Português, matemática, química...com tantas disciplinas ministradas no período escolar, é normal ter dúvidas em alguma matéria ou conteúdo. Quando a dúvida surge, a aula de reforço pode ser muito bem vinda para saná-las e dar aquele empurrãozinho para a superação das dificuldades. Porém, nem sempre o reforço escolar é visto com naturalidade. Muitos alunos se sentem envergonhados por precisarem de ajuda e alguns pais também veem esse tipo de serviço de forma negativa: acham desnecessário porque acreditam que esse dever é somente da escola, entendem que é obrigação do aluno saber tudo o que está sendo passado na aula, ou ainda que o estudante não é capaz de melhorar o seu rendimento escolar. Para conhecer melhor o papel das aulas de reforço, os cursos online podem ajudar. Antes, no entanto, de explicar como, é importante pontuar que essa visão negativa que paira sobre o reforço escolar não leva a lugar nenhum. Pelo contrário, pode acabar causando frustração, tanto nos alunos – que sem o reforço irão continuar com dúvidas nas disciplinas - quanto nos pais. Afinal, o que seria melhor: buscar auxílio fora das salas de aulas ou perder o ano inteiro? A nosso aposta é no reforço escolar e te contamos o motivo.

O reforço tem como finalidade a aprendizagem dos estudantes que estão em ritmo desigual com o da turma, consolidando o conhecimento e ampliando as experiências. Benefícios importantes, não é verdade? Mas para que isso ocorra, o professor de reforço também deve estar preparado. Felizmente, há cursos online que podem ajudar.

Se você tem interesse em se qualificar nessa área, não deixe escapar essa dica: o curso online A Importância do Reforço Escolar. Ele é um dos cursos EAD, do Centro de Estudos e Formação que ensina a melhor maneira de ajudar um aluno que precisa de auxílio para acompanhar as disciplinas. E, como ter dúvidas é natural, existe uma demanda para o acompanhamento escolar fora das salas de aulas. Com isso em mente, é possível montar até um negócio próprio com aulas particulares, já que têm estudantes que precisam desse tipo de serviço.

Quer saber como? Vamos falar sobre isso a seguir e, também, sobre os cursos a distância e outros pontos que envolvem as aulas de reforço, como o reforço escolar online. Você já ouviu falar nessa modalidade online? Acompanhe o artigo e descubra tudo sobre o tema.

Reforço escolar + conhecimento = aprendizado

Para a escola ou para casa?

O professor de sala aula é insubstituível no processo de aprendizagem. No entanto, nem sempre ele pode resolver de forma mais pessoal e com outro método a dificuldade específica de um aluno. Quando isso acontece, o professor de reforço é procurado para dar uma força auxiliar. Isso porque ele pode se dedicar a uma ajuda mais individualizada ao estudante, importante para a formação e para o aprendizado. O ideal seria se todos os alunos tivessem acesso a uma educação integral, que se preocupa em garantir o desenvolvimento do sujeito em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. Um dos pilares da educação integral é justamente o reforço escolar. Tanto que as escolas de tempo integral, sejam públicas ou particulares, trabalham muito com esse conceito. No turno complementar, por exemplo, os alunos costumam ter várias atividades, como acompanhamento pedagógico obrigatório, atividades esportivas e aulas de reforço escolar.

A escola em tempo integral é uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) - na qual o estudante tem sete horas de aula por dia, em vez de quatro. Porém, para se ter uma ideia,  as matrículas em tempo integral do ensino fundamental caíram 46% em 2016 e o  percentual de alunos em tempo integral passou de 16,7% em 2015 para 9,1% em 2016, segundo dados do Censo Escolar 2016. Apesar de algumas políticas de expansão da educação integral, inclusive para o ensino médio, o fato é que nem todas as escolas oferecem o reforço escolar para os alunos.

Por isso, a necessidade de buscar esse tipo de serviço fora das escolas, nas chamadas aulas particulares. Mas, dentro ou fora das escolas, o professor particular poderá dar apoio e assistência de acordo com as necessidades dos alunos. No curso online A Importância do Reforço Escolar, as técnicas e métodos para um ensino mais personalizado, com linguagem apropriada às necessidades dos alunos, são trabalhadas, resultando nas vantagens das aulas de reforço.

