Hoje vamos falar sobre uma área de estudo muito ampla e que traz oportunidades para diversos profissionais: a radiologia. Especificamente, iremos abordar tal ciência utilizando parâmetros da atuação do auxiliar de radiologia, uma das ocupações mais requisitadas pelo mercado de trabalho atual. Profissionais deste setor podem ingressar tanto em empresas privadas quanto públicas, no entanto, é preciso ter "cartas na manga" para driblar a concorrência.

Não há forma mais eficiente de garantir conhecimentos pertinentes ao seu ramo de atendimento do que focar nos estudos. Felizmente, hoje em dia há os cursos a distância, que como o próprio nome já indica, podem ser realizados de onde o aluno estiver. Com expertise nesta modalidade de ensino, o Centro de Estudos e Formação disponibiliza centenas de cursos online com certificado voltados para mais de 20 segmentos, incluindo o de saúde.

Nesse mote, temos o Curso Online Auxiliar de Radiologia para lhe indicar. Este é um dos cursos online de destaque de nosso portal por oferecer conteúdos diferenciados e completos, próprios para capacitar, atualizar e aperfeiçoar tanto quem está começando agora na carreira quanto para quem já é atuante e quer potencializar suas competências. 

Qualquer que seja o seu caso, o curso de auxiliar de radiologia poderá fornecer uma base fundamental para o desempenho das atividades relativas ao cargo. Ele exibe, de modo descomplicado, o que é radiologia, quais suas principais áreas, atribuições, técnicas, e demais materiais indispensáveis.

Busca informações seguras para entrar de cabeça nesse nicho? Então você está no lugar certo. Elaboramos este artigo para explicar tópicos relacionados à radiologia médica, sua principal vertente, e a outros ramos de atendimentos, além de mostrar como um curso de radiologia a distância pode ser a melhor alternativa de qualificação para você. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Mercado de trabalho para o auxiliar de radiologia

Da medicina diagnóstica à engenharia, o auxiliar de radiologia precisa mostrar que possui um diferencial diante dos outros candidatos. Apesar do mercado de trabalho ser bem abrangente, oferecendo espaço para a atuação em segmentos variados, as empresas têm buscado profissionais que saibam realmente tudo sobre radiologia e como aplicar esses conhecimentos na prática. 

Quem opta por buscar aprendizados em workshops, congressos, periódicos e cursos online com certificado chama a atenção dos recrutadores em entrevistas de emprego e também pode ganhar pontos adicionais nas provas de títulos de certames públicos. Além de entender o que é radiologia quanto profissão e ciência, os profissionais precisam conhecer características intrínsecas de técnicas pertinentes, teorias históricas e legislações vigentes de seu país.

Em cursos online você têm a chance de se tornar um expert em radiologia, considerado um ramo complexo, repleto de normatizações e práticas que são atualizadas a cada ano.

Principais opções de atuação

É comum imaginar que a radiologia só se refere à área médica. Afinal de contas, é o setor onde essa função está mais presente e mais visível no cotidiano da sociedade. Todavia, é preciso saber que existem muitas ramificações que se originam dos princípios da radiologia e requisitam profissionais qualificados, como os auxiliares, para atuar em empresas de todos os portes, tanto privadas quanto estatais.

Se você está em dúvida sobre qual vertente escolher para se capacitar ou simplesmente quer conhecer mais sobre cada uma, preste atenção na relação que ditaremos a seguir. Lembrando que em nosso curso de auxiliar de radiologia há dados muito mais detalhados a respeito de tais áreas.

Radiologia médica

A radiologia médica é o principal nicho contemplado por essa ciência e um dos focos de nosso curso online. É o mercado com mais amplitude e com maior número de oportunidades de trabalho, e por isso, é um dos mais procurados hoje em dia por estudantes, profissionais e interessados em uma carreira consolidada.

A atuação do auxiliar neste ramo consiste em operar equipamentos de diagnóstico por imagem, analisando resultados de exames como radiografia simples, mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, entre muitos outros que se utilizam de radiação. É uma ocupação que demanda extrema responsabilidade, ética e habilidades específicas que podem ser adquiridas em bons cursos a distância e com a experiência no dia a dia profissional.

Podendo trabalhar em hospitais, laboratórios, clínicas e até mesmo no Instituto Médico Legal, aqueles que seguirem essa área deverão se atualizar constantemente em cursos relativos à saúde e atendimento ao cliente, já que, além de exercer funções operacionais, devem estar preparados para auxiliar pacientes de todas as idades. Um dos setores que vêm crescendo, inclusive, é o de radioterapia, tratamento voltado para pacientes com câncer e que precisa de pessoas para dosar medicamentos, diagnosticar possíveis problemas, acompanhar o estado dos enfermos e elaborar laudos.

