Home / Blog / Dicas / Legislação de Trânsito: conheça e atualize-se com ótimos cursos online
  • 12/07/2017

Legislação de Trânsito: conheça e atualize-se com ótimos cursos online


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
legislação de trânsito para concurso

A legislação de trânsito (Lei. 9.503/7) conhecida como Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regulariza o tráfego de veículos e dispõem das condutas, infrações e aplicação de punições. Além do CTB, Portarias e Resoluções complementam a legislação e preenchem as lacunas encontradas na lei principal.

 

Você é um condutor de veículos? Já conseguiu passar pelas desafiadoras provas para conseguir a carteira de habilitação? Independente se sua resposta é positiva ou negativa, nosso artigo trata de um assunto tanto para motoristas quanto interessados em começar a dirigir. Além disso, quem trabalha ou deseja integrar a área de trânsito também pode se inspirar com nossas informações e dicas de cursos online.

Pois é, o tema de hoje trata-se de legislação de trânsito. Para os experientes, é uma pauta familiar, já para os iniciantes, pode parecer bastante nova. De fato, uma coisa é certa: todos devem se atentar e entender como são formadas as leis e demais pontos do Código de Trânsito Brasileiro, seja para aprender, reciclar os conhecimentos, se atualizar e até se especializar para um concurso ou prova.

Para tantos objetivos diferenciados, existem alternativas excelentes: os cursos a distância. Com essa opção, dá para estudar e se qualificar remotamente, de modo flexível, ágil, com muita autonomia e praticidade. O Curso Online Legislação de Trânsito, do Educamundo, é um exemplo perfeito, com um conteúdo impecável e essencial para os alunos com várias metas, preparado por uma equipe pedagógica exclusiva e direcionada.

Assim, dá para compreender e desvendar todos os aspectos necessários com um ótimo curso de trânsito online, fazendo a diferença ao conduzir o veículo. Que tal se aprimorar e ser um exemplo? Então, confira nosso artigo, inspire-se e saiba como os cursos EAD são úteis para ser sempre um motorista responsável.

Legislação de Trânsito: essencial para o bom condutor

Sobre o Código de Trânsito Brasileiro

Em 2017, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 20 anos. Esse conjunto de decretos, resoluções, portarias e normativas foi criado para organizar tudo que se refere ao trânsito no país, das grandes rodovias às ruas urbanas e estradas rurais, ou seja, tudo que compõe o gigantesco território do Brasil.

Base para o Sistema Nacional de Trânsito, esse conjunto de regras revela o que é essencial para que todos possam ir e vir com segurança, qual o papel dos órgãos responsáveis e os direitos e deveres fundamentais de todo motorista, que deve utilizar as vias respeitando essas diretrizes, aplicáveis a qualquer veículo (motos, carros, caminhões, ônibus, entre outros).

A instituição do CTB é feita pela Lei 9503/97, formada por 341 artigos que detalham todos os pontos referentes ao trânsito no Brasil, da sinalização à direção defensiva, dos veículos e sinalizações às infrações. Não é à toa que deve ser a referência máxima tanto dos condutores quanto das pessoas que decidem realizar as avaliações para conseguir a carteira de habilitação, além dos especialistas desse campo, claro.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Carteira de habilitação: mais que uma mera permissão

Conquistar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um dos principais objetivos de muitas pessoas ao completar 18 anos de idade. Seja para dirigir um carro convencional ou até pensar em outras categorias - como veículos de transporte de carga -, é necessário seguir algumas etapas que avaliam as condições do candidato e garante a liberação do documento.

Para quem pensa que é simples consegui-lo, está muito enganado: cada vez mais os órgãos enrijecem o processo e propõem novas normas e mudanças, tudo para garantir que os futuros motoristas estejam mais aptos e conscientes para dirigir. Sendo assim, o procedimento ganha métodos diferentes, muda alguns requisitos e inclui práticas otimizadas - que sempre entram em debate, embora sejam pautadas por especialistas e pesquisas.

