A evolução no mundo do trabalho não foi somente em práticas administrativas que garantissem resultados eficientes. Tampouco em modelos de gestão que servissem aos propósitos dos tipos de organizações ou na tecnologia, cujos avanços transformaram o dia a dia das empresas. Foi também na relação com as pessoas e, principalmente, na comunicação.
A linguagem, por sua vez, ainda divide estudiosos sobre a sua origem. Enquanto alguns defendem que é inata, outros teorizam que a faculdade da linguagem se desenvolveu e evoluiu de forma gradual. Apesar disso, evoluiu na forma como as pessoas se comunicam e em sua adaptação aos diversos ambientes – dialetos, linguagem coloquial e linguagem formal, por exemplo.
O fato é que não há como separar linguagem e comunicação, uma depende da outra para existir. Também não há como visualizá-las por áreas distintas, uma vez que são necessárias em todos os segmentos profissionais. Exemplo é a importância da comunicação e linguagem no mundo corporativo, tema deste artigo. Vamos falar sobre alguns conceitos relacionados a esse mote e sobre o curso linguagem e comunicação de nosso portal.
Acompanhe o texto e você terá uma prévia do que temos a oferecer em nosso Curso Online Comunicação e Linguagem, além de excelentes dicas de aprimoramento em outros cursos online do Centro de Estudos e Formação.
Curso, funções e aplicações da linguagem na comunicação
Não há como comunicar-se sem que sejam utilizados os signos da linguagem, sejam sonoros, gestuais, gráficos etc. E para que a comunicação seja efetiva, o emissor tem que fazer uso desses signos de forma adequada ao mandar sua mensagem, para que o receptor realmente a entenda. Ou seja: é preciso que seja utilizada a linguagem correta. Caso isso não aconteça, há o que chamamos de “ruídos”, tópico que ganhou um espaço especial mais adiante.
Outra referência que se tem ao utilizar a linguagem é a intencionalidade, saber exatamente qual o objetivo de determinada comunicação. Nesse ponto, a linguagem se divide em seis funções, que veremos logo a seguir. Antes disso, queremos lembrá-lo que estudar linguagem e comunicação é crucial para que se entenda melhor a nossa língua e para aprimorar os processos de comunicação, essenciais no ambiente de trabalho. Cursos a distância voltados a esse tema, como o nosso Curso Online Comunicação e Linguagem, fornecem um bom embasamento a quem precisa e a quem se interessa em aprimorar conhecimentos na área.
Nosso curso de linguagem traz tópicos muito interessantes, abrangentes e essenciais para esse aprimoramento. Continue lendo nosso artigo e descubra o quão interessante é essa temática e inspire-se para ganhar um mundo de conhecimentos sobre esse assunto.
Funções da Linguagem
Há sempre uma intenção por trás da comunicação, identificada pelas funções da linguagem. Você sabe, por exemplo, qual função do discurso de um político ou de anúncios publicitários? Vamos descobrir?
- Função referencial (ou denotativa): é a informação. Foca no assunto, é direta e objetiva. Exemplos: textos jornalísticos e manual de instruções.
- Função expressiva (ou emotiva): subjetiva, com discurso construído em primeira pessoa, é focada no emissor. Reflete sentimentos e emoções, forte ênfase no caráter e opinião do emissor. É marcada pelo uso comum de sinais de pontuação específicos, como reticências e ponto de exclamação. Exemplos: textos de diários e postagens reflexivas em redes sociais.
- Função apelativa (ou conativa): focada no receptor, sua missão é bem clara: convencer, persuadir, influenciar, manipular etc. Esse tipo de texto costuma aparecer com verbos no imperativo ou com o uso do vocativo. Exemplos: anúncio de vendas (Não perca! É só até amanhã!) e as bem conhecidas campanhas políticas (Vote em Fulano para prefeito).
- Função poética: característica de obras literárias, em que se utiliza o sentido conotativo das palavras, o seu foco é na mensagem – de que forma será transmitida. Isso significa escolher bem as expressões, palavras, figuras de linguagem etc. Mas esta linguagem não é exclusividade da literatura, a publicidade também faz uso dela ao utilizar rimas e trocadilhos em seus slogans e textos.
