Home / Blog / Dicas / 6 benefícios do coworking para startups
  • 17/08/2020

6 benefícios do coworking para startups


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Benefícios do Coworking

O conceito de espaço de coworking já existe há mais de uma década. Tudo começou em 2005 como uma solução para o trabalho independente mesclado em um espaço de trabalho organizado e tem progredido desde então.

Hoje, um espaço de coworking não é apenas um espaço de trabalho para startups de baixo orçamento, mas evoluiu para uma comunidade onde indivíduos e empresas podem aprender, trabalhar e crescer uns com os outros.

Networking é um dos maiores benefícios que um espaço de coworking oferece aos seus membros. Especialmente para startups, muitos espaços de coworking funcionam como um trampolim para atender investidores, futuros parceiros de negócios e funcionários.

Mas, além das inúmeras oportunidades de networking e do espaço com boa relação custo-benefício, há muitos outros benefícios de um espaço de coworking que leva startups a trabalhar a partir de um.

Aqui estão os 6 principais benefícios que um espaço de coworking oferece que impactam as empresas iniciantes:

1. Espaço com baixo custo

Um dos principais fatores que impulsionam startups a ocupar um espaço de coworking é sua condição financeira. O aluguel de um espaço de escritório comercial ou endereço fiscal normalmente exige a assinatura de um contrato de arrendamento de um ou dois anos com um alto valor de depósito.

Por outro lado, os espaços de coworking funcionam com base em assinatura mensal ou associação que pode ser descontinuada a qualquer momento. Alguns espaços de coworking também chegam a alugar o espaço em uma base semanal, por hora ou paga conforme o uso.

Além disso, não há custo extra para a utilização, WIFI, estacionamento ou até mesmo serviço de limpeza. Sem custos extras e com opções de adesão flexíveis, os espaços de coworking são ideais para empresas iniciantes e negócios em crescimento.

2. Flexibilidade

Os espaços de coworking são um ambiente de trabalho ideal para empreendedores e startups que não se limitam a horários de trabalho rígidos. A maioria dos espaços de coworking opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que é adequado para pessoas que trabalham em horários estranhos do dia.

Ter acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a um escritório particular nem sempre é conveniente ou seguro para funcionários que desejam ficar até tarde. Mas os espaços de coworking oferecem acesso em tempo integral ao seu espaço, juntamente com segurança, WIFI e outras instalações que oferecem flexibilidade e independência para acessar o espaço de trabalho a qualquer hora que quiserem.

3. Oportunidades de networking

Um dos maiores benefícios de uma startup são as oportunidades de networking em um espaço de coworking. Uma vez que esses espaços atraem um conjunto diversificado de membros que incluem empreendedores, freelancers, investidores, CEOs, startups e PMEs, oferece inúmeras oportunidades para conhecer e colaborar com outros membros e discutir ideias de negócios.

Além da rede orgânica, os espaços de coworking também são populares para encontros de negócios e eventos para ajudar startups a se relacionarem dentro do espaço. Também são realizados workshops de negócios e seminários informativos, nos quais palestrantes são convidados a abordar os desafios, motivar startups e fazer sessões individuais sobre os temas abordados.

4. Produtividade e eficiência do espaço de trabalho

Uma empresa startup prospera com a criatividade e eficiência de seus funcionários, o que requer um espaço de escritório dinâmico para aumentar sua produtividade. Os espaços de coworking são projetados para transformar o conceito de um espaço de trabalho produtivo em realidade.

Com assentos espaçosos, escritórios particulares e salas de reuniões bem projetadas, os espaços de coworking são capazes de oferecer espaços de escritório eficientes e ergonômicos para trabalhar em paz e colaborar.

Trabalhar em um escritório particular também pode se tornar uma experiência monótona e isoladora para seus funcionários. Quando o tamanho da equipe é pequeno, o ambiente do escritório torna-se monótono e pouco inspirador após alguns meses.

O espaço de coworking, por outro lado, promove uma vibração animada e alegre com os gerentes da comunidade realizando eventos divertidos e interagindo com os membros diariamente.

5. Espaço agradável

Para startups, os espaços de coworking têm boa relação custo-benefício por causa do conjunto de funções oferecidas junto com o espaço de escritório.

Os espaços de Coworking oferecem aos seus membros serviços profissionais como recepcionistas, pessoal administrativo, gestão de hóspedes e suporte informático. Esses se revelam um fator invisível no crescimento de uma empresa. As startups podem aproveitar esses serviços para exibir o profissionalismo exigido em seus negócios e impressionar seus clientes.

Desde o serviço de limpeza diário, WIFI ininterrupto, opções de alimentos e bebidas, material de escritório até serviços de recepção, os espaços de coworking cuidam de todas as necessidades do seu espaço de trabalho para que sua empresa possa se concentrar nos negócios.

6. Equilíbrio da vida profissional e pessoal

Os espaços de coworking visam atender às suas necessidades de trabalho, o que também inclui manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Os gerentes de comunidade que cuidam do espaço e de seus membros entendem que todo indivíduo precisa de algum tempo fora do trabalho para desfrutar e se comunicar dentro do espaço de trabalho.

Portanto, os espaços de coworking também hospedam eventos divertidos para os membros aproveitarem e desabafarem no final do dia. A maioria dos espaços de coworking organiza workshops criativos, noites de jogos e eventos divertidos dos quais seus membros podem fazer parte e desfrutar juntos.

Isso também oferece a startups e empreendedores a oportunidade de interagir e fazer networking, além de reunir toda a comunidade. Para startups, é importante decidir sobre um ambiente de trabalho útil e produtivo para seus funcionários que também esteja alinhado com seu modelo de negócios.

Conclusão

Um espaço de coworking é benéfico tanto para startups quanto para seus funcionários. Basicamente, ele se tornou um pacote completo para pequenas empresas e startups em crescimento que exigem estabilidade em seu ambiente de trabalho sem gastar uma fortuna com isso.

Nos espaço de coworking Webtrends, reunimos todos esses benefícios para fornecer um espaço dinâmico onde sua startup pode crescer.

Com uma comunidade global para interagir, espaços de trabalho construídos de forma expansiva e planos flexíveis para todos os membros, construímos uma comunidade diversa onde você pode trabalhar, aprender e crescer junto.

Pesquisar