alunos que compreendam e consigam modificar a realidade em que vivem. O nosso portal oferece um ótimo curso online, o qual debate a Sociologia Política, o poder, o Estado e os deveres políticos, o Curso Online Sociologia Política

Já o curso de Sociologia da Educação tem como foco a escola e a sociedade, apresentando a importância de o aluno realmente entender o meio em que vive e de conseguir fazer a mobilidade social. A educação, portanto, tem o grande papel de mostrar para o aluno que ele realmente é capaz e consegue, sim, fazer a mobilidade social.

A educação deve sempre buscar formar adultos que tenham uma visão de como a vida em sociedade funciona e qual a sua importância. Porém, para que isso aconteça, é necessário haver uma preocupação por parte da escola em proporcionar atividades que façam o aluno refletir e problematizar as relações como um todo. Além disso, a sociologia e educação são essenciais para que o professor consiga lidar com alunos de diferentes realidades e mesmo conseguir fazer uma construção do conhecimento de forma eficiente para todos, mas sempre levando em conta a realidade do aluno.

É necessário que o professor tenha em mente que a criança é muito mais que um aluno, ou seja, ela é um indivíduo que tem uma realidade que pode ser muito diferente da conhecida. Além disso, a criança pode ter uma relação com familiares conturbada e, muitas vezes, até passar por grandes dificuldades financeiras.

A Sociologia na educação brasileira

A Sociologia costumava ser uma matéria obrigatória entre 1925 e 1942, tornando-se optativa depois desse período. Porém, boa parte das escolas continuaram ofertando essa matéria. A obrigatoriedade do ensino de Sociologia foi apenas estabelecido, novamente, em 2 de Junho de 2008, através da Lei nº 11.648, que tornava tanto Sociologia quanto Filosofia matérias obrigatórias no ensino médio nacional.

Porém, em 2001, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil naquela época, revogou a lei que obrigava o ensino dessas matérias na educação em geral. No entanto, apenas em 2006, Sociologia e Filosofia se tornaram, novamente, obrigatórias. Nesse momento, não foram definidas as séries do ensino médio nas quais tais matérias seriam ministradas. Em 2008, através do Parecer nª 22, do Conselho Nacional da Educação (CNE), a Sociologia realmente voltou a ser obrigatória em todo o ensino médio.

Se você quer saber mais sobre as mudanças na sociedade, não deixe de fazer um dos nossos cursos online com certificado, que destaca o funcionalismo estrutural, o marxismo e a sociologia clássica, o Curso Online Sociologia Contemporânea.

Geraldo Balduino Horn, doutor em Educação, expressou suas dúvidas sobre o ensino de Sociologia já em 2008, em seu livro Diálogos e Perspectivas de Investigação. Horn questionou como a Sociologia seria ensinada, que Sociologia estaria sendo ensinado e até se os professores estariam preparados para cumprir com os objetivos da disciplina.

Esse tipo de questionamento continua sendo feito e, dessa maneira, podemos afirmar que cada vez mais o profissional de Sociologia está sendo preparado para ser um professor crítico e para cumprir o objetivo da disciplina.

A Sociologia no ensino médio tem como objetivo o confronto da nossa realidade social e política, para que os alunos se tornem mais análiticos e tenham uma visão crítica da realidade. O papel da Sociologia, como um todo, é inserir na vida das pessoas um momento reflexivo sobre a forma que vivemos em geral, o que deve ser feito no ensino médio.

Você viu como a Sociologia é, realmente, uma área ampla e deve ser levada a sério? É a partir dela que podemos formar alunos mais conscientes, trazendo melhoria para a nossa sociedade em geral. Pois, como Durkheim já afirmava, é a educação que edifica e representa o que há de melhor em nós, acentuando o nosso lado humano e, quem sabe, até tornando o mundo melhor.

Como se aprofundar em sociologia aplicada a educação

Sociologia da Educação é um tema bastante interessante e importante, não é mesmo? Por isso, você pode se inscrever no nosso portal e começar agora mesmo a fazer nosso Curso Online Sociologia da Educação.

A matrícula é apenas R$ 79,90 e te dá acesso à nossa plataforma e a mais de 1.500 cursos online, durante um ano inteiro. Aproveite o momento, essa é a hora de enriquecer seu currículo e valorizar ainda mais sua carreira. 

Pesquisar