Vantagens do reforço escolar

(E)studo = (m)elhor aprendizado x (c)rescimento ²

Albert Einstein descobriu que E (energia) é igual a m (massa) vezes a c (velocidade da luz) elevada ao quadrado. Mas não é preciso ser nenhum ‘pai’ da física para se chegar à fórmula que está no título acima. Isso porque são inúmeras as vantagens do estudo para o melhor aprendizado e o crescimento em todos os aspectos humanos. E o reforço escolar nada mais é do que dar uma mãozinha aos estudos para se chegar ou, até mesmo, extrapolar os resultados esperados. Se você quer se qualificar nessa área, é importante que saiba quais as vantagens que ela traz para os estudantes. Assim, poderá ter uma ideia melhor do valor que tem uma qualificação nessa área e o papel que cursos EAD desempenham para te ajudar a oportunizar o desenvolvimento aos alunos. Por isso, separamos para você cinco, das muitas vantagens de poder contar com um professor de reforço.

1 – Foco em problemas pontuais:

Com o reforço escolar, o estudante passa a ter mais horas de aprendizado e de estudo para as matérias que lhe trazem mais dificuldades e mais problemas, o que possibilita focar em problemas pontuais. Para isso, existem metodologias de ensino específicas, que são ensinadas em cursos EAD.

2 – Linguagem diferenciada:

O contato com outro tipo de linguagem, diferente da encontrada nas salas de aulas tradicionais, possibilita que o aluno visualize os conteúdos da matéria que têm dificuldades de maneira completamente diferente e muito mais abrangente. Se um tipo de linguagem não tem funcionado, então nada melhor do que testar outras formas de compartilhar os conhecimentos. E os cursos online com certificado são bons para que o profissional desenvolva outros tipos de linguagens.

3 – Aprender no seu próprio ritmo:

Alguns alunos têm mais habilidade em língua estrangeira enquanto outros são melhores em língua portuguesa, por exemplo. Por isso, o rtimo de aprendizagem entre eles será diferente. O reforço escolar pode ser um importante aliado para suprir tais desníveis, uma vez que o tratamento individualizado atente a cada necessidade específica com maior atenção.

4 – Motivar os alunos:

Os estudantes que fazem reforço escolar demonstram muitos avanços durante a aprendizagem. Muito disso se deve ao fato de serem constantemente motivados pelo professor de reforço a superarem as suas dificuldades. Mais seguro de suas potencialidades, o seu desenvolvimento e vontade de aprender serão bem maiores. Existem metodologias e técnicas para que o educador consiga manter a motivação nos alunos, que são ensinadas nos cursos a distância. Por isso, a importância de o profissional fazer esse investimento na sua carreira.

5 - Aulas leves e divertidas:

Como há poucos alunos nas aulas de reforço, é possível explorar outras abordagens de ensino, como jogos, vídeos, simuladores e outros recursos digitais, que deixam as aulas mais divertidas e cheias de desafios, estimulando a aprendizagem e o interesse pelos estudos. 

“No meio da dificuldade, encontra-se a oportunidade”.

Albert Einstein

curso online A Importância do Reforço Escolar

Qual é o bicho-papão dos alunos?

Cada aluno possui uma necessidade específica. Mas, existem aquelas disciplinas que são consideradas o “bicho-papão” dos alunos, de uma maneira geral. A matemática é uma delas. Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados no ano passado, mostram que o nível de aprendizado dos estudantes do ensino médio em matemática não só está abaixo do adequado como piorou na última década. Em português, o nível se manteve estável. Mas essa não foi uma boa notícia, já que significa que não houve melhoras. Ou seja, o ensino está estagnado. Por outro lado, os alunos do Ensino Fundamental tiveram melhor desempenho nas duas disciplinas nos dois ciclos.

