Home / Blog / Certificação / Gestão de resíduos sólidos: tópicos importantes e mercado de trabalho
  • 24/07/2017

Gestão de resíduos sólidos: tópicos importantes e mercado de trabalho


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
tratamento de resíduos sólidos

Todos nós devemos ter responsabilidade com qualquer lixo gerado, sabia? O consumo exacerbado que ocorre tanto nos países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos tem causado uma pane geral no que se refere ao tratamento de resíduos sólidos: produzimos muito mais lixo do que reciclamos. Esses dados alarmantes você poderá conhecer melhor neste artigo e no curso de Gestão de Resíduos Sólidos‍, um dos cursos online do Educamundo que apresentaremos por aqui.

Estudantes e profissionais da área de meio ambiente, engenharia, química, educação, etc, devem conhecer a fundo o que são resíduos sólidos e as novidades relacionadas ao setor de gestão, que tem oferecido boas oportunidades de crescimento para a carreira, já que a organização de movimentos em prol da sustentabilidade ganhou força total nos últimos anos. Com apoio da ONU, as causas ambientais são vistas com muito mais afinidade pelas empresas de todos os segmentos, que buscam pessoas engajadas e aptas a desenvolver técnicas sustentáveis com a finalidade de reduzir custos e proteger a natureza. 

Se este é o seu desejo, não deixe de acompanhar o artigo e conhecer opções de cursos online com certificado para deixar seu currículo diferenciado.

Carreira em gestão de resíduos sólidos: por que seguir?

Como falamos, as instituições e empresas estão cada vez mais aderindo às políticas sustentáveis. Em um primeiro momento, podemos ver a adesão à separação do lixo, utilizando as conhecidas lixeiras coloridas, a troca das lâmpadas incandescentes pelas de LED, adoção de placas solares, a redução de energia elétrica e de água, entre outras pequenas mudanças.

Mas é possível citar também outra transformação no dia a dia de empresas e residências, mas que ainda precisa ser muito mais valorizada. Trata-se da verdadeira gestão de resíduos sólidos, que se refere a todas as etapas necessárias e legais para que tal atividade seja feita corretamente, ou seja, confira os resultados esperados. No caso de gerenciamento de resíduos sólidos, existe todo um passo a passo que deve ser seguido e acompanhado. Para aprender esse processo amplamente, nós sugerimos os cursos EAD, pois são práticos, eficientes e ideais para quem quer manter a rotina de estudos e trabalho.

Tal área oferece oportunidades para quem deseja trabalhar em empresas privadas, em cooperativas e ONG's, passar em concursos públicos ou até mesmo criar um grupo especializado nesse tipo de gestão. Podemos citar o exemplo da publicitária Regina Laginestra, que sempre se preocupou com o meio ambiente e com a questão do lixo na rua, e por isso inaugurou a Reviverde, um instituto que presta consultoria para condomínios e escolas do Rio de Janeiro acerca do tema.

"A ideia começou quando eu vi a situação do descarte do lixo em meu condomínio. O lixo era todo misturado. Eu, então, fui procurar uma solução. Achei uma cooperativa para dar destino ao lixo que fosse reciclado. Fiz uma circular para os demais moradores incentivando a separação do lixo. A estratégia deu certo. Passei a ir em condomínios próximos para fazerem o mesmo. No mesmo ano, criei a Reviverde. Nunca mais parei", conta Regina ao portal do Jonal Extra.

Viu só como uma iniciativa que começa dentro de um nicho pode se espalhar pela cidade inteira? A nossa sugestão para que os planos saiam do papel com excelência é estar em constante renovação de conhecimentos. Os cursos a distância exercem bem o papel de ensinar conteúdos importantes com seriedade e a amplitude que merecem. Aqui no Educamundo você pode conhecer não só o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos, mas outros cursos EAD voltados para o setor de meio ambiente, como o Curso Online Os Seres Vivos e o Meio Ambiente‍ e o Curso Online Técnicas Aplicadas ao Meio Ambiente‍.

curso online sobre gestão de resíduos sólidos

Situação da gestão do lixo no Brasil

Quem escolhe "trabalhar" com lixo deve estar inteirado com as novas tecnologias que surgem a cada ano. Países europeus, como a Alemanha, líder mundial em políticas de resíduos sólidos, apesar de produzirem muito lixo, investem bastante em equipamentos, máquinas e técnicas para manusear, armazenar, descartar e tratar o lixo doméstico e industrial. Enquanto isso, nosso país ainda engatinha quanto ao investimento tecnológico em gerenciamento de resíduos sólidos, mesmo possuindo a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, também muito explicitada em nosso curso de gestão de resíduos sólidos.

“Temos uma geração de resíduos similiar a dos países que estão na mesma faixa de PIB per capita que a nossa, mas eles têm uma destinação final muito melhor. Nesse quesito ainda estamos muito atrasados”, conta Carlos Silva Filho, diretor presidente da Abrelpe, em matéria do Estadão.

Isso é para você ver que o Brasil precisa de mudanças na gestão, de fato, principalmente no que se trata de destinação final e tratamento de resíduos sólidos. Um dos principais problemas do país são os aterros sanitários, que acumulam lixo de todas as origens e geram os gases de efeito estufa, provocando danos irreversíveis à atmosfera terrestre, além do chorume tóxico, que polui o solo, os rios e afeta a saúde animal. Segundo a PNRS, para modificar esse quesito, há alguns fatores que precisam ser observados pelos Estados, pelo setor produtivo e pela própria sociedade, que incluem:

  1. Acordo entre governos e fabricantes de produtos para não gerarem mais lixo do que devem; para utilizarem recursos sustentáveis; disponibilizarem itens recicláveis, retornáveis e mais duráveis.
  2. Responsabilidade da população de reduzir o consumo, separar o lixo doméstico, bem como destiná-los a entidades de reciclagem ou caminhões de coletas seletivas.
  3. Disponibilização de serviços de coleta seletivas, como caminhões, catadores e cooperativas.
  4. Incentivo aos catadores de materiais recicláveis e a mecanismos que fortaleçam a atuação de associações ou cooperativas.
  5. Além da PNRS, elaboração de planos estaduais, microrregionais, de regiões metropolitanas, planos intermunicipais, municipais de gestão integrada de resíduos sólidos e os planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

A partir disso, deve-se conhecer quais são as tecnologias disponíveis para promover todo o processo de tratamento de resíduos sólidos. Hoje em dia existem variadas opções para transformar itens muito presentes em nosso dia a dia, como o alumínio, papel, plástico e até os alimentos em materiais que podem ser utilizados novamente e/ou ganhar novas funções. Biodigestores, incineradores, compostagem e tecnologia de plasma são algumas das técnicas aplicadas para gerenciar o lixo. Informações práticas e legislações podem ser descobertas em cursos online excelentes, sobretudo em nosso curso online gestão de resíduos sólidos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Atualize-se em cursos online sobre gestão de resíduos

É muito importante que o aprendizado sobre desenvolvimento sustentável e reciclagem seja algo recorrente nas escolas, comunidades, faculdades e até mesmo no âmbito empresarial. Para exercer a cidadania completamente, é necessário buscar conhecimentos específicos também sobre o lixo. Afinal, o que são resíduos sólidos, como classificá-los, como fazer sua destinação correta? Essas questões podem ser respondidas em treinamentos, palestras e cursos online com certificado, sobretudo em um bom curso de gestão de resíduos sólidos.

Aqui no Educamundo há, além do Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos, diversas opções de cursos EAD da área de meio ambiente e sustentabilidade, como o Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios - Noções Gerais‍ e Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil‍. Estes dois cursos a distância são perfeitos para complementar o currículo, pois ensinam desde o que são resíduos sólidos até legislações e impactos comprovados.

Mas, o que fazer para aprender todos esses conteúdos? Bom, realizando sua inscrição no portal e investindo somente R$ 79,90, você terá acesso a todos os cursos online que citamos neste artigo e mais de 1.500 cursos a distância do Pacote Master. Melhor impossível, não é mesmo? Então não perca mais tempo e busque aprendizados diferenciados em cursos online com certificado para se dar bem na carreira.

Agora queremos conhecer a sua opinião sobre o tema debatido por aqui. Deixe um comentário para a gente, compartilhe com seus amigos e ajude a enriquecer ainda mais essa discussão. Até breve!

Pesquisar