Essas alternativas são válidas ao vermos que o Brasil é o quinto país do mundo onde acontecem mais mortes devido aos acidentes de trânsito, revelam dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os números são preocupantes e terríveis e cabe ao poder público pensar em mudanças que visam tanto conscientizar os condutores quanto tornar o sistema mais seguro. Enquanto os motoristas não entenderem essa gravidade e se tornarem mais sensatos, infelizmente a legislação ficará ainda mais rígida, ainda mais quanto às infrações.

Não basta a um indivíduo ser aprovado e ter sua carteira de habilitação em mãos. O maior desafio é diário e nas ruas, quando se deve colocar todo seu aprendizado em prática, se aprimorando para dirigir com cada vez mais excelência. Por isso, torna-se obrigatório renovar o documento a cada 5 anos e, em caso de suspensão por infrações, realizar um curso de reciclagem para atualizar seus conhecimentos e entender a importância de ser um condutor exemplar.

Quando se trata desse parâmetro, o grande problema de algumas pessoas é pensar que nunca será punido por condutas ruins, que acontecem muitas vezes de modo racional e imprudente (como dirigir sem cinto, falando ao celular, em alta velocidade...). Além disso, muitos encaram a legislação como algo "banal", esquecendo regras essenciais e não se esquecendo de reforçar seus conhecimentos sobre seus recursos.

É claro que essas atitudes são prejudiciais e a ficha só cai quando acontece uma situação ruim ou trágica. Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar, fazendo a diferença e buscando seguir os melhores caminhos para fazer um trânsito seguro, compreendendo o CTB e tudo que o permeia.

São muitos pontos, logo, contar com cursos online para renovar os conhecimentos torna-se a melhor opção. Estudar por meio do Curso Online Legislação de Trânsito é interessante tanto para os experientes quanto iniciantes. Assim, da para ficar por dentro de todas as normas e detalhes essenciais, se inspirando até para orientar outras pessoas. A grande vantagem dos cursos EAD é a praticidade: da pra estudar em casa no tempo livre e no horário que quiser, sem precisar se locomover ou frequentar uma sala de aula convencional. Total flexibilidade para quem busca ferramentas versáteis e primorosas.

curso online legislação de trânsito

Você sabia?

  • Quem faz as leis de trânsito? A elaboração e atualização das leis de trânsito é feita pela COTRAN - Conselho Nacional de Trânsito - com sede em Brasília - DF.
  • Quantos artigos de trânsito tem o Código de Trânsito Brasileiro? O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem 341 artigos, sendo o último uma descrição de revogação de leis anteriores.

Sistema Nacional de Trânsito e suas instâncias

O Sistema Nacional de Trânsito é formado por um conjunto de órgãos e entidades normativos, consultivos, coordenadores e executivos que trabalham juntos em diversas esferas para garantir o cumprimento da legislação de trânsito no Brasil.

O principal é o Contran, Conselho Nacional de Trânsito, que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro e realiza suas atualizações. Além dele, outras instâncias importantes são o Cetran, Denatran, Detran, entre muitos outros (em níveis federais, estaduais e municipais). Todas as informações e ações referentes ao CTB são regulamentadas por esses órgãos, como:

  • o processo completo para tirar a carteira de habilitação para dirigir;
     
  • a renovação da CNH;
     
  • os cursos de reciclagem para condutores infratores;
     
  • a permissão internacional para dirigir;
     
  • a acessibilidade e diretos de trânsito referentes às pessoas com deficiência;
     
  • as normas e parâmetros referentes às sinalizações, multas e eventuais atualizações das mesmas.

É preciso estar ciente que qualquer consulta deve ser realizada sempre nas entidades oficiais. Embora existam despachantes, autoescolas e outros estabelecimentos, procure se informar sempre com o órgão responsável em seu município ou estado antes de tirar uma habilitação, renovar sua carta, entre outras ações.