Porém, o que se pode concluir é que há uma defasagem no ensino de matemática e português, por variados motivos. Mas, o que é importante observar aqui é que o reforço escolar é um importante aliado da aprendizagem nessas disciplinas. Tanto que o Mec – Ministério da Educação – quer reforço de português e matemática no ensino fundamental. O Ministério prevê atender entre 15 a 40 mil escolas com reforço escolar ainda neste ano. Para os prfissionais que pretendem investir e se qualificar para dar assistência aos alunos, os cursos a distância são uma boa opção. 

Entenda

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos.

Reforço escolar online

Em um mundo cada vez mais conectado, a internet pode ser uma importante ferramenta para os estudos. É como alinhar o útil ao agradável: os jovens estão inseridos nesse ambiente virtual e por meio dele podem tirar o máximo de proveito nos estudos. Por isso, o reforço escolar online tem surgido como uma opção aos alunos que querem um acompanhamento mais personalizado. O estudante, por exemplo, pode acessar ao conteúdo de estudo quando quiser, já que este estará online. Além disso, ele pode se comunicar com o professor de reforço por meio de fóruns de discussões e ainda realizar simulados para testar o que aprendeu. Outra vantagem é o custo de serviço, que é mais acessível, uma vez que o estudante não precisa arcar com os custos de deslocamento, por exemplo.

O reforço escolar online é uma alternativa às aulas particulares e também podem ajudar no desenvolvimento do aluno. Porém, para que isso ocorra, o professor de refoço precisa preparar bem as aulas, levando em conta as metodologias mais adequadas para esse tipo de ensino. Mas, se você pensa em investir nessa área, os cursos online com certificado, do Centro de Estudos e Formação podem te ajudar, uma vez que eles darão a base pedagógica e metodológica que você precisa para compartilhar o conhecimento em qualquer meio.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Reforço escolar e empreendedorismo

O curso online A Importância do Reforço Escolar é destinado aos profissionais da área da educação que queiram se qualificar no tema para atuar nas escolas de tempo integral, por exemplo. Mas, com o conhecimento que será adquirido no curso, também é possível abrir o seu próprio negócio, seja para aulas online ou presenciais, já que o conteúdo exclusivo do Centro de Estudos e Formação dá o suporte que você precisa para auxiliar os estudantes em suas dificuldades.

Se inaugurar uma escola de reforço está em seus planos, te damos algumas dicas como:

  • Iniciar as atividades com aulas complementares, ou com número reduzido de professores – 1 ou 2 – que poderá aumentar de acordo com a demanda.
  • Iniciar o empreendimento na própria residência, assim como fazem muitos professores de aula particular. Isso até estabelecer um número de alunos que permita a formalização da empresa.
  • Ter um método didático diferenciado e comprovadamente eficaz e que estimule os alunos a aprenderem.
  • A forma de divulgação das aulas de reforço é importante para aumentar a procura por esse tipo de serviço. A internet pode ser aliada, com divulgação de anúncios, mas o famoso boca a boca a boca é ainda importante, ainda mais se falando de um público específico.

Essas são apenas algumas dicas de como você pode aplicar o conhecimento que irá adquirir em cursos online com certificado. E por que fazer um curso a distância? Porque eles possuem inúmeras vantagens, como um maior custo benefício: o valor investido em um curso não presencial costuma ser menor, além de você poder acessar as aulas quando quiser, de qualquer lugar, e ainda obter o certificado, se assim desejar. Para que você aproveite o conteúdo dos cursos ao máximo, indicamos a leitura do artigo Cursos online: melhores metodologias de aprendizagem + dicas incríveis.

Que tal experimentar o curso online A Importância do Reforço Escolar? Faça já sua inscrição em nosso portal. Investindo apenas R$ 99,70 você pode realizar este e os cerca de 700 cursos online disponíveis. Mais de 120 mil alunos se certificaram com a gente, e atestaram que cursos EAD são uma forma excelente de se qualificar.  Os certificados de cursos livres também podem ajudar a consguir uma progressão na carreira e maior reconhecimento no seu meio de trabalho.

Espero que tenha gostado do artigo. Qualquer dúvida que tiver deixe um comentário abaixo, que nós responderemos o mais breve possível. Até a próxima!