Home / Blog / Estudo / Aprenda a criar um plano de carreira de sucesso
  • 08/11/2022

Aprenda a criar um plano de carreira de sucesso


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
plano-de-carreira

Mesmo após a pandemia ter se abrandado, o mercado de trabalho continua economicamente abalado, e com isso, ter um plano de carreira e metas bem definidas nunca foi tão importante.

De acordo com uma pesquisa feita pela Mindsight e apontada pela CNN Brasil, 61% das mulheres entrevistadas, e 52% dos homens, acreditam que o mercado de trabalho não possui vagas disponíveis.

É importante lembrar que não são somente os funcionários do setor privado que podem ser afetados por esta instabilidade, mas também os servidores públicos, como os concursados.

De acordo com o Senadonoticias, o salário de diversos setores públicos foram congelados até o final do ano de 2021, buscando economizar despesas derivadas da COVID-19.

Portanto, se planejar quanto à sua carreira, e ao seu futuro, é um passo extremamente necessário nos dias atuais.

Mas afinal, o que é um plano de carreira e como consigo montar um de sucesso?

Buscando responder essas perguntas, preparamos este artigo completo, com dicas e itens que você deve focar ao montar seu plano de carreira. Venha conferir!

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é um planejamento volátil e pode ser feito pela empresa, funcionário ou ambos ao mesmo tempo.

Mas antes de partimos para a ação e começar a montar seu plano de carreira, é preciso entender exatamente do que ele se trata e quais são suas peculiaridades.

Entende-se que o plano de carreira é um programa bem estruturado e que guiará toda a jornada profissional de um indivíduo dentro de uma empresa, seja ela pública ou privada.

Neste planejamento se encontrará os principais cargos que você pode atingir, salários, graduações, cursos e competências necessárias para alcançá-los.

Também pode conter itens específicos como: tempo de casa, pós-graduações, mestrado, dentre outros, que irão influenciar no salário.

Dicas práticas para montar um plano de carreira

Ao criar um plano de carreira, você poderá trazer previsibilidade para seu futuro profissional, entenderá suas metas, responsabilidades e o que deverá ser feito para alcançar os seus objetivos.

Para criar um plano de carreira de sucesso você deve:

Defina seus objetivos profissionais

O primeiro passo de qualquer plano de carreira são os objetivos profissionais.

Esse passo irá guiar todo o restante do planejamento.

O objetivo profissional são os cargos que deseja alcançar em uma instituição e quais serão os passos necessários para isso.

Por exemplo: Você é um funcionário público e deseja um aumento de salário no curto prazo e um cargo de gestão no longo.

Você deve pesquisar como funciona os concursos internos, quais são seus pré-requisitos e começar a trabalhar neles assim que possível.

Estabeleça prazos reais

Outro item de extrema importância é o tempo.

É necessário termos prazos bem definidos para nossas metas.

Em sua carreira, o que você considera curto, médio e longo prazo? Você tem planos para se aposentar em algum momento?

Ao possuir prazos reais e alinhados, pode-se planejar a melhor maneira de se chegar em um objetivo, respeitando seus limites, necessidades e rotina.

Por exemplo: Você deseja fazer um curso online para aumentar suas habilidades e competências.

Pense em quanto tempo você irá conseguir realizá-lo, quais materiais serão necessários e como o aplicará em seu ambiente de trabalho.

Aposte em cursos online

O mercado atual exige um alto grau de especialização de seus funcionários. Tanto em um emprego público quanto privado, e se manter atualizado é muito importante.

Para quem busca um plano de carreira sólido, ter como um dos objetivos a realização de cursos online é obrigatório.

Ao realizar cursos especializastes, você enriquece seu currículo, aprende uma nova habilidade e aumenta suas chances de crescer profissionalmente dentro de uma empresa.

Analise os prós e contras

Para ter sucesso em seguir um plano de carreira, é preciso que ele tenha mais benefícios do que malefícios para sua vida profissional e pessoal.

Muitas vezes, ao fazer um plano de carreira, não levamos em consideração quais serão os impactos em nossa rotina.

Por exemplo: ao almejar um cargo de liderança, você provavelmente terá de lidar com mais metas e uma maior cobrança por parte dos seus superiores. E muitas pessoas não estão disposta a isso.

Por estes motivos, é necessário traçar quais são as vantagens e desvantagens de seguir em determinada carreira, evitando surpresas e dores de cabeça no futuro.

Sobre o Educamundo

Somos uma plataforma de ensino online com mais de 13 anos apoiando o crescimento profissional de pessoas em todo o Brasil.

Apresentamos certificados válidos em diversas áreas e com diferentes finalidades como: plano de carreira, prova de títulos e licença capacitação.

Nossas aulas são totalmente online e você pode assisti-las no celular ou computador, na hora que quiser!

Clique no link abaixo e conheça todos os nossos cursos

[QUERO CONHECER OS PRINCIPAIS CURSOS]

Conclusão

O mercado de trabalho está em constante mudança e exigindo cada vez mais de seus profissionais.

Se capacitar e ter um plano de carreira sólido é obrigatório para todo e qualquer indivíduo que deseja ter uma ascensão profissional e garantir um salário e um cargo melhor no futuro.

Ao planejar o passo a passo profissional com cuidado, você gera previsibilidade, estabelece metas e objetivos e o que deve ser feito para chegar lá.

A organização deve ser realizada com cuidado e sempre visando o que é melhor para você, sua família e sua rotina.

Pesquisar