Caso queira saber mais como funciona o Sistema Nacional de Trânsito, todos seus âmbitos e funções - ainda mais no caso de legislação de trânsito para concurso - vale a pena investir em um curso de trânsito online para dar um plus em seus conhecimentos, como o conteúdo presente nos cursos online com certificado do Educamundo.

A importância de entender as sinalizações

Você já parou para pensar que é tanta placa de sinalização nas ruas que fica até difícil identificar seu significado? Pois é. Mas, saiba que com a prática e a memorização, com certeza dá para dominá-las e, mais que isso, respeitar suas indicações. Os sinais de trânsito têm algumas classificações que facilitam essa compreensão, além de cores e detalhes diferenciados:

  • Sinalização vertical: tem função de regulamentação, advertência e indicação – as famosas placas vermelhas, amarelas, azuis, verdes, entre outras cores -, presentes em praticamente todas as ruas urbanas;
     
  • Sinalização horizontal: são as linhas, marcações, legendas e símbolos pintados ou apostos sobre o pavimento;
     
  • Sinalização luminosa ou sonora: semáforos para veículos e pedestres, além de indicações de emergência ou apitos;
     
  • Dispositivos auxiliares: elementos aplicados à via, constituídos de cores, formas e materiais diversos e peculiares que sinalizam eventos específicos – como cones ou marcadores de perigo;
     
  • Gestos de agentes de trânsito ou condutores sejam para controle de tráfego, conversões, reduções, dar à preferência ou paradas.

Não precisamos nem dizer que é essencial saber o significado das sinalizações para se orientar no trânsito, e isso vale não só para condutores, e sim para qualquer pessoa (pedestres). Elas existem para facilitar a circulação de todos, trazer mais segurança e garantir que o tráfego aconteça com total harmonia. Segui-las é fundamental, e se você ainda tem sérias dúvidas sobre grande parte das placas, é bom dar uma reciclada nessa competência. Os cursos a distância são recomendados tanto para esse objetivo até para quem está estudando legislação de trânsito para concurso também, assim como profissionais já atuantes nesse ramo tão vasto - agentes, policiais, servidores públicos, entre outros.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Não quer ser multado? Conheça e evite as infrações

Uma das partes mais polêmicas e amplamente debatidas quando se trata de legislação de trânsito é, com certeza, a de infrações. Afinal, ninguém gosta de receber uma multa. Porém, isso só acontece com a imprudência e descaso de alguns condutores com as regras de trânsito.

É claro que, em alguns casos, pode ser um erro ou "exagero" da autoridade responsável pela punição. Não é a toa que é permitido recorrer e ter sua multa avaliada pelos órgãos competentes (por meio do direito do recurso administrativo). Mas a realidade mostra que há muitos indivíduos que colocam a sua vida e a de outras pessoas em risco cometendo vários deslizes - muitos de modo consciente -, como ultrapassar um sinal vermelho ou dirigir em alta velocidade, por exemplo.

No mais, o CTB define como infração "a inobservância de qualquer preceito do Código, da legislação complementar ou das resoluções do Contran, sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo, além de punições nos crimes de trânsito". Sempre quando há o descumprimento da legislação, é justo que o responsável receba uma penalidade, que varia conforme o tipo (leve, média, grave ou gravíssima) e grau do evento. Nesse caso, pode ser:

  • Advertência por escrito;
     
  • Multa – com valor variável;
     
  • Suspensão do direito de dirigir;
     
  • Apreensão do veículo;
     
  • Cassação do documento de habilitação;
     
  • Comparecimento obrigatório em um curso de reciclagem.

Vale salientar que, caso o motorista atinja 20 pontos em até 12 meses, pode ter sua CNH suspensa de um mês a um ano. Há situações ainda em que um único episódio grave pode configurar diversas infrações, multiplicando o peso de uma multa de 3 a 5 vezes. Pior que isso, o indivíduo pode ser detido e responder criminalmente caso tenha condutas criminosas no trânsito, como dirigir embriagado, deixar de prestar socorro após um acidente, por homicídio ou lesão corporal culposa, evasão do local de acidente, dirigir sem permissão, entregar o veículo para pessoas que não têm condição de dirigir ou por excesso de velocidade. Cada um desses atos é avaliado e nas penas mais duras, leva à prisão de até um ano.