É necessário estar bem capacitado para atuar com radiologia médica. Uma ideia de curso online interessante, nesse sentido, é o que aborda as noções principais da Biomedicina. Com ele, você norteia seus conhecimentos sobre a evolução da medicina, das doenças e de seus tratamentos e reforça seus conhecimentos técnicos nessa área.

Radiologia odontológica

Esta é outra área bastante ampla para o auxiliar de radiologia. Clínicas odontológicas e laboratórios de imagem voltados para radiografias dentais demandam profissionais com bom conhecimento técnico. A rotina de trabalho é semelhante ao da radiologia médica, ou seja, o especialista será o responsável por realizar exames radiológicos, e neste caso, deve saber como são os procedimentos para raios-x tanto intrabucais quanto extrabucais.

Saber tudo sobre radiologia odontológica e anatomia dental são requisitos básicos para quem deseja entrar de cabeça nesse segmento. Os estudos em cursos online com certificado também valem a pena, uma vez que eles dispõem de conteúdos que proporcionam uma formação completa. O Curso Online Auxiliar em Saúde Bucal‍ aqui do portal, por exemplo, é uma opção relacionada a esse tema, que com certeza dará um plus em qualquer currículo.

auxiliar de radiologia

Radiologia industrial

Essa é uma das segmentações mais complexas retratada no material de nosso curso de radiologia a distância. Podemos dizer que a radiologia industrial é um dos pilares para a manutenção do padrão e da segurança de inúmeros projetos, serviços e produtos. O auxiliar, nesse ramo, atua diretamente com o setor de controle de qualidade, desta forma, exerce funções determinantes para atingir os bons resultados.

A indústria alimentícia é uma das que oferecem oportunidades para quem sabe tudo sobre radiologia e é certificado sobre o tema. As atividades principais são a identificação de agentes nocivos à saúde humana nos alimentos, o estado ideal para consumo, a dosagem de substâncias químicas, entre outras. De modo semelhante, tal profissional, desde que tenha formação técnica prévia, pode atuar também na indústria farmacêutica, realizando testes com medicamentos e controlando o nível de radiação.

Outra chance de trabalho está na engenharia. O auxiliar de radiologia pode trabalhar na construção civil, na metalurgia, na aeronáutica, no ramo petrolífero, entre muitos outros. É um campo bem extenso, mas que começou a ser disseminado popularmente mais recentemente. Aqui, o perito terá a responsabilidade de identificar possíveis falhas em equipamentos ou em determinadas peças. Com aparelhos específicos, ele pode, por exemplo, encontrar tubulações através do concreto ou a melhor posição para a extração de petróleo.

Aproveite que esse mercado é expansivo e se qualifique ainda mais para conquistar uma boa vaga. O curso online sobre Instrumentação e Automação Industrial é uma ótima dica para agregar valor ao currículo.

Radiologia Forense

Muita gente não sabe o que é radiologia forense, nem quais são suas principais características. Esse campo pode ser muito fascinante para quem se identifica com a área de criminologia e investigação policial. O profissional de radiologia tem muito a contribuir com a constatação de delitos diversos, encontrando provas, fazendo comparações e solucionando casos a partir de exames radiológicos.

Nesse caso, o auxiliar de radiologia poderá atuar juntamente com os profissionais de perícia, tanto no local do crime quanto no laboratório, ou no IML, ajudando na identificação de cadáveres e demais atividades, lado a lado com o médico legista. Diversos concursos públicos abrem vagas para cargos relacionados a essa área, sobretudo o da Polícia Civil. Portanto, nada melhor do que entrar de cabeça nos estudos em um curso de auxiliar de radiologia para desvendar tudo sobre o setor.

Aqui no Centro de Estudos e Formação há uma série de cursos online com certificado que podem auxiliar neste processo de aprendizagem e ainda contar pontos em provas de títulos, caso o edital permita. Uma das dicas é o Curso Online Tecnologia Criminalística - Fundamentos Essenciais‍, que fornece uma ótima base de conhecimento no segmento.