- Função fática: essa função tem como foco o “canal de comunicação”. Visa estabelecer um contato a fim de verificar se o canal funciona de forma adequada. A função também está presente quando o emissor quer saber se foi compreendido e faz perguntas do tipo: “Entenderam?”. Em tentativas de manter o contato com o receptor, o emissor testa o canal com expressões que chamem a atenção do destinatário, como “olha só”, “veja bem” etc. Na simples menção de um “hum-hum”, a função fática está presente.
- Função metalinguística: aparece quando um emissor explica um código utilizando o próprio código. Exemplo: um texto que explique sobre a linguagem textual.
Conhecendo esses conceitos, percebe-se que em muitos casos, mais de uma função é utilizada em um mesmo discurso. Com relação a suas aplicações, já vimos, pelos exemplos, que elas fazem parte de nosso dia a dia, de um “bom dia” à visualização de um anúncio. A fática ocorre de forma natural, em qualquer conversação, enquanto outras são usadas propositalmente, para atingir o objetivo da comunicação, como a apelativa.
Dica: ter um curso de linguagem e comunicação em seu currículo é uma excelente forma de se colocar competitivo no mercado de trabalho, uma vez que a comunicação tem papel estratégico nas organizações. Aposte nos cursos online para se qualificar.
A comunicação como instrumento da gestão de pessoas
Vital para qualquer organização, a comunicação tem vários propósitos – e dependendo de qual seja, a linguagem tem uma missão direcionada, por meio de suas funções.
O transmissor precisa fazer com que o receptor - ou os receptores - mudem atitudes. Ele usará algumas funções da linguagem nessa comunicação, mas a principal será a apelativa (ou conotativa), pois ele precisa persuadi-lo/s a isso.
Dando nome aos elementos: o gestor quer que os colaboradores adotem efetivamente uma norma da empresa. Ele enviará um e-mail com o propósito de influenciar os colaboradores: “Bom dia! Lembre-se de reciclar o papel que você utiliza. Não perca a chance de ganhar o bônus do mês. Você ainda estará cuidando do planeta para as próximas gerações.”
Com essa mensagem, o gestor usou as seguintes funções: a) a função necessária para passar o tipo de recado que precisava: a apelativa; b) a emotiva, ao envolver seus funcionários na missão de cuidar do meio ambiente; e c) a fática, ao cumprimentar seus funcionários. Imagine se, em um momento de bom humor, ele fizesse um verso para o pedido, uma charge, usasse um dito popular ou um provérbio – teríamos mais uma função na mensagem: a poética.
O processo de comunicação estará concluído quando a mensagem for recebida, interpretada e tenha gerado resultado. Até lá, muita coisa pode acontecer – se houver algum ruído, por exemplo, o processo fica comprometido - assunto de nosso próximo tópico.
Ruído e interferências na comunicação: tipos e o que fazer para solucionar
Por ruído define-se qualquer distúrbio que atrapalhe a transferência da mensagem. Veja alguns desses fatores, segundo Perez e Bairon (Comunicação e Marketing, 2002):
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Distrações físicas: quando são ocasionadas por acontecimentos no ambiente físico – o telefone toca, alguém entra na sala etc.
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Erros de semântica: mensagens confusas pelo uso inadequado de palavras ou pela má escolha das mesmas. Exemplo: “O departamento financeiro da empresa retificou a nota sobre o aumento salarial no próximo mês” – ou seja, corrigiu algo (os funcionários ficaram apreensivos, pois ou não haverá aumento ou não será no próximo mês). Só que a mensagem não era essa, a comunicação deveria confirmar que haverá o aumento, conforme informado previamente. O certo seria: “O departamento financeiro da empresa ratificou a nota sobre o aumento salarial no próximo mês”. Veja bem, até que se descubra o que realmente aconteceu, houve um ruído e tanto.
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Ausência de feedback: a mensagem é enviada e o receptor não confirma o seu recebimento.
Para minimizar essas interferências que causam os ruídos e que podem causar confusões quando se trata de comunicação empresarial, há algumas dicas:
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Estimular o feedback. Tem que ser adotado como hábito receber a mensagem, avisar que recebeu e que a compreendeu.
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Verificar se as estratégias de comunicação são eficazes, principalmente quando há muitos receptores. Caso não sejam, buscar novas que atendam as necessidades e que funcionem.
Viu o quanto é importante que gestores dominem também técnicas de comunicação e linguagem? Uma dessas técnicas é adequar a linguagem ao público alvo, de forma a promover uma comunicação eficiente, objetivo de toda organização.