Se você ainda se lembra do Curso de Formação de Condutores (CFC), com certeza se surpreendeu com a quantidade de infrações que são descritas pelo CTB, com multas que podem chegar até mil reais, além de outras penalidades. A legislação de trânsito precisa ser muito dura nessa parte para que as pessoas entendam que não dá para se arriscar com condutas erradas, além de tentar conscientizá-las a fazer sempre sua parte – pensando nos termos da direção defensiva, por exemplo.

Dirigir bem vai além de evitar multas e demais infrações, é prestar um ótimo papel social de motorista, que conhece seus limites e respeita todo seu ambiente e as vidas a seu redor. Portanto, vale a pena sempre ficar ligado nessa parte da lei, dominando todos os conceitos e tendo a total noção do que não é recomendado para um trânsito seguro.

No tópico "Infrações e Penalidades" do Curso Online Legislação de Trânsito, você pode conferir esses aspectos e ficar a par de seus detalhes. Esse curso de legislação de trânsito faz parte do Pacote Master do Educamundo, altamente qualificado pelos mais de 200 mil alunos que atualizaram seus conhecimentos com cursos online com certificado impecáveis do portal. Após esse estudo, dá para mudar muitos padrões e deixar as infrações bem longe.

Legislação de trânsito para concursos públicos

A capacitação, atualização e aperfeiçoamento com um curso de trânsito online, sobretudo quando se trata de tudo que permeia o Código de Trânsito Brasileiro, são opções primordiais para quem busca estudar legislação de trânsito para concurso. As vagas para agente de trânsito são abertas em todo o país, com salários variáveis e cargos distintos que chamam atenção de milhões de pessoas.

Portanto, caso essa seja sua meta, fique ciente de que o Curso Online Legislação de Trânsito é perfeito para sua preparação, já que é um dos melhores cursos online com certificado sobre essa pauta, produzido pela equipe pedagógica exclusiva e qualificada do Educamundo. Nenhum curso de legislação de trânsito aborda todos os contextos dessa área quanto essa opção, um conteúdo excelente e sempre atualizado para que todos os alunos aprendam e se especializem.

Assim, fica fácil se dar bem no concurso e até usar o certificado final como prova de títulos, caso seja uma exigência da avaliação. Além disso, você pode contar com esse comprovante para progredir na carreira, fortalecer seu currículo, como horas complementares na faculdade... são muitos objetivos.

Educamundo: os melhores cursos online de trânsito

Aproveite as vantagens dos cursos a distância do Educamundo e inscreva-se no portal investindo uma taxa única de R$ 79,90 que é válida por um ano. Durante esse período, você pode realizar todos os cursos online que desejar sem pagar nada a mais por isso – atualmente, são mais de 1200 no nosso portal, atestados por mais de 200 mil alunos que confiam em nossa qualidade e credibilidade. Incrível, não é?

Dicas!

  • Como estudar a legislação de trânsito? A legislação de trânsito está compilada, em sua maior parte, no CTB, podendo-se encontrar algumas Portarias e Resoluções, por isso a melhor maneira de estudar é através da própria lei, já que os artigos tratam de infrações e penalidades, fáceis de interpretar e de aprender.
  • Onde fazer o curso de legislação de trânsito? Há diversas opções de cursos de legislação de trânsito e para quem busca aprender de forma objetiva e eficiente o Portal Educamundo oferece o curso online sobre leis de trânsito em seu pacote Master por apenas R$ 79,90 ao ano.

 

Então, matricule-se já, conheça nosso curso de legislação de trânsito, reforce seus conhecimentos com outros cursos EAD e, claro, empenhe-se em ser um ótimo condutor sempre. Prudência, responsabilidade e bom senso ajudam a fazer um trânsito ideal e trazem benefícios para toda a sociedade. Boa sorte e até mais.

Pesquisar