Radiologia veterinária

Se a radiologia médica é indispensável para exames diagnósticos em humanos, a radiologia veterinária apresenta essa mesma importância para a saúde animal. Para atuar nesse ramo, no entanto, além de saber tudo sobre radiologia, o profissional deve se engajar nos estudos acerca da anatomia e da contenção animal, além do posicionamento radiológico específico para este caso. Especializando-se, ele pode trabalhar em clínicas veterinárias, haras, zoológicos, faculdades, ONG's, entre muitos outros locais, além de atender a domicílio.

Um curso de radiologia a distância compreende esse campo de atendimento, explanando sobre os principais conceitos e as técnicas aplicadas a animais de todos os portes. Vale a pena realizá-lo para entender um pouco mais sobre esse universo.

Posicionamentos e mobilização

Um conteúdo super relevante e que, felizmente, pode ser compreendido de forma dinâmica em cursos online, é o posicionamento e a mobilização dos pacientes na hora de realizar exames radiográficos. Além de entender largamente o que é radiologia, os estudantes e profissionais já atuantes na área precisam obter conhecimentos técnicos de suas atribuições, a fim de oferecer serviços cada vez melhores.

Existem inúmeras nomenclaturas que se relacionam com o posicionamento ideal para captar cada parte do corpo. Da cabeça aos pés, há formas determinadas de fazer a mobilização do paciente, para que o exame traga resultados esclarecedores. As posições mais básicas são:

  1. Fowler: paciente deitado com a cabeça elevada.
  2. Trendelemberg: paciente deitado com os pés elevados.
  3. Supina: paciente deitado com o estômago pra cima.
  4. Prona: paciente deitado com com o estômago pra baixo.

Além destas, há muitas outras que precisam ser conhecidas. Elas são exemplificadas no curso de radiologia a distância aqui do portal, com todos os detalhes necessários para colocar os atendimentos em prática. Quem possui um conhecimento aprofundado nessa disciplina, consegue se destacar diante do mercado, se tornando um estagiário ou profissional muito mais preparado, portanto, experimente se engajar em um curso de qualidade.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Exames de contraste

Quem se interessa pela radiologia médica, ou já estuda e atua na área, deve estar por dentro de todos os tipos de exames radiológicos que compõem a medicina diagnóstica. Entre os mais complexos e que demandam conhecimentos técnicos estão os exames de contraste. Eles são empregados quando é preciso fazer radiografias de órgãos e demais estruturas do corpo humano difíceis de serem visualizadas através de um raio-x simples.

Em uma tomografia, por exemplo, os tecidos ósseos aparecem facilmente nos filmes radiográficos, permitindo um diagnóstico preciso. O mesmo acontece com a mamografia, que capta muito bem todas as características orgânicas. Contudo, certos órgãos, como os rins e o estômago, não oferecem a nitidez ideal para que o radiologista ou médico competente tire suas conclusões.

Nestes casos, são utilizados os tais exames de contraste, nos quais são administradas substâncias químicas (meios de contraste) para aumentar a capacidade de absorção radioativa do órgão que será examinado.

Existem os meios de contraste positivos, que ajudam a absorver uma radiação maior do que as estruturas no entorno, sendo que o sulfato de bário é o agente mais utilizado, neste caso; e os negativos, que têm menor potencial radioativo, com peso atômico leve, mas que facilitam a visualização de certas partes internas - geralmente, são injetadas quantidades do próprio ar atmosférico ou gás carbônico.

Os meios de contraste podem ser administrados de quatro maneiras: via oral; parenteral (pelas vias endovenosas ou arteriais); endocavitário (pelos orifício naturais, como uretra, reto, útero); e intracavitário (parede de cavidades, como a fístula). Todos estes dados são muito pedidos em concursos ou provas de processos seletivos, por isso não podem ser deixados de lado. Além do que, o auxiliar precisará destes conhecimentos para realizar seu trabalho de rotina.

Fique expert em radiologia com cursos online de excelência

Viu só como essa área é abrangente? Estes são somente alguns dos tópicos abordados em nosso curso de radiologia a distância. Nele, você vai compreender de forma mais aprofundada tudo sobre o segmento, perpassando pelo contexto histórico.

Não perca mais tempo, faça sua inscrição no Centro de Estudos e Formação e descubra tudo sobre radiologia em nosso curso online completo. Pelo investimento único de R$ 99,70, você garante o acesso a todos os cursos a distância do Pacote Master pelo período de um ano. Além disso, pode escolher se certificar, definindo a melhor carga horária para sua necessidade, entre 5 e 420 horas.

Esperamos que tenha gostado da abordagem de nosso artigo. Caso surja alguma dúvida, não hesite em nos deixar um comentário, responderemos o mais breve possível. Volte outras vezes, até mais!