Com o curso de linguagem do nosso portal, os profissionais - assim como qualquer outro interessado - se qualificam com um conteúdo de qualidade e atualizado, considerando que tanto a linguagem e comunicação quanto a Administração estão sempre evoluindo.
Linguagem, oralidade e comunicação
A abrangência da comunicação e linguagem é tanta que este artigo não será suficiente para abordar todos os aspectos que as compreendem. Mas nosso curso linguagem e comunicação faz isso com maestria, além de servir como apoio a outros cursos online com certificado do portal, como os que tratam de gestão de pessoas ou os que ensinam noções de administração.
Este tópico traz como elemento principal um assunto também tratado em nosso curso online: a oralidade. Trata-se de uma variação linguística, geralmente associada à linguagem coloquial.
Já lhe aconteceu de ter uma redação revisada pelo professor e o material voltar com uma mensagem: “Evite usar a oralidade”? Muita gente vai saber do que falamos – é quando você escreve um texto com uma linguagem informal quando deveria escrevê-lo utilizando a formalidade. A oralidade tem seu uso no dia a dia, com a família e em círculos de amigos.
O uso de gírias, erros de concordância, expressões não adequadas, vícios de linguagem e outros elementos são típicos da oralidade. Sua importância está diretamente ligada a ambientes de estudo (comunicação escrita) e trabalho (comunicação escrita e oral). Nada impede o uso da oralidade em conversa com um colega, mas em conversa com um superior, em reuniões, palestras e qualquer outro tipo de comunicação profissional, a linguagem que deve ser adotada é a culta.
Tenha em mente que a linguagem é uma habilidade que pode ser constantemente aprimorada, basta ter vontade de aprender e bons cursos online com certificado – como os do nosso portal - que proporcionem isso.
Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:
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Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
Dicas para melhorar a sua comunicação
Uma carreira de sucesso depende de vários fatores, inclusive de seus conhecimentos e fluência em sua língua materna e de uma ampla visão sobre como deve funcionar a comunicação no mundo do trabalho. Isso inclui um bom curso de linguagem e outros cursos a distância relacionados, tanto da área administrativa quando da área de educação. Um curso online voltado à reforma ortográfica é um bom exemplo, pois a mudança alterou significativamente alguns aspectos de nosso idioma.
A comunicação não-verbal também tem papel fundamental na comunicação. A linguagem gestual tem que estar de acordo com o que se fala. Imagine um líder de equipe tentando motivar seus colaboradores enquanto a sua postura não é exatamente de alguém que pareça motivado.
Lembrando que problemas em não conseguir se comunicar causam uma má compreensão dos objetivos. Não saber transmitir e não saber compreendê-los pode causar conflitos nas equipes e resulta em um desgaste que poderia ser evitado. Por isso, além das dicas de cursos online que demos ao longo do texto, vamos mostrar como aprimorar a capacidade de se fazer entender no ambiente organizacional. Vejas as dicas:
- Saiba com quem está falando
Conhecer bem o seu público alvo é meio caminho andando rumo à comunicação eficiente. Uma conversa mais séria ou mais descontraída? Termos mais técnicos ou termos mais simples? O seu público é que dirá que abordagem você deve adotar, por exemplo.
- Inclua o seu interlocutor
Fazer o interlocutor ser parte da conversa o deixará mais interessado. Ele se sentirá parte de algo e desenvolverá melhor o sentimento de comprometimento. Uma forma de fazer isso, é usar “nós” ao invés de “você”.
- Cuidado com a linguagem corporal e o tom de voz
A interpretação do que se ouve não é feita somente pelo conteúdo, mas também pela maneira como a pessoa fala e por sua postura. Tom de voz e postura corporal também passam mensagens. O tom de voz deve concordar com um elogio, por exemplo, assim como o corpo deve se comportar de forma coerente com o que a pessoa fala.
- Use exemplos e metáforas
Transformar o conteúdo em uma história ou usar metáforas para explicar, ajuda com a memorização, além de prender mais a atenção do interlocutor.
- Treine e pratique a empatia
Enquanto algumas pessoas têm muita facilidade em se expressar, outras adquirem isso por meio de treinamento e dedicação. Treinar o texto, a postura, o tom de voz – tudo só tende a ficar cada vez melhor. Se colocar no lugar do receptor também ajuda com a comunicação. Caso precise chamar a atenção dos colaboradores que necessitam melhorar o seu desempenho, pense em como você gostaria de ouvir e considere isso em sua